sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Site Agua Boa News é o melhor de àgua boa

Campinápolis News
Por Kassu com adaptação de Benier Marcos
18-Dez-2009


Água Boa - A AGVPPEL e TV Vale realizaram na noite de ontem (17.12) nas dependências da Associação Atlética Água Boa a Cerimônia de Entrega dos Certificados do 1º Prêmio Quality Água Boa 2009. Na cerimônia foram premiados as Empresas e Profissionais Liberais que mais se destacaram durante o ano de 2009.


Segundo os organizadores a solenidade superou as expectativas com o comparecimento em massa dos agraciados ou representantes.


O site Água Boa News foi agraciado como melhor site da cidade ( na foto Kassu com os filhos Max Weber  e Michel  Franck). De acordo com a equipe do ABN, eles sentem honrados na responsabilidade por ter sido escolhido como melhor Site. “É um sinal que estamos caminhando no sentido certo e com certeza essa avaliação traz um combustível vigoroso para em 2010 sermos muito melhores”. Ponderou o redator chefe do site, kassu. E ainda disse. “Na verdade estamos  aprendendo. Erramos muito, tentando acertar. Consideramos até agora como um alicerce. Com certeza com a preferência de vocês leitores a empresa Água Boa News Comunicação LTDA será muito maior e mais eficiente. Queremos dividir esse mérito com os nossos os leitores, também aos colaboradores e patrocinadores, pois eles são os nossos sustentáculos”. Finalizou o ex-vereador e agora redator chefe do ABN.


 Após a cerimônia de premiação todos assistiram apresentação da dupla Luiz Carlos e Rafael que também foram escolhidos destaque como melhor Dupla sertaneja de 2009

Ver todas as fotos em eventos ou clicando aqui

PF realizou 17 operações em MT; 6 de combate ao tráfico

Fonte: Rd News
Por Patricia Sanches
18-Dez-2009



A Polícia Federal de Mato Grosso realizou 17 operações neste ano. As ações combateram o tráfico internacional e interestadual de drogas, pornografia infantil, venda irregular de medicamentos e peixes na época da piracema, desmatamento, grilagem de terras, fraudes ao bolsa família, à previdência social e às obras do PAC. Entre as operações que tiveram maior repercussão estão a Pluma, que desarticulou um esquema de grilagem de terras públicas e privadas que contavam com o apoio de policiais militares de alta patente e a Pacenas, que culminou no embargo das obras do PAC em Cuiabé e Várzea Grande. Onze pessoas foram presas sob acusação de participar de fraudes às licitações das obras.

  As investigações da Operação Pluma começaram em 2002. Segundo a PF, os principais integrantes da quadrilha são policiais militares e proprietários de cartórios. Foram presos seis PMS, dois coronéis, dois majores, um capitão, um subtenente, além de um ex-prefeito e uma proprietária de cartório. Já no caso da Operação Pacenas, realizada em agosto, onze pessoas foram presas e vinte e duas chegaram a ser indiciadas, mas o processo acabou sendo arquivado. O Ministério Público Federal tenta reverter a situação.  

  Em comparação com 2008 o número de operações foi o mesmo. Além da Pacenas e Pluma, a PF realizou também as operações Arco de Fogo, que combateu o desmatamento, Bengala e Publicanos, que detectaram a existência de crimes previdenciários. No combate ao tráfico de drogas internacional e interestadual foram feitas sete operações: Fronteira Branca, Maranelo, São Cristóvão, Açaí em Pó, Brabo I Volver e Campos do Norte. (Patrícia Sanches)

Em sessão, Maluf sugere que Exército combata dengue

Fonte: Rd News
Por Adriana Nascimento
18-Dez-2009


Deputado Guilherme Maluf quer mais ações contra dengue
   O deputado Guilherme Malouf (PSDB) propôs, em sessão ordinária, a presença do Exército nas ruas para que haja um combate efetivo contra a dengue no estado. Segundo ele, Mato Grosso já um dos campeões do problema e não é possível mais aceitar o número de mortes que cresce a cada dia sem que medidas mais extremas sejam tomadas. Uma dessas ações também pode ser um gabinete da dengue ligado diretamente ao governador Blairo Maggi (PR) para tomar medidas estratégicas contra a dengue.

   "O secretário Agostinho Moro (Saúde) me disse que terá reunião no Ministério da Saúde) mas entendo que esta Casa tem que acompanhar de perto o desenvolvimento dessas ações", alerta o parlamentar. Lembra ainda que Mato Grosso não tem estrutura para atender a tantos pacientes. O deputado Adalto de Freitas, líder do PMDB na Assembleia Legislativa completa a fala de Maluf dizendo que deve fazer o apelo da Assembleia chegar ao governador (Blairo Maggi – PR) e a todos os prefeitos. "Estou vendo as mortes se acumularem e nada de movimentação para sanar este mal”, lamenta Adalto.

   Para Maluf, uma medida básica, além do exército nas ruas, já que o combate a dengue é uma “guerra”, seria também o uso de aviões para localizar os grandes focos e uma maciça campanha na mídia. Aponta como sua maior preocupação com o município de Cáceres, a 244 km de Cuiabá, que já é o local com maior incidência da doença no estado.

   Pedro Satélite (PPS) concorda com Maluf e pondera que existe em Mato Grosso um estado de calamidade pública em relação a dengue e que o estado tem feito muito pouco e que AL coloque recurso maior no orçamento para ampliar e melhorar a Saúde, que serão de cerca de R$ 26 milhões, para melhorar um pouco o combate a esta doença. (Adriana Nascimento)

PF prende 2 comerciantes por fraudes no Bolsa Família

Fonte: Rd News
Por Andrea Haddad
18-Dez-2009
Dois comerciantes foram presos em flagrante nesta quinta (17), durante o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão da Operação Aldeia Livre II, deflagrada pela Polícia Federal no Vale do Araguaia para combater supostas fraudes no pagamento de benefícios do Bolsa Família e aposentadorias a indígenas. As vítimas moram em aldeias da etnia Xavante em Água Boa e Canarana. 

   Os mandados foram expedidos pelo juiz da 1ª Vara Federal, Julier Sebastião da Silva. Segundo informações da PF, os comerciantes se aproveitavam da boa fé dos indígenas para sacar valores indevidos do Bolsa Família e INSS. Segundo o superintendente da PF em Mato Grosso, Oslain Campos Santana, dois comerciantes foram presos porque estavam com os cartões de indígenas no momento em que foram abordados pelos policiais. Eles serão autuados com base nas penalidades previstas pelo Estatuto do Idoso.  “Frisa-se que uma prisão ocorreu na cidade de Água Boa e outra em Canarana”, informou. 

   Segundo informações da PF, os comerciantes exigiam que os índios entregassem os cartões magnéticos como garantia para o pagamento de supostas dívidas, contraídas, inclusive, na compra de bebidas alcoólicas vendidas ilicitamente. Os donos dos estabelecimentos ficavam com os cartões, bem como com as respectivas senhas, para sacar os benefícios previdenciários e do Programa Bolsa Família.

   Esta prática é comum na região do Vale do Araguaia, conforme apontou a Operação Aldeia Livre I, deflagrada no início de 2008. Na ocasião, foram presos em flagrante seis comerciantes em Campinápolis e apreendidos centenas de cartões magnéticos de indígenas, além de documentos pessoais e senhas.

   Trinta policiais federais das unidades de Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis atuaram na operação desencadeada nesta quinta. Além dos documentos pessoais e cartões, foram apreendidos comprovantes de saques irregulares realizados nas contas dos indígenas. Os materiais serão encaminhados à Fundação Nacional do Índio. (Andréa Haddad)

Quero que eles sejam condenados", diz mãe de Isabella

Por Paulo Toledo Piza
18-Dez-2009

O dia 22 de março de 2010 é aguardado com muita expectativa pela bancária Ana Carolina de Oliveira. Na data, acontecerá um dos julgamentos mais esperados dos últimos anos: o do casal Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni, madrasta e pai de Isabella, de 5 anos, respectivamente. Os dois são acusados de matar a criança, filha da bancária, em 29 de março de 2008. Os réus negam o crime.

“Agora é contagem regressiva até o julgamento”, disse por telefone ao G1 a mãe da menina. Acompanhando de perto o andamento do processo do casal, Ana é enfática ao afirmar que espera apenas um resultado do júri: “Quero que eles sejam condenados”.

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, o juiz Mauricio Fossen, do 2º Tribunal do Júri do Fórum de Santana, afirmou na decisão que estabelece a data do julgamento que “todas as perícias complementares solicitadas foram realizadas, assim como seja permitido o acesso das partes às provas que integram o processo”.

Segundo o Ministério Público, a morte de Isabella ocorreu após uma discussão entre Alexandre e Anna Carolina. A versão do MP é que Ana agrediu a menina e, em seguida, Alexandre a jogou pela janela do apartamento do caal, na Zona Norte de São Paulo.

Os dois, que estão presos preventivamente em penitenciárias em Tremembé. Os dois afirmaram à época que um desconhecido entrou no quarto da menina e a matou. Essa pessoa nunca foi encontrada pela polícia. Recentemente, os defensores do casal cogitaram a possibilidade de Isabella ter caído sozinha da janela.

Adiamento

Para a mãe de Isabella, a definição da data do júri é uma vitória. Pedidos realizados pela defesa do casal à Justiça, como recursos para anulação das acusações contra Alexandre e Anna Carolina e a realização de novos testes de DNA em amostras colhidas à época do crime, prejudicaram o andamento do processo, segundo a bancária. “Espero que não enrolem o desenrolar do caso”, afirmou.

O advogado de defesa dos Nardoni, Roberto Podval, não foi encontrado para comentar o assunto. Anteriormente, ele havia dito que algumas questões ainda precisam ser resolvidas até o julgamento, como a realização de um novo teste de DNA e que isso é prioridade. O advogado do casal disse que a amostra que o Ministério Público afirma ter sido colhida dos acusados de matar Isabella, e que está no Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo, não é sangue, mas, sim, urina.

Senado aprova PEC dos Agentes de Saúde

Fonte: ABN
Por Kassu com assessoria
18-Dez-2009

A insistência agressiva do senador Renan Calheiros, líder do PMDB, garantiu, a aprovação, nesta quarta-feira, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 54/09) que atribui à União a competência e a responsabilidade de criar o plano de carreira e o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde.


Nas vésperas do Natal é visível a diminuição da presença dos parlamentares em Brasília. O quorum da sessão plenária estava diminuindo consideravelmente no final do dia, muito em função das dificuldades aeroportuárias do País.


O empenho de Renan foi reconhecido por todos: seja na manutenção do quorum necessário para aprovação da PEC, seja no encaminhamento da votação, batendo na tecla da urgência-urgentíssima e insistindo na economia processual e regimental para poder votar - em dois turnos – o inteiro teor da Proposta de Emenda à Constituição.


Com as galerias do Senado Federal totalmente lotadas por agentes comunitários de saúde vindos de todo o Brasil, Renan empenhou sua palavra e sua liderança na manutenção da presença dos parlamentares em plenário e, à noite, o presidente da sessão, senador José Sarney, anunciou o resultado da votação: nenhum voto em branco, nenhuma abstenção e 57 votos favoráveis à emenda.


A PEC, aprovada por unanimidade, culminou com os agentes comunitários de saúde cantando o Hino Nacional, comovendo a todos os presentes. Foi outra importante vitória parlamentar de Renan. Na semana passada ele conseguiu a aprovação, também em dois turnos, da PEC que encaminha à União a formação de um fundo para a fixação do piso salarial para policiais civis e militares, além de bombeiros militares.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

feliz natal e próspero ano novo; são os votos do vereador Lucas Mayron

Campinapolis News
Por Frederico Arthur
16-Dez-2009


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

3 vereadores reprovam as contas do prefeito Altino

Campinapolis News
Por Redação

16-Dez-2009

Vereador Lucas Mayron vota "Não". E reprova as contas do Prefeito Altino, referente ao exercício de 2008.

Aconteceu hoje, dia 16, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores a sessão que definia aprovação ou não das contas do prefeito Altino, referente ao exercício de 2008. As dependências do órgão municipal ficaram lotadas.

À sessão extraordinária foi marcada para ás 10hs. Mas mesmo com muita chuva a população não deixou de atender o convite dos vereadores do DEM e do PTB, para prestigiar a presente sessão.

A bancada do DEM na câmara, na pessoa do seu líder vereador Jeremias P, convidou toda população por meio de um carro de som, que saiu pelas ruas da cidade convidando todos para participar da sessão extraordinária. Os munícipes compareceram em peso pra ver qual seria a decisão dos vereadores.

Iniciada a sessão o vereador George Kally (PR) concedeu a oportunidade pra o 1º Secretario da Casa, ver. Alencar Cambaúva, fazer a leitura do parecer do TCE/MT e Comissão de Financias e Orçamentos, que é presidida pelo o vereador Jeremias P. O parecer do Tribunal de Contas foi contrario aprovação, detalhe todos os conselheiros do tribunal votarão por unanimidade contra aprovação, a Comissão de Financias e Orçamento teve o voto do seu presidente contrario aprovação das contas, mas os dois relatores votaram a favor da aprovação das contas do prefeito Altino, os dois relatores são Celiomar Piaba (PR), do mesmo partido do prefeito e Sebastião Antônio Gomes da Costa (PMDB), do mesmo partido do vice-prefeito.

Logo em seguida o parecer foi colocado em discussão, o vereador Jeremias fez uso da tribuna, explicou e justificou o seu voto. Primeiramente o parlamentar fez o pronunciamento em sua língua, Xavante e depois falou em português. “Mais de Milhão e Meio de reais, não podem disser que isto é equivoco, pelo o Amor de Deus”. Cobrou o vereador lá da tribuna.

Em suas palavras o vereador Milson José (foto), do DEM, fez uso da tribuna e também votou contraio aprovação das contas do prefeito, e ainda discurso com base no parecer do tribunal de Contas. “As contas foram duas vezes reprovadas por unanimidades pelo o Tribunal, por isso voto contrario.” Alertou o vereador. De acordo com o parlamentar não tem como votar a favor desta contas, pois se não ele estaria sendo desleal com a população que o elegeu, pois ele é fiscal do povo e o que estiver errado ele é contra.

O vereador Lucas Mayron, do PTB, votou contra aprovação das contas do então prefeito municipal. O parlamentar ainda justificou o seu voto para todos. De acordo com o vereador, ele acompanhou todo processo dos autos pelo site do TCE/MT, viu as irregularidades, o vídeo onde os conselheiros do TCE reprovam por unanimidade as contas referente ao exercício de 2008, sob a gestão do Senhor Altino e decidiu votar desta forma. “ Vou acompanhar oo parecer do Tribunal”. Disse o vereador em poucas palavras.

Depois do parecer do três parlamentares, diga de passagem foram os únicos que discutiram o parecer do TCE, os 9 vereadores que compõem o Legislativo Campinapolense votaram nas contas.

Em sinal de repúdio contra a situação e favorável sob o parecer do TCE, os vereadores Lucas Mayron, Milson José e Jeremias P., no momento da votação mostraram para todos qual era o seu voto, erguendo células com os seus votos e posteriormente colocando na urna. Os três foram aplaudíssemos por todos que estavam no local.

Com 6 votos á 3 o prefeito Altino de Vieira de Rezende Filho teve as contas do exercício de 2008 aprovadas pelos os 6 e reprovadas pelos 3 vereadores. Mas os vereadores agora terão que explicar e justificar para TCE, qual foi o motivo pelo seu posicionamento a favor da aprovação das respectivas contas.

Veja o vídeo, onde os Conselheiro do Tribunal de Contas reprovam as contas do prefeito de Campinápolis por unanimidade.
Veja o outro vídeo, onde os conselheiros aplicam as multas ao prefeito Altino.

Wilson Santos tem contas aprovadas e está mais forte para ser o governador de MT

Fonte: TCE/MT
Por Assessoria com adaptação do titulo - Redação
16-Dez-2009


Prefeito Wilson Santos (PSDB)
Por maioria e acolhendo parecer do Ministério Público de Contas, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu Parecer Prévio Favorável à aprovação das contas de Governo de 2008 da Prefeitura de Cuiabá. O julgamento aconteceu na sessão plenária extraordinária desta quinta-feira, 17 de dezembro.

A apreciação havia sido suspensa esta semana em razão de pedido de vista feito pelo conselheiro José Carlos Novelli, que manifestou o voto contrário à aprovação na sessão de hoje. Na fundamentação, o conselheiro alertou para o descumprimento de determinações feitas pelo Tribunal de Contas em exercícios anteriores, como a não realização de licitação para a concessão do serviço público de coleta de lixo na Capital.

Logo após a leitura do voto-vista, o relator original das contas de Governo, Alencar Soares, que já havia emitido voto pelo Parecer Favorável, posicionou aos demais membros do Tribunal Pleno que passaria a acolher o voto de Novelli. Em paralelo, quatro conselheiros votaram favoráveis ao balanço anual, acompanhando o parecer do Ministério Público de Contas – Valter Albano, Humberto Bosaipo, Waldir Teis e Campos Neto.

Na condição de relator-revisor, o conselheiro Valter Albano destacou em sua manifestação que a análise de atos de governo – diferente dos atos de gestão – precisa levar em consideração avanços registrados pela administração municipal. O conselheiro ressaltou, por exemplo, as constatações de que houve redução no estoque da dívida municipal, em paralelo ao aumento no superávit da arrecadação e do orçamento geral no comparativo com exercício anterior, nesse caso, de 2007.

Vereador denuncia prefeito por perseguição política

Fonte: OD
Por Ronaldo Couto
16-Dez-2009
O prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias (PR), e o vereadorMiguel Moreira da Silva (PTB), ex-aliados políticos, travaram um novo embate nos bastidores. Miguelão, como é mais conhecido o parlamentar, acusa o republicano de perseguição política por desapropriar uma quadra com 28 lotes, no bairro Nova Barra, pertencentes ao petebista.

Para Miguelão, a decisão do prefeito é para intimidá-lo e “triturar” a oposição na Câmara Municipal que é feita apenas por dois vereadores, pois oito pertencem à bancada situacionista.

"Ele primeiro me denunciou na delegacia e agora quer tomar até o que é meu. Hoje ele tá tomando essa quadra de lotes, amanhã ele vai querer minha casa também", frisou. O vereador acredita que, mesmo pequena, a oposição tem dado trabalho ao prefeito e tem tirado o sono do chefe do Executivo municipal...

O prefeito Wanderlei Farias pretende usar o terreno desapropriado para a construção de 138 casas populares e ainda deve indenizar o vereador. No decreto assinado pelo republicano consta uma indenização de R$ 13 mil que deverão ser depositados na Justiça.

A queixa do vereador é referente ao valor proposto pela Prefeitura. Segundo ele, é inferior ao que foi pago pelos lotes, além disso, o parlamentar alega que não há  justificativa para a ocupação das terras, já que existem muitas outras quadras no mesmo setor da cidade. Para comprar a quadra, o vereador petebista explicou que deu um carro ano 2003 como entrada e financiou o restante pelo Banco da Amazônia (Basa) em 24 meses, empréstimo este que será concluído em 2010.

De acordo com o decreto, a Prefeitura deve notificá-lo nos próximos dias e encaminhar o processo de desapropriação à Justiça, Miguelão avisou que deverá recorrer da decisão e se defenderá na Justiça.

Outros casos

A briga entre o prefeito e opositores já é antiga e não é a primeira vez que Wanderlei Farias entra na Justiça contra um vereador da oposição. No mês de junho, o republicano denunciou, por meio da Procuradoria do Município, o vereador Odorico Cardoso (PT), o Kiko, por obter documentos sigilosos dentro da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o vereador petebista, Kiko chegou a ser interrogado na delegacia com a intenção de ser intimidado. Mais recentemente, o prefeito acusou Miguelão de formação de quadrilha e de fornecer notas frias para a gestão passada (de Zózimo Chaparral).

Na opinião de Miguelão, as ações judiciais retratam o nervosismo do prefeito com a oposição por mostrar os desmandos da administração municipal que apesar de algumas obras na cidade, enfrenta o desgaste com relação ao aumento abusivo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com oscilações de 400% a 2.300%, além da volta da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que o próprio prefeito havia derrubado na gestão passada, e os surtos de dengue e leishmaniose.

A desapropriação dos lotes de Miguelão e a acusação contra o vereador podem ser uma resposta ao requerimento feito pelo parlamentar pelo pagamento do 14º salário do funcionalismo municipal, relembrando uma medida intempestiva de Farias em 2004, quando estava saindo.

A briga entre Miguelão e Farias começou na campanha para prefeito em 2000, quando o vereador disputou o cargo de prefeito contra Zózimo Chaparral (PC do B). Segundo o parlamentar, Wanderlei Farias teria esvaziado a campanha dele para beneficiar a vitória de Chaparral contra o ex-prefeito Wilmar Peres, já falecido.

Wilson tira 15 dias de férias e Galindo assume prefeitura

Fonte: Rd News
Por Patricia Sanches
16-Dez-2009


Prefeito Wilson Santos (PSDB)
  O prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) vai tirar férias de 21 de dezembro a 5 de janeiro para viajar com a família. O destino de Wilson deve ser as praias nordestinas. Ele quer aproveitar os 15 dias de folga para esquecer os problemas que enfrentou em 2009. No lugar do tucano, fica o vice Chico Galindo (PTB). Esta é a primeira vez que ele assume o posto oficialmente devido a férias ou licença de Wilson.

   Após se reeleger em 2008, o tucano enfrentou um ano difícil, cheio de altos e baixos. As obras do PAC, principal plataforma eleitoral, se transformaram em um verdadeiro pesadelo. Foram vários relatórios da Controladoria Geral da União, adequações nos projetos executivos que apresentavam sobrepreço e, por fim, foi deflagrada a Operação Pacenas, que culminou no embargo de todas as obras. Pessoas ligadas a Wilson dizem que tantos problemas fizeram com que o prefeito tivesse crises de gastrite nervosa.

  Como se não bastasse o PAC, veio a greve dos médicos. Eles “cruzaram os braços” por mais de 70 dias e fizeram com que a imagem do prefeito cuiabano se desgastasse ainda mais. A poucos dias do Natal, o tucano vive um clima mais tranquilo. Aprovou o PCCS dos médicos, ofereceu reajuste à categoria e parece que agora o PAC vai desempacar. Apesar dos bons presságios, 2010 deve ser um ano complicado, afinal haverá eleições para governador, senador, deputados estadual e federal. O prefeito é pré-candidato ao governo e pode deixar a cadeira no Palácio Alencastro em abril. (Patrícia Sanches)

Vereador denuncia Silval por propaganda irregular no TRE

Fonte: Rd News
Por Patricia Sanches
16-Dez-2009


Antônio Fernandes (PSDB)
  O vereador Antônio Fernandes (PSDB) acusou o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) de fazer propaganda extemporânea e promete denunciar o peemedebista no TRE ainda nesta semana. O parlamentar disse ter sido procurado por vários cuiabanos que reclamaram das cartas enviadas por Silval. Em tom de intimidade com os eleitores, chamados pelo nome, o peemedebista promete soluções para problemas individuais de cada um dos eleitores.  Fernandes mostrou nesta quinta (17), 4 correspondências diferentes e diz estar indignado. “Isso não pode acontecer. Estamos falando de propaganda extemporânea e vou representar contra ele”, afirmou o tucano.

  As cartas estariam sendo encaminhadas pelo vice-governador numa tentativa de se tornar conhecido e querido pelos cuiabanos, afinal ele é pré-candidato ao governo e faz questão de frisar isso nas correspondências personalizadas. As cartas já chegaram aos bairros Nova Alvorada, CPA e Novo Paraíso. O trabalho estaria sendo feito por uma equipe especializada em marketing. “Quero me apresentar: Sou Silval Barbosa. É com grande prazer que converso com alguém que conhece de perto os problemas e as necessidades de quem vive em Cuiabá”, diz trecho da carta.

  No texto ele enfatiza que pretende criar um canal “direto” com o cidadão e diz que quer ouvir o maior número de pessoas para receber sugestões. “Muitos políticos gostam de falar. Pois eu prefiro ouvir”, afirma, numa tentativa de se tornar íntimo da dona Maria. “Sei que posso ser melhor. Por isso, venho pedir seu apoio. Sei que não vou decepcioná-los. Acredite em mim”, reforça a carta.

  Tanto esforço para cair nas “graças” dos cuiabanos se explica pelo fato de pesquisas internas encomendadas pelo PMDB e PR, do governador Blairo Maggi (PR), terem revelado que Silval praticamente não é conhecido na Capital, onde se concentra o maior colégio eleitoral do Estado. Em outra carta destinada, destinada a senhora Sebastiana, ele frisa que possui um perfil familiar. Diz que conhece as lutas das mulheres cuiabanas e sabe das dificuldades delas. No final, faz um breve relato sobre quem é a dona Sebastiana. Uma mulher de 69 anos, dona de casa dedicada e que não teve a oportunidade de aprender a ler. “Senhora Sebastiana eu me preocupo com as suas dificuldades. Estarei sempre atento ao que falar. Sei que posso ser sim diferente. Por isso, venho pedir o seu apoio”, diz trecho da carta. Silval está em Juara e não foi localizado para comentar o assunto.(Patrícia Sanches)

------------------------------------
Clique aqui e leia as cartas enviadas por Silval

Articulação nacional pode tirar de Mendes o PPS e o PDT

Fonte: Rd News
Porr Romilson Dourado
16-Dez-2009


Fernando Ordakowski

Percival Muniz e Pivetta tentam levar PPS e PDT para Mauro Mendes (PSB), mas costura nacional é outra

Mesmo com a queda da verticalização das coligações, a direção nacional do PDT e do PPS deve orientar caminhos para alianças em Mato Grosso diferentes do que vêm sendo apontados pelos deputados Otaviano Pivetta e Percival Muniz, presidentes, respectivamente, das duas legendas. Ambos se articulam por apoio ao nome do empresário Mauro Mendes, que trocou o PR pelo PSB e tenta viabilizar a chamada terceira via na corrida ao Palácio Paiaguás. Assim, mesmo contrariados, Pivetta e Muniz podem ser forçados a apoiar outros pré-candidatos.

  No caso do PPS, conduzido a mão de ferro pelo ex-senador e ex-deputado federal Roberto Freire (PE), a articulação junto à cúpula nacional é no sentido do partido intervir para manter a aliança com PSDB e DEM, o que levaria a legenda socialista a estar no mesmo palanque do tucano Wilson Santos e/ou do democrata Jayme Campos. Ambos são pré-candidatos a governador e, ao mesmo tempo, mantêm um acordo para lançar o nome que melhor aparecer nas pesquisas de intenção de voto e com compromisso de quem ficar de fora continuar no grupo.

    Presidido pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o PDT nacional não tem nos planos apoiar Mendes à sucessão do governador Blairo Maggi. Quer continuar no arco de alianças com o PT, que já está praticamente fechado com o PMDB em adesão à candidatura do vice-governador Silval Barbosa, que assume a partir de abril a cadeira ocupada hoje por Maggi. O PC do B também está no projeto petista, motivado pela conjuntura nacional. O nanico PRP já declinou adesão ao nome de Silval. Mesmo a nove meses do pleito, outros partidos já se definiram, como o PTB, que não abre mão de apoiar Santos para governador.

   Em meio a essas costuras e sob intervenção nacional, partidos que tentam seguir um rumo no Estado podem vir a puxar o freio e tomar outro caminho. O presidente estadual do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, esteve reunido semana passada com Silval. Na conversa informal, ele admitiu que, de fato, o PSB pode ficar sozinho em Mato Grosso e vir a dificultar o projeto de estruturação partidária para reforçar Mauro Merndes. Sem uma boa coligação ou partidos fortes no mesmo palanque há comprometimento quanto à eleição até das candidaturas proporcionais. O próprio Valtenir teme não se reeleger se o seu PSB não fizer parte de uma aliança com candidatos com visibilidade eleitoral.

   Ademais, Mauro Mendes já adiantou que só será candidato se tiver apoio de partidos vinculados a Maggi, como o próprio PR e o PMDB. Não é à-toa que o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt) e derrotado a prefeito de Cuiabá em 2008 torce para a pré-candidatura de Silval naufragar. Ele corre por fora, da esperança de encontrar uma brecha para ser o candidato da base governista, principalmente da turma da botina. (Romilson Dourado)

Com ajuda federal, MT ganha 11 novas escolas técnicas

Fonte: Rd News
Por Adriana Nascimento
16-Dez-2009


Secretário Chico Daltro anuncia R$ 84 mi de investimentos

   Um convênio do governo estadual com o Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola (FNDE), vai resultar na ampliação de seis escolas técnicas e na construção de mais 11. As unidades vão atender quatro regiões-pólos mato-grossenses. Estão sendo investidos R$ 84 milhões, revela o secretário de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro, a 15 dias de deixar o cargo para concorrer a deputado federal nas urnas de 2010. As obras começam no início do próximo ano. As unidades devem ser concluídas até março, um mês antes de vencer o prazo de proibição de lançamento e de inauguração de obras por causa das eleições. A Lei Complementar 374 formalizou as unidades que já existem, os antigos Ceprotecs. “Estes prédios serão reformados e ampliados e, juntamente com as novas escolas, atenderão, ao todo, acima de 35 mil alunos por ano”, destaca Daltro.

  Os Ceprotecs agora passam a ser denominados de Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. Essas unidades já funcionam em Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Foram criados também dois centros vocacionais, que vão funcionar em Cáceres e Chapada dos Guimarães.

   As novas escolas serão construídas em 11 municípios. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Cáceres, Campo Verde, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Primavera do Leste, Poxoréu e Sorriso. Cada uma vai oferecer mais de 30 cursos, entre eles os de técnico agrícola, técnico em meio ambiente, técnico florestal, mecânico agrícola, pecuarista, informática e de armazenagem de grãos.

  Está previsto concurso público para o provimento das 79 vagas criadas com aval da Assembleia Legislativa. O secretário Daltro observa, porém, que pode haver mais de um certame, caso as vagas criadas não sejam suficientes para atender a todas as necessidades das unidades. Os cargos previstos são para diretores, coordenadores de desenvolvimento educacional e de integração escola e comunidade, assessores técnicos, assistentes e gerentes de apoio pedagógico.

    "O convênio firmado é resultado de um empenho de três anos do governo Blairo Maggi (PR) para fortalecer a educação tecnológica de forma que os interessados em áreas que envolvem tecnologia não necessitem mais se deslocar a outras regiões, dentro ou fora de Mato Grosso, para aprender", observa o secretário. Para ele, colocar a educação tecnológica mais perto dos interessados é um meio de incentivar diretamente o crescimento da economia do Estado.  (Adriana Nascimento)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Recesso forense terá início em 20 de dezembro

Fonte: TJ/MT
Por TJ/MT
15-Dez-2009

Em consideração à necessidade de manter o atendimento à população e a continuidade da prestação jurisdicional, e também ao expresso na Resolução nº 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o expediente forense no período natalino, os prazos processuais em todas as unidades judiciárias de Mato Grosso estarão suspensos entre os dias 20 de dezembro de 2009 e 6 de janeiro de 2010. A medida está expressa no Provimento nº 24/2009 do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, publicada na página 9 da edição nº 8230 do Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

Nesse período fica vedada a publicação de acórdãos, sentenças, decisões e despachos, bem como a intimação de partes ou advogados, na Primeira e Segunda Instâncias, nos juizados especiais cíveis e criminais e Turmas Recursais. A determinação não é aplicada às medidas consideradas urgentes e aos processos penais envolvendo réus presos.

Em relação ao horário de atendimento nos órgãos do Poder Judiciário durante o recesso forense, a Portaria nº 1062/2009, da Diretoria-Geral do TJMT, estabeleceu que o atendimento será das 13h às 18h tanto no Edifício-sede do Tribunal de Justiça quanto nas demais unidades judiciárias, que contarão com a presença de número suficiente de servidores para atender aos casos urgentes.

As medidas judiciais consideradas urgentes, protocolizadas após as 15h da próxima sexta-feira (18 de dezembro), deverão ser distribuídas aos membros da Câmara Especial de Férias, composta pelos desembargadores Rubens de Oliveira Santos Filho (presidente), Rui Ramos Ribeiro e Sebastião de Moraes Filho.

O recesso forense é estabelecido pela Lei Complementar n.º 228/2005, que alterou o artigo 231 do Código de Organização Judiciária Estadual (Lei n.º 4.964/1985). 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dia do Evangélico: supera as expectativas e entra para História, diz vereador Lucas



Campinapolis News
Por Frederico Arthur com Benier Marcos
14-Dez-2009


DIA DO EVANGÉLICO 2009, MOVIMENTA CAMPINÁPOLIS. E O POVO DE DEUS DECLAROU "CAMPINÁPOLIS É DO SENHOR JESUS".


Neste dia 13 de dezembro de 2009 aconteceu em Campinápolis o maior evento interdenominacional da história do município. O evento coordenado pelo vereador Lucas Mayron começou com uma manhã evangelística no sábado, dia 12, onde uma equipe de cada igreja evangélica de Campinápolis, das que estão participando do evento, saíram pelas ruas passando nos lares e nos comércios da cidade com o intuito de convidar os moradores da mesma para o evento, que foi marcado por uma grandiosa e longa carreata no domingo a tarde e pelo culto durante o período noturno do dia 13.

A CARREATA


































Mais de 50 carros e 40 motocicletas estiveram na carreta.

Neste domingo, dia 13, foi realizada uma grande carreata em comemoração ao Dia Municipal do Evangélico, projeto de lei nº 870/2009 de autoria do vereador Lucas Mayron. O evento teve início às 17h com saída em frente ao parque de exposições Nazin Jamal. Centenas de pessoas estiveram participando do movimento Góspel..

A carreata passou pelas principais avenidas da cidade, cartazes com dizeres bíblicos foram levados às ruas. O vereador Lucas Mayron ia a frente da carreata, convidando as pessoas para participarem movimento evangélico. O mesmo ainda apregoava a palavra de DEUS pelas ruas da cidade. Vale ressaltar que o vereador acima citado fazer parte deste grupo que compõem 25% da nação brasileira.

A carreta contou com mais de 50 carros além das motocicletas que faziam frente ao movimento.

O principal objetivo do evento é conhecer a fundo o significado real da união retratada pelo Salmista Davi, no Salmo de numero 133 e versículo 1. Além de promover a cooperação mutua dos fieis que compõem o Reino de DEUS.

O CULTO

O culto foi realizado nas dependências da igreja Assembléia de Deus ministério Madureira, onde o Irmão, vereador, idealizador e organizador do evento, Lucas Mayron, dirigiu o Culto que comemorava a referente data.

A Igreja que abriu o evento foi a Igreja Universal do Reino de Deus que foi representada pelo obreiro Benier Marcos, doravante o tempo que a denominação teve, o obreiro concedeu a oportunidade ao jovem cantor, Marcio Prudente, que o mesmo louvou ao Senhor com um belo hino.

Segundo o Obreiro Benier Marcos, representante da IURD, é de grande relevância a união das Igrejas coirmãs, para que este tipo de evento venha atender acontento as expectativas de todos. “Pois, isto só vai agregar valores na próxima realização do Dia do Evangélico, a união faz com que o povo se torne mais forte”. Ponderou obreiro. Durante a sua apresentação o ministro do evangélico ainda parabenizou o vereador Lucas Mayron pela a louvável idéia e atuação defendendo o povo de DEUS.

Em seguida o vereador Lucas concedeu a oportunidade a Igreja de Deus no Brasil, no seu espaço de tempo a denominação entoou corinhos e hinos de louvor e adoração sob o comando do Pastor Jean Carlos.

E dando seqüência na programação do evento Góspel a Igreja Evangélica de Campinápolis - MEUDIA recebeu a oportunidade, e após apresentar alguns louvores o Pastor Carlos seu representante ministrou uma palavra de ensino sobre a importância do evento, e ainda muito oportuno o ministro do evangélico ainda colheu do ensejo e lembrou do dia da Bíblia e em referencia cantou uma cação para ser fechar com chave de ouro, apresentação da vossa Igreja.

Logo após a Igreja Deus Conosco representada pelo então Pastor Divino Oliveira apregoou a palavra de Deus e ainda em tempo concedeu oportunidade ao pastor Antônio Gomes, que pertence à mesma denominação, que enalteceu o nome do Senhor com belas canções.

O evento foi encerrando pela a igreja hospedeira, que louvou a Deus com alguns corinhos e fechou o evento com a um ministração da palavra com o Pastor Presidente da AD de Campinápolis, Silas Rodrigues. O mesmo usou do tempo parabenizar o vereador Lucas Mayron, pela atitude de fé e coragem em defender os evangélicos. Ele ainda disse ao vereador, que Deus está muito orgulhoso dele, por tomar tal atitude.
Veja as fotos que marcaram o evento góspel:
























 Fotos: Frederico Arthur e Kacio.

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS