sábado, 9 de janeiro de 2010

MAIS DE 80 XAVANTES DE CAMPINÁPOLIS VÃO A BRASILIA PARA SE REUNIR COM FUNAI.

Escrito por Mércio Gomes - Edição Kassu titulo foto CNEWS   
Sex, 09 de Janeiro de 2010 12:54


Os dois primeiros grupos de Xavante que chegaram a Brasília ontem, por volta de 10 horas da manhã, que tinham uma reunião marcada para falar com a direção da Funai, terminaram não sendo recebidos em conjunto. Foram estrategicamente divididos em dois grupos. O grupo maior, comandado por João Xavante, do NAL Norotã, de Campinápolis, ficou na Funai, enquanto o grupo liderado por Celestino, de Xavantina, foi levado ao Ministério da Justiça.

A atual direção da Funai raramente vai ao órgão e prefere as dependência do MJ para impressionar os índios do poder que têm. Mas os índios não se intimidaram nem um pouco.

O pessoal de Xavantina é o mesmo para quem a atual direção da Funai tinha criado uma administração regional, no dia 10 de novembro p.p., e depois revogado a portaria uma semana depois alegando que ela fora publicado sob coação dos índios. É o mesmo grupo para o qual a atual direção da Funai pedira e obtivera uma liminar judicial para expulsá-lo das dependências da sede, o que constituiu uma das maiores vergonhas da Funai desde os tempos dos militares...

A tentativa de dividir os Xavante falhou. Falhou também a tentativa de promessas de que Xavantina iria se transformar numa "comissão técnica" e que iria receber recursos para se estabelecer. A reunião foi dura e os índios foram veementes, diante de várias autoridades do Ministério da Justiça, de que não queriam saber de palavras inúteis.

Os Xavante que chegaram ontem são a ponta de lança do movimento indígena de base, de raiz, contra a reestruturação da Funai e contra a irresponsabilidade e a insensatez que assolam o órgão indigenista.

Não aceitam outra coisa senão a revogação do decreto presidencial de reestruturação e o fim dessa calamitosa administração, que está levando a Funai, seus servidores e os povos indígenas ao desespero. Querem que o presidente Lula revogue seu decreto, demita a direção atual por completo, e crie um grupo composto por índios e por indigenistas indicados pelos índios para fazer um novo projeto de reestruturação dentro de 3 meses.

Eis o que está se vislumbrando como objetivo desse movimento indígena de raiz.

Faz sentido.

PS
Esses dois grupos avançados dos Xavante chegaram para resolver a parada de qualquer jeito. Tanto que já veio cada qual com seu fogareirozinho, sal e um saco de arroz para fazer suas refeições mínimas, caso a Funai não providenciasse. À noite, sem alojamento, dormiram na própria Funai. Os estudantes de Brasília já começam um movimento de solidariedade ao movimento indígena de raiz.

Logo mais chegarão mais 80 Xavante da região de Campinápolis.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ANIVERSARIANTE DO DIA ROSA ESPOSA DO AMIGO CRISPIM.

Campinapolis News
Por Redação
09-Jan-2010


É hoje o seu aniversário uma data especial para você, e que também nos deixa
muito alegre por saber que você esta feliz, colhendo mais uma rosa do seu jardim você nos demonstra toda sua vivacidade e sua luta para realizar os seus ideais, nos desejamos que esse incentivo esteja sempre presente em sua vida para que possa conquistar mais e mais todos os seus sonhos.

Que nesta data você esteja em total harmonia com muita paz e amor no seu coração, que esteja cercada de bons amigos e de pessoas que te querem bem, desejamos que todas as suas buscas cheguem aos seus objetivos, e que consiga ser mais feliz do que es hoje.

E que seu jardim produza muitas outras rosas para você colher muitos e muitos anos, seja feliz hoje, amanhã e sempre.

Parabéns pelo seu dia Rosa. Felicidades é o que lhe deseja toda equipe do Campinapolis News e o Vereador Lucas Mayron!!!

FMTRO lança DVD com os melhores momentos do Circuito Mato-grossense de Rodeio

Campinapolis News
Por Cairo Lustoza / Paula Pronta com edição de Benier Marcos
08-Jan-2010




Fotos da festa do peão de Campinápolis.

Rondonópolis (MT) - A Federação Mato-grossense de Rodeio (FMTRO) lança na próxima semana o DVD com os melhores momentos das 12 etapas de 2009. A coletânea terá duração de 1h37m e mostrará todas as emoções do Circuito Mato-grossense de Rodeio do ano passado. A produção do DVD ficou por conta da Águia Vídeo Produções, da cidade de Rondonópolis, e que está no mercado ha 16 anos. Segundo o produtor Glauber Tagliari, foram feitas mais de 180 horas de imagens com equipamentos de última geração. “Nós acompanhamos todas as etapas de 2009, assim podemos oferecer aos amantes do rodeio as mais belas imagens nos melhores ângulos, pois em cada etapa usamos três câmeras”, revela o produtor.

Além do projeto do DVD, outra novidade está na área da comunicação impressa. Isto porque no próximo mês a FMTRO lançará a revista do Circuito Mato-grossense de Rodeio a qual mostrará toda trajetória do Circuito nestes cinco anos de atuação no estado. A revista será um registro histórico, além de ser uma forma de divulgar o esporte para um público que ainda não tem conhecimento da inclusão social que o rodeio proporciona, e a geração de emprego e renda que alavanca o turismo e movimenta o comércio em geral de cada município sede do campeonato...

O presidente da FMTRO, Renato Bavaresco, afirma que com esses dois projetos, um impresso e outro áudio visual, o público terá oportunidade de ver como é a qualidade do Circuito Mato-grossense de Rodeio.

“Nossa intenção é mostrar a seriedade, profissionalismo e organização do segmento em nosso Estado, através do trabalho da FMTRO contando o que foi o campeonato em 2009 e abordando na integra todas as ações que a Federação fez durante o ano, como as melhorias no regulamento, os cursos classificatórios, o rodeio da novela Paraíso (organizado pela entidade), as etapas do campeonato com seus respectivos campeões, o campeão da temporada 2009, o ranking geral do campeonato, e ainda o fomento ao turismo (relacionando às belezas naturais da região Amazônica, do Vale do Araguaia, Pantanal e Cerrado com as cidades sedes do campeonato) e as novidades para 2010”, explica o presidente.

As novidades para 2010 não terminam por ai. Para ampliar a divulgação das etapas do Circuito Mato-grossense de Rodeio e outras ações desenvolvidas pela Federação, a entidade contratou a empresa Pauta Pronta Consultoria e Assessoria de Imprensa para estreitar o relacionamento com os órgãos de imprensa do Estado de Mato Grosso.

NOVO VISUAL - As peças publicitárias do Circuito para 2010 foram inspiradas na terra natal dos rodeios: o Velho Oeste Americano, e conta com a participação dos cowboys Gilberto Barbosa (campeão 2009), Cleiton Pereira de Souza (destaque da nova geração) e Antonio Rondinelli (Campeão de 2006).

FMTRO comemora o recorde de público em 2009

Com o início do sexto ano de atividades, a Federação de Mato-grossense de Rodeio (FMTRO) comemora o recorde de público do Circuito Mato-grossense de Rodeio 2009. Cerca de 600 mil pessoas prestigiaram as doze etapas realizadas. O Circuito em Mato Grosso é o único no Brasil com caráter estadual.

Para o presidente da FMTRO, Renato Bavaresco, o sucesso do Circuito se deve ao profissionalismo o qual ele é realizado, e também pela valorização por parte da Federação aos profissionais ajudam a realizar uma festa com grandes emoções para o público que ama o rodeio. “Durante o ano passado realizamos 11 cursos de capacitação de Peão de Rodeio, além das etapas classificatórias para 2010”, revela Bavaresco.

O fator segurança é a preocupação essencial para a FMTRO no que diz respeito tanto para o público quanto para os profissionais que fazem o show na arena. Segundo Renato Bavaresco, o tratamento dado aos animais segue as exigências dos órgãos de proteção, como por exemplo o acompanhamento de um veterinário em todas as etapas.

“Nós da Federação valorizamos os profissionais do Estado. Nossos cowboys recebem estadia, alimentação, uniforme e seguro de vida durante as etapas, mas exigimos os equipamentos de segurança como luva, bota, calça de couro e colete”, esclarece o presidente da FMTRO.

Em 2010, 60 competidores disputarão o título de melhor cowboy de rodeio de Mato Grosso. O campeão levará um automóvel zero km. O atual campeão é Gilberto Barbosa da cidade de Rondonópolis.

PARCEIROS - A FMTRO tem o apoio do Ministério do Turismo, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).


Fotos Apolo Júnior.

Família que morreu em rio no Nortão será enterrada na capital

Fonte: Só Notícias
Por Leandro J. Nascimento / fotos: Dirceu Barbosa
08-Jan-2010






A sexta-feira é de luto e tristeza em Juara. Familiares, amigos e muitas pessoas acompanham o velório das 4 pessoas da família Neves, vítimas da tragédia no rio Sangue, a cerca de 80 quilômetros da cidade. A caminhonete Mitsubishi L 200 Triton onde estavam marido, esposa e os dois filhos caiu no rio provavelmente na quarta-feira à noite e somente ontem, no final da tarde, foi encontrada. Conforme Só Notícias já informou, as vítimas não conseguiram abrir vidros ou portas da caminhonete. Antônio Neves de Oliveira, 52 anos, sua esposa, Laurentina Rodrigues do Amaral, 33 anos, e os filhos Wertson Neves do Amaral, 12 anos, e João Pedro Neves do Amaral, 6 anos, acabaram afogados. O funeral começou de madrugada, no centro de eventos, por onde passaram centenas de pessoas.
No final da manhã, a família foi trasladada, de avião, para Cuiabá, onde serão sepultados. Os familiares de Laurentina residem na capital.
As investigações devem apontar as causas do acidente. A ponte está localizada na rodovia do Vale, sentido Juína. De acordo com a PM, a caminhonete estava a uma profundidade média de dez metros e ficou com uma das laterais encostada no fundo do rio.
A família residia há vários anos na cidade. Antônio era agrimensor e sócio de um escritório de engenharia florestal em Juara. Eles estavam retornando de Cuiabá quando houve o acidente. Laurentina dirigia a caminhonete que teria sido comprada recentemente.

Turismo em Barra do Garças é destaque no Jornal Hoje

Fonte: ABN
Por Eunice Ramos
08-Jan-2010

No quadro Tô de Folga de hoje vamos embarcar para o coração do Brasil. Vamos para Barra do Garças, em Mato Grosso.


Cercada pelos rios Garças e Araguaia, na divisa de Mato Grosso com Goiás, fica Barra do Garças, cidade entre morros no meio do cerrado com mais de cem cachoeiras.De Cuiabá são 500 quilômetros de carro pela BR-070 que está em boas condições.

A comida típica é à base de peixes. Uma das especialidades é o tucunaré na telha. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 30 por pessoa. Hotéis e pousadas oferecem toda infra-estrutura com diárias que vão de R$ 40 a R$ 80.

"Aqui a gente tem roteiros de serra, roteiros de contemplação, roteiros de observação de pássaros”, explica Ralf Reis, guia.
Cercada pelos rios Garças e Araguaia, na divisa de Mato Grosso com Goiás, fica Barra do Garças, cidade entre morros no meio do cerrado com mais de cem cachoeiras.De Cuiabá são 500 quilômetros de carro pela BR-070 que está em boas condições.

A comida típica é à base de peixes. Uma das especialidades é o tucunaré na telha. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 30 por pessoa. Hotéis e pousadas oferecem toda infra-estrutura com diárias que vão de R$ 40 a R$ 80.

"Aqui a gente tem roteiros de serra, roteiros de contemplação, roteiros de observação de pássaros”, explica Ralf Reis, guia.

Vamos começar pelo rio Garças. São R$ 50 pelo passeio de 28 quilômetros em canoas e caiaques, com acompanhamento de um guia. Várias aves cruzam nosso caminho. Araras, colhereiros e as garças, que dão o nome ao rio.

Na margem, movimentação na copa das árvores. São os macacos que percebem a presença da nossa reportagem. “É paz total, você chega quietinho, não espanta eles. Ta tudo tranquilo, aqui é muito bom”, fala Davi.

Outro roteiro imperdível é a Serra do Roncador. São 70 quilômetros pela BR-158 até o pé da serra. Subimos de carro até o ponto onde começam as trilhas. Depois é preciso ir a pé no meio do cerrado.

Nós estamos a 700 metros de altitude num dos pontos mais bonitos da Serra do Roncador. Este lugar é conhecido como Ponte de Pedra pela escultura que a natureza fez no local. E pensar que tudo isso um dia já esteve debaixo d’água...

"Exatamente, tem indícios aqui que toda essa região já esteve submersa e a natureza nos presenteou erguendo tudo isso e a gente pode vislumbrar toda essa paisagem magnífica que tem aqui”, explica Sérgio Ricardo, guia.

Outro passeio bastante procurado é o Complexo do Bateia. Por R$ 60 o turista pode chegar de jipe, cortando fazendas da região.

A primeira parada é na Cachoeira do Buraco. Ela ganhou este nome por causa da formação da rocha onde brota a água.

Num raio de dois quilômetros dá para conhecer 17 cachoeiras. A mais alta tem 75 metros de queda d’água. “É muito bonito ver a altura, é muito alto e a queda d’água. A luz refletindo é uma beleza sensacional”, comenta Mara.

Um dos balneários mais procurados da cidade são as cachoeiras do pé da Serra Azul. Uma das curiosidades é a diferença na temperatura da água. Em uma cachoeira, por exemplo, a água é morna. Em outra, é gelada.

A região é rica em águas termais. Por causa disso, Barra do Garças ganhou até um parque municipal com seis piscinas de água quente. Na piscina mais quente do parque a temperatura da água gira em torno dos 42ºC. "É para quem gosta de altas temperaturas. Aqui é o lugar certo”, diz Brenda Cabral, advogada.

Contudo, é a beleza de Barra dos Garças a maior atração.

Wilson diz que tentam "puxar sua gestão para trás"

Fonte: Midia News
Por Alexandre Aprá
08-Jan-2010

 
O prefeito Wilson Santos (PSDB) fez, nesta semana, um desabafo que reflete o teor eleitoral dos seus discursos públicos. Ao relatar o sucesso da primeira edição do programa Bolsa Universitária, que envolve unicamente recursos do município, o tucano disparou que os projetos de sua gestão, que dependem apenas da Prefeitura, "caminham de maneira extremamente positiva".
 
"Todas as nossas ações que dependem apenas do município caminham de maneira muito positiva. Agora, em outras áreas, quando depende de outras pessoas, outras esferas, sempre tem gente ‘puxando para trás'. Enquanto tem um para trabalhar, tem 10 para atrapalhar", desabafou Wilson.

Mesmo sem "dar nome aos bois", o discurso do tucano atinge, mesmo que implicitamente, o Governo Estadual, que o prefeito já criticou várias vezes por suposta falta de investimentos na Capital e dificuldades em se fazer parcerias. A referência do prefeito pode ser explicada pelos projetos e programa executados com recursos dos cofres estadual e federal, em regime de parceria com o município.

Além das rusgas da campanha de 2008, quando o governador Blairo Maggi (PR) apostou todas as suas fichas na candidatura do empresário Mauro Mendes (ex-PR e atual PSB), o clima de disputa eleitoral deve imperar, daqui para frente.

Wilson passou a admitiu, publicamente, que o vice-prefeito Chico Galindo (PTB) deverá assumir o comando da Prefeitura em março, e vai participar de todas as decisões importantes, doravante.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

vereador Lucas pede a presença da população na próxima sessão extraordinária

Campinapolis News
Por Assessoria
07-Jan-2009

O vereador por Campinápolis, Lucas Mayron, do PTB, convida a todos para participar de uma sessão extraordinária, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 08, ás 20hs, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Onde serão votados e discutidos os projetos de lei, encaminhados pelo Poder Executivo.

I – Projeto de Lei Executivo nº. 046/2009. “ Dispõe sobre a criação, abertura de vagas e contratação de pessoal para secretária municipal de educação e cultura e dá outras providencias”.  

II  – Projeto de Lei Executivo nº. 047/2009. “ Cria a comissão municipal de defesa civil (COMDEC) do município de Campinápolis – MT e dá outras providências”.

III – Projeto de Lei Executivo nº. 048/2009. “Dispõe sobre criação de cargos, abertura de vagas e contratação de pessoal para secretária municipal de assistência social e dá outras providências”.

Participem e sua presença é muito importante !!!

Abicalil fecha suplências no PT e Maggi avisa que escolha será pessoal; Bezerra já se irrita

Fonte: Rd News
Por Romilson Dourado
07-Jan-2009

Líderes políticos do PMDB, PR e PT, que devem se juntar em torno da candidatura do peemedebista Silval Barbosa a governador, começam a divergir sobre as regras e critérios para escolha dos suplentes que farão parte das chapas ao Senado. Como vão estar em jogo nas urnas de outubro dois terços da representação mato-grossense no Congresso Nacional, com vencimento dos mandatos de Serys Marly (PT) e de Gilberto Goellner (DEM), cada grupo político e/ou coligação deve lançar duas chapas ao Senado, com dois suplentes, totalizando seis pessoas.

    As divergências na primeira conversa de cúpula sobre o assunto dão sinais de que as indicações de suplentes não serão nada fáceis para se chegar ao consenso. No mês passado, o governador Blairo Maggi aproveitou sua agenda em Brasília e se reuniu com os deputados Wellington Fagundes e Homero Pereira (ambos do PR), Carlos Abicalil (PT) e Carlos Bezerra (PMDB). O encontro foi no gabinete de Fagundes. Eles discutiram sobre chapas ao Senado. Maggi e Abicalil se colocaram como pré-candidatos.

    O petista foi perguntado sobre como seriam escolhidos os seus dois suplentes. Abicalil jogou a discussão para o PT, do qual é presidente estadual. Disse que "nessa questão, o partido é complicado, que a base é radical e que a tendência seria de haver definição por chapa pura", a exemplo do que aconteceu com a candidatura em 2002 da hoje senadora Serys Marly, que tem os petistas Wanderlei Pignati e Orency Francisco como primeiro e segundo suplentes, respectivamente. Abicalil ainda tem o obstáculo de, internamente, enfrentar Serys pelo direito à disputa ao Senado, já que a parlamentar não abre mão do projeto à reeleição.

    Já frustrado com a resposta de Abicalil, que não deu esperanças de outros partidos indicarem suplentes, Carlos Bezerra, que comanda o PMDB regional há mais de 15 anos, perguntou a Maggi como seria a composição de sua chapa. O governador disse que deveria ser "escolha pessoal". O cacique ficou na bronca. Disse que Maggi estava querendo imitar Dante de Oliveira (já falecido), que escolheu para suplentes ao Senado em 2002 Carlos Avalone e Eraí Maggi e acabou derrotado nas urnas. "Esse negócio de escolha pessoal, sem abrir espaço para os partidos do arco de alianças indicar nomes, é algo muito perigoso. Olha o que aconteceu com Dante!", alertou Bezerra. Por fim, o presidente do PMDB apressou o fim da reunião, ao dizer que, como nem Abicalil e nem Maggi abrem espaço para indicações de suplentes, não haveria motivo para se falar em amplo arco de alianças e muito menos para se encontrar para debater o assunto.

Servidores terão reajuste de 33%

 Fonte: Díario de Cuiabá
Por Redação
07-Jan-2010



Projeto de lei que concede reajuste salarial de 33% aos servidores efetivos e ativos do Poder Judiciário de Mato Grosso será votado na Assembléia Legislativa logo no retorno do recesso parlamentar, em fevereiro. Na tarde de ontem, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mariano Travassos, entregou ao presidente da AL, deputado José Riva (PP), a proposta para adequação da lei estadual nº 8.814/2008, que institui o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR).

De acordo com Riva, não haverá impedimentos para que a votação ocorra imediatamente. “Há um entendimento da categoria e acredito que não teremos dificuldade para apreciar esse projeto logo na primeira sessão de fevereiro. A própria comissão poderá se reunir em plenário”, afirmou Riva, acrescentado que ainda neste mês irá encaminhar o projeto para a comissão responsável para análise.

A proposta, aprovada pelo Tribunal Pleno no último dia 17 de dezembro de 2009, concede o reajuste salarial em duas etapas, sendo 16,66% no mês de janeiro e outros 16,66% no mês de julho deste ano. Além disso, a proposta assegura o reajuste de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE), apurado no período de 1° de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2009, a todos os servidores do quadro funcional na data base, a partir do mês de maio.

Outras modificações previstas, dizem respeito à carga horária de trabalho, limite de servidores cedidos ou requisitados por outros órgãos ao Poder Judiciário e pagamento de horas extras. Ainda conforme a proposição, o aumento salarial não se aplicará aos servidores efetivos na inatividade e aos pensionistas de servidores.

Conforme o desembargador Mariano Travassos, o reajuste salarial não pode ser considerado uma recomposição de perda inflacionária e sim um acréscimo remuneratório, evidenciando assim, uma iniciativa histórica da Administração do Judiciário Estadual.

O projeto de lei foi acatado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat) e fixa a jornada de trabalho dos servidores em sete horas ininterruptas, conforme estabelece a Resolução nº 88 do Conselho Nacional de Justiça.

PR sugere cuiabano Malheiros a vice de Silval

Fonte: RD News
Por Romilson Dourado
07-Jan-2010

  O deputado João Malheiros ficou empolgado com a possibilidade de vir a se escolhido como candidato a vice-governador da chapa a ser encabeçada pelo peemedebista Silval Barbosa. Seu nome foi colocado em discussão na reunião da Executiva estadual do PR na última segunda (4). O principal argumento é que Malheiros representa a Baixada Cuiabana e a chamada cuiabania. Ele ocupa hoje o segundo mandato na Assembleia. Antes, foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara Municipal.

   Ex-prefeito de Matupá e com base eleitoral no Nortão, Silval deve escolher um companheiro de chapa que seja da Grande Cuiabá, afinal, todos os seus possíveis adversários são da Capital, como o próprio prefeito Wilson Santos (PSDB), o presidente da Federação das Indústrias, empresário Mauro Mendes (PSB), e o senador Jayme Campos (DEM). Se de um lado Malheiros agrega à chapa famílias tradicionais de Cuiabá, de outro pouco somaria junto a alguns segmentos, como empresarial e às massas populares. Acontece que ele tem atuação um tanto "apagada", inclusive na época em que foi vereador. Ex-secretário-chefe da Casa Civil do governo Maggi, Malheiros é daqueles que não têm posicionamento firme. Prefere ficar no muro para não se indispor politicamente. Tem perfil similar ao de Silval. Já militou no PTB, PPS e hoje está no PR.

   De todo modo, o nome do deputado é o primeiro a ser discutido internamente pelo PR, maior legenda do Estado com 33 prefeitos, 17 vice, 5 deputados estaduais e 2 federais e ainda detentor da cadeira de governador com Blairo Maggi. Apesar de algumas divergências internas, os republicanos já fecharam composição para apoiar Silval, que assume o Paiaguás em 31 de março. O grupo vai testar uma dobradinha eleitoral, com Silval a govenrador e Maggi a senador. Mesmo já tendo um nome na majoritária, no caso Maggi, o PR entende que deva indicar também candidato a vice-governador. É nessa hora que entra no debate o nome de Malheiros. Os dirigentes e partidos têm até as convenções, que devem ser realizadas de 10 a 30 de junho, para definição de candidaturas proporcionais e majoritárias e também das alianças.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

VEREADORES PRESTAM ESCLARECIMENTOS ATRAVÉS DO RÁDIO A POPULAÇÃO CAMPINAPOLENSE.

Campinápolis News
Por Assessoria
06-Jan-2009

Vereador Lucas Mayron e Vereador Milson José

Os Vereadores Lucas Mayron e Milson José foram entrevistados na Rádio Atividade FM, no programa transito livre, do apresentador Evaldo Alves, onde os parlamentares aproveitaram o ensejo e justificaram os seus pareceres contrário aprovação das contas do exercício de 2008, sob gestão do senhor Altino Vieira de Rezende Filho. Os vereadores ainda falaram dos seus trabalhos prestados junto à sociedade Campinapolense e das suas conquistas na esfera municipal, estadual e federal.

Após os vereadores por Campinápolis terem votados nas contas de gestão Prefeito Altino, referentes ao exercício de 2008. Que foram reprovadas por unanimidades pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. Na quais os auditores após analisarem os autos do processo, de nº. 98698/2009 encontraram 3 irregularidades, sendo uma gravíssima e duas graves, os 2 parlamentares falaram sobre os seus pareceres.

De acordo com ambos, eles são ficais do povo Campinapolenses, e por serem tais não podem concordar com isso, pois, o próprio Tribunal encontrou tais irregularidades, por este fator eles não aprovaram as respectivas contas. Os mesmos ainda fizeram questão de dizer; que não são oposição administração municipal, mas são a favor do povo, pois nos mandatos deles quem tem que ser beneficiados é a população.

Seis vereadores aprovaram as contas e três parlamentares reprovaram seguindo assim o tribunal de contas. Os três vereadores ainda fizeram questão de se identificar, sendo eles: Milson José (DEM), Jeremias Xavante (DEM) e Lucas Mayron (PTB).


APRESENTADOR E DJ. EVALDO ALVES

Acidente perto de Campinápolis deixa 9 índios mortos - vejas as fotos clicando no link

Fonte: Noticias NX
Por Redação do Noticias NX
06-Jan-2010









Um acidente envolvendo um caminhão que transportava indígenas da etnia Xavante e um ônibus escolar, fez várias vítimas na noite desta terça-feira no município de Nova Xavantina. Por volta das 21h30 na BR 158, o caminhão bateu frontalmente com um ônibus, provocando a morte de 9 indígenas, deixando 9 feridos, sendo que 3 deles em estado grave.

Segundo informação, o caminhão estava cheio de índios que estavam indo para aldeia dos Areões e o ônibus, que estaria vazio, pertence a empresa Barratur, conduzido apenas pelo motorista.

De acordo com informações do bombeiro Antônio Luciano, a colisão aconteceu quando os índios estavam saindo da cidade de Nova Xavantina para aldeia na BR 158, enquanto que o ônibus vinha no sentido oposto de Água Boa para Nova Xavantina, onde houve a colisão.

Os bombeiros tiveram trabalho para retirar pessoas feridas presas nas ferragens e corpos de crianças e mulheres do local. O número de mortos ainda não é preciso e pode aumentar.

Informações do patrulheiro Edvan, da PRF dão conta da confirmação da morte de oito pessoas no acidente. Entre elas, uma criança de 2 anos de idade, uma mulher grávida e mais seis óbitos entre homens e mulheres Xavantes.

A Polícia Militar está auxiliando na retirada de corpos e feridos do local da tragédia. A rodovia ficou interditada por várias horas, segundo informou a policial Arali, de Nova Xavantina.

Dos nove índios que ficaram feridos, três estão em maior gravidade. De acordo com o funcionário do hospital Municipal, Carlão, deram entrada no hospital, 9 índios, sendo que, dos 9, um casal veio a óbito.

Uma suspeita que será investigada pela polícia, é de que o condutor do caminhão que transportava os indígenas, que também era um Xavante, estaria embriagado e teria invadido a pista no sentido contrário causando a colisão.

A tragédia parou a cidade de Nova Xavantina na noite desta terça-feira, várias pessoas e policiais do corpo de bombeiro e da polícia militar auxiliaram na retirada dos feridos.

É comum no Araguaia, os índios utilizarem de caminhões pau-de-arara para se locomoverem das aldeias para cidades e muitas das vezes em veículos em péssimo estado de conservação.

A Funai que tem a missão de estar ao lado dos povos indígenas na luta pela demarcação de suas terras e pela sua ascensão político-cultural na sociedade brasileira, e a Funasa, com a atribuição de atuar nas ações de saúde pública dos índios, promovendo a inclusão social, deveriam ser responsabilizadas, inclusive criminalmente, pela tragédia desta terça-feira em Nova Xavantina. É inadmissível que esses órgãos recebam tantos recursos para fornecer estrutura e apoio logístico aos índios e não cumprem o seu papel. São constantes os protestos nas aldeias por falta de apoio.

É condenável sobre todos os aspectos o governo federal, através da Funai, disponibilizar um caminhão pau-de-arara "todo arrebentado", ou seja, sem a devida manutenção para o serviço de transporte.


A reclamação dos índios de um modo geral é uma só: não têm do Estado brasileiro a atenção de que necessitam, sobretudo na área de saúde. Suas comunidades vivem abandonadas. Eles cobram escolas, professores, postos de saúde, hospitais, médicos e auxiliares, estradas trafegáveis, transporte, energia elétrica e incentivos agropecuários. Quase nada recebem das reivindicações. A irresponsabilidade está matando nossos indígenas.

IDS coloca Nova Xavantina com baixo índice de qualidade de vida, campinápolis tem um dos piores ids.

Escrito por Redação NotíciasNX titulo adap. CNEWS.  
Ter, 06 de Janeiro de 2010 01:13

Nova Xavantina é apenas a 121ª cidade de Mato Grosso quando o assunto é desenvolvimento social. É o que revela o Índice de Desenvolvimento Social dos Municípios, o IDS. O estudo para formação do índice leva em consideração cidade levando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e  o indicador Ecológico, através do acompanhamento dos focos de queimadas, estabelecendo o nível de qualidade de vida do cidadão.


Nesse quesito, a cidade de Alta Taquari, no Sul de Mato Grosso, é a que apresenta o melhor desempenho. Seu IDS é de 0,690. Em seguida, aparece a cidade de Primavera do Leste, com 0,674, e depois Lucas do Rio Verde,  com 0,664. As três cidades estão entre as três maiores produções de grãos de Mato Grosso. A outra é Sorriso, com 0,634 no IDS.


Contudo, a situação é mais preocupante para Campinápolis e Novo Santo Antônio que têm os piores IDS, sendo 0,375 e 0367, respectivamente.  Campinápolis enfrenta problemas crônicos. A cidade está assentada no topo de duas grandes bacias fluviais, o Tocantins e Amazonas. O lugar tornou-se uma extensão do movimento colonizador de Nova Xavantina. Com a abertura da BR-158 e o assentamento de projeto baseado em programas oficiais de incentivo à colonização, as comunidades assentadas passaram a vibrar e consequentemente a crescer. A partir daí surgiram estradas vicinais, incrementando o desenvolvimento das propriedades agrícolas.


“Com essa pesquisa o Poder Público poderá desenvolver políticas públicas para balizar as diferenças que existem entre os municípios” - aposta o deputado José Riva (PP), presidente da Assembléia Legislativa e idealizador do índice. Riva cita que o índice vai ajudar o Governo a promover melhor, por exemplo, a  distribuição do ICMS e recursos do Fethab como opções para a correção das distorções.


Com metodologia inovadora e própria, o IDS, segundo o parlamentar, consegue avaliar o desenvolvimento sustentável. “É um mecanismo que permite acompanhar os focos de queimadas nos territórios e municípios, incorporando outra dimensão básica da existência humana”, garante o parlamentar, ao se referir ao indicador Ecológico. 

Deputado e prefeito tentam aproximação e marcam encontro

Escrito por Ronaldo Couto / Olhar Direto   
Qua, 06 de Janeiro de 2010 00:43
Uma situação pouco vista em Barra do Garças foi vivenciada na tarde desta segunda-feira (4) em Cuiabá, durante a solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Valter Albano. Lá, ocorreu o encontro dos principais líderes políticos de Barra do Garças: prefeito Wanderlei Farias (PR) e o deputado estadual Adalto de Freitas(PMDB). Ambos andaram “se estranhando” na campanha passada.

Quem viu a cena de Farias e Daltinho juntos ficou imaginando qual teria sido o assunto entre eles. O deputado adiantou que foi Barra do Garças. Segundo o peemedebista, ele aproveitou o encontro com Wanderlei para falar sobre os números alarmantes da dengue no município de Barra e oferecer apoio junto à Assembléia Legislativa.

“Eu estou aqui para auxiliar minha cidade e minha região” destacou. Daltinho disse que pediu ao secretário estadual de Saúde, Augustinho Moro, que mande o secretário-adjunto de Saúde à Barra do Garças para definir um plano conjunto de ação entre o Estado e o município.

Um novo encontro de Wanderlei e Daltinho para tratar sobre esse assunto ficou marcado para quinta-feira, dia 6, em Barra do Garças. “Eu fiquei de ligar para ele para marcamos uma audiência na quinta. Minha intenção é ajudar” completou.

O peemedebista disse que independente das diferenças políticas entre ele o prefeito Wanderlei, o município não pode ser penalizada com qualquer tipo de conflito. Segundo Daltinho, somente em emendas ele tem quase 1 milhão de reais para aplicar na cidade, cujos projetos estão paralisados dependendo de contrapartida ou assinaturas de convênios por parte da prefeitura. Recentemente o deputado do PMDB ofereceu apoio a Wanderlei na reivindicação do anel viário, promovendo uma audiência pública da Assembléia Legislativa no município.

A aproximação de Daltinho e Wanderlei vem sendo trabalhada nos bastidores pelo vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) e pelo deputado estadual José Riva (PP). Durante a audiência da AL-MT sobre anel viário, Riva destacou que a união dos dois trará mais benefícios para cidade independente da preferência política.

Outro que aposta nesta união é o deputado federal Welinton Fagundes (PR) que está disposto a pacificar o caminho entre os dois líderes de Barra. Nas entrevistas, o prefeito Wanderlei se mostra solícito para essa parceria, entretanto isso não vem acontecendo na prática, destaca Daltinho.

O parlamentar barra-garcense reforçou que essa inteiração será positiva até mesmo para campanha de Silval Barbosa, que terá um palanque fortalecido na maior cidade do Araguaia com apoio do grupo de Daltinho e Wanderlei. A próxima tentativa dessa união será na quinta-feira.

Jaime Campos diz que oposição vence no primeiro turno

Escrito por ALEXANDRE APRÁ   
Ter, 06 de Janeiro de 2010 09:30
O senador Jaime Campos (DEM) disse, nesta segunda-feira (4), acreditar que a chapa de oposição ao governador Blairo Maggi (PR) - formada, até agora, pelo DEM, PSDB e PTB - tem condições de vencer as eleições para o Governo de Mato Grosso no primeiro turno, em outubro. Otimista, o parlamentar afirmou que as pesquisas já mostrariam um favoritismo da aliança.
 
"É só você olhar a pesquisa e ver o cenário. A dez meses das eleições, nós estamos 20 pontos na frente dos adversários. Tenho certeza que vamos conseguir vencer esse pleito", afirmou Jaime, em entrevista, logo após a posse do conselheiro Valter Albano como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), na tarde desta segunda.
Na avaliação do líder democrata, Maggi não conseguirá eleger o seu sucessor, o atual vice-governador Silval Barbosa (PMDB). Para ele, apesar de ter total condição de assumir o posto, o peemedebista não terá uma tarefa fácil, ao assumir "um Governo desgastado depois de oito anos de gestão". "Gosto do Silval. Ele é um bom político, mas essa tarefa não será fácil para ele", disse Jaime Campos.
 
Outra análise do senador é que o arco de alianças da oposição poderá receber outros partidos, já que ainda não há nenhuma candidatura sacramentada, ao contrário do arco governista, que já lançou Silval como candidato a governador e arrematou uma vaga na disputa ao Senado para o PT.
 
"Nós somos sempre abertos. Não temos candidatura nem de governador. Combinamos que faríamos uma pesquisa para decidir quem estará melhor: eu ou o prefeito Wilson Santos. Mesmo assim, se surgir alguém com melhores condições, vamos acatar", disse o senador, reprovando o arco de alianças de Maggi, que já tem candidaturas definidas.
Ele citou até o nome do empresário Mauro Mendes (PSB). "Se o Mauro vier somar conosco, será uma honra. Não teremos problema nenhum em conversar com ele", finalizou Jaime.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

COMENTE TODAS AS MATÉRIAS DO BLOG

Campinapolis News
Por Redação
04-Jan-2010

Sob desgaste, Serys não recua da reeleição

Fonte: Rd News
Por Romilson Dourado
04-Jan-2010


Fernando Ordakowski

Serys Marly enfrenta embate no PT com Abicalil para garantir direito à recandidatura, mesmo atrás nas pesquisas


   A senadora Serys Marly (PT) chega aos 65 anos, a serem completados no próximo 4 de abril, determinada a enfrentar nas urnas de outubro deste ano um desafio político tão difícil quanto o que resultou na sua eleição para senadora, em 2002. Ela insiste na tese da reeleição, mas há dois complicadores no seu caminho. Primeiro, figura entre as "lanternas" nas pesquisas de intenção de voto, ou seja, hoje não teria a mínima chance de reconquistar o mandato. Ela costuma contrapor essa tese ao lembrar que em 2002 não era lembrada pelos institutos como favorita e conseguiu garantir a segunda vaga ao Senado. Segundo, no embate interno por uma das duas cadeiras no Congresso Nacional, Serys perde para o colega, deputado federal Carlos Abicalil, presidente estadual do PT.

    Como não abre mão da recandidatura, a tendência é que os petistas tenham que decidir nas prévias quem lançará para o Senado, se Abicalil ou se Serys novamente. A senadora se encantou com Brasília, onde detém poder e bom trânsito nos Ministérios e junto ao Palácio do Planalto. Por outro lado, acabou se distanciando das bases. Não consegue levar mais a rotina de quando era deputada estadual. Mudou também a postura política. Foi-se aquela Serys combativa. Na pele de deputada, ela liderava as massas junto com os sem-terra na luta pela reforma agrária, com bancários e servidores grevistas, enfim, com as minorias. Da tribuna na Assembléia Legislativa, Serys denunciava o governo do Estado. Fez oposição dura aos governos Jayme Campos (91/94) e Dante de Oliveira (1995/2002) e também no primeiro mandato da gestão Blairo Maggi (2003/2006). Costumava apresentar dossiê, cobrava reivindicações da classe operária e partia para o ataque a qualquer crítica que recebesse.

   Primeira mulher a ser eleita senadora por Mato Grosso, em 2002, quando obteve 574.563 votos, Serys está mais presente na burguesia, expressão muito utilizada nos movimentos de esquerda quando se referem aos abastados. Foi derrotada ao governo do Estado em 2006 e agora só pensa em esticar o mandato de senadora. Daqui a 10 meses os eleitores vão dizer "sim" ou "não" ao pleito de Serys, mas, claro, se ela conseguir consolidar seu projeto político, "patrolando" Abicalil.

Semana decisiva para o futuro da Funai

Fonte: ABN
Por Mércio Gomes
04-Jan-2010

Esta primeira semana do ano 2010 é decisiva para o futuro da Funai e do indigenismo brasileiro. A recente reestruturação assinada pelo presidente Lula, creio que inadvertidamente, causou transtorno, desespero e incredulidade nas hostes indigenistas brasileiras. Inclusive até no meio dos apoiadores da atual gestão da Funai.

Por todo o Brasil, preparam-se as formas de resistência a esse decreto presidencial. Em alguns lugares, como Recife, João Pessoa, Curitiba e Goiânia, a resistência vem da união dos índios com os servidores da Funai e até com políticos locais. Em um caso, até a Igreja Católica vai protestar.

Das cidades pequenas e médias, os índios estão se reunindo com servidores da Funai para traçar planos de resistência. Esperam e contam com o surgimento de grandes lideranças nesse momento...

Em Brasília há um clima de velório. Muitos dos servidores estão de férias, mas os presentes estão pasmos, esperando a resistência que virá de outras partes do Brasil.

Até quem não sofreu com essa reestruturação está solidário com as demais 24 administrações que foram extintas. Mesmo porque, sem os postos indígenas, sabem que a Funai não vai funcionar na base. Mesmo porque, com a inviabilidade de outras administrações, o peso da responsabilidade cairá sobre as que restaram. E todos sabem que, muito além da racionalidade administrativa, o que vale na vida é a racionalidade política e cultural. E era esta talvez a principal função das administrações.

Alguns perguntaram: por que o Lula não diminui pela metade os seus ministérios??

Que reestruturação é essa que acaba com os postos indígenas? Que tipo de presença poderá haver sem uma instituição como o posto indígena?

A união dos índios com os servidores da Funai é essencial para que o governo federal se dê conta da desgraceira que fez. Se não, vai achar que é só picuinha de servidores insatisfeitos ou de índios que perderam suas colocações. É assim que a atual gestão da Funai está transmitindo sua visão para a Casa Civil, que já se deu conta da estupidez que foi feita.

Enfim, vamos ver no que vai dar essa semana.

Maluf propõe uso de armas para agentes prisionais em Mato Grosso

Fonte: AL/MT
Por Sid Carneiro / Edição de Benier Marcos
04-Jan-2010
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), defendeu a concessão de armas para os agentes prisionais do Estado de Mato Grosso. De acordo com Maluf, que apresentou projeto de lei neste sentido, a concessão de porte de arma de fogo, de uso permitido aos agentes prisionais seguirá às respectivas fases, em consonância com as normas vigentes e pertinentes na forma do art. 04, § 5º, da lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003.

Pelo projeto, o agente deverá apresentar documentos pessoais, exame de aptidão psicológica, curso de capacitação técnica, a carteira de identidade funcional contendo o porte de arma de fogo e de uso permitido.

Maluf argumenta a proposta diante de fatos incontestáveis, quanto à fragilidade e exposição da segurança, a que os agentes prisionais estão sujeitos. O porte de armas à categoria foi concedido na lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 (Estatuto do Desarmamento), o porte de arma de fogo, de uso permitido, para sua Defesa Pessoal e do seu familiar.

“Sabemos que eles não são policiais, mas convivem por muito tempo com criminosos e possuem uma jornada de trabalho estressante e ainda suportam a pressão dos encarcerados, sendo que na maioria das vezes, são os primeiros a sofrer a violência nas rebeliões e motins nos estabelecimentos prisionais”, alega Maluf.

Ao avaliar a violência contra os agentes, Maluf citou que em todo o país, vários deles foram e continuam sendo assassinados e nesse sentido, somente de forma exemplificada. Segundo o deputado, os diversos homicídios em São Paulo, por supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das facções que comandam o crime organizado naquela e outras cidades da Federação usou os agentes como reféns.

Maluf ressalta que, há alguns anos, após extensa e intensa negociação com a categoria, vem sendo anunciado, por parte do Governo Estadual, algumas medidas de segurança a serem implementadas em relação aos servidores do sistema prisional, entre elas, o porte de arma de fogo, de uso permitido, após curso prático de manuseio de tiro e armamento, em cumprimento aos instrumentos legais em vigência.

O Departamento de Polícia Federal normatizou a Portaria nº 478/2007/DG/DPF, que versa sobre as condições de portabilidade da arma de fogo pelos Agentes Prisionais. O Art. 6º, inciso VII, da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 permite a concessão do porte de arma de fogo aos Agentes Prisionais considerando o disposto no § 2º, do Art. 6º, da referida Lei, condicionada à comprovação técnica e aptidão psicológica, na forma do Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004.

Por sua vez, também o Art. 34, do Decreto nº 5123, de 1º de julho de 2004 assevera a necessidade de estabelecer, em normativos internos, os procedimentos relativos às condições para a utilização das armas de fogo de propriedade dos Agentes Prisionais, fora do serviço, em âmbito estadual.

“Mas, de fato, em verdade, o que se observa após todos esses anos é nenhuma das medidas combinadas/prometidas saíram do papel, nenhuma delas foi alçada á êxito, infelizmente, continuam emperradas nos gabinetes”, observa o parlamentar.

PRIMEIRO ENLACE MATRIMONIAL DE 2010 EM CAMPINÁPOLIS.

Campinapolis News

04/01/2010

“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se, se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo”. (Einstein) Pelo celebrante Alfredo Jacques, tio da noiva.


                                                      Waneide e seu Pai Antônio

Aconteceu neste Sábado (02) o enlace matrimonial de Waneide e weber, foi realizado na quadra poli esportiva José Guilherme da Silva em Campinápolis. Grande foi o numero de pessoas entre amigos e familiares que marcarão presentes nesta cerimônia,ministrada pelo Pastor Jehan Carlos da Igreja de Deus de Campinápolis.

Waneide é filha do casal Maria Cristina e Antônio (galo) ao casal desejamos felicidades e parabéns por realizar esta tão linda festa.



Pastor Jehan Carlos e Pastora Tita

CIDADÃO CAMPINAPOLENSE FAZ DESABAFO PELA INTERNET.

Campinapolis News
Responsável pela matéria Regis Ferreira
05-Jan-2010


Um desrespeito com a população, Campinápolis pede Socorro urgente, desabafa morador !!!! Este é o titulo de uma campanha pela internet que um cidadão campinapolense esta fazendo.

Cidadão: Régis Ferreira


Desmanzelo e má administração. È assim que Campinápolis se consolidou na pior cidade para se viver do estado de Mato Grosso comprovada pelo IDH.

Prova do que estamos falando é que Campinápolis é diferente de outras cidades, por que, no respectivo município tem várias obras inacabadas, como: A nova sede da prefeitura municipal, a Canalização do Córrego Voadeira, etapa III todas inativas, são só algumas obras inacabadas que estamos citando, que estão paralisadas faz algum tempo.

Já em outras condições piores ainda se encontra algumas ruas pavimentadas, mas que por falta de manutenção criaram-se enormes buracos em alguns trechos delas, diga de passagem por quase toda a cidade a situação das ruas estão desse jeito, os canteiros estão cheios de cupins, gramas que nunca foram podadas este ano, na entrada da cidade parece um lixão, pois, tem um aglomerando de lixo, a praça da prefeitura ta um caso de horror! Banheiro publico abandonado, má sinalização no transito e por ai vai...

A iniciativa de fazer a presente matéria foi tomada pelo morador Regis Ferreira. De acordo com o mesmo ele estava certo dia, passeando com a sua filha quando caiu em um buraco cheio de água e a sua filha lhe fez a seguinte pergunta: Papai por que, na nossa cidade tem tanto buracos e tanto lixo na beira das ruas? De imediato, ele na hora ficou sem resposta. E depois parou e pensou sob esta situação. Em seu ponto de vista ele chegou a uma conclusão. Que ele como cidadão Campinapolense tinha o dever de conscientizar os seus conterrâneos sob a situação que se passa em seu município. E começou a tirar algumas fotos que mostra o descaso, desrespeito e negligencia da péssima administração no desempenho de suas funções para com o município. Regis começou a enviar vários e-mails para inúmeras pessoas mostrando as fotos que traz consigo a situação lamentável que a sua cidade vive.

Regis Ferreira ainda vai além, diz que a cidade pede socorro. “CAMPINÁPOLIS PEDE SOCORRO COM URGÊNCIA! Se você visitar as outras cidades vizinhas, ai você vai ver a diferença, pois lá tem administração”. E ainda contesta atual administração.

Nota da redação

Nós do blog Campinápolis News, sabendo, inteirado e reiterado do direito de livre expressão, não podíamos ficar parados mediante ao pedido do Senhor Regis. O mesmo solicitou através de mail, e verbalmente que nós colocássemos no blog as fotos que ele tirou e a matéria por ele enviada, mostrando sua tamanha indignação com esta situação. E em nome, em respeito para com todos os Campinapolense disponibilizamos este espaço para mostrar está situação e insastisfação do morador.

Liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.


Veja algumas fotos que explica esta situação acima citada pelo o morador Régis:









































Fotos: Régis Ferreira.


Comente a matéria em comentários, abaixo...

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS