quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Desabafo do índio e vereador Jeremias

quinta-feira, 11 de janeiro de 2010
Por Gabriel
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7zow11p-DHXY2Kcd_m4EQV85mxJv5xEocIU77-egA9DQhbO2Z9gl4HS8NEYtvwvoozyK15uftNq1dWZnBkrht5E671BHAMylMqQlykZJmT8DYHLCS4m5m2Ugzza9HW1KAiHc7vXAmQ3Y/s200/jeremias.jpgNa manhã do dia 11, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) recebeu em seu gabinete o índio Xavante Jeremias, vereador do município de Campinópoles, no Mato Grosso. Leia abaixo a entrevista feita pelo senador com o vereador.

Senador Cristovam Buarque – O índio Jeremias, da tribo Xavante, está aqui na minha frente, vestido de paletó e gravata com mais dois xavantes. Ele é vereador do município de Campinópoles (MT) e conversa comigo sobre os descaminhos atuais da FUNAI. Jeremias, o que está acontecendo por causa desse decreto de 28 de dezembro?

Vereador Jeremias - Senador, estou aqui junto ao senhor para manifestar a minha indignação referente ao decreto 7056/2009 que o presidente da República assinou no dia 28 de dezembro. No nosso entender, na calada da noite, sem a participação indígena de todo o Brasil, esse decreto reformulou – esta reformulando – a FUNAI, mas conforme os burocratas daqui estão querendo. Principalmente as ONGs que se apoderaram da FUNAI, as ONGs que sempre foram lá tirar o dinheiro em nome do índio, tipo ISA, CTI. Então esse decreto está nos prejudicando: os postos indígenas acabaram, as administrações regionais acabaram. As comunidades indígenas ficaram desnorteadas. Hoje, não sabem onde buscar apoio, tanto administrativo quanto jurídico. O índio brasileiro ficou descoberto, ficaram ainda mais vulneráveis perante o inimigo do índio. Isso é muito preocupante porque nós entendemos também que, segundo a convenção 69 da OIT e a declaração universal dos direitos indígenas também, qualquer decisão, seja privada ou de governo, primeiramente, tem que consultar, tem que haver uma consulta prévia às comunidades afetadas. E isso não ocorreu, senador. Então nós nos sentimos traídos pelo governo.

Cristovam - O que você gostaria que o governo fizesse?
Vereador Jeremias - Eu gostaria que o governo revogasse esse decreto e posteriormente colocasse na mesa perante as principais lideranças indígenas do País e suas organizações para que essa reforma da Fundação Nacional do Índio fosse conforme o índio quer, conforme o índio quer modernizar esse organismo, não dessa forma. Então é isso que gostaria de colocar e, ao mesmo tempo, tirar esse presidente atual que é antidemocrático. Gostaria de dizer a esse senhor, bem como a sua diretoria atual, que , eles não gostam de índio, não abrem a porta para o líder conversar com eles. Todo vez que a liderança vem buscar o seu direito eles encontram portas fechadas hoje. Agora mesmo a Guarda Nacional está na porta da FUNAI impedindo qualquer índio de entrar lá, até mesmo o cacique, as lideranças.
Isso é democracia senador! O que esta acontecendo com o governo. O PT perdeu o seu objetivo que é democrático, popular.

Cristovam - Eu afirmo: não é democrático e é contra os direitos humanos
Vereador Jeremias - É isso que estamos encontrando, senador, Por isso vim conversar com o senhor, e peço que solicite uma audiência pública imediatamente, urgentemente.

Cristovam - Eu lhe garanto que faremos essa audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado, da qual sou presidente, assim que voltarem os trabalhos. Audiência, claro, é colocar na mesma mesa o presidente da FUNAI e representantes indigenistas, indígenas melhor dizendo.
Vereador Jeremias – É isso que queríamos ouvir do senhor porque estamos sozinhos, senador.

Cristovam - Agora, fiquei impressionado quando você falou que as ONGs tem responsabilidade nisso, Imaginava que as ONGs procuram ajudar os índios, não?
Vereador Jeremias – Olha, não quero generalizar também, porque algumas ONGs são sérias e estão trabalhando realmente para ajudar no que for preciso as comunidades indígenas, mas tem certas ONGs em que não confiamos mais porque demonstraram, claramente, que são parasitas do governo: elas pegam esse dinheiro em nome do índio mas elas próprias estão sobrevivendo por meio dele. É do tipo dessas que estou dizendo para o senhor, o ISA , CTI da qual a substituta do presidente atual da FUNAI, ela própria é presidente do CTI. Onde já se viu isso?

Cristovam - Essas ONGs são brasileiras?
Vereador Jeremias – São! São brasileiras… Tanto que não acreditamos neles.
É isso que queria dizer ao senhor: como parlamentar indígena, estou procurando o senhor para isso.

Cristovam – Farei o seguinte: colocarei isso hoje no meu sistema de comunicação, vai chegar na mídia, nas pessoas e vamos ver o que eles vão responder. Ao mesmo tempo, faremos a convocação quando voltarem os trabalhos para uma audiência.
Quando chegarem as respostas – podemos marcar na próxima semana – para ver o resultado se vai repercutir ou não.
Com a audiência, eu me comprometo.
Vereador Jeremias – Agradeço a colaboração.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

RADIO ATIVIDADE DE CAMPINÁPOLIS TERÁ INFORMATIVO.

Campinápolis News
09 fevereiro 2010

Numa iniciativa que demonstra conhecimento, valorização e acima de tudo avanço no âmbito da Comunicação, a radio atividade FM de Campinápolis lançará dia 18 de fevereiro 2010. O Informatividade Noticias. O programa que terá novos conteúdos todos os dias.

O Informatividade  trará  informações sobre as ações do Governo Municipal, entrevistas e tudo que acontece na cidade do interior de Mato Grosso.Além de informativo, o Rádio contará com serviço do Jovem Lucas Mayron, trazendo informação com credibilidade,que entrará ao ar dia 18 de fevereiro ao 12:00 Horas.

“O programa quer aproximar ainda mais o povo do Rádio. Por isso estamos apostamos na comunicação”, disse o diretor Evaldo Alves.

                                               Lucas Mayron (jornal)

                                                        Diretor Evaldo Alves

PREFEITURA REALIZA REFORMAS E AMPLICAÇÕES EM TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NOVA XAVANTINA

Escrito por Ezio Garcia   
Ter, 09 de Fevereiro de 2010 14:27
A Administração do prefeito Gercino Caetano Rosa, de Nova Xavantina, está realizando reformas e ampliações nas estruturas físicas de todas as escolas de rede municipal de ensino, seguindo um cronograma de trabalho iniciado em novembro de 2.008, com a construção da cozinha e área de lazer na Escola da Comunidade do Rancho Amigo.
 
De lá para cá, as demais escolas da rede receberam obras de pintura, reforma e ampliação, que mudaram completamente o visual de suas estruturas neste ano letivo iniciado segunda-feira, dia 08/02/2010.
 
Projeto da Profª  Carla Luíza, Secretária Municipal de Educação, denominado “Anjos da Escola”, que se constitui na formação de uma equipe de seis servidores lotados na Secretaria, incluindo a Profª Carla e assessoras, que participam diretamente dos serviços, juntamente com toda a comunidade escolar e local. 
 
Na Escola Municipal do P. A. Rancho Amigo foram concluídas a construção de uma cozinha de alvenaria e da área de lazer coberta, que proporcionam maior conforto e comodidade aos alunos. Na Escola São João A, do P. A. Banco Safra, foi construído o muro da escola, uma antiga reivindicação daquela comunidade, e aumentada a área interna coberta, com piso de ardósia e forro de PVC, além da construção de um balcão na cozinha... (Veja as fotos clicando em Ler Mais)
 
Na Escola da Comunidade do Piau, foi construída uma área coberta, para recreação, refeições e lazer, medindo 81 m2, paralela com quase toda a extensão da escola. O novo espaço mudou o visual da escola, e agora abriga os alunos que antes tinham que fazer as refeições ao sol. A escola também ganhou reforma e pintura em toda a sua estrutura. Na Comunidade do Marimbondo, a Escola Santa Helena está de cara nova, com a divisão da sala da aula e melhor aproveitamento do espaço, reforma e pintura que foram feitas em todo prédio.
 
No perímetro urbano, a Escola Monteiro Lobato está ganhando pintura em todas as salas de aula, com motivos e desenhos infantis nas paredes, dando mais alegria ao ambiente escolar. Na Escola Deus é Amor está sendo realizada pintura e reforma em todo o prédio e na Escola Municipal JR estão em construção três novas salas, sendo duas salas de aula e uma sala para a Coordenação, aumentando significativamente a área construída da escola, além de mudar o visual interno da escola do bairro Toneto.
 
Outra ação da Secretária Carla Luíza, beneficiou diretamente os professores contratados da rede municipal de ensino. Trata-se do aumento de quatro horas nas horas contratadas semanais, destinadas aos profissionais de ensino para o reforço escolar (duas horas) e preparação de aula e estudos (duas horas).
 
Antes, essas atividades não eram previstas nos contratos, que eram de vinte horas semanais. Com o contrato de vinte quatro horas semanais, os profissionais podem desenvolver na escola o trabalho que antes era feito em casa, sem remuneração. Em média esta medida resultou em um aumento de R$ 80,00 no salário dos professores contratados da rede municipal de ensino de Nova Xavantina.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RADIO ATIVIDADE FM DE CAMPINÁPOLIS TEM NOVO DIRETOR

 Campinápolis News
08 fevereiro 2010
O presidente da  Associação Marechal Rondon Aurio Furquim  (Aurim) e os demais que fazem parte da Associação, após discuti  um novo nome para ser o responsável pela radio como diretor,  apontaram um nome que a população achou louvável a idéia de Aurim.

O radialista  Evaldo Alves dos Santos, é o nome mais forte a ocupar a vaga, por ter uma grande experiência ter um jeito inovador, criativo,transparente, fez com que Evaldo fosse convidado a dirigir a emissora.
Segundo o novo diretor Evaldo ,estará fazendo varias mudanças no que se diz melhorias,trazendo assim qualidade e inovação aos ouvintes.Nova programação como : Informativo,roda de violeiro ,novos quadros na programação uma nova equipe fará parte da família atividade como Vereador Lucas Mayron.

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS