sábado, 20 de junho de 2009

Nem apelo de Lula faz Maggi mudar de idéia em assumir ministério

Campinapolis News

Por Rubens de Souza
20-Junho-2009
Nem mesmo os apelos do presidente Lula, muito menos as solicitações da classe política e tão pouco as manifestações de carinho dos mato-grossenses estão sendo suficientes para demover o governador Blairo Maggi de não disputar nenhum cargo político na eleição de outubro de 2010.

Blairo Maggi foi o alvo das atenções durante sua permanência com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Sentou ao seu lado nas cerimônias, o que chegou a provocar uma certa crise de ciúmes do governador de Rondônia, Ivo Cassol. Em conversa com Maggi, ele chegou a comentar que “senti inveja em ver você sentado ao lado do presidente”.


Em um dos momentos, deu para ver nitidamente que nas conversas ao pé de ouvido, Lula dizia para Maggi se manter ativamente na política e concorrer a algum cargo eletivo em 2010, a senatória. Entre sorriso, o governador respondeu apenas que vai continuar trabalhando politicamente, mas sem cargo eletivo, pelo menos nesta próxima eleição.


Ao deixar Alta Floresta, Lula chegou a comentar que Blairo Maggi é um parceiro de primeira hora, que sempre esteve junto na construção do novo Brasil e que vai apoiar qualquer seja a decisão do governador. “Disse para ele não dar nenhum tempo na política, que o Brasil precisa de seu trabalho. Mas a decisão é dele, e irei apoiar seja qual for a posição que tomar”, revelou acrescentando que em nenhum momento a conversa girou sobre a possibilidade de Maggi assumir um ministério ainda neste ano.


Já neste sábado, durante a viagem para Rondonopolis, o governador, por telefone disse que não muda sua posição de se afastar temporariamente da política. “As manifestações de carinho do povo, os apelos de meus parceiros políticos foram intensos, até do presidente. Mas vou me afastar sim, passar um tempo com a minha família”, voltou a dizer. Ele, no entanto, assegura que vai trabalhar nos bastidores.


Perguntado se deixaria o governo do Estado até dezembro para que seu vice, Silval Barbosa assuma o comando, Maggi disse que ainda não tomou esta decisão. Lembra que seu mandato vai até dezembro de 2010.


O governador descartou também a possibilidade de vir a assumir a presidência do Comitê Copa do Pantanal, uma vez que é o maior responsável pela vinda da Copa do Mundo de 2014 para Cuiabá. “Não, não tem nada disso. Ao deixar o governo vou cuidar dos meus negócios e da minha família”, disse.

GUGU VAI PARA RECORD E ROBERTO JUSTUS VEM PARA O SBT

Campinapolis News
O Fuxico
20-Junho-2009
Roberto Justus é o mais novo contratado do SBT. O documento foi assinado na noite de sexta-feira (19), por volta das 23h, na casa do próprio Silvio Santos.
"A assinatura realmente aconteceu ontem à noite. Esta era uma ideia antiga do Silvio Santos, um sonho que ele está realizando", conta a assessora da emissora ao site O Fuxico.
Daniela Beyruti, diretora geral do SBT, Roberto Justus e Marcos Quintela, empresário do publicitário, também participaram da reunião.
"Champanhe para comemorar. Uma nova era que está chegando. Crise nos dá oportunidade de criar e inovar. O SBT desde o começo do ano está dizendo isto", escreveu Daniela em seu Twitter.
A idéia inicial é que Roberto Justus comande um programa semanal no horário nobre, que deve seguir o formato de game show. A atração deve estrear no final de agosto ou inicio de setembro.
O contrato é de quatro anos.
Sobre o salário oferecido para Justus, a assessoria do SBT revela que a informação é sigilosa.
Roberto Justus comandava desde 2004 o reality show O Aprendiz, na Rede Record.

Sertanejos de Água Boa rumo ao sucesso

Escrito por Kassu
20-Jun-2009

Franciel, Giovanni e Fernando
A dupla de cantores sertanejos Fernando e Franciel e o violonista Giovanni estão se destacando mesmo antes de lançar o CD. O ritmo executado pelos jovens caiu no gosto popular porque faz uma mistura bem eclética. Desde as músicas de sucesso do sertanejo universitário até canções do estilo raiz...
A dupla tem talento e garganta de sobra para alcançar um vôo mais rápido é só conveniar com produtores e compositores. Aí sim, a certeza de sucesso. Todos famosos começaram assim cantando em bares despertando o interesse por empresários do ramo. Nas capitais esses olheiros estão por toda parte. Por aqui no interior não temos esse mercado de captação de novos talentos. É por isso que eles ainda estão por aqui.
Ontem sexta (19) fiquei impressionado com o espetáculo apresentado pela dupla – ou trio- na pizzaria Krekas. Começou tudo timidamente, logo com muita interação com o público o espetáculo cresceu. Não era propriamente um show. Aquele que o artista vem e goela abaixo cantam o que está programado. Se você meu caro leitor acompanhar uma turnê vai entender o que estou falando. É tudo decorado. Tudo igual. Só muda o nome das cidades e das autoridades. Aquele papelzinho que o artista olha e fala sempre com elogios exagerado. O resto é cronometrado. O cantor vira ator. O produtor fica falando naquele ponto na orelha, faz isso faz aquilo...

Voltando aos nossos aguaboenses. Gostei dos meninos e recomendo a parceria. Por quê? Eu não estava ali com a família para ver a apresentação e nem para buscar subsídios para escrever esse artigo. Não sabíamos de nada. Estávamos para saborear o rodízio de pizzas que é destaque da casa as sextas-feiras. Esqueça a balança e vai pra lá. Come-se a vontade por apenas 10 reais é uma pechincha. E com atendimento de primeira e música ao vivo. “No início demos oportunidade pra eles por ser de Água Boa. Agora já é sucesso. Somos parceiros. O povo gosta” disse Darci Schember proprietário do estabelecimento. Não entrevistamos ninguém do público, pois todos estavam em coro acompanhando as músicas previamente pedidas.

Rally Berohokã:Barra do Garças, a cidade das praias brancas de água doce

Escrito por Roberta de Cássia Ass. de Imprensa
20-Jun-2009

Praias de água doce com areia branca, mananciais e cachoeiras, algumas com escorregador natural, grutas atrás de cortinas d'água, quentes ou frias, com piscinas ou poços naturais. Essas são apenas algumas das belezas que compõem o cenário do município mato-grossense de Barra do Garças onde será o primeiro pernoite dos competidores do 1º Rally Ecológico de Regularidade Berohokã-Ilha do Bananal que acontece de 3 a 6 de setembro na região do Araguaia...
Além da prova esportiva, a organização do Rally Berohokã também irá realizar o Rally Ambiental em que serão formados os “Jovens Guerreiros do Araguaia” ou “Berohokã Uariribo Anlaci”, na língua indígena Karajá que irão ajudar a preservar o Araguaia com ações. O evento está previsto para acontecer na cidade nos dias 22, 23 e 24 de outubro.
Um pouco de Barra do Garças - A cidade ficou conhecida por conta das lendárias Minas dos Martírios, no século XVII. Neste período o imenso quadrilátero barra-garcense era habitado por povos indígenas das nações Bororo e Xavante.
Seu povoamento deu-se pela navegação do Rio Araguaia, ao tempo da guerra do Paraguai, quando o presidente da Província, Couto de Magalhães, viu a necessidade de ligação entre as bacias hidrográficas do Prata e Tocantins, unindo o sul ao norte, pelo centro. Couto de Magalhães mandou transportar em carros-de-boi três navios, desmontados para a viagem – do Rio Cuiabá até o Porto de Itacaiú, onde seriam montados.Hoje, Barra do Garças é conhecida pelos atrativos turísticos como Parque Estadual da Serra Azul, Mirante do Cristo, Parque Municipal das Águas Quentes com termas terapêuticas, Esportes Náuticos, Caverna dos Pezinhos com inscrições arqueológicas, Gruta dos Macacos e a famosa Serra do Roncador, nome que veio do ronco da serra que tem sua história marcada por aventuras, lendas e mistérios, como o desaparecimento do Coronel Fawcett.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Enfermeira Andréia, Aniversariante do dia.


A enfermeira Andréia Pinto Ponte, Aqui vai os mais sinceros votos de felicidades, alegria e paz, são os desejos de toda a sua família e da equipe do site Campinapolis News e do Vereador Lucas Mayron. Desejamos a você muitos anos de vida.
A equipe da Secretária de Saúde fizeram uma surpresa para colega de trabalho Enfermeira Andréia na tarde de sexta-feira dia (19) O secretário e chefe, João Ailton Barbosa parabenizou e comemorou com amigos o aniversário desta pessoa tão especial, o vereador Lucas Mayron presenciou este momento.

Equipe da Secretária de Saúde ( colegas de trabalho de Andréia)

O Vereador Lucas Mayron é destaque no Jornal Folha Popular

Campinapolis News
Por Benier Marcos
20-junho-2009

Devido a constante atuação do então, Vereador Lucas Mayron o Jornal Folha Popular, vem exibindo varias reportagem sobre atuação do Nobre Parlamentar no Legislativo.


Matéria exibida no Jornal Folha Popular

O Vereador por Campinápolis, Lucas Mayron disse que irá buscar junto aos órgãos competentes o apoio para reativar a feira livre de campinápolis. Que se encontra inoperante por vários anos.
" Há mais de 10 anos ela foi criada e por vários anos ela não esta ativa. Vou fazer de tudo para resgatá-la, pois vejo que é muito importante para o município ter uma feira onde os moradores vem e expor suas mercadoria e também será mais um atrativo para os munícipes irem aos domingos . Que por meio da feira a população venha tirar seu próprio sustento e que as mercadorias ali vendidas venham atender a contento o consumo da população e também através da mesma iremos alavancar a agricultura, que por inúmeros anos tem sido esquecida em nossa cidade.
Dificilmente um município fica sem ter uma feira e no que depender de mim, daqui para frente também teremos. Se for preciso, eu mesmo crio umas bancas para dar o começo, disse empolgado o Parlamentar Municipal. Tenho conversado com alguns produtores e comerciantes e tenho conseguido adeptos para esta idéia. Finalizou o jovem Vereador Lucas Mayron, que tem sido destaque em toda região.

Vereadores visitam obras na região da “Gameleira”

Campinapolis News
20-Junho-2009

O Vereador Lucas Mayron e o Vereador Valto Nica, visitou nesta quinta-feira(18) as obras que estão sendo feitas na região da Gameleira , como o patrolamento das estradas, Serra da Gameleira sendo cortada ,que tem por objetivo dar condições de uma boa trafegabilidade aos moradores, caminhões de transporte de gados e do transporte escolar oferecendo estradas com condições trafegáveis e com
segurança.
Os nobres Parlamentares aproveitaram para ver de perto algumas pontes que precisam ser recuperadas, disse ainda os Vereadores que estará percorrendo outras regiões do nosso município que precisa também de atenção finalizou.

Em MT, Presidente Lula lançou programa de regularização fundiária.

Campinapolis News

G1
19-junho-2009
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a adoção de incentivos para a preservação ambiental e afirmou que os colonizadores da região amazônica não podem ser chamados de bandidos porque desmataram no passado.
"Fico com orgulho quando vejo um cidadão que tinha 50 hectares de terra no Rio Grande do Sul, hoje ele tem 2 mil hectares, tem casa, tem carro. Está bem de vida porque produziu, trabalhou", afirmou em discurso em Alta Floresta, no norte de Mato Grosso, durante cerimônia de lançamento de um programa de regularização fundiária na Amazônia.

"Estou orgulhoso de ver as pessoas vencerem na vida porque só vence na vida quem trabalha. Ninguém pode ficar dizendo que ninguém é bandido porque desmatou. Tivemos um processo de evolução e agora precisamos remar ao contrário. Temos que dizer para as pessoas que, se houve um momento em que a gente podia desmatar, agora, desmatar joga contra a gente”, declarou o presidente.

"Fico orgulhoso de ver as pessoas vencerem na vida porque só vence na vida quem trabalha. Ninguém pode ficar dizendo que ninguém é bandido porque desmatou. Tivemos um processo de evolução e agora precisamos remar ao contrário. Temos que dizer para as pessoas que, se houve um momento em que a gente podia desmatar, agora, desmatar joga contra a gente”, declarou o presidente.

Em um período de três anos, o programa Terra Legal pretende regularizar 296 mil imóveis ocupados por posseiros nos nove estados da Amazônia. A meta para este ano é regularizar 90 mil posses em 93 municípios. A regularização começará pelas cidades que participam do mutirão Arco Verde, que realizará cadastro de posseiros que desejam obter títulos nos 43 municípios que mais desmataram a floresta amazônica.
O presidente estava acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). A cerimônia aconteceu simultaneamente nas cidades de Porto Velho, em Rondônia, onde estava presente a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, acompanhada do governador Ivo Cassol (sem partido), e em Marabá, no Pará, onde estavam a governadora Ana Júlia Carepa (PT) e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Lula voltou a dizer que os países não devem "meter o nariz" em relação à Amazônia e a criticar a burocracria na esfera pública. Ele propôs a criação de um serviço de 0800 para as pessoas poderem reclamar se as ações do programa não estiverem sendo cumpridas.

Um raio caiu em uma Fazenda na região do Córrego da Aldeia no município de Campinápolis.

Campinapolios News

19-junho-2009
A chuva com muitos raios que caiu na região Córrego do Aldeia Município de Campinápolis 45 KM, por pouco não provoca uma tragédia na fazenda do Juninho (Alfredo). Um raio caiu em uma fazenda quando o morador estava em sua casa com sua família disse: ouvi o barulho e vi uma fumaça preta. Foi uma sensação horrível. Pensei que fosse morrer' no momento do estralo a televisão pegou fogo na ora e explodiu informou.

'Foi um susto enorme. Graças a DEUS somente danos materiais todos estão bem.

O pesquisador do Centro de Pesquisa e Meteorologia Aplicada à Agricultura (Cepagri) Jurandir Zullo, explicou que as altas temperaturas e de umidade do ar, e chegadas de frentes frias facilitam a ocorrência de temporais, que podem vir acompanhados de relâmpagos. 'Isso não é esperado nesta época do ano' , comentou.

PF prende quadrilha que fraudava seguro-desemprego

Campinapolis News

DA BR
19-Junho-2009
Uma quadrilha especializada em fraudar o seguro-desemprego, que atuava na região de Brasília, foi presa pela Polícia Federal. A PF estima que o bando tenha se apoderado de pelo menos R$ 20 mil dos cofres públicos.

O grupo adulterava carteiras de trabalho dos beneficiários para, com o documento falso, realizar saques nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) das cidades de Planaltina e Brazlândia. Cada membro da quadrilha chegava a ter quatro documentos de identidades e carteiras de trabalho falsificadas.
A polícia conseguiu prender o grupo seguindo-o até uma agência da CEF, onde flagrou alguns integrantes se passando por segurados, sacando o dinheiro do benefício.

Há duas semanas, os agentes federais já haviam prendido três mulheres e um homem que aplicavam o mesmo golpe na agência da CEF do setor comercial sul de Brasília.

Os presos foram levados para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal no DF e deverão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso e formação de quadrilha.

Os policiais apreenderam com a quadrilha cédulas de identidade, carteiras de trabalho falsificadas, guias do seguro-desemprego, material para falsificar documentos, máquinas para plastificar e grande quantidade de dinheiro.

Policia Federal faz Operação Recuperação em Campinapolis

Campinapolis News
Por Benier Marcos
Exclusivo
19-Junho-2009

Policiais Federias na cidade


A Operação recuperação, realizada hoje (18) pela a Policia Federal, prendeu cerca de 6 índios da etnia Xavante, no município de Campinápolis-MT, sob a acusação de roubo de patrimônio Público, foram furtados varias camionetes do uso exclusivo da FUNASA, os policiais recuperaram todos os veículos durante a operação. Todos os aprendidos na operação foram encaminhados para sede da PF, no município de Barra dos Garças-MT.

O delegado da Polícia Federal, que chefiou a ação, disse que havia varias denúncias por parte da FUNASA e por parte dos moradores, os índios estão impedindo a prestação de serviço da FUNASA no município e estão tirando a tranqüilidade dos moradores, por que os infratores estão consumindo um excesso exagerado de bebida alcoólica . O objetivo da Operação Recuperação era recuperar os veículos furtados e evitar qualquer manifestação com violência.

O comandante da operação, explicou que a situação se agravou por uma serie de fatores como a morte de índio, um acidente com um veiculo do governo Federal que estava sendo conduzido por índio alcoolizado e o mesmo colidiu com um rapaz que no presente momento estava conduzindo uma Moto, acompanha de sua namorada, o jovem casal foi gravemente ferido e quase veio a óbito e o índio não possuía CNH e fugiu sem prestar socorro as vítimas.

Gugu prefere ir para Record a fazer acordo com SBT

Campinapolis News

Terra
19-Junho-2009
Gugu Liberato não está muito interessado na contraproposta que o SBT está estudando lhe fazer para que o apresentador não vá para a Record, segundo a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo."Serei o homem mais infeliz do mundo se tiver de ficar no SBT por obrigação", teria dito Gugu a amigos.

A renovação de contrato com o apresentador é prioridade de Silvio Santos e o dono do SBT deve negociar com Gugu ainda nesta quinta (18).A Record ofereceu ao apresentador do Domingo Legal um salário de mais de R$ 3 milhões, um programa diário de entrevistas e espaço na Record Internacional, que é transmitida para mais de 150 países.Se tiver que pagar a multa integral de rescisão de contrato de Gugu, que vence em março de 2010, a emissora do bispo Edir Macedo irá desembolsar R$ 36 milhões.

Caso seja a proporcional, o valor é de R$ 15 milhões.Ainda segundo a coluna, a apresentadora Eliana estaria com medo de perder o espaço que tem aos domingos caso Gugu seja contratado. Mas a Record tem interesse em renovação com ela também, já que a loira rende boa audiência. Eliana também quer ficar na emissora, mas quer aumento de salário.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Depois de indecisão, Lula chega amanhã em Alta Floresta

Campinapolis News

Por Rafael Costa
18-Junho-2009
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais cinco ministros desembarcam amanhã em Alta Floresta (938 quilômetros de Nova Xavantina) para lançamento do programa Terra Legal. O anúncio será acompanhado do governador Blairo Maggi (PR) e a cúpula do Palácio Paiaguás. O governo Federal propõe regularizar nos próximos três anos 296 mil posses rurais acima de 15 módulos fiscais, ou seja, aqueles que têm até 1.500 hectares, em Estados que compõem a Amazônia Legal em uma área de 67,4 milhões de hectares, onde está incluso Mato Grosso.
O Sebrae e parceiros do governo Federal e de Mato Grosso levarão à população da região Norte do Estado ações e informações sobre projetos econômicos centrados na utilização racional de recursos naturais e de respeito ao meio ambiente. Da programação constam ainda cursos e capacitações sobre sistemas de cooperativismo e produção sustentável; sistemas agroflorestais e de aqüicultura e pesca.

A atividade é um gesto prático do governo Federal e parceiros para a prevenção no combate ao desmatamento em 43 municípios da Amazônia Legal. Além de cidadania e regularização fundiária, serão levadas informações sobre previdência social, crédito e assistência técnica por 13 ministérios, autarquias e instituições de governos. De acordo com o programa Terra Legal, Mato Grosso foi dividido em 5 territórios para cadastramento e georreferenciamento, sendo três compreendidos dentro do programa Territórios da Cidadania – Baixo Araguaia, Noroeste e Portal da Amazônia. As áreas entre quatro e 15 módulos fiscais seguem regras semelhantes no prazo de pagamento.

O valor da área será o mesmo do mercado, mas descontadas as benfeitorias. Assim, a titulação será precedida de vistoria dos imóveis para avaliação das benfeitorias e da ancianidade da posse. Nas três situações são exigidas o cumprimento da legislação ambiental, com a preservação de 80% da área nativa. As áreas tituladas não poderão ser vendidas dentro de um prazo de dez anos, mas servem como garantia para financiamentos junto a instituições financeiras. Atendimento Móvel - Colaboradores do Sebrae em Mato Grosso farão atendimento de orientação empresarial às pessoas com um veículo furgão identificado como “Sebrae – Iniciativas Sustentáveis que Transformam Vida”.

Outra prática a ser informada a empreendedores será uma peça teatral que vai contar histórias sobre a importância da formalização de pequenos negócios com a adesão à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual. Apenas em Alta Floresta são aguardadas 40 mil pessoas da região. O mutirão prossegue depois em Mato Grosso para Feliz Natal, entre 2 e 7 de julho; Nova Ubiratã, 9 e 10 de julho; e Peixoto de Azevedo, de 25 a 27 de julho.

Senado aprova PEC dos Vereadores em dois turnos

Campinapolis News

Por Benier Marcos
18-Junho-2009
O Senado aprovou há pouco dois destaques apresentados à Proposta de Emenda à Constituição 47/08, a chamada PEC dos Vereadores, que altera o limite de gastos para as câmaras municipais, em observância às vagas de vereador abertas pela PEC 20/08. A votação abriu caminho para a análise da matéria em outro turno, também com aprovação dos senadores. Assim, a proposição segue para a Câmara, onde deve ser promulgada. O texto-base da PEC 47/08, que já havia sido aprovado, estabelece que as alterações devem entrar em vigor já a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

Se promulgada pela Câmara veja como vai ficar os números de vereadores em Mato Grosso:

Além dos gastos, a PEC define o número de vereadores. A União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso informa que serão 43 cidades que passam a ter mais vereadores. Se o projeto for sancionado pela presidência, Cuiabá terá 25 vereadores, Várzea Grande e Rondonópolis 21, Sinop passa de 11 para 17, Sorriso passa de 11 para 15, Lucas do Rio Verde que hoje tem 9 deve ficar com 13 vereadores, mesmo número de Alta Floresta.

Municípios com 15.001 até 30.000 habitantes terão 11 vereadores
Água Boa
Araputanga
Aripuanã
Campo Novo do Parecis
Campo Verde
Canarana
Chapada dos Guimarães
Colniza
Comodoro
Confresa
Diamantino
Jaciara
Mirassol d`Oeste
Nova Mutum
Nova Olímpia
Nova Xavantina
Paranatinga
Pedra Preta
Peixoto de Azevedo
Poxoréo
Rosário
Oeste
Santo Antônio do Leverger
São José do Rio Claro
São José dos Quatro Marcos
Vila Rica

Municípios com 30.001 até 50.000 habitantes - terão 13 (treze) Vereadores
Alta Floresta
Barra do Bugres
Colíder
Guarantã do Norte
Juara
Juína
Lucas do Rio Verde
Poconé
Pontes e Lacerda
Primavera do Leste

Municípios com 50.001 até 80.000 habitantes - terão 15 (quinze) Vereadores
Barra do Garças
Sorriso
Tangará da Serra


Municípios com 80.001 até 120.000 habitantes - terão 17 (dezessete) Vereadores

Sinop e Cáceres

Municípios com 160.001 até 300.000 habitantes - terão 21 (vinte e um) Vereadores

Rondonópolis e Várzea Grande

Municípios com 450.001 até 600.000 habitantes - terão 25 (vinte e cinco) Vereadores

Cuiabá

Dupla é presa pela PM em Campinápolis por furto a posto

Campinapolis News

Por Assesoria da PM/MT
18-Junho-2009

Policiais Militares prenderam em flagrante Heliezio Alves dos Santos, 19 anos, e Iran Silva Nunes, 28 anos, pelo crime de furto na cidade de Campinapolis. Por volta de 5h30, a PM foi solicitada via 190 pelo proprietário do posto Bela Vista para atender ocorrência de natureza furto a estabelecimento comercial. Ao chegar no local do fato os policiais foram informados pelo frentista que escutou um veiculo se aproximar e percebeu que dois homens desceram do mesmo. Na seqüência, se dirigiram ate a porta de acesso do escritório.

Com medo, o frentista se escondeu atrás de um caminhão. Após os suspeitos fugirem do local o mesmo deslocou ate o escritório viu que havia sido furtado o cofre contendo documentos, cheques , dinheiro, cartões de credito.

Ele acionou a PM que saiu em diligencias pela cidade. A dupla de assaltantes foi localizada na rua 108, casa 465. Os policiais levaram o frentista ao local que reconheceu os criminosos. No veículo da dupla os policiais encontraram um alicate de pressão, uma chave de fenda , uma chave micha ( usada para abrir veículos automotores ) muitas moedas. O cofre foi localizado no aeroporto que fica próximo a cidade. Diante dos fatos foi dado voz de prisão em flagrante e encaminhados a delegacia.

Esta chegando o dia! Festa junina da Escola Carinho e Ternura

Campinapolis News
Por Benier Marcos
18-Junho-2009

Neste dia 17 de Junho a equipe do blog Campinapolis News, esteve nas dependências da Escola Municipal Carinho e Ternura. Para acompanhar o ensaio dos alunos para a festa junina que acontecerá neste dia (20), neste sábado, á partir das 20:00 horas. E estavam presentes no ensaio dando um grande apoio as crianças o Vereador por Campinápolis Lucas Mayron, o então Secretario Municipal de Transporte Lourival Tobias ( Nego), acompanhado de seu pai Vasinho e pelo seu sobrinho Vinicius Mariano ( Todos na foto), tocando musicas típicas de festa junina para as crianças “ao vivo”.

A quadrilha será uma das atrações do nosso arraia junina que promete ser uma grande festança com a participação da comunidade escolar, comunidade externa, pais de alunos e muitos outros convidados que participarão desta atividades visando o resgate da cultura das festas juninas. A festa contará com a Banda Estrela 4 ( vindo de Água Boa-MT) para animar a nossa festança.A quadrilha tem como coordenadores todo o corpo docente da escola, que por sinal estão se empenhado muito para a realização do arraia.

Veja as fotos do ensaio:

Os alunos

Por final o Vereador Lucas Mayron, representando o Legislativo, agradeceu pela a gentileza da Diretora da Escola, por ter liberado o acesso da imprensa, e de toda a sua comitiva. Ver. Lucas mayron e Dir. Mariahelzete

CAMINHÃO CAI DENTRO DE UM RIO NA BR 158 EM VILA RICA - MOTORISTA MORRE

Campinapolis News
Por: Rafael Trindade
18-Junho-2009
Um caminhão trucado Mercedes Benz, da empresa Santa Fé, conduzido pelo motorista, Cedir Honório Gonçalves, 56 anos, o "barba", caiu dentro do Rio São Marcos há dez quilômetros do município de Vila Rica, de uma altura de quase dez metros, na BR 158 .O motorista morreu na hora, o corpo de Cedir foi retirado por policiais. Alguns motoristas com longa experiência, disseram que um dos motivos do acidente pode ter sido um cochilo do motorista.Vale lembrar que em nem uma das cabeçeiras da ponte não tem nem um tipo de sinalização.

Confronto entre Sem Terras e caminhoneiros termina em 2 morte

Campinapolis News
Por Olha Direito
18-Junho-2009
Duas pessoas foram mortas e outras duas foram baleadas durante um confronto entre caminhoneiros e integrantes do Movimento dos Sem Terras, no Km-40 da BR-158, no município de Bom Jesus do Araguaia. As famílias MST eram assentados da fazenda Bordolândia e haviam sido desapropriados na semana passada. Sem ter para onde ir, as famílias ocuparam as margens da rodovia e acabou interditando o trecho. O clima ficou tenso desde ontem. Os caminhoneiros estavam preparando coquetel motov (mistura de combustível inflamável em uma garrafa) para atacar as famílias. Isso porque, as cargas estavam se perdendo e causando prejuízos aos caminhoneiros.

Este foi um conflito anunciado. Há tempos a questão da família Bordolândia vem sendo discutida até mesmo entre os deputados da região, porém nada foi feito. A Polícia Rodoviária Federal que acompanhava o protesto não conseguiu impedir o confronto. Um sargento da Polícia Militar esteve no local ontem à noite, mas acabou expulso. Uma mulher que passava mal acabou morrendo porque os manifestantes não permitiram a passagem. Nenhuma das vítimas foi identificada até o momento.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Depoimentos sobre acidente que matou índios começam hoje

Campinapolis News
Por Francis Amorim

17-Junho-2009.

Antônio Moura, substituto da Delegacia Municipal de Polícia de Novo São Joaquim, deve começa a ouvir hoje as testemunhas do acidente que vitimou seis indígenas da etnia bororo no último domingo, na rodovia estadual MT-110. O motorista do caminhão, Domingos Bororo, peça-chave no inquérito que será instaurado, continua internado em observação no Pronto-Socorro de Barra do Garças e ainda não pode ser ouvido. Além da oitiva de testemunhas, Antônio Moura adiantou que pretende solicitar uma perícia no caminhão para averiguar se houve mesmo uma falha no sistema de freio que pode ter causado o acidente.

“Vamos investigar. Saber se o motorista é habilitado e as condições do veículo. Tudo será levantado”, disse. O delegado afirmou que ainda é prematuro apontar possíveis culpados ou responsáveis, pois não reúne informações para isso.

Nos últimos dois dias, ele e a equipe que vai trabalhar nas investigações acompanharam apenas o atendimento das vítimas que ainda continuam internadas e na liberação dos corpos do IML de Barra do Garças para o sepultamento na aldeia Meruri, no município de General Carneiro.

CAMPINÁPOLENSES ESTRANHAM CHUVA FORA DE ÉPOCA

Campinapolis News
17 junho 2009

A chuva que nos últimos dias caiu em Campinápolis surpreendeu a população local. Acostumada a conviver com o tempo seco já nesta época do ano. Apesar de parecer fora de época, a precipitação foi considerada normal por técnicos que monitoram os fenômenos meteorológicos na região. “Mesmo sendo apontada por técnicos como normal, a chuva está sendo encarada por boa parte dos Campinápolenses com muita estranheza devido o período...
O engenheiro agrônomo Franklin Martins, disse que do ponto de vista meteorológico, a chuva de ontem é considerada totalmente normal. “Nessa época do ano, principalmente em Cuiabá, é mais comum o tempo seco. Mas há vários fatores climáticos que podem interferir no clima e fazer chover de repente”, disse Franklin.

Prefeito de Sinop corre risco de perder o mandato

Campinapolis News
Da Redação
17-Junho-2009

O recurso impetrado pelo prefeito de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), Juarez Costa (PMDB), contra a cassação de seu mandato será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em sessão plenária marcada para a tarde desta terça-feira (16).Juarez teve seu registro cassado e se tornou inelegível por três anos, por decisão do juiz eleitoral João Manuel Guerra, em dezembro de 2008. Porém, ele conseguiu ser empossado em 1º de janeiro passado, por força de liminar.
Caso a cassação seja mantida pelo pleno do TRE, o município de Sinop terá nova eleição, uma vez que Juarez foi eleito com 68% dos votos válidos.Esta será a segunda vez que o recurso entra na pauta de votação.
A primeira aconteceu no último dia 2, mas foi a votação foi adiada, em função do pedido de vistas do juiz José Zuquim. O juiz José Pires da Cunha acompanhou o parecer do Ministério Público Eleitoral e negou provimento para manter a cassação. Os demais julgadores preferiram aguardar o resultado da análise do juiz Zuquim. Ainda faltam proferir voto, além de Zuquim, os juízes Yale Sabo Mendes, Maria Abadia Aguiar, e o desembargador Juvenal Pereira da Silva.Compra de votosJuarez Costa é acusado de abuso de poder econômico e compra de voto, por meio de distribuição de tickets-combustíveis, durante a campanha eleitoral do ano passado.
O procurador regional eleitoral, Thiago Lemos de Andrade, afirmou, em seu parecer, que as provas são cabais de que houve a utilização de vales para troca de votos por combustíveis.Ainda segundo o procurador, os vales combustíveis apreendidos pertenciam à empresa ADM e eram destinados à Assembleia Legislativa, mas foram desviados e cedidos à campanha de Juarez.
Para o procurador, há nos autos gravações e várias fotos de veículos adesivados que comprovam a compra de voto. Ele afirmou ainda que foram ofertados cerca de 10 litros de gasolina por semana aos que concordassem em adesivar seus veículos, entre outros fatos que comprovam o ilícito. Thiago Andrade manteve o parecer pelo improvimento do recurso para manter a cassação do prefeito.

VEREADOR APÓIA INDIOS EM NOVA ASSOCIAÇÃO

Campinapolis News
Por Janio Gmes
17-Junho-2009
Vários índios da aldeia Parabubure de Nova Xavantina, se reuniram no último dia 10 para a eleição da nova diretoria da Associação Indígena Omore Dumhiwê, onde escolheu o índio José Acácio Tresese Xavante como novo presidente da associação. Nesta segunda feira (15), o novo presidente da associação em audiência com o presidente da câmara Manoel José da Silva, o Branquinho, buscou apoio do vereador para fortalecer a associação que tem como principal objetivo buscar qualidade de vida para o índio.
O Xavante Tresese levou ao conhecimento do presidente do legislativo a vontade que o índio tem em interagir com o “Homem Branco” para trocar experiências, onde ajudará o índio a desenvolver culturalmente e socioeconomicamente.
O vereador Branquinho parabenizou pela idéia da associação, uma vez que os índios são esquecidos, e com a associação, o parlamentar espera que os índios possam ter voz ativa na política de Nova Xavantina. “É muito importante essa associação, pois de acordo com o meu amigo Tresese, a associação quer preservar a diversidade da floresta, ajudar a criar leis para combater o aquecimento global e combater o desmatamento nas aldeias”, disse o vereador.
O vereador salientou ainda que as autoridades não podem esquecer a história do índio. Pois de acordo com Branquinho, o índio é muito importante para a história cultural de Nova Xavantina e do Brasil. “Temos que dar total respaldo aos índios de Nova Xavantina. A associação terá total apoio da câmara municipal”, finaliza Branquinho.
O Xavante Tresese quer fazer parceria com a câmara municipal para poder apresentar projetos de interesse de sua etnia e busca o apoio do presidente para ajudá-los no que for preciso. “Estou feliz. O vereador Branquinho nos recebeu com muita atenção. Vamos ser parceiros da câmara e teremos o total apoio do vereador para qualquer projeto que a associação venha apresentar”, disse satisfeito o Xavante Tresese.

ENQUETE: BRANQUINHO É O MELHOR VEREADOR DO SEMESTRE

Campinapolis News

Por Janio Gomes
16-Junho-2009

O presidente da câmara Manoel José da Silva (PR), lidera a enquete de aprovação dos leitores do site como o melhor vereador nesses primeiros seis meses. Segundo resultado da enquete realizada no site NOTICIASNX , o vereador obteve 20% dos votos, seguido da vereadora Neca que obteve 17% com 259 votos. Essa foi a primeira vez que o site fez uma enquete para saber qual é o (a) melhor vereador (a) da atual gestão. O vereador Zé da Trevo ficou em terceiro lugar alcançando a margem de 15%, seguido de João Capelari com 11%, Cesinha 10%, Marta 10%, Edilson 9%, João Bosco 6% e Ney Weliton com 1%. A enquete recebeu 1.382 votos entre os dias 14 e 15 de junho. Esta enquete não tem base científica. Os dados são uma mera opinião dos internautas que acessam o NOTICIASNX.Já está no ar a nova enquete que avaliará a gestão do prefeito Gercino Caetano Rosa nesse primeiro semestre. Vote, dê sua opinião.

As obras de pavimentação continua na Br-158

Campinapolis News

Por Marcos Lemos
17-Junho-2009

A retomada das obras de pavimentação da BR-158 que integra todo o Vale do Araguaia, novamente não deverão sair do papel diante das exigências feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que pressionado politicamente concedeu autorização para a realização das obras de pavimentação asfáltica entre a divisa do Pará e Mato Grosso, numa extensão aproximada de 213,5 quilômetros.
A denúncia foi feita pelo deputado Adalto de Freitas, líder do PMDB na Assembléia e que defende a pavimentação da rodovia que corre paralela a Belém-Brasília como início do desenvolvimento econômico de toda uma região. "Espero que o governador Blairo Maggi tome uma providência urgente para que a população do Vale do Araguaia não seja novamente enganada pelo Governo Federal", disse o parlamentar de posse da autorização das obras e das exigências.
Lançada no último dia 15 de maio, após sucessivos apelos inclusive ao presidente Lula (PT), a grande maioria dos políticos estiveram em Confresa para o lançamento das obras e apostaram inclusive na possibilidade de quase concluir as obras em dois anos, mas com esses novos empecilhos, dificilmente será possível inclusive se retomar as obras neste anos de 2009. O documento assinado é a Licença de Instalação n.º 615/2009, do presidente do Ibama, Roberto Messias Franco e foi repassada ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - DNIT, sendo que no dia do lançamento o próprio diretor-geral do órgão, Luiz Antônio Pagot assinou a autorização para que as empreiteiras.
A autorização tem validade por três anos e deixa lúcido que - observadas as condições discriminadas no documento e nos demais anexos constantes do processo que, embora não transcrito são parte integrantes deste licenciamento -. "É uma licença que está condicionada ao fiel cumprimento das condicionantes constantes no caso", leu o parlamentar peemedebista que representa o Vale do Araguaia no Parlamento Estadual e que sempre colocou com redenção da economia local a pavimentação da BR-158 para se poder explorar a vasta área existente.

Empresários de Mato Grosso são presos pela PF na fila de embarque

Campinapolis News
Por Edilson Almeida e José Ribamar
17-Junho-2009
Os empresários José Almiro Bihl e seu filho Ricardo Bihl, operadores do Curtume Araputanga, de Mato Grosso, foram presos às 6 horas no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na “Operação Abate”, deflagrada pela Polícia Federal. Os dois estavam na fila de embarque de um vôo que partiu para Brasília. Há mais duas pessoas ligadas a grupos empresariais presas em Mato Grosso em cumprimento a mandado de prisão expedido pela Justiça Federal de Rondônia, que tenta desmontar um suposto esquema de crimes cometidos para favorecer frigoríficos, laticínios e curtumes.
A Polícia Federal não deu detalhes se Bihl seria o diretor do grupo econômico com sede em Mato Grosso apontado como responsável pelo pagamento de propinas a servidores públicos da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia, Banco da Amazônia, Ministério da Integração Nacional e Agência Nacional da Energia Elétrica. Funcionários da PF revelaram, por outro lado, que não há funcionários da Secretaria Estadual de Meio Ambiente envolvidos no esquema.
Os frigoríficos JBS e Margen também estão entre as empresas que teriam sido favorecidas por funcionários públicos em um esquema investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em Rondônia. Entre os crimes que estariam sendo investigados estão formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa e subtração ou inutilização de documentos públicos.
José e Ricardo Bihl comandam o Grupo Redenção, que havia entrado com um pedido de recuperação conjunto para suas nove companhias controladas, a Agropecuária Malp Administração e Participações, Curtume Araputanga, Curtume Jangadas, Frigorífico Araputanga, Frigorífico Redentor, Redenção - Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Couros, Agropecuária Serra Azul, Curitiba Agropecuária Indústria e Comércio e J.P.M.B. Indústria e Comércio. As dívidas totais do grupo somam cerca de R$ 60 milhões, ante um faturamento conjunto que alcançou cerca de R$ 100 milhões. Todas as operações do grupo, sempre ligadas à carne bovina, a principal atualmente envolve os curtumes. São duas unidades nesta frente, localizadas nos municípios de Jangada e Araputanga, em Mato Grosso.
No caso do Frigorífico Araputanga, uma das nove empresas controladas, está em discussão na Justiça um impasse que se seguiu ao arrendamento da unidade no município ao JBS-Friboi, em 2001. A disputa entre o JBS e o Redenção (na época o frigorífico em questão era chamado de Frigoara) se arrasta desde 2002. Na briga pelo controle da unidade, afirma Emerenciano, o Grupo Redenção pleiteia o pagamento de R$ 150 milhões. Esta disputa judicial veio à tona após suspeitas - não comprovadas - de que o conglomerado teria cometido fraude na obtenção de recursos da Sudam para seus planos de expansão.
José Bihl chegou a ser acusado de crime de falsidade ideológica, está respondendo a inquérito policial em duas cidades diferentes -- um Araputanga e o outro em Várzea Grande, ambas em Mato Grosso. Em dezembro de 2006, o Conselho Deliberativo do Fundo Emergencial da Febre Aftosa de Mato Grosso (Fefa/MT) agraciou Bihl com o título de Honra ao Mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no combate à febre aftosa no rebanho mato-grossense quando conselheiro do Fefa/MT.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Senador quer igualar horário de Mato Grosso ao de Brasília

Campinapolis News

Gazeta Digital
16-junho-2009
Mato Grosso pode adotar o horário de Brasília definitivamente. É o que prevê o projeto de lei do Senado apresentado por Arthur Virgilio (PSDB/AM), que pretende unificar o fuso horário de todo o país com base na hora oficial da capital federal. Apesar de o projeto ter sido apresentado no ano passado, o assunto volta à tona porque a proposta vai ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, hoje. Projeto semelhante, mas referente apenas aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também tramita na Casa desde o ano passado. O fuso dos dois estados é de uma hora a menos que o Distrito Federal.

Há quase um ano, em julho de 2008, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou a proposta do senador Valter Pereira (PMDB/MS) no sentido de que fosse realizado um plebiscito para saber se a população dos dois estados era favorável ou contra a mudança de horário para a hora oficial de Brasília. Até hoje a consulta não foi feita. O senador mato-grossense Jaime Campos (DEM), que assinou o projeto de autoria do colega sul-mato-grossense Delcídio Amaral (PT), frisa que o Senado precisa se mobilizar para tentar promover o plebiscito, que tem que ser feito pelo Executivo.

Para Jaime, não há como fazer qualquer coisa sem saber a opinião do principal interessado, a população. A questão é que a realização de um plebiscito, além de não ser fácil, é dispendiosa aos cofres públicos. O democrata lembra que algumas pessoas favoráveis à mudança de horário alegam como pontos positivos a economia de energia e facilidade para as relações comerciais com os grandes centros do país.

No projeto do senador Arthur Virgílio (PLS 486/08) a medida irá eliminar diferenças de fuso horário, em relação a Brasília, verificadas no Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. Para ele, as variações de horário hoje em vigor causam os mais variados transtornos. Há estado em que a diferença chega até a duas horas.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fim de semana de louvor em Campinápolis.

Campinapolis News

Por Benier Marcos
16 Junho 2009
Neste final de semana aconteceu na Igreja Assembléia de DEUS, Ministério Madureira de Campinápolis, uma grande concentração de Fé, adoração e milagres.
Com uma grande concentração de fiéis, o evento evangélico contou com a participação de líderes representando outras denominações religiosas, como os Pastores; Divino Elias (vindo de Canarana-MT), Antonio Gomes (Deus Conosco), Rui Marques (CIADSETA) e o Obreiro Benier Marcos (Igreja Universal). O evento foi dirigido pelo o Pastor Presidente Joaquim Luiz de Farias, e o louvor ficaram por conta do Quarteto de Gileade e da dupla Elias e Alcione.
Com muita fé e adoração, centenas de evangélicos prestigiaram durante todo o final de semana a comemoração do 2º Aniversario do Templo. Os Fiéis já se preparam para o 3º Aniversario do Templo da Assembléia de Deus M. de Campinapolis.


Hospital Regional de Água o corre risco de fechar as portas

Por: Inácio Roberto de Água Boa
15-Jun-2009

O Hospital Regional "Paulo Alemão" está quase inviabilizado financeiramente. A declaração partiu do administrador do Hospital Regional, localizado em Água Boa. Segundo Jair Barros de Lima, essa inviabilização financeira não é culpa nem dos municípios que integram o Consórcio Regional de Saúde, nem do município de Água Boa. Para ele, o principal culpado da crítica situação financeira é o governo do estado. Jair Barros de Lima disse que o governo Blairo Maggi está deixando de investir recursos financeiros na manutenção do consórcio", frisou ele....
"Dentro da nossas possibilidades, procuramos atender da melhor forma possível. Mas faltam investimentos. Mesmo assim, se considerarmos os demais consórcios regionais, o consórcio do Médio Araguaia ainda é o que melhor serve a sociedade, apesar da falta de recursos financeiros e de profissionais", declarou o administrador.O Hospital Regional de Saúde atende cerca de 80 mil moradores dos municípios consorciados (Água Boa, Nova Nazaré, Cocalinho, Campinápolis, Canarana, Ribeirão Cascalheira e Querência).

TCE aprova contas de Maggi, mas critica planejamento e vê descontrole

Por: Rubens de Souza
15-Jun-2009

O Tribunal de Contas de Mato Grosso aprovou indicação a Assembléia Legislativa para que as contas do governador Blairo Maggi, referentes ao exercício de 2008, sejam aprovadas. Contudo, sem o tal chamado “louvor”. No relatório que subsidiou a decisão, o conselheiro Walter Albano, que já foi secretário de Fazenda, encaminhou nove recomendações. Dentre outras, ele citou a falta de um planejamento adequado por parte do Governo. O parecer aprovado por unanimidade nesta segunda-feira também menciona o descontrole do Estado na concessão dos benefícios fiscais - assunto que já gerou muita polêmica política, outrora....
Diz o TCE que o Governo não realizou todas as metas físicas previstas no PPA para 2008 referentes aos programas “Estradeiro”, “Meu Lar”, “Obras Públicas” e “Infraestrutura”, bem como há uma incompatibilidade entre a previsão de recursos constantes nas leis orçamentárias. Nesse caso, há recomendação para a sua adequação.
Durante quase duas horas, o conselheiro relator Valter Albano discorreu sobre as contas do governador Maggi, fazendo um comparativo do resultado de gestão fiscal de 2008 com os últimos três anos. O relatório traz dados e indicadores econômicos de quatro anos que subsidiaram uma análise mais profunda em relação a 2008. Segundo Albano, essas ponderações foram feitas com o propósito de alertar a administração sobre urgência de instituir ferramentas que “aprimorem as políticas, planos, programas e ações compatibilizadas no planejamento estratégico do Governo e, por conseqüência, com o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)”.
Outro fato levantado pelo relator e motivo de recomendação é a ausência de operacionalização da execução orçamentária da Agencia de Fomento de Mato Grosso no sistema Fiplan, que controla toda a parte financeira dos órgãos estaduais. O governo precisa adotar medidas e encaminhar ao TCE um plano de ação que prevê a inclusão da MT Fomento no sistema, sob pena de descumprir decreto do próprio governo estadual. Essa ausência, de acordo com Albano, impede o Tribunal de Contas de fiscalizar a aplicação de recursos pela agência.
Valter Albano ressaltou também o descontrole por parte do Governo na concessão de incentivos fiscais. Ele recomendou a instituição de metodologia para acompanhar esses resultados.
A equipe técnica do relator apontou que em 2008 a receita total do Estado foi de quase R$ 8,1 bilhões, sendo que a tributária representou R$ 4,6 bilhões. O principal tributo é o ICMS, que teve uma arrecadação de R$ 4,1 bilhões, demonstrando um acréscimo de 7,30% em relação a 2007. Os números também mostram que a receita total teve um incremento de 11,84%, comparada a 2005.
Em relação a despesas, os auditores apuraram que o gasto do Governo do Estado somou R$ 7,9 bilhões. Desse total, R$ 3,4 bilhões foram utilizados em pagamento de pessoal e encargos sociais, representando um crescimento de 7,25% no ano. Já com investimentos os valores gastos totalizaram R$ 883 milhões.
O relatório técnico aponta ainda que o Estado cumpriu com os percentuais constitucionais de aplicação obrigatória de recursos e limites legais de gastos. Nesse sentido, destaca-se que foram aplicados na manutenção de desenvolvimento do Ensino 25,16% da receita total proveniente de impostos estaduais.
Nas ações de serviços públicos de Saúde foram investidos 12,82% do produto da arrecadação de impostos e na despesa de pessoal o percentual foi de 45,10%. Entretanto, o relator Valter Albano disse que nas áreas de saúde, educação e segurança pública houve forte concentração de recursos em gastos com pessoal e atividades administrativas. Segundo ele, essa opção do governo prejudica as ações finalísticas dos três órgãos.
Um exemplo ressaltado pelo conselheiro envolve a Secretaria de Segurança Pública, que gastou 82% de seu orçamento apenas com pessoal. Nos projetos de policiamento ostensivo e ressocialização de presos foram aplicados menos de 9% dos recursos do órgão.

Prefeito sofre ameaça de morte de suposto "madeiro" em Juina

Por: Marco Di Perez da TV Record de Juina

15-Jun-2009 O prefeito de Juina, Altir Antônio Peruzzo (PT) e sua família foram ameaçados de morte domingo, dia 14, por volta das 19h37. Altir estava em sua residência no bairro Modulo Quatro, quando recebeu uma ligação em seu celular e passou a receber ameaças. Do outro lado da linha a pessoa identificou-se apenas como empresário madeireiro. Foram três minutos de “tortura psicológica”, termo usado pelo prefeito ao participar do “Programa do Lelinho”, na TV Record de Juina, Ele disse que na ligação a pessoa afirmou que era comprador de madeiras no município, e que os caminhões apreendidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e que estavam depositados no parque de máquinas da municipalidade, são de propriedades de pessoas que prestam serviços....

Na ameaça, o empresário acusou o gestor público de ter solicitado a presença dos agentes do Ibama e da Polícia Federal no município com o fim de fossem feitas a apreensão dos caminhões para que fossem depositados no parque de máquinas da municipalidade e utilizados pela administração Municipal.
O suposto empresário após descarregar seu ódio em cima da vitima, passou a ameaçar ele e sua família de morte, advertindo que se os caminhões não fossem liberados até terça-feira, a esposa e seus filhos iriam pagar pelo ato. ”Eu sei onde você mora e conheço todos eles, eles poderão ser seqüestrado, enforcados e atropelados, seu filhos será fácil de pegar em qualquer esquina quando eles retornarem da escola” - disse o empresário por telefone, segundo relatou o prefeito.
Imediatamente Altir disse que procurou o centro de triagem da Polícia Militar para registrar o boletim de ocorrência de ameaça, e encaminhou um documento ao Ministério Público solicitando a instauração de um inquérito policial para apurar os fatos bem como o que for possível em prol de sua proteção e de seus familiares. Ainda no documento o prefeito solicitou uma oitiva imediata de todos os proprietários que estão com os seus veículos apreendidos e depositados no parque de máquinas da municipalidade.
Depois de feito o rastreamento, foi identificado de onde partiu a ligação, trata-se de um telefone público (orelhão), que está localizado próximo ao Cemitério Municipal. O prefeito relatou que tem suspeita de quem tenha feito essa ligação. “Fica aqui registrado que após a “Operação Arco de Fogo em Juina eu fui procurado pelo Sindicato das Industrias Madereiras e Moveleiras do Noroeste e outros empresários do ramo e solicitaram que a Prefeitura ficasse como fiel depositário dos veículos apreendidos já que os mesmos seriam levados para Cuiabá. Só aceitamos por que a FUNAI aceitou a compartilhar a guarda dos veículos, após o assunto se amplamente discutidos entre os representantes do sindicato e do Ibama” - afirmou Altir.
Há cerca de 15 dias a Polícia Federal e Ibama deflagraram a operação arco de fogo no município que culminou na apreensão de 14 caminhões com madeiras brancas que para a fiscalização eram produtos irregular e prisão de 16 pessoas. A assessoria de imprensa da prefeitura municipal enviou uma nota informando que qualquer insinuação de que é a Prefeitura de Juina que vem solicitando tais operações, não passa de especulação e tentativa de destorcer os fatos. A Polícia Civil e o Ministério Público investigam o caso.

Caminhão da Funai capota, mata 6 índios e deixa 23 feridos

Campinapolis News
Por Ronaldo Couto
15-Junho-2009


Um caminhão que transportava indígenas da nação Bororo perdeu o freio pela MT-110, em Novo São Joaquim, veio a capotar e provocou a morte de 6 índios e deixou 23 feridos. A tragédia aconteceu neste domingo, por volta de 14h30, no km 16 da rodovia estadual. O acidente mobilizou as polícias Civil e Militar e a Funai. O clima é de consternação, principalmente junto à comunidade Bororo - veja fotos clicando em ler mais ao lado....


O coronel Valdemir Benedito Barbosa, comandante da Polícia Militar no Araguaia, revela que os índios estavam sendo transportados na carroceria de um caminhão Mercedez Benz, HBE-8868 de Aragarças. Trata-se de um pau-de-arara" da Funai, utilizado para atender os indígenas. Numa ladeira, o motorista entrou em desespero quando percebeu a falta de freios. Não conseguiu controlar o caminhão que veio a capotar e ficou completamente destruído, principalmente a parte da cabine.

Faleceram 5 adultos, sendo eles Raiane Bororo, Maria Goreth Bororo, Laura Bororo, Rafael Bororo e Inácia Bororo. A sexta vítima é uma criança do sexo feminino, que ainda não foi identificada. Os sobreviventes foram encaminhados por ambulâncias de Novo São Joaquim para Campinápolis, Nova Xavantina e também para o hospital regional de Barra do Garças. Os corpos serão transladados para o IML de Barra do Garças. No local do acidente, o coronel Barbosa disse que os policiais Silas, da PM e os agentes civis Haroldo e César tiveram o apoio da comunidade para socorrer os feridos.

Barbosa destaca que os índios são sempre alertados sobre o risco de acidentes devido à precariedade dos caminhões e caminhetes utilizados por ele, mas, eles só dispõem desse tipo de transporte. Na região há diversas aldeias das comunidades Bororo e Xavante, com aproximadamente 12 mil índios. A maioria está situada em Campinápolis e Novo São Joaquim. A Funai e a Funasa foram acionadas para auxiliar no atendimento aos feridos. Em Barra do Garças, existem dois hospitais para atender os índios.

Funai e Funasa devem explicações sobre tragédia que tirou a vida de indígenas

A Funai que tem a missão de estar ao lado dos povos indígenas na luta pela demarcação de suas terras e pela sua ascensão político-cultural na sociedade brasileira, e a Funasa, com a atribuição de atuar nas ações de saúde pública dos índios, promovendo a inclusão social, deveriam ser responsabilizadas, inclusive criminalmente, pela tragédia deste domingo em Novo São Joaquim. É inadimissível que esses órgãos recebam tantos recursos para fornecer estrutura e apoio logístico aos índios e não cumprem o seu papel. São constantes os protestos nas aldeias por falta de apoio.

É condenável sobre todos os aspectos o governo federal, através da Funai, disponibilizar um caminhão pau-de-arara "todo arrebentado", ou seja, sem a devida manutenção para o serviço de transporte. Essa irresponsabilidade ceifou a vida de 6 pessoas e mais de 20 estão nos hospitais com ferimentos por causa do acidente com um caminhão desgovernado na MT-110.

A reclamação dos índios de um modo geral é uma só: não têm do Estado brasileiro a atenção de que necessitam, sobretudo na área de saúde. Suas comunidades vivem abandonadas. Eles cobram escolas, professores, postos de saúde, hospitais, médicos e auxiliares, estradas trafegáveis, transporte, energia elétrica e incentivos agropecuários. Quase nada recebem das reivindicações. A irresponsabilidade está matando nossos indígenas. (Romilson Dourado)
















PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS