sexta-feira, 10 de abril de 2009

Funasa reuniu com Vice-Prefeito e Secretário de Saúde de Campinápolis na tarde de ontem.

campinapolisnews
10 Abril 2009

Reuniram na tarde de ontem dia 09, representantes da Funasa de Brasília sendo eles: Sebastião, Arlindo, Pedro, Coordenadora Fátima e o chefe do Destrito localizado em Barra do Garças José Henrique. Alem das autoridades Locais; Vice-Prefeito Vandeir Luiz Ribeiro, Secretário de Saúde João Ailton Barbosa e Caciques das aldeias no município de Campinápolis.

O objetivo da reunião buscar soluções para o problemas na Saúde Indígena, que na semana passada foi manchete no Jornal Nacional. A equipe vai investigar mortes e apontar soluções nas aldeias.
A morte de 21 índios da etnia Xavante, a maioria de crianças, nos três primeiros meses deste ano revelada por uma reportagem do site da TV Centro América despertou a atenção de autoridades para um conjunto de medidas a serem realizadas nas aldeias para minimizar o alto índice de mortalidade.
Em nota à imprensa, a Fundação Nacional do Índio (Funasa) informou o envio de uma equipe multidisciplinar de Saúde para o município de Campinápolis (distante a 658 quilômetros de Cuiabá), onde se registrou o maior número de mortes.
No local, o grupo composto por nove profissionais, sendo três técnicos em saúde, dois médicos, duas enfermeiras e duas nutricionistas prestará ações ligadas à prevenção e atendimento à saúde por 20 dias às comunidades Xavantes que conta atualmente com uma população de 5,4 mil indivíduos em Mato Grosso.
No Estado, a área ocupada pelos Xavantes é superior a 1, 3 milhão de hectare, um território maior do que muitos Estados do país. A equipe, oriunda de Mato Grosso do Sul, também irá investigar o motivo das mortes, os problemas no atendimento médico, além de apontar soluções para minimizar danos à saúde dos indígenas.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS