sábado, 7 de novembro de 2009

Escola realiza a mostra e alunos surpreende com trabalhos

Campinapolis News
Por Benier Marcos fotos Kayson
06-Nov-2009
[NOVO+BRASÃO02.jpg]
A Escola Estadual Couto Magalhães, de Campinápolis, realizou, no último dia 06 do corrente, a 1° A mostra de Ciências, Tecnologia e Inovações, uma atividade que envolveu, além da direção da escola, todos os corpos docentes e discentes, de todos os turnos de funcionamento.

A escola recebeu um número grande de pais dos alunos, profissionais das diversas áreas, alunos de escolas convidadas, enfim muitas pessoas da sociedade, o que alegrou muito a direção da escola. Foi realmente uma grande realização e apresentação por parte dos respectivos alunos juntamente com a direção e com a banca avaliadora.

Um dos temas abordados que mais chamou a atenção do grande público que se fez presente nas dependências do colégio, foi o que tratou das doenças sexualmente transmissíveis, a DST, cujos expositores demonstraram competência em satisfazer a natural curiosidade de alunos e populares, inclusive ensinando medidas de prevenção e profilaxia. E outro tema importante foi sob a Influenza H1N1, a gripe suína, inúmeros alunos não meditaram esforços para abordar este tema, contata clareza que de forma sucinta esclareceu as duvidas de varias pessoas, tanto no meio de prevenção quanto no modo de tratamento da enfermidade.  Em Campinápolis já foi confirmado 10 caso de pessoas infequitadas com este vírus.

Outro tema que despertou muito interesse foi sobre a história de Campinápolis-MT,  o grupo composto pelos respectivos alunos; Abraão Filho, Benier Marcos e Frederico Arthur, os mesmo estava sendo orientado (auxiliados) pelo Prof. Pe. Lidiomar. O grupo apresentou um vídeo onde mostrava a história de Campinápolis, intitulado “Conheça Campinápolis”, no qual traz consigo a história do município e enaltece o nome do mesmo, e ainda traz a cultura, a emancipação, os munícipes, o distrito, os pontos turísticos e entre outros aspectos que compõem este município, de tão fascinante e rara beleza.

 Às plantas medicinais também foram atração. Nesta área, o público teve oportunidade de conhecer diversos tipos de ervas medicinais em que situações elas deveriam ser utilizadas. A culinária brasileira também não foi esquecida e teve bastante procura dos presentes, o mesmo acontecendo com a questão da reciclagem, que um tema da maior atualidade e que contou com numerosa visitação, em razão da variedade de produtos reciclados que foi mostrada aos visitantes.

"Ficamos otimistas com a qualidade dos trabalhos apresentados durante a 1ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. O envolvimento dos alunos, em sua maioria da rede pública, demonstrou que o município e não somente ele como todo estado vem avançando em relação à iniciação científica”, ressaltou o coordenador geral, Welismar Almeida.

A 1ª A mostra de Ciências, tecnologia e Inovações, na verdade, é mais do que uma feira. É uma ação contínua, que visa estimular a criatividade, a reflexão e o raciocínio crítico dos estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior. "A idéia é despertar neles o interesse pelo desenvolvimento de projetos investigativos em ciências, mostrando que, independentemente do nível de escolaridade e da classe social, eles têm capacidade de realizar inovações incrementais para solucionar um problema concreto", explica o professor Welismar Almeida. (Na foto)

Usando este sistema de afiliação, a unidade escolar pretende estimular ainda mais os estudantes que participam das feiras de ciências, tecnologias e inovações, dando a eles uma oportunidade de continuarem seus esforços no aprendizado das ciências e da engenharia.

As escolas de Campinápolis têm um importante intercâmbio de experiências entre os alunos. Sempre que um colégio esta realizando um evento deste porte as demais unidades escolares participam de forma sucinta e libera os seus alunos para prestigiar o evento da “escola coirmã”, no que acarreta num fator muito importante para difusão dos valores da Ciência e da Tecnologia e, consequentemente, para ajudar a promover a inserção social e maior integração na população Campinapolense.

A 1ª edição da mostra contou com o apoio do SEDUC, CEPRAFO, SMEC, do Blog Campinápolis News, entre outras instituições públicas e privadas alinhadas com a filosofia do evento.

Veja algumas fotos que marcaram o evento.











(Fotos: kayson)

Trabalho apresentado em vídeo pelo grupo; Abraão Filho, Benier Marcos e Frederico Arthur. Está You Tube.

Veja é só clicar. 



Veja a matéria do carro que explodiu em Pindaíba

Fonte: Olhar Direto
Por Ronaldo Couto
07-Nov-2009

Veja a matéria feita pela retrasmissora da Bandeirantes em Barra do Garças sobre o acidente ocorrido próximo a Pindaíba.


Jaime fala que não quer ser vice de Wilson Santos

Fonte: Agora MT

Por DA REDAÇÃO COM GD
07-Nov-2009

O senador licenciado Jaime Campos (DEM) colocou o nome à disposição do partido para a disputa ao governo do Estado em 2010 e antecipa que não aceita ser vice de Wilson Santos (PSDB), caso uma coligação entre os 2 partidos defina que o tucano teria mais chances de chegar ao Palácio Paiaguás. Campos também não descarta que ambos podem disputar o cargo de governador, apesar da aliança proposta a nível nacional. "O DEM tem um projeto político para Mato Grosso, não um projeto de poder".

A definição do candidato, segundo Campos, vai ocorrer após consulta às bases do partido, discussão com a sociedade e pesquisas de intenção de voto, que serão feitas ano que vem. "Quem tiver mais chances na disputa será o candidato", diz Campos.

Embora a aproximação com o PSDB afaste cada vez mais o DEM do PR de Blairo Maggi, Campos não pretende adotar um discurso de oposição e entende que os deputados devem ter uma postura independente. Votar a favor do governo em projetos de interesse da sociedade e votar contra quando o assunto não atender esse objetivo.

Na avaliação de Campos, a principal diferença do projeto político do DEM e do atual governo é a questão social. Segundo Campos, o projeto político do DEM está amparado em ações de inclusão social, e na geração de emprego e renda para toda a população.

O deputado Dilceu Dal Bosco, líder do Democratas na Assembleia Legislativa, defende a candidatura de Jaime Campos ao governo e uma ampla aliança partidária para que esse projeto seja alcançado. Entre os partidos que poderiam compor essa aliança estão PSDB, PTB, PPS, PP, PSB e PV.
Como projeto pessoal, Dilceu diz que tentará a reeleição, para assumir pela 3ª vez um mandato de deputado, representando a região Norte do Estado. Sobre uma suposta postura de oposição ao atual governo, Dilceu garante que não existe nenhuma orientação do partido nesse sentido e que o DEM continua fazendo parte da base de sustentação do governo Blairo Maggi.
O deputado diz ainda que é cedo para discutir a posição da bancada em relação ao governo e que o período atual é de especulação.

Índios invadem Câmara Municipal e tentam seqüestrar vereador

Fonte: ABN

Escrito por Direto de Guaratã do Norte Eugênio Caffone Lima   
07-Nov-2009


Guarantã do Norte - A Câmara Municipal de vereadores de Guarantã do Norte foi invadida na manhã desta sexta feira 06, por um grupo de índios guerreiros e caciques da etnia Panará.

O objetivo do grupo era seqüestrar o vereador Zilmar Assis de Lima (Dem) e levar para a aldeia.

O motivo é que os índios foram informados de que o vereador seria o culpado pela paralisação das obras de uma escola que está sendo construída em uma das aldeias.

A revolta também dos índios pelo fato da prefeitura municipal de Guarantã do Norte ter retirado os maquinários que estavam trabalhando nas estradas indígenas...


O que na verdade está ocorrendo é o seguinte: o vereador Zilmar no início do mês de setembro recebeu denuncia de um trabalhador que prestou serviço na construção da escola indígena e não teria recebido seu salário.

Esta e várias outras denuncias levaram o vereador a pedir abertura de uma CPI para investigar irregularidades na administração municipal.

Nesta CPI o vereador Zilmar é relator, em 18 de setembro, o vereador encaminhou a prefeitura o OF.GV/CMGN Nº281/2009 solicitando cópia do processo licitatório da referida construção.

A solicitação do vereador deu origem a paralisação imediata da construção da escola.

No exercício de sua função como parlamentar, o vereador tomou conhecimento que máquinas da prefeitura haviam saído do município deixando várias estradas vicinais sem manutenção, para atender estradas indígenas que estão localizadas em outro município.

Quando o vereador se propôs ir até o local onde as máquinas estavam, imediatamente as mesmas foram retiradas e novamente o vereador foi considerado culpado pela paralisação.

Diante dos fatos mencionados, e, incitados por algumas lideranças do município, os índios se revoltaram com o vereador chegando ao ponto extremo de invadirem a casa de leis do município e tentarem levar a força o vereador para a aldeia.

O intento dos índios não foi consumado, graças a ação ágil e determinada da Policia Militar de Guarantã do Norte, que recebeu reforço de Matupá e Peixoto de Azevedo.
 
Após longa e tensa negociação comandada pelo Capitão Silva Sá, da Policia Militar, a tentativa de seqüestro do vereador chegou ao fim em uma reunião ocorrida no gabinete do prefeito Chico do Garimpão.

O prefeito assumiu que os trabalhos realizados são irregulares. 
Omesmo se  comprometeu a encaminhar projeto para a câmara municipal, pedindo autorização para realizar parceria com o município de Matupá e posteriormente executar os serviços nas estradas indígenas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Comunicado - INTERVIA alerta assinantes sob fraudes nos IP’s e MA'c

Assessoria de Imprensa
06-Nov-2009

A INTERVIA comunica aos assinantes de internet que nesta cidade está havendo a clonagem (copia) de IP e MAC ( endereço de internet no computador). Em linguagem direta e mais compreensível isto se isto se chama, roubo. E é crime.

Quem investiga roubo é a policia Civil. Por isso a INTERVIA já comunicou o fato á Policia de Campinápolis, eles vão investigar quem é que esta fazendo isto fazendo isto à clonagem de IP e MAC na cidade.

Certamente os culpados serão encontrados em breve, pois nossa policia é eficiente, e a justiça será feita. Por outro lado a INTERVIA comunica que normalmente aparece no computador dos assinantes, cujo o IP e MAC estão sendo “clonados” à mensagem será: “Existe um conflito de IP na rede”. Caso esta mensagem apareça em seu computador entre em contato com a INTERVIA, pelo fone 3437 – 1479, para que possamos iniciar o processo de busca do ladrão de sinal.

Infelizmente existem neste mundo de DEUS pessoas que se dedicam a praticar o mal aos outros. Vamos junto identificar estes malfeitores e denunciar a policia, para que a justiça os isolem da sociedade.

INTERVIA SOLUÇÕES LTDA.

Prefeitura de Campinápolis teve as contas reprovadas pelo TCE/MT

Fonte: ABN
Escrito por Kassu com TCE/MT
06-Nov-2009


Prefeitura de Campinápolis – Contas de Gestão (Processo nº 98680/2009)

[sdfhhh.jpg]Em razão de 12 irregularidades constatadas na execução orçamentária de 2008, as contas de Gestão da Prefeitura de Campinápolis foram reprovadas pelo Tribunal de Contas.

O relator do processo, conselheiro Valter Albano, verificou que algumas ordens de despesas, notas de empenho e de liquidação não continham assinatura do ordenador de despesa.

Além disso, o prefeito Altino Vieira de Rezende Filho pagou multas de R$ 944,65 por atrasar faturas de telefone e energia, registrou incorretamente cerca de R$ 383 mil como despesas em educação e apresentou divergências de valores contabilizados no Fundo de Previdência do município, entre outras impropriedades...

 (Processo nº. 98698/2009)

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiram Parecer Prévio Contrário à aprovação das contas anuais de Governo da Prefeitura de Campinápolis, referentes ao ano de 2008, sob a gestão do prefeito Altino Vieira de Rezende Filho.

Entre as irregularidades cometidas pela prefeitura, destaca-se a não aplicação do mínimo legal de 25% na manutenção e desenvolvimento do Ensino. O percentual investido foi de 21,95%. O relator do processo foi o conselheiro Valter Albano.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

VEREADORES DE CAMPINÁPOLIS DIZ QUERER UMA POLICIA AMIGA DA POPULAÇÃO.

Campinapolis News
Escrito pela redação e foto: Kayson.
06-Nov-2009

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Campinápolis foi usado mais uma vez em prol da população Campinapolense. A pedido do pecuarista Sebastião Neto e de 6 vereadores, sendo eles Milson José (DEM), Walteir Carneiro (PR), Valto Alves Nica (DEM), Jeremias P. (DEM) Celiomar Piaba, o Birro Piaba (PR) e  Lucas Mayron (PTB), o Te. Cor. PM Jorge Luiz Magalhães esteve no município para realizar uma reunião onde tratou de assuntos pertinentes a segurança publica do município.

O vereador Lucas Mayron (PTB) presidiu a reunião, o parlamentar deu liberdade para comunidade através da palavra-livre, onde o publico expressou seu ponto de vista, as suas criticas construtivas, tirou as suas dúvidas, e também elogiou o trabalho prestado pelos PM's junto ao município.

Antes mesmo da reunião começar os vereadores pediram para o Coronel Jorge Luiz, que ele pedisse para que o Comandante do Nucleo da Policia Militar de Campinápolis, Sg. Paulo Silva e alguns soldados que estava com ele se retirasse do plenário, para que os moradores podesse ficar mais a vontade.

A reunião começou com cerca de 150 pessoas, pessoas estas que estavam atentas doravante ao desenrolar da mesma, pois os mesmo queriam esclarecimento sob a postura ( na forma de alguns policiais militares se dirigir a população em abordagens) de alguns PM's que integram o núcleo da Policia Militar de Campinápolis.

Os 4 vereadores presentes deram seu parecer. Os parlamentares argumentaram que a PM tem que fazer uma abordagem pacifica e educadamente.   Os vereadores ainda ressaltaram que o trabalho que a PM tem prestado no município tem sido importante, mas os mesmo pediram que os policiais use o bom censo perante a comunidade, pois está comunidade é constituída por um povo humilde, mas honesto e trabalhador.

Os parlamentares elogiaram e ao mesmo tempo cobraram uma atitude mais maleável junto à comunidade. Sem agressão ou desvio de conduta por parte de ambos, da população e do PM's.

Alguns moradores externaram como foram abordados pelos policiais; "Mim humilharam, desrespeitaram e ameaçou". Varias pessoas relataram fatos ocorrido com eles, e, pediram para não ser indenificados, na materia, pois eles tem medo de sofrer retaliações.

Em suas palavras Ten. Cel. Jorge Luiz, ressaltou que a Policia Militar irá deslocar de Barra do Garças um oficial para ouvir estas pessoas que se manifestaram de forma negativa, do trabalho exercido pela PM de Campinápolis junto ao munícipes. O Coronel educadamente, respondeu as perguntas feitas pela população Campinapolense e prestou os devidos esclarecimentos. E ainda salientou que se houver desvio de conduta vai ser punido. Mas afirmou que a lei tem que ser cumprida e vai ser.

A policia Militar vai instalar um inquerito para investigar o caso. E posteriormente teremos uma resposta.

Noticia Urgente! Campinápolis tem 10 confirmado de gripe suína, diz pesquisa.

Fonte: Secom-MT
Escrito por Anderson Acendino com adaptação de Benier Marcos - Titulo e Foto
06-Nov-2009

[hospital+municipal+de+campinapolis.JPG]
Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Estado de Mato Grosso tem até esta quinta-feira, 5, a notificação de 828 casos de Influenza A (H1N1), dos quais 121 foram confirmados, 157 descartados, 58 aguardam resultado e 464 pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde em só fazer coleta de material de pacientes com sintomas graves ou grupos de riscos, além de 28 pessoas que tiveram a confirmação para Influenza Sazonal (Gripe comum).

Dos casos confirmados no Estado de Mato Grosso totalizando 121; 27 são do município de Cuiabá; 2 de Alta Floresta; 12 de Barra do Garças, sendo 3 notificações em Goiânia; 5 de Cáceres; 10 Campinapólis; 5 de Campo Novo dos Parecis; 2 de Campo Verde; 5 de Lucas do Rio Verde; 10 de Primavera do Leste; 12 de Rondonópolis, com 1 notificação no Estado do Paraná; 1 de São Pedro da Cipa; 9 de Sinop; 8 de Sorriso; 5 de Tangará da Serra; 3 Colíder, e 1 de Mirassol D’Oeste.

O Estado tem a notificação de 30 óbitos de pacientes suspeitos pelo vírus A (H1N1) em Mato Grosso, sendo 20 óbitos confirmados, 3 óbitos aguardam resultado, 1 óbito foi confirmado por Influenza Sazonal e 6 óbitos tiveram resultado negativos para a Influenza A (H1N1).

Os municípios que registraram óbitos são: Cuiabá (2 casos, sendo 1 positivo e 1 negativo), Barra do Garças (2 positivos), Cáceres (1 caso negativo), Nobres (1 positivo), Várzea Grande (4 casos, sendo 2 positivos, 1 negativo e 1 por Influenza Sazonal), Diamantino (1 positivo), Rondonópolis (7 casos positivos), Primavera do Leste (3 casos, sendo 1 positivo e 2 negativos), Sorriso (1 caso positivo), Campo Novo do Parecis (1 caso positivo), Paranatinga (1 positivo), Santa Carmen (1 que aguarda resultado), Campo Verde (1 positivo), Mirassol D’Oeste (2 casos, sendo 1 negativo e 1 que aguarda resultado), Campinápolis (1 positivo) e Lambari D’Oeste (1 caso que aguarda resultado).

A Secretaria de Estado de Saúde mantém os trabalhos de monitoramento e notificação e informa que o Estado tem a disposição pelo site www.saude.mt.gov.br notas técnicas de recomendações de prevenção da Influenza A (H1N1), que servem de subsídios na orientação de Gestores nas tomadas de decisões sem causar alarde a população, além do que as equipes técnicas da Superintendência de Vigilância do Estado, estão a disposição para interagir e esclarecer dúvidas.

As notas técnicas disponíveis orientam sobre as medidas a serem adotadas nas escolas, sistema prisional, ambientes fechados e circulação pública, realização de eventos, proteção a gestantes e notas específicas aos Profissionais de saúde sobre assistência médica e hospitalar.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

TEN. CEL JORGE LUIZ FARÁ REUNIÃO COM A POPULAÇÃO CAMPINÁPOLENSE NESTA QUINTA.

Campinapolis News
Escrito pela redação do Campinápolis News
04 Novembro 2009.

Nesta quinta-feira, dia 05, ás 9:00h  da manhã, o Tenente Coronel da PM Jorge Luiz Magalhães estará em Campinápolis, mais precisamente no plenário da Câmara Municipal, para tratar de assuntos pertinentes a segurança do município.

Aproveitamos o ensejo e convidamos toda população para participar desta reunião. Será uma oportunidade, para que todos os cidadãos expressem ao Comandante Regional a sua avaliação sobre o trabalho prestado da PM junto ao município, e também para dar sugestões, a final á população admira uma policia que traz consigo segurança aos munícipes, e transmitam confiança e respeito aos moradores.

Venha e participe!!

Redação

O Blog Campinápolis News, destinará uma equipe para cobrir a reunião e posteriormente traremos mais informações sobre está reunião aos nossos caros leitores.

Participe da nossa enquête. (Ao lado esquerdo do seu monitor)

Campinapolis News
Por Benier Marcos
04-nov-2009


Participe da nossa enquête! Dias atrás lançamos uma enquête mediante o trabalho prestado da PM junto ao município, na qual perguntamos como você avalia o trabalho dos policiais militares em nossa cidade.

Agora convidamos á você para participar e dar o seu parecer em relação a está enquête. ( A enquête está ao lado esquerdo do seu monitor, logo acima)

Contamos com seu voto!

Obrigado por participar da nossa enquête.

6ª escola Couto realizará 1° A mostra de ciências, tecnologia e inovações.

Campinapolis News
Por Benier Marcos
04-Nov-2009



A escola Estadual Couto Magalhães, comunica aos alunos, pais, professores em fim a todos os respectivos interessados mediante apresentação da 1° A Mostra de Ciências, tecnologia e inovações, que a mesma foi adiada para o dia 6 de novembro de 2009.

O cancelamento ocorreu mediante um curso, no qual a equipe gestora da escola está participando, na sede do CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização de Professores, na cidade Barra do Garças, município vizinho.

O CEFAPRO é um órgão responsável pela política de formação, sistematização e execução de projetos e programas da SEDUC, bem como, pelo desenvolvimento de parcerias com o MEC – Ministério de Educação, SMES – Secretarias Municipais de Educação e IES – Instituições de Ensino Superior.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso mantém doze CEFAPROs, em municípios-pólos estrategicamente localizados, Barra do Garças é um destes municípios. Eles garantem a formação descentralizada, ou seja, a instituição formadora fica próxima do local de trabalho do professor, evitando que ele se afaste da sala de aula para se capacitar.

A escola Couto destinou a sua equipe gestora para qualificar-se ainda mais, para que assim possa atender a contento as exigências impostas pelo MEC, SEDUC e entre outras entidades que ficam embargadas de acompanhar atualização destes educadores para o bom andamento da unidade escolar.

Segundo o coordenador geral da mostra, professor Welismar Almeida, a 1° a mostra vai acontecer nas dependências da própria escola. De acordo o educador. “Os alunos terão o acompanhamento de um orientador para que assim os mesmos (orientadores) venham sanar as possíveis dúvidas, doravante os presentes trabalhos, que os alunos irão apresentar nesta 1ª a mostra. Os estudantes terão todo o respaldo da direção da escola.” Afirmou o professor com muita propriedade.

O evento acontecerá no dia 06 de novembro de 2009, portanto na sexta-feira da semana que vem, mas desde já há coordenação do projeto; na pessoa do então professor Welismar convida á todos para participarem deste evento.

O Blog Campinápolis News, destinará uma equipe para cobrir o evento e posteriormente traremos mais informações sobre este projeto aos nossos caros leitores.

Polícia Militar prende arrombador de caminhões

Fonte: ABN
Escrito por Kassu direto Cisc de Àgua Boa
04-Nov-2009

Água Boa - Foi preso agora apouco às 12h30 desta terça (03) nas proximidades da Loja Eletromóveis Água Boa um suspeito de estar entrando em caminhões no centro da cidade.

O meliante tem sintomas de problemas mentais e não está portando documentos mais diz chamar Lailson da Silva Lima natural de Esperantinópolis MA de 31 anos e sem residência fixa.

A Polícia Militar foi chamada por volta das 12h00 por que um homem havia entrado no caminhão do Sr. Darci Ronsoni - proprietário de um empresa que trabalha com areia - e tentado funcionar o mesmo.  O acusado foi preso com a chave de ignição do caminhão de Ronsoni e objetos que certamente estava no porta-luvas, como notas timbrada da empresa o suspeito já estava a algumas quadras do caminhão e com ele também estava com vários objetos, canivete, CDs e  documentos de um caminhão Mercedes 1113 em nome Walmor Antonio Berniere proprietário da Modelar Matérias de Construção...

Segundo informações na sexta esse elemento estava por ali sempre por perto dos caminhões chegando a levantar suspeita de tratar de pessoa de má conduta. A empresa chegou aligar para a polícia mais pensavam ser apenas um débil mental. O documento estava no porta-luvas e não tinha dado falta devido o fim de semana com feriado.

Também foi encontrada pela Polícia Militar nas imediações uma carteira com documentos em nome de Jovairo Vieira da Silva, não foi apurado ainda se é objeto furtado por Lailson.

Participaram da Operação os Policiais CB. Ivan e SD Adailton.

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil que acompanhará as diligências cabíveis para o caso.

Mais informações  a qualquer momento...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Nota de falecimento

Campinapolis News
Por Benier Marcos
03-Nov-2009


É com extremo pesar que nós do blog CAMPINAPOLIS NEWS, comunicamos o falecimento do companheiro Jacson José de Souza, ocorrido nesta terça-feira, dia 02, em Campinápolis.

Jacson veio a obtido após ser surpreendido por um infarto. O mesmo se encontrava no seu local de trabalho quando veio a falecer.

Jacson havia superado 2 derrames. Ele exercia a profissão de carpinteiro, em Campinápolis ele era muito conceituado.

O corpo da vitima foi levado ao Hospital Municipal, mas já estava sem vida, e depois levado para Funerária Campinápolis, onde os técnicos preparam o corpo para o seu velório. E por final o seu corpo está sendo velado nas dependências da Igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira.

Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências bem como, apresentamos à família enlutada nossa solidariedade e o reconhecimento da perda irreparável que este falecimento representa para nossa comunidade.

Acidente marca final de dia de finados em Campinápolis

Campinapolis News
Escrito pela Redação do Campinapolis
03-Nov-2009


O feriado do dia dos finados em Campinápolis ficou marcado pelo acidente que envolveu dois automóveis, uma Camionete D-20 de cor verde com placa de Campinápolis, e, um Palio Adventure de cor vermelha com placa de Barra do Garças. Ambos os motoristas reside em Campinápolis e são muito conhecidos pelos munícipes.

Quem conduzia o Palio era Elismar J. Medes, que é chefe do Núcleo Norotâ da Funai de Campinápolis. Já o que o guiava a D-20, era Cleziomar proprietário da padaria Arte e Sabor.


Elismar, o Passarinho desmaiou e teve que ser levado ao Hospital, mas passa bem. Cleziomar apesar do susto nada sofreu.


Pecuaristas tentam 4º acordo com o Independência

Fonte: Midia News
Por Redação com assessoria
03-Nov-2009

Pecuaristas de cinco Estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais e Goiás - se preparam para a decisiva assembleia-geral de credores das empresas Independência S.A. e Nova Carne Indústria de Alimentos Ltda no dia 5, no Centro de Convenções do Hotel Transamérica, na Avenida das Nações Unidas, Santo Amaro, em São Paulo, às 10 horas.

"Pela quarta vez, os 1.524 pecuaristas irão tentar fazer um acordo com o Independência para receber uma conta de R$ 194 milhões, existente desde o dia 27 de janeiro", disse o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Luciano Vacari.

"O frigorífico apresentou uma nova proposta para os pecuaristas, que está disponibilizada em seu site desde a última sexta-feira, 30 de outubro, e a Acrimat e demais entidades representantes, estão estudando cada ponto alterado para definir nossa posição na AGC da próxima quinta-feira", disse Vacari.
A nova proposta para pagamento dos créditos operacionais dos pecuaristas é de pagamento à vista até R$ 100 mil e os com crédito superior, receberia R$ 100 mil de entrada e saldo dividido em 24 parcelas, cada uma delas superior a R$ 1.000 mil, corrigidas pela taxa Selic.

O pagamento deverá ser realizado até 31 de janeiro 2010, podendo ser antecipado se o Independência receber os novos financiamentos em volume suficiente em data anterior, ou retardado até 31 de março de 2010, sem qualquer penalidade, se o Independência não tiver recebido os novos financiamentos até a data máxima de desembolso. "Os ‘se' deixam os pecuaristas inseguros e precisamos de mais segurança dessas propostas. Não podemos retomar uma relação comercial sem garantias", disse o superintendente da Acrimat, deixando claro que a proposta é ainda a de receber "100% da dívida de uma só vez".
A proposta inicial do Frigorífico Independência era de pagamento sem carência, à vista e sem descontos até R$ 80 mil, e o restante da divida em 36 parcelas sem juros, sem correção monetária e sem data marcada.
Outra preocupação para a próxima assembleia geral é quanto as procurações assinadas por alguns pecuaristas, dando poderes para advogados representantes das empresas Independência S.A. e Nova Carne Indústria, representá-los nesse processo. O assessor jurídico da Acrimat, Armando Biancardini Candia, alerta os pecuaristas e demais credores, que tenham assinado procurações enviadas por representantes do Independência ou Nova Carne, "para que, com extrema urgência, providenciem a revogação dessas sob pena de sofrerem prejuízos irreparáveis, inclusive o não recebimento de seus créditos.

Essa revogação deve ser comunicada antes da data de 5 de novembro à Juíza de Direito da Comarca de Cajamar (SP), e ao Administrador Judicial do processo de recuperação Judicial, Fernando Chad", explicou o assessor da Acrimat. Ele ressaltou que "esses advogados não representam os interesses dos pecuaristas e sim do Independência" e que aquelas procurações foram obtidas por vício de consentimento "o que é ilegal". O assessor da Acrimat pediu para que entrem em contrato com os sindicatos do setor "para não se arrependerem depois".

As tentativas de acordo

A primeira AGC foi cancelada por falta de quorum no dia 28 de setembro. A segunda chamada da assembleia geral dos credores para decidir sobre a aprovação do plano de recuperação judicial aconteceu no dia 5 de outubro e foi suspensa pelas instituições financeiras e transferida para o dia 19 de outubro.

Mais uma vez, a assembleia foi suspensa para que os credores fizessem considerações para serem incluídas no plano apresentado pelo Independência e marcada a dada de 5 de novembro para a votação, sem discussão, do novo plano.

Polícia Militar transfere presos de Barra do Garças para Água Boa temendo um ataque de traficantes do Rio de Janeiro

Fonte: Noticias Nx
Por Ronaldo Couto
03-Nov-2009

Na quinta-feira (29) à tarde, sem muito alarde, a Policia Militar escoltou dois presos da cadeia pública de Barra do Garças para o presídio na cidade de Água Boa como medida de segurança para evitar um provável ataque de traficantes do Rio de Janeiro à cadeia.

Na quarta-feira (28), a Policia Federal avisou a direção da cadeia que foi rastreada uma ligação telefônica onde traficantes na cidade do Rio de Janeiro falavam por telefone celular sobre um plano para resgatar os presos Neuraci Pereira da Silva, 52 anos e caminhoneiro Odair José de Morais, 31 anos, detidos transportando mais de 200 quilos de pasta base de cocaína num caminhão boiadeiro no mês de setembro, em Barra do Garças.

Na mesma quarta-feira, a cidade de Barra do Garças reforçou o policiamento na cadeia e viaturas fecharam à entrada da cidade temendo esse ataque. Na manhã de quinta, o comando da PM se reuniu com o diretor da cadeia Flávio Monteiro e o delegado da Policia Federal, Eder Magalhães, para acertar os detalhes da transferência dos presos para o presídio de Água Boa.

O plano da policia foi mantido longe do foco da imprensa para justamente não vazar antes da hora. E no período da tarde de quinta, os presos foram conduzidos num comboio que contou até com a presença da Força Tarefa que esteve no município. “Tivemos que agir com esse zelo até mesmo para não sermos surpreendidos” explicou o tenente-coronel Paulo Costa.

Eder Magalhães, delegado da PF, não deu mais detalhes sobre o teor da conversa entre os presos por telefone, mas concordou com a decisão da
cadeia de tirar os presos da cadeia de Barra. O diretor Flávio explicou que a cadeia de Barra é antiga e frágil, todavia ele acha pouco provável que esse ataque acontecesse, pois o prédio fica no centro da cidade e a presença do batalhão da Policia Militar na cidade inibiria qualquer ato nesse sentido.

A droga estava camuflada no caminhão-gaiola vindo de Mirassol D’Oeste sentido Barra do Garças em dois fundos falsos na cabine do caminhão. A primeira quantidade foi encontrada pela Policia Federal de Barra do Garças com 105 kg e depois mais 109 kg foram encontrados na superintendência da PF em Cuiabá no segundo fundo falso.

Agora a Policia Federal vai investigar se existe algum vinculo a ligação rastreada no Rio de Janeiro com os presos transferidos para Água Boa. Segundo Eder Magalhães, Neuraci é reincidente por tráfico de drogas enquanto que o caminhoneiro Odair entrou como “cabriteiro” para transportar a droga e caiu na apreensão da PF.

A região de Barra do Garças é considerada rota alternativa do trafico internacional para passar a droga comercializada da Bolívia com destino aos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Centro Oeste Brasileiro. No mês de setembro, a PF apreendeu 12 kg de cloridrato de cocaína, extrato mais caro da erva que seria vendida para Europa.

Novo presidente do TC lembra Dante e quer fiscalizar mais

Fonte: Rd News
Por Patricia Sanches
03-Nov-2009


O conselheiro Valter Albano vai substituir Antônio Joaquim na presidência do TCE a partir de janeiro

O novo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valter Albano, aproveitou o seu primeiro discurso para "rasgar" elogios à administração do ex-governador, já falecido, Dante de Oliveira (PSDB). Segundo ele, graças à determinação e ao planejamento de Dante, o governo de Mato Grosso deixou de ser o segundo pior Estado do país, perdendo apenas para Alagoas, para se tornar o terceiro melhor do Brasil. "Fizemos uma grande reforma administrativa e fiscal em Mato Grosso. Tínhamos um Estado falido e graças à administração e à liderança de Dante conseguimos mudar radicalmente a situação fiscal", discursou Albano, que exerceu o cargo de secretário estadual de Administração, Educação e Fazenda durante a gestão do tucano. Num discurso polido, o conselheiro frisou que o mesmo tipo de postura vem sendo adotada pela gestão Blairo Maggi (PR).

Tanto apreço do conselheiro ao ex-governador Dante se explica pelo fato de não só ter sido secretário durante a sua gestão à frente do Palácio Paiaguás, como também por ter gerido as pastas de educação e administração de Cuiabá no período em que o tucano foi prefeito da Capital.

Albano, que é tido pelos colegas como um conselheiro técnico e principal "cabeça" na organização das ações do TCE, é especialista em planejamento estratégico e, por isso, o seu plano de governo para o biênio 2010/2011 é justamente voltado a este tipo de perfil. Entre as metas elencadas pelo novo presidente, em seu primeiro discurso, está a priorização de um maior controle externo dos órgãos. Para ele, este é o principal instrumento para que fraudes sejam evitadas. "Só seremos reconhecidos se conseguirmos detectar as fraudes e erros quando estiverem ocorrendo ou se julgarmos e punirmos rápido os gestores que incorrerem em fraudes", argumentou.
 
Ele lembra também que é o Tribunal de Contas passa por um momento de consolidação de todos os trabalhos desenvolvidos. "Já tenho um plano estratégico para alcançar este objetivo e até janeiro vou realizar algumas atualizações para podermos executar", afirmou. 

Posse
Albano assume o cargo de presidente do TCE em 04 de janeiro. Ele ficará no lugar do conselheiro Antônio Joaquim, que passa a ser vice-presidente. José Carlos Noveli, por sua vez, passa a atuar como corregedor-geral, hoje ele é vice de Joaquim e o cargo de corregedor é ocupado por Albano. Cabe à nova diretoria fiscalizar mais de R$ 11,5 bilhões geridos por 509 órgãos públicos, entre prefeituras, secretarias, autarquias e Câmaras.

O orçamento do TCE é de R$ 110 milhões. Cerca de 1% dos recursos são fiscalizados. Atualmente existem cerca de 700 servidores no Tribunal de Contas do Estado, sendo que 200 deles são tercerizados. Anualmente são julgados cerca de 10 mil processos pelos sete conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. Cada conselheiro julga uma média de 3,7 mil processos por ano. (Patrícia Sanches)

Dilma viaja na onda do PAC e quer ser "Lula de amanhã"

Fonte: Rd News
02-Nov-2009

A quatro meses de deixar a Casa Civil para concorrer à sucessão presidencial, a ministra Dilma Rousseff está percorrendo o país com pretexto de vistoriar e inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento mas, no fundo, a intenção é político-eleitoral. Busca reforçar seu nome na corrida ao Palácio do Planalto.

Dilma tenta "colar" sua imagem na do presidente Lula que, mesmo no sétimo e penúltimo ano de mandato, mantém a popularidade em alta, com aprovação do governo que chega a surpreender em algumas regiões, entre elas Mato Grosso. Na charge animada produzida pelo chargista Maurício Ricardo, Dilma recorre a uma paródia da música Vida de Viajante, composição de Luiz Gonzaga, para anunciar que ela deseja ser "o Lula de amanhã".
------------------------------------
Clique no play duas vezes e confira

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Assembleia institui Comenda Lobo Guará e Dia do Padre

Fonte: Rd News
Por Andrea Addad
02-Nov-2009


Na tentativa de se destacar nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, vereadores e deputados acabam propondo uma série de projetos de leis considerados “inexpressivos” para os eleitores, mas que acabam elevando o chamado “percentual de produtividade” dos parlamentares. Ao final de cada semestre, as Casas de Leis divulgam a lista com o número de projetos de cada vereador ou deputado e quantos foram aprovados e sancionados.

Ex-presidente da Câmara de Cuiabá e eleito deputado estadual pelo PPS com 20.704 votos, João Malheiros (PR) conhece bem o trabalho nas casas legislativas. Em meio às discussões do Zoneamento Sócio-econômico e Ambiental na Assembleia, ele aproveitou para “emplacar” a lei que institui 28 de agosto como data comemorativa da Preservação do Cerrado. Além disso, cria a Comenda Lobo Guará a ser concedida no mesmo dia a ONGs, entidades governamentais, institutos de pesquisa, escolas e universidades, empresas privadas e a pessoas que se destacarem por ações nas áreas de conservação, manejo sustentável e patrimônio cultural do cerrado mato-grossense.

A Assembleia Legislativa já concede anualmente títulos de Cidadão Mato-grossense, Cidadão Benemérito de Mato Grosso, a Comenda Filinto Muller, entre outras honrarias. Cada vereador da Câmara de Cuiabá, por sua vez, pode apresentar um número determinado de Moções de Aplausos, Ordem do Mérito Legislativo Dom Francisco de Aquino Corrêa, Cidadão Cuiabano e Comenda do Legislativo.

Seguindo o mesmo raciocínio de Malheiros, a deputada Vilma Moreira (PSB) apresentou o projeto que institui o Dia Estadual do Padre, a ser comemorado em 4 de agosto. A matéria foi sancionada por Maggi em 28 de outubro.

Apenas neste ano, a Assembleia já instituiu também o Dia do Orientador Profissional de Mato Grosso, do Servidor Fazendário, do Publicitário, de Atenção ao Prematuro, do Cipeiro, do Sindicalista, do Trabalhar de Coleta de Resíduos e, até mesmo, o Dia dos Amantes do Flash Back, de autoria da deputada Chica Nunes (PSDB), dentre outras datas comemorativas. (Andréa Haddad)

Racha pode levar à expulsão de Zé do Pátio do PMDB

Fonte: Midia News
Por DA REDAÇÃO
02-Nov-2009



Terezinha Silva, presidente da Sanear, a companhia de água e esgoto de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), desobedeceu a resolução da direção estadual do PMDB, que anulava a convenção municipal, e realizou, no sábado (31), o ato do partido pelo qual ela própria foi eleita presidente da Executiva Municipal.

Com essa atitude, ela desrespeita determinação partidária que proíbe que ocupantes de cargos públicos de confiança, conforme é o seu caso, ocupem a presidência do partido.

Esse ato de desobediência de uma instância maior do partido, a Executiva Estadual, pode aumentar a briga entre o grupo político comandado pelo prefeito Zé do Pátio - do qual Terezinha é a "iminência parda" e principal integrante do staff - e os dirigentes estaduais da legenda, entre eles, o presidente regional, deputado federal Carlos Bezerra, e o vice-governador Silval, pré-candidato a governador pela aliança governista.

O racha já existe e tem como epicentro o fato de Pátio apoiar o nome do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), para governador, em detrimento do peemedebista Silval Barbosa - o que configura infidelidade partidária.

O acirramento dessa briga, inclusive, segundo o que já se comenta nos bastidores, pode levar à expulsão do prefeito de Rondonópolis dos quadros do PMDB.

Ambos os lados em disputa devem entrar na Justiça, em busca do que consideram seus direitos. A Executiva Estadual, para fazer com que a convenção seja considerada nula e tornada sem efeito legal. Enquanto o grupo do prefeito rondonopolitano, com Terezinha à frente, recorrerá no sentido de tentar validar a convenção.

Discórdia

Conforme as informações, qualquer que seja o desfecho, pode se prever, desde agora, que vai aumentar o clima de discórdia entre o infiel Zé do Pátio e o PMDB do resto de Mato Grosso.

Nesse contexto, não pode se descartar a hipótese desse litígio político e partidário acabar desembocando na Executiva Nacional, através de recursos de ambas as partes discordantes e que tentarão, obviamente, reafirmar suas decisões. Em suma, trata-se de um embate com desfecho, por enquanto, imprevisível.

Com informações do jornal Página Única

domingo, 1 de novembro de 2009

PMDB reelege Daltinho como presidente do diretório em Barra

Fonte: ABN
Por Ronaldo Couto
01-Nov-2009



Daltinho e o primeiro vice-presidente, Dormélio Caravaio Romio e como segundo vice-presidente, o comerciante Osni Guerreiro, que é filiado mais antigo do partido em Mato Grosso, cuja ficha de filiação é de 1965.

O deputado estadual Adalto de Freitas foi reconduzido para o cargo de presidente do PMDB de Barra do Garças (município localizado a 550 km de Cuiabá) para mais dois anos de mandato. Em uma eleição tranquila, com chapa única, houve alterações apenas de alguns componentes. Cerca de 400 filiados compareceram à convenção realizada na manhã deste sábado (31), na faculdade Univar.

O ato em Barra foi um contraponto do que aconteceu na cidade de Rondonópolis, onde houve atrito do diretório estadual com o prefeito Zé Carlos do Pátio. O prefeito rondonopolitano ignora a pré-candidatura de Silval Barbosa e mostra interesse de apoiar o tucano Wilson Santos(PSDB) para governo do Estado...

Em clima de tranquilidade, os peemedebistas de Barras elegeram a professora Arlete Alves do Nascimento para o PMDB Mulher. O comando do PMDB Jovem ficou nas mãos de Sérgio Alves Santana. “Fiquei feliz pela presença dos velhos militantes do partido”, disse Daltinho referindo-se à velha guarda do partido.

Vale dizer que o filiado mais antigo do partido em Mato Grosso é de Barra do Garças, o comerciante Osni Paulo Guerreiro, cuja ficha de filiação é de 1965. Ele foi eleito segundo vice-presidente. O primeiro vice-presidente será o empresário Dormélio Caravaio Romio. Outro destaque do antigo MDB é o advogado Florisvaldo Flores Lopes, que foi preso político na década de 70 e candidato a prefeito em Barra do Garças na década de 80.

Flores tem excelentes histórias do período de repressão e lamenta que hoje o partido não seja mais combativo como foi no passado. O fiscal aposentado Altair Antônio Bedin é outro que fala com orgulho que se filiou ao PMDB em 1977, na época em que Wilmar Peres pertencia ao MDB. Wilmar também foi preso e ganhou projeção na política local chegando à condição de governador na década de 80 e duas vezes prefeito de Barra do Garças.

De olho em 2010, Santos marca presença em cavalgada

Fonte: Rd News
Por Flavia Borges
01-Nov-2009


Prefeito de Cuiabá Wilson Santos "rouba a cena" em cavalgada e ganha mais visibilidade rumo ao Paiaguás

O prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) roubou a cena durante a 9ª Cavalgada do Cavalo Pantaneiro de Poconé. “Cavalgar em uma das mais belas paisagens do mundo. Fazer o que gosta em um paraíso que é o Pantanal de Poconé, não tem nada melhor”, disse o tucano, que tenta marcar posição de olho nas eleições de 2010, quando deve disputar o Palácio Paiaguás. O percurso feito durante a Cavalgada vai desde alguns trechos das Trasnpantaneira, passando por regiões alagadas e belezas naturais encontradas no Pantanal de Poconé. 

O evento é uma tradição no Estado e conta com a presença de diversos políticos e autoridades que além de prestigiar, também "ganham pontos" na região. “É um privilégio poder participar desse evento que é positivo em todos os sentidos. Uma integração entre homem e natureza, que prova que é possível desenvolver e preservar ao mesmo tempo, respeitando o meio ambiente”, pontuou Wilson.

Ele garantiu ainda que esta é uma forma de divulgar as belezas do Estado, mais especificamente de Poconé, município que está a apenas 100 km da Capital, sede da Copa de 2014. “A Capital de Mato Grosso é a sede da Copa, mas Poconé também vai colher os frutos desse advento mundial. O Pantanal receberá muito mais turistas e a Cavalgada é mais um produto turístico que está sendo oferecido”, observou.

Um dos principais idealizadores do tradicional evento, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pantaneiro (ABCCP), José Luis Paes de Barros, agradeceu a presença do prefeito Wilson Santos e assinalou a importância de se mostrar ao mundo que os pantaneiros sabem cuidar do seu patrimônio. “Uma oportunidade única em que colocamos o homem em pleno contato com a natureza. São mais de 350 cavaleiros e amazonas que tem a chance de conhecer um pouco mais sobre o modo de vida dos pantaneiros, que dão exemplo de conscientização ambiental”, afirmou Zé Luis. 

Segundo a coordenação da Cavalgada, serão dois dias de passeio, 30 e 31 de outubro, com um percurso que vai desde alguns trechos das Trasnpantaneira, passando por regiões alagadas e belezas naturais só encontradas no Pantanal de Poconé.  (Flávia Borges)

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS