sexta-feira, 27 de novembro de 2009

6 vereadores de campinápolis faz oficio pedindo a transferência do comandante da PM paulo silva

Campinapolis News
Por Redação
26-Nov-2009


Este é ofício que contem assinatura dos 6 vereadores de Campinápolis solicitando a troca do comandante da PM de Campinápolis, Sg. Paulo Silva.

Seis vereadores de Campinápolis, sendo eles; Celiomar Piaba (PR), Walteir Carneiro (PR), Milson José (DEM), Valto Nica (DEM), Jeremias P. (DEM) e Lucas Mayron (PTB) assinaram um oficio e em caminharam para o Presidente da Assembléia Legislativa do estado de Mato Grosso, deputado José Riva, e para o deputado estadual  Guilherme Maluf, enviou aos seus representantes, no qual os vereadores pedem a transferência do Comandante da PM de Campinápolis, Sg. Paulo Silva.

O deputado Riva, em resposta aos 6 vereadores de Campinápolis, enviou um oficio ao Comandante da PM de Mato Grosso, Te. Cor. Campos Filho. No qual o presidente da Assembléia Legislativa solicita a transferência do comandante da PM de Campinápolis, Sg. Paulo Silva.

Logo abaixo, oficio enviado pelo Presidente da Assembléia Legislativa de MT, para o comandante da PM do estado, Ten. Cor. Campos Filhos. Onde o Deputado Riva Solicita a transferência do Comandante da PM de Campinápolis, Sg. Paulo Silva.


Reuniões sob a questão da PM de Campinápolis

No dia 06 de novembro do ano corrente o plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Campinápolis foi usado mais uma vez em prol da população Campinapolense. A pedido do pecuarista Sebastião Neto,  e dos 6 vereadores já citados acima, o Te. Cor. PM Jorge Luiz Magalhães esteve no município para realizar uma reunião, onde tratou de assuntos pertinentes de como a Policia Militar de Campinápolis vem exercendo seu papel perante a população.


Doravante a reunião os vereadores consultaram o publico presentes se eram necessário que a reunião fosse filmada, mas cumprindo a vontade e o pedido dos mesmos, não foi possível que o senhor Gerson filmasse a reunião, uma vez que o publico achou que não avia necessidade. Então chegamos a seguinte conclusão: vereador nenhum proibiu o senhor Gerson de filmar a reunião, mas a pedido do publico o cinegrafista não pode filmar a mesma. Foi feito a vontade do povo e não de um vereador! Como prova isto esta gravado.Mas ainda em tempo os parlamentares liberam para que pudessem tirar algumas fotos, mas que as fotos que não espusesem os munícipes.

Os 6 vereadores no uso legais de suas atribuições reuniram-se com Te. Cor. PM Jorge Luiz, e os parlamentares pediram para o Tenente que ele viesse solicitar a retirada do comandante da PM de Campinápolis juntamente com a guarnição do recinto. Pois os vereadores achavam que com apresença dos PM’s a população iria ficar coagida em expor seus testemunhos, suas criticas construtivas, seus pontos de vistas e seus elogios sob o trabalho dos PM’s, no município. Então vemos que os vereadores apoiado pelo Te. Jorge Luiz procurou neste sentido em preservar as pessoas, e não em constranger elas. 

Dias atrás aconteceu uma reunião no Plenário da Câmara, onde estava presente o Te. Cor. PM. Barbosa. O coronel se colocou a disposição da população, mas devido apresença de alguns policias militares que compõem o Núcleo da PM de Campinápolis, no plenário, os moradores por sua vez ficaram constrangidos com apresença dos PM’s no recinto e nenhum dos morador tiveram coragem de expor seus pontos vistas sobre o trabalho da PM, pois ficaram com medo de sofrer retaliações após a reunião. Por isso, sobre tudo, foi solicitados a retiração dos PM’s para não a ver este tipo de constrangimento, na reunião do dia 06 de novembro de 2009.

Os cidadões Campinapolense, ficaram mais a vontade após a retida da guarnição e deram seu ponto de vista sobre o trabalho da PM de Campinápolis. Vários populares ao fazerem uso da palavra livre esporam seus pontos de vistas,  contaram as humilhações que sofreram, agressões verbais, ameaças e entre outras situações que foram feitas por parte de Alguns PM’s. Com certeza estas situações constrangedora e desagradável vão ficar marcadas na vida destas pessoas.

Os parlamentares elogiaram e ao mesmo tempo cobraram uma atitude mais maleável junto à comunidade. Sem agressão ou desvio de conduta por parte de ambos, da população e do PM's.

Em suas palavras Ten. Cel. Jorge Luiz, ressaltou que a Policia Militar irá deslocar de Barra do Garças um oficial para ouvir estas pessoas que se manifestaram de forma negativa, do trabalho exercido pela PM de Campinápolis junto ao munícipes. O Coronel educadamente, respondeu as perguntas feitas pela população Campinapolense e prestou os devidos esclarecimentos. E ainda salientou que se houver desvio de conduta vai ser punido. Mas afirmou que a lei tem que ser cumprida e vai ser!

Ainda em tempo lembramos aos respectivos policias que cometeram tais atos, que Campinápolis é constituído de um povo trabalhador e honesto, que cumpre com os seus deveres, mas muitas das vezes não tem seus direitos violados.

Os 6 vereadores fizeram certo, querem segurança,quer uma policia que transmita confiança,vereador é isso defender o povo necessitado mas dentro da lei.

A exenplo do Vereador Lucas Mayron que teve sua moto apreendida, ta certo? claro que tá, ele nem se quer foi lá pedir pra soltar,a final é a lei. Mas tem que ser pra todos.

Veja o que disse Vereador Lucas Mayron.

LM:  Olha a policia fez o papel dela, certo! Minha moto estava atrasada, mas nem se quer fui lá pra pedir pra soltar porque sei que eu estava  errado!

O comandante esqueceu que somos 6 Vereadores que esta contra algumas atitudes por parte da PM, isso pra que entenda que não é nada pessoal, mas é em razão do clamor da população é que estes vereadores assinaram este oficio. A imprensa fala comenta, mas a população sabe muito bem porque esta perseguição contra mim. Por defender o trabalhador.

Mas entenda discordo com abuso de poder por parte de alguns PM's, de Campinápolis. Os 6 vereadores são competentes e tomaram a dor da população.

Campinápolis continua com 10 casos confirmados e 1 de óbito positivo da gripe suína

Campinapolis News
Por Redação com informações de Anderson Acenino
27-Nov-2009


Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Estado de Mato Grosso tem até a presente data, 19, a notificação de 1.200 casos de Influenza A (H1N1), dos quais 123 foram confirmados, 162 descartados, 68 aguardam resultado e 819 pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde em só fazer coleta de material de pacientes com sintomas graves ou grupos de riscos, além de 28 pessoas que tiveram a confirmação para Influenza Sazonal (Gripe comum).

Em Campinápolis os casos confirmados de Gripe Suína colocam os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e a população Campinapolense em alerta. E para sobre carregar este alerta, o que a população mais temia aconteceu, a gripe suína já fez a 1ª vitima no município. Segundo informações da secretaria estadual de Saúde, o município tem 10 casos confirmados e 1 óbito positivo. Os profissionais da epidemiologia já estão tomando as devidas precauções assim como os funcionários do Hospital Municipal e população de forma geral. No sentido de conter o alastramento do vírus por todo município estão sendo realizadas diversas palestras, comunicados e entre outros quesitos que pode ajudar a conter este vírus.

Vale ressaltar que o Hospital Municipal de Campinápolis não dispõe de estrutura física adequada para o atendimento desse tipo de enfermidade, onde é necessário o isolamento equipado com sistemas especiais de ventilação e de vácuo. Se confirmado a suspeita de contaminação, o paciente deverá ser transferido para alguma unidade que esteja devidamente preparada para esse tipo de atendimento. As respectivas vitimas deste vírus, quando são diagnosticados no município são transferidos para Barra do Garças (cidade vizinha), Cuiabá, Goiânia e outras cidades que agregam estruturas para tratar esta enfermidade.

Dos casos confirmados no Estado de Mato Grosso que totalizam 123, 27 são do município de Cuiabá, 2 de Alta Floresta, 12 de Barra do Garças - sendo 3 notificações em Goiânia - 5 de Cáceres, 10 Campinápolis, 5 de Campo Novo dos Parecis, 2 de Campo Verde, 5 de Lucas do Rio Verde, 10 de Primavera do Leste, 12 de Rondonópolis com uma notificação no Estado do Paraná, 1 de São Pedro da Cipa, 09 de Sinop, 9 de Sorriso , 5 de Tangará da Serra, 3 Colíder, 1 de Mirassol D’Oeste e Juína 1.

O Estado tem a notificação de 37 óbitos de pacientes suspeitos pelo vírus A (H1N1) em Mato Grosso, sendo 23 óbitos confirmados, 5 óbitos aguardam resultado, um óbito foi confirmado por Influenza Sazonal e 8 óbitos tiveram resultado negativos para a Influenza A (H1N1).

Os municípios que registraram óbitos são: Cuiabá (2 casos, sendo 1 positivo e 1 negativo), Barra do Garças (2 positivos), Campinápolis (1 positivo), Cáceres (1 caso negativo), Nobres (1 positivo), Várzea Grande (4 casos, sendo 2 positivos, 1 negativo e 1 por Influenza Sazonal), Diamantino (1 positivo), Rondonópolis (9 casos, sendo 7 casos positivos, 1 negativo e 1 que aguarda resultado), Primavera do Leste (4 casos, sendo 1 positivo e 2 negativos e 1 que aguarda resultado), Sorriso (1 caso positivo), Campo Novo dos Parecis (1 caso positivo), Paranatinga (1 positivo), Santa Carmen (1 que aguarda resultado), Campo Verde (3 casos, sendo 2 positivos e 1 que aguarda resultado), Mirassol D’Oeste (2 casos, sendo 1 positivo e 1 negativo), Lambari D’Oeste (1 positivo), Sapezal (1 caso que aguarda resultado) e Tangará da Serra (1 caso descartado).

A Secretaria de Estado de Saúde mantém os trabalhos de monitoramento e notificação e informa que o Estado tem a disposição pelo site www.saude.mt.gov.br notas técnicas de recomendações de prevenção da Influenza A (H1N1), que serve de subsídios na orientação de gestores nas tomadas de decisões sem causar alarde a população, além do que as equipes técnicas da Superintendência de Vigilância do Estado, estão a disposição para interagir e esclarecer dúvidas.

Assim como a gripe comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, dor de cabeça forte, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Essa nova gripe, aparentemente, também causa mais diarréia e vômitos que a gripe convencional.

O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados e é certo que não há qualquer risco de contaminação através do consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 °C mata o vírus da influenza, assim como outros vírus e bactérias.

Wanderley Farias está entre os 100 melhores prefeito das Américas.

Fonte: OD
Por Alexandre Alves
27-Nov-2009

O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), recebeu nesta semana, em Brasília, o prêmio da organização Brasil Américas, na categoria “Melhores Prefeitos das Américas”. Entre as Américas do Norte, Central e do Sul foram escolhidos os 100 melhores prefeitos.

De Mato Grosso, são oito gestores a receber a honraria. Além de Juarez, também foram premiados José Carlos do Pátio (PMDB), de Rondonópolis; Dimorvan Alencar Brescancim, de Campo Verde; Wanderley Farias (PR), de Barra do Garças; Clóvis Damião Martins, de Poconé; Marcos Moreira (PPS), de Ribeirãozinho; Filemom Limoeiro, de São Félix do Araguaia e João Roberto Ferlin, de São José dos Quatro Marcos.

Esta é a 14ª edição do prêmio e a organização tem indicações da Organização Mundial de Estados, Municípios e Províncias (Omemp). A idéia é reconhecer as instituições públicas verdadeiramente compromissadas com as questões sociais, políticas, econômicas e administrativas.

A escolha foi feita por meio de pesquisa do Ministério das Cidades, Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE) e Jornal do Brasil, sobre o Índice de Qualidade de Vida (IQV) nas cidades brasileiras.

Emendas de bancada somam R$ 1 bilhão

Fonte: Diario de Cuiabá
Por Sonia Fiori e foto Benier Marcos
27-Nov-2009

O conjunto de emendas apresentadas pela bancada federal no Orçamento Geral da União (OGU) para 2010 soma aproximadamente R$ 1 bilhão para Mato Grosso. Entretanto, a aprovação das metas dos parlamentares depende da triagem a ser feita pela Comissão Mista do Orçamento (CMO). Na prática, o valor sonhado pela bancada dependerá exclusivamente da margem a ser disponibilizada pelo governo Federal para as emendas dentro de uma peça orçamentária que prevê cortes, principalmente em relação às emendas de bancada.

Outro ponto de luta da bancada diz respeito à liberação dos valores programados no orçamento. Por questões muitas vezes de cunho político ou burocrático, boa parcela das emendas simplesmente não sai do papel. Vice-líder do governo no Congresso nacional, o deputado federal Carlos Abicalil admite a dificuldade para assegurar a viabilidade das emendas no ano de execução da peça orçamentária. Segundo ele, devido ao enxugamento do orçamento as emendas de bancada sofrerão redução – com previsão inicial – de aproximadamente R$ 200 milhões se comparado às emendas em execução em 2009. No entanto, ele reforçou entendimento de que existem chances de a bancada conseguir ampliar a estimativa de verba.

Conforme a coordenadora da bancada federal, senadora Serys Slhessarenko (PT), os valores projetados pelos 11 representantes do Estado no Congresso beneficiam projetos diversos nas áreas da saúde, infraestrutura, turismo, pesca e aqüicultura além de ciência e tecnologia, esportes e educação. Em relação ao setor da saúde existe empenho da bancada mato-grossense para disponibilizar recursos, via emendas, para o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM).

Terminou na quarta-feira o prazo para apresentação de emendas à peça orçamentária à disposição da Comissão Mista de Orçamento. A previsão é de que a matéria seja votada até o fim de dezembro – antes do início do recesso parlamentar.

A senadora Serys protocolou 18 emendas, sendo quatro junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), quatro no Ministério da integração Nacional, duas no Ministério do Turismo e outras duas no Ministério das Cidades. Segundo a parlamentar, também foram apresentadas emendas junto aos Ministérios da Ciência e Tecnologia; Esporte; Desenvolvimento Agrário; Educação; Pesca e Aqüicultura, Saúde e Educação. O valor esperado pela bancada soma R$ 968,93 milhões.

De acordo com a senadora, 15 emendas são de apropriação, podendo ser aumentadas ou reduzidas conforme previsão no acordo do Plano Plurianual – PPA. Na lista de emendas consta ainda três de remanejamento. Segundo ainda o levantamento disponibilizado pela senadora, cinco emendas com valor de R$ 100 milhões cada, serão destinadas para a BR-163, para projetos de inclusão digital, obras de infraestrutura esportiva e para promoção de investimentos de infraestrutura econômica – além do novo hospital Júlio Muller.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Água Boa - Vereador Marquinhos recebe grupo ACM no seu gabinete

Fonte: ABN
Por Kassu
26-Nov-2009

Água Boa - O grupo ACM o nome forte do forró começou de mansinho cantando em festinhas nos bairros de Água Boa. Agora com o lançamento do 1º CD já estão sendo contratados para shows na região. No trabalho dos artistas foram gravadas 10 músicas, algumas inéditas.

No dia 04/12 estarão em Nova Nazaré na festa da Melhor Idade.

Nos dias 05 e 06/12 estarão na Serrinha na Escolha da Rainha Beleza do Campo

Dias 19/12 estarão no P.A. Jandira na festa de confraternização de Natal.

Não deixem de prestigiar os artistas da nossa terra.

Fones para contato: (66) 9997-2556 e (66)9996-6221.

Juiz dá 30 dias para parlamentares adequarem salários

Fonte: Rd News
Por Andrea Haddad
25-Nov-2009


Deputados Carlos Bezerra e Thelma de Oliveira e o senador Jayme Campos terão que optar por vencimentos

   O juiz da 1ª Vara Federal em Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, determinou o prazo máximo de 30 dias para a adequação dos salários do senador Jayme Campos (DEM) e dos deputados federais Carlos Bezerra, presidente regional do PMDB, e Thelma de Oliveira (PSDB), viúva do ex-governador Dante de Oliveira, falecido julho de 2006. Além do salário pago pela União por exercer mandato eletivo, os três congressistas recebem benefício vitalício pago a ex-governadores ou cônjuge.

   Segundo a ação do Ministério Público Federal, desde 2007, ao assumirem cargos, o senador e os dois deputados acumulam a pensão superior a R$ 12 mil, mais subsídio de R$ 16 mil para exercer o mandato. O teto de remuneração nacional é de R$ 25,7 mil, valor pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

   Bezerra foi governador de 87 a 90 e, Jayme, de 91 a 94. A suspensão desse privilégio a ex-governadores só ocorreu em 2006. Thelma conseguiu incorporar aos rendimentos a aposentadoria por ser viúva de Dante, que foi governador por oito anos (1995-2002).

   O MPF pediu a devolução de montante superior a R$ 300 mil pago aos três. Na ação proposta pelos procuradores Vanessa Ribeiro Scarmagnani, Ana Carolina Oliveira Tannús Diniz, Douglas Santos Araújo e Thiago Lemos de Andrade, a União, os dois deputados e o senador figuram como réus. A União tem 30 dias para adequar os salários sob pena de multa diária de R$ 10 mil. (Andréa Haddad)
  • Confira aqui a sentença que determina a adequação dos salários

Palanque de Serra terá Santos e Jayme; Dilma, Silval e Maggi

Fonte: Rd News
Por Rd News
26-Nov-2009


Tucano José Serra constrói palanque em MT com Wilson Santos e Jayme Campos, enquanto a petista Dilma Rousseff vai contar com Silval Barbosa e Blairo Maggi; Ciro Gomes aposta em Mauro Mendes

Os principais pré-candidatos à sucessão presidencial já começam a montar em Mato Grosso os seus palanques visando o pleito de 2010, puxados por virtuais concorrentes a governador e a senador.  José Serra tem como aliado o prefeito cuiabano Wilson Santos e o senador Jayme Campos. A petista Dilma Rousseff terá no palanque o peemedebista Silval Barbosa e o governador Blairo Maggi. Correndo por fora, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) deve subir no palanque de Mauro Mendes, que busca construir uma terceira via. A ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva, que trocou o PT pelo PV, sonha com filiação ao seu partido de algum dos chamados operadores do direito, como o procurador da República Pedro Taques, o procurador de Justiça do Estado Paulo Prado ou o juiz federal Julier Sebastião da Silval para, assim, ter palanque em MT.

  Governador de São Paulo e uma vez derrotado à sucessão presidencial, em 2002, o tucano Serra aposta na candidatura de Santos ao Paiaguás, mas o cenário a ser consolidado nas convenções de junho pode ser outro. Sob desgaste, o prefeito cuiabano está mesmo disposto a renunciar ao mandato em abril e pode até recuar do projeto ao governo e entrar na corrida ao Senado, que terá duas das três cadeiras abertas à representação mato-grossense no Congresso Nacional. Nesse caso, o candidato do bloco PSDB-DEM, que já tem apoio fechado com o PTB, seria o democrata Jayme Campos, que nada tem a perder, já que seu mandato de senador continua até 2014. Curiosamente, as pesquisas de intenção de voto mostram crescimento das pré-candidaturas governistas, como da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, empurrada pelo presidente Lula, e do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), apoiado pelo governador Blairo Maggi (PR).

   No Estado, Dilma vai ter um palanque com Maggi, que deixa o Paiaguás daqui a quatro meses para disputar o Senado, e Silval, que vira governador e buscará a reeleição. Desta aliança PMDB-PR devem fazer parte também partidos como PT e PP. Continuam no muro o PDT e o PPS dos ex-prefeitos e deputados estaduais Otaviano Pivetta e Percival Muniz, respectivamente.

   O ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes (ex-PPS), que já concorreu, sem êxito, ao Palácio do Planalto, está determinado a entrar no páreo de novo, agora pelo PSB. Em Mato Grosso, o pré-candidato do partido é o presidente da Federação das Indústrias (Fiemt), empresário Mauro Mendes, derrotado à Prefeitura de Cuiabá no ano passado. Mendes deixou o PR do governador Maggi. Sua decisão provocou reviravolta no cenário político, porque acabou rachando a chamada turma da botina. Agora, ele tenta se firmar como terceira via, mas já enfrenta embates internos com o presidente estadual da legenda socialista, deputado federal Valtenir Pereira, que demonstra maior simpatia por uma aliança com o poder, ou seja, com o grupo de Silval e Maggi.

Deputados derrubam o veto do governo e proíbem fumar

Fonte: Rd News
Por Patricia Sanches

25-Nov-2009

  Os deputados derrubaram, por unanimidade, o veto do governador Blairo Maggi (PR) ao projeto de lei antifumo, de autoria de José Riva (PP). Agora, cabe a Assembleia promulgar a lei nos próximos dias. A proposta foi aprovada em plenário em 30 de setembro, mas acabou sendo vetada pelo Palácio Paiaguás. Maggi argumenta que sobre esse assunto quem cabe legislar é a União e não o governo estadual. Insatisfeitos com a justificativa, os parlamentares fizeram o contraponto e decidiram derrubar o veto.

 Percival Muniz (PPS) e Mauro Savi (PR), por exemplo, usaram a tribuna para defender a queda do veto por entender que trata-se de uma questão de saúde pública. Ambos são fumantes e falaram sobre a dificuldade em abandonar o vício. Savi é líder do governo na Assembleia e seu posicionamento foi a senha para os demais parlamentares ajudar na derrubada do veto.
  
A nova lei proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhos, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em lugares públicos e estabelece normas de proteção à saúde e de responsabilidade por dano ao consumidor, conforme a Constituição Federal. Fica estabelecido também que os estabelecimentos comerciais de todo Estado terão de criar ambientes de uso coletivo livres de produtos fumígenos. De acordo com a proposta, o uso de tabaco fica vetado em ambientes de trabalho, estudo, cultura, culto religioso, lazer, esporte ou de entretenimento.

    Recentemente, os vereadores por Várzea Grande aprovaram um projeto semelhante, mas que depende do aval do prefeito Murilo Domingos (PR) para entrar em vigor. Em Cuiabá existe um projeto similar, de autoria do vereador Toninho de Souza (PDT), mas que ainda não foi submetido à apreciação do plenário. (Patrícia Sanches)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

internautas reprovam o trabalho da Pm de Campinápolis, aponta enquête.

Campinapolis News
Por Redação
25-Nov-2009

Como você avalia o trabalho prestado pelo Núcleo da Policia Militar de Campinápolis, junto ao município?



Esta foi à pergunta que esteve no ar, por mais de 30 dias. Com a referida enquête tívemos uma boa participação por parte dos internautas, sob como os mesmos avalia o trabalho da PM de Campinápolis.


A enquête contou com quase 300 votos, distribuídos entre os seguintes métodos de avaliação; bom, regular, ruim e péssimo.

Entre esses métodos de avaliação o que lidera com uma grande vantagem é o “Péssimo”, que aglutinou cerca 53% dos votos dos internautas, que opinaram por classificar o trabalho que a PM vem prestando junto ao município como “Péssimo”.

Já em 2° lugar com uma votação muito menos expressiva o “Bom” angariou cerca de 32% dos votos da referida enquête, o que corresponde á 88 votos.  

Em 3° lugar vem o “Regular”, com uma votação uma votação mais modesta, cerca de 8% dos internautas classificaram o trabalho da PM de Campinápolis como “Regular”.

O 4° e último lugar ficou com “Ruim” que recebeu cerca de 15% dos votos na presente enquête. 

AVISO

A referida enquête não tem base científica.

O levantamento é uma mera opinião dos internautas que acessam nosso blog.

escola couto fará eleição para definir quem será o diretor; Adejailton é o principal candidato.

Campinapolis News

Por Benier Marcos
25-Nov-2009


Nesta terça-feira, dia 01 de dezembro, a Escola Estadual Couto Magalhães elegerá o seu diretor que irar comandar a unidade escolar no biênio 2010/11. 

Até o presente momento na disputa do cargo só tem o atual diretor Adejailton Agostinho. Adejailton foi eleito no inicio do ano, pois o ex-diretor Emival Parreira se abdicou do cargo para ser secretario municipal de educação e cultura, respectivamente.

E desde quando assumiu o comando da escola, Adejailton, conseguiu manter o bom andamento da maquina publica, sempre atendendo acontento as exigências impostas pela SEDUC, MEC e dos estudantes. E sem deixa cair o nível de aprendizados dos jovens alunos.

Doravante a sua gestão a escola foi contemplada com varias obras de benfeitorias, como: Internet de qualidade (tem uma antena exclusiva para escolar), computadores, mesas e cadeiras para o laboratório de informática que sempre está à disposição dos estudantes, lanches de qualidades que nutre e da força aos alunos. O diretor sempre está visando capacitar os professores, e para que isso aconteça o chefe da unidade escolar desloca os mesmo para participar de cursos que agregam conhecimentos para os lecionadores, para que assim esses professores possam aplicar suas disciplinas com o maior índice de aprendizado.

Adejailton ainda tem planos ambiciosos para sempre implantados no colégio, como uma quadra de areia pra Vôlei, e entre outras melhorias que iram marcar a sua gestão.

A votação ocorrerá durante todo o dia, somente alunos, pais de alunos, professores, coordenadores poderão votar e decidir o futuro da unidade escolar. ( Por; Benier Marcos)

vereador incentiva desportista da aldeia Santa clara

Campinapolis News
Por Assessoria
25-Nov-2009


O vereador por Campinápolis, Lucas Mayron, do PTB, esteve nesta terça-feira, dia 24, entregando material esportivo para os indígenas, mais precisamente pra aldeia Santa Clara. Marvel Tsowaon foi quem recebeu o material, pois ele é um dos representantes da comunidade. Marvel, ainda parabenizou o vereador e agradeceu o parlamentar por incentivar os desportistas e o esporte na aldeia Santa Clara.

O parlamentar por meio da secretaria estadual de esporte angariou alguns matérias esportivos.  E distribuiu entre a população, mas focalizando sempre os menos favorecidos. Mayron vê no esporte um instrumento para manter os jovens longes das drogas e através dele formar bons cidadãos. “Pois é isto que o nosso pais mais precisa”. Revela o parlamentar.

Acusada de tráfico, vereadora é mantida na prisão

Escrito por ANTONIELLE COSTA   
Qua, 25 de Novembro de 2009 20:20

O inquérito policial que investiga o envolvimento da vereadora Regiane Rodrigues de Freitas (PRP), em uma quadrilha que operava o tráfico de drogas na Região Norte do Estado, deverá ser concluído nesta semana, após realização de novos interrogatórios com os envolvidos.

O procedimento deveria ter sido concluído na semana passada. No entanto, em função da realização de novas diligências, o prazo teve que ser prorrogado. Dessa forma, a prisão temporária dos suspeitos também foi prorrogada por mais 30 dias.

Regiane está presa desde o dia 15 de outubro e cumpre a pena em uma sala no Corpo de Bombeiros, em Cuiabá, uma vez que legislação prevê a detenção em sala do Estado-Maior, por possuir graduação em Direito

Em entrevista ao MidiaNews, o delegado responsável pelo caso, Sérgio Ribeiro de Araújo, disse que solicitou a prorrogação do prazo, uma vez que precisa analisar as investigações, feitas em parceria com Gerência de Inteligência Policial (GIP) de Cuiabá, para que possa confrontar com o depoimento dos envolvidos.

"A documentação está comigo: são mais de mil páginas. Estou analisando para que possa inquirir os envolvidos novamente. Logo depois, irei relatar o inquérito e encaminhar ao Judiciário, possivelmente ainda nesta semana", afirmou Ribeiro.

No relatório final, será pedida a prisão preventiva dos envolvidos, que, além de tráfico de drogas, deverão ser indiciados por associação e financiamento ao tráfico.

Investigações
As investigações começaram em março deste ano, pela Delegacia da Polícia Civil de Colíder, juntamente com a Gerência de Inteligência Policial (GIP), de Cuiabá. Na operação, que ficou conhecida como "Tribuna do Pó", foram expedidos 14 pedidos de prisão temporária. Deste total, 11 foram cumpridos e três estão foragidos.

Segundo o delegado Araújo, a vereadora Regiane usava o cargo para auxiliar a quadrilha, conseguindo carros e passagens de ônibus para traficantes buscarem a droga na cidade de Cáceres (a 900 km de Colíder), que, por sua vez, era conduzida para Sorriso e distribuída para vários municípios da região Norte.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, Regiane guardava o entorpecente em sua casa e, depois, o repassava para outro traficante, que entregava para "varejistas", responsáveis pela venda aos usuários e pelo abastecimento de pontos de distribuição. Além disso, a vereadora era usuária.

Projeto de lei apresentado foi considerado inconstitucional sobre venda de carnes da Friboi no varejo em Barra do Garças

Escrito por Janio Gomes   
Qua, 25 de Novembro de 2009 14:42

Acuado, Sávio tenta salvar a própria pele em sessão da câmara

Na sessão da Câmara de Vereadores da Noite de Ontem em Barra do Garças, a lei de autoria do Ver.Sávio Carvalho (PDT) e de Antonia Jacob (PR) Presidente da casa, foi derrubada por inconstitucionalidade, de acordo com a assessoria jurídica da própria câmara.

O fato que mais estranho foi a desistência de Sávio Carvalho no empenho à lei, pois o mesmo afirmou, em alto e bom tom, que estava desgastado e que "queria salvar a própria pele", pois ele foi um dos propositores do projeto de lei e vem sido alvo de ataques por ser empresário do ramo.

Assim sendo, a JBS Friboi deverá, sem nenhum problema, iniciar a venda de carnes nas ruas da Grande Barra. A audiência pública para discutir o assunto ainda não foi marcada, e com o recesso parlamentar, muito provavelmente passará para 2010.


Trabalhadores temem desemprego

No começo do mês, donos de supermercados possuidores de açougue, funcionários e açougueiros, marcaram presença na câmara de Barra do Garças. A sessão recebeu um quórum de visitantes muito maior do que o habitual. Os açougueiros e funcionários de açougues, todos muito preocupados com a iniciativa da JBS Friboi, em querer vender carnes em vans, se reivindicaram pedindo providência aquela casa de lei, e o debate principal foi da audiência pública sobre o assunto que vai discutir os benefícios e malefícios da arrojada iniciativa da empresa, que quer vender cinco toneladas de carnes nas ruas.

A principal preocupação é o desemprego de mais de trezentas pessoas, pois vislumbra-se que a venda das carnes em vans, pode imediatamente quebrar os açougues.

FRIBOI


Atualmente, o consumo de carne na região denominada Grande Barra do Garças, é de seis toneladas por dia. Desta forma, a JBS Friboi pretende comandar mais de noventa por cento do comércio de carne realizado em toda a cidade e cidades vizinhas. Com a entrada das vans no mercado, aproximadamente trezentas pessoas vão ficar desempregadas.

Traçando um comparativo com os valores praticados em todo o Brasil, na compra do gado, enquanto em São Paulo a arroba do boi é pagam-se 77,00 a arroba, em Barra do Garças a JBS Friboi paga 65,00 a arroba, uma diferença considerável de mais de dez por cento.E este cenário tem sido agravado com o fechamento dos demais frigoríficos no Estado de Mato Grosso, deixando os pecuaristas à mercê da compra do gado pela JBS Friboi.



Em tempo, a última fiscalização da SEMA deu em pizza. A de 2007, do valor de três milhões, foi pago apenas dez mil reais.


Provas serão dias 31 de janeiro e 21 de fevereiro

Fonte: Midia News
Por Redação
25-Nov-2009

O governador Blairo Maggi anunciou, no começo da tarde de hoje, as datas das novas provas do concurso público: 31 de janeiro e 21 de fevereiro de 2010. Ele reconheceu os problemas ocorridos no dia da prova, no último domingo (22)), e pediu desculpas à população. "Por tudo o que aconteceu, peço desculpas formais aos candidatos, familiares e à população, afirmou.

Maggi afirmou que as falhas foram "unica e exclusivamente" de logística. "Foram erros de organização e, até o momento, não há nenhuma evidência de fraude", afirmou. Para o governador, o que aconteceu no domingo foi "um desastre", até porque ele esperava que a equipe encarregada de coordenar os trabalhos cumprisse a contento a misão. Mas, segundo ele, as expectativas foram todas frustradas.

O governador negou que tenha pecado por excesso de zelo, ao confirmar na equipe encaregada do concurso. Ele disse ter confiado no sucesso do evento porque, em todas as reuniões das quais participou, sempre teve um retorno extremanente positivo para todos os quesionamentos, sobretudo, da parte do secretário de Administração, Geraldo de Vitto.

Maggi admitiu que as ocorrências de domingo passado o deixaram profundamente chateado. Por isso, garantiu que, doravante, vai se empenhar pessoalmente para que os fatos negativos não se repitam.

O governador innrou que foi montado um "comitê de acompanhamento", com a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Delegacias e outros órgãos. "A Unemat não coordenará mais os trabalhos, a logística ficará a cargo de um grupo de gestão. A Unemat vai elaborar as provas, lacrar e entregar nos Correios", afirmou.

Maggi afirmou que o comitê ficará a cargo de um núcleo, cujos coordenadores não foram ainda definidos. O secretário de Administração, Geraldo De Vitto, não terá mais comando no processo.

Blairo desconsidera posição do Gaeco

o governador afirmou que decidiu não acatar a sugestão do procurador Paulo Prado, do Gaeco, de afastar a Unemat do processo. "Considero muito os posicionamentos do Ministério Público Estadual, mas nesse caso não há porque afastar a Unemat do processo. Vamos corrigir todas as falhas e garantir um concurso sem sobressaltos", afirmou.

Locais de prova já podem ser consultados na Internet

Fonte: Oul Notícias
25-Nov-2009


Os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 já podem ser consultados na internet.
 

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os cartões de confirmação da inscrição também já estão sendo entregues aos candidatos pelos Correios e devem chegar até o dia 30 de novembro.

Quem não receber o documento pode consultar o local em que fará o exame pela internet ou pelo Programa Fala Brasil (telefone 0800-616161).

O cartão contém a hora, a data e o local da prova onde o candidato deverá fazer o Enem. Além disso, devem constar o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados e a folha de leitura óptica para as respostas do questionário socioeconômico. O Enem 2009 será aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro a 4,1 milhões de estudantes.

No sábado (5) será aplicada a Prova I. São cobradas as disciplinas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo (6), será aplicada a Prova II, com linguagens, códigos e suas tecnologias, mais a redação, e matemática e suas tecnologias.

Os horários para fazer a prova não foram mudados: no sábado o Enem será aplicado das 13h às 17h30, com 4h30 de duração. No domingo, o horário é das 13h às 18h30. O horário considerado é o oficial de Brasília.

Fraude adia exame

A avaliação, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, foi cancelada por conta do vazamento de seu conteúdo.

Depois de fraudada a primeira prova, o MEC interrompeu o contrato com o Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), consórcio que estava responsável pela execução do Enem. Em regime de urgência, o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) e a Fundação Cesgranrio foram contratados para executar o novo exame. Os custos já atingiram R$ 131,9 milhões.

O Connasel foi o único a participar da licitação para o Enem 2009, fechada em R$ 116 milhões, dos quais cerca de R$ 36 milhões foram pagos pelo governo. O valor desembolsado se referiu à impressão da primeira prova, que já estava em processo de distribuição, quando dois cadernos foram furtados.

Ao todo, 53.542 candidatos do Enem 2009 pediram alteração de cidade para a aplicação da prova, o que representa 1,3% do universo total de inscritos, de 4.147.527 estudantes.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PASTORES SE PREPARAM PARA O "DIA DO EVANGÉLICO''

Campinapolis News
Por Pr. Divino Aguiar com Benier Marcos
24-Nov-2009



Fica a você e a sua família o nosso convite para participar do “Dia do Evangélico”. O evento comemorado no segundo domingo de dezembro, neste ano corrente será no dia 13 de dezembro, respectivamente.

O evento evangélico conta com a  participação de varias Igrejas, como; Igreja Universal do Reino de DEUS – IURD, Igreja de DEUS no Brasil, Igreja Evangélica de Campinápolis, Igreja DEUS Conosco e Igreja Assembléia de DEUS Mis. Madureira, o evento será realizado na Igreja Assembléia de DEUS, no dia 13 de dezembro .
O "Dia do Evangélico" é um projeto de autoria do vereador Lucas Mayron, e foi aprovado por unanimidade pelo os demais vereadores que compõem a Câmara Municipal de Vereadores de Campinápolis.

Sábado, dia 28, grupo ponto com em Campinápolis.

Campinapolis News
Por Benier Marcos
24-Nov-2009



Mais um super Show em Campinápolis! Agora quem vai se apresentar no município é o Grupo Ponto Com, que mais uma vez é atração na cidade. No dia 28 de novembro o grupo sobe ao palco, no salão Paroquial á partir da 10hs, para agitar a cidade e pessoas oriundas de varias regiões, que viram para o município somente para prestigiar o Mega-Show.

E ainda consta na programação do evento, a participação especial de Flavio Araújo, Pré-Fets para a festa Noel Fest, e entre outros quesitos que vai fazer você não perder está festa. Há, na compra dos primeiros 200 ingressos, antecipados, ganha um CD da festa.

Se você perder vai arrepender!

Grupo Ponto Com em Campinápolis dia 28 de novembro e Noel fest dia 26 de dezembro.

 

Este é mais um evento com a marca; Fabio Costa e Marcelo Rosinha.


Justiça vai flexibilizar horário de atendimento ao público em MT

Fonte: Noticias Nx
Escrito por Assessoria com Nx
24-Nov-2009

O Poder Judiciário deve enviar, nos próximos dias, a Assembléia Legislativa uma nova mensagem contemplando a alteração dos cartórios e dos fóruns. A decisão foi tomada nesta terça-feira durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça para discutir o veto do Governo sobre ao Projeto de Lei 385/09 de autoria do Tribunal de Justiça que propôs alterações no Código Judiciário, mudando o horário de funcionamento dos cartórios. A reunião contou com a participação de diversos representantes dos usuários da Justiça. A idéia é que seja ampliado o horário de funcionamento também dos fóruns.

Todos os representantes foram unânimes em defender a alteração dos serviços cartorários dentro de parâmetros que atendam aos anseios da sociedade. O consenso é de horários que correspondam às necessidades locais, principalmente nos municípios pequenos. “A Justiça precisa estar aberta a toda sociedade. Sabemos que todos trabalham em período integral, mas o atendimento ao público ocorre apenas durante meio período” – explicou o presidente da OAB, Francisco Faiad.

O secretário geral da Procuradoria Geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo resumiu a idéia: “seria importante tratar de modo desigual os desiguais. Implantar horários na capital e cidades pólos das 8 às 18 horas e, nas demais localidades, deixar que os juízes decidam pelo horário de funcionamento”. A preocupação, neste caso, é pela eventual geração de ônus – impacto na conta - o que acabaria sendo pago pela população. O deputado Alexandre Cesar, no entanto alertou “vamos buscar os meios. Não podemos condicionar à impedimentos de natureza operacional” - alertou.

Depois de ouvir as partes o presidente da CCJR, deputado Sebastião Rezende disse que o Veto 97/09 será enviado ainda hoje para a Mesa Diretora onde ficará a disposição do presidente José Riva (PP) para ser posto em votação. Para ele “ é importante que o Tribunal de Justiça envie a nova mensagem que contemple o principal anseio da CCJR e da Assembléia Legislativa que é o de atender a sociedade plenamente.

No dia 28 e 29 grandioso torneio de truco no Bar do Jilozinho

Campinapolis News
Por Benier Marcos
24-Nov-2009





Acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro um grandioso torneio de Troco, na região do P.A. Santa Idelfonso, mais precisamente no Bar do Jilozinho. Haverá uma ótima premiação para os primeiros lugares, como: 1°400, 2º 200 e 3° 100, e troféus para todas as modalidades. Sendo que as inscrições será somente 30R$, os participantes que estiverem escritos no torneio terão almoço. O evento conta com outra atração, sendo um Forrozão para animar a galera, e animação fica por conta dos Djs. Evaldro Alves e Cidinho Camp.

No dia 02 de agosto aconteceu no mesmo local um torneio de futebol Socayte, os times que levou a melhoram foram: 1º Time do Laércio, 2° Moto Trilha e 3° Velho Barreiro.

A comissão organizadora, em nome do Uarley, o Jilozinho e Edilma convida a todos para juntos participarem deste evento, no P.A. Santa Idelfonso.


Djs. Evaldro e Cidinho Camp.

Questões do concurso têm viés político e falha ortográfica

Fonte: Rd News
Por Rd News
24-Nov-2009


As provas que começaram a ser aplicadas em Mato Grosso no maior concurso público do país no último domingo e, logo em seguida, suspensas, apresentam algumas perguntas e sugestões de resposta com viéis político e falhas de ortografia. Em meio à confusão, muitos dos 271 mil candidatos inscritos fizeram as provas, enquanto outros nem tiveram acesso ao conteúdo, já que por volta de 10 horas os fiscais e coordenadores anunciaram a nulidade motivado por uma série de problemas, entre eles de "vazamento" de provas e gabaritos e pela falta de estrutura logística.

No caso do concurso para gestor governamental, com 4.253 concorrentes para 50 vagas, pelo menos duas das 80 questões programadas chamaram atenção. A de número 71 traz, justamente na resposta certa, uma palavra escrita de forma equivocada, certamente por erro de digitação. Ao invés de "pregão eletrônico", aparece "cregão eletrônico". A questão 43, só faltou mencionar o nome do governo do presidente Lula. Pergunta o seguinte: "É considerada política pública de combate à pobreza e desigualdade social do atual governo federal". Em seguida, apresenta cinco alternativas. A correta é a letra b com "Bolsa Família", um dos programas sobre o qual o presidente Lula mais faz propaganda.

O governo do Estado assegura que não tem acesso e muito menos influência sobre as perguntas e respostas. Toda a responsabilidade pela elaboração das questões ficou acerca da Unemat, que conta com sua Coordenação de Concursos e Vestibulares (Covest/Unemat). No geral, segundo alguns dos candidatos que responderam as questões do concurso para gestor governamental, o conteúdo foi equiparado ao de ensino médio.

Até esta quarta o governo do Estado anuncia nova data para o concurso. As provas serão elaboradas de novo pela Unemat, mas agora sob uma fiscalização mais rigorosa e cuidados especiais para evitar tantos erros primários.

Soldado da Polícia Militar é executado com dois tiros na cabeça no MT

Fonte 24H News
Por 24 News
24-Nov-2009

Um soldado da Polícia Militar foi executado com dois tiros de revólver calibre 38 na cabeça. O Valdecir Ribeiro Ataíde, de 32 anos, foi assassinado por volta das 20h30 desta segunda-feira (23/11). Os tiros, segundo a Polícia, foram disparados de um revólver calibre 38 e o autor dos disparos seria um “amigo” da vítima.

O crime, segundo o delegado Antonio Carlos Garcia de Mattos, da equipe de investigações da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) aconteceu no meio da Rua Tangará, no bairro Alto da Serra, na periferia de Cuiabá.

O militar estava dentro do carro dele, um Prisma, quando um homem se aproximou e falou alguma coisa. Valdecir baixou os vidros do carro, quando o homem disparou dois tiros à queima-roupa contra a cabeça do soldado, que morreu na hora.

Nas investigações do delegado Garcia, ficou evidenciado, inclusive através de testemunhas, que o autor dos tiros seria um homem identificado como Jean Caio, morador da região, onde o soldado Valdecir costuma freqüentar.

“Os dois, pelo que nós apuramos ainda no local do crime, eram amigos, inclusive costumavam beber e sair juntos. Ainda não sabemos o que aconteceu. Vamos esperar pela suposta apresentação do acusado pelo homicídio, caso ele não o faça, nós vamos representar pela prisão preventiva dele”, afirmou o delegado Garcia.

Foi o 24º assassinato - um por dia -, registrado no mês de novembro, sendo 22 homicídios e dois latrocínios (roubos seguidos de morte) na Grande Cuiabá.

Força tarefa da Polícia tenta prender 200 em Mato Grosso

Fonte: Noticias NX
Escrito por Noticias Nx
24-Nov-2009

Um força-tarefa foi montada pela Polícia Judiciária Civil para o cumprimento de cerca de 120 mandados de prisão e busca e apreensão, nos municípios do interior do Estado. A ação faz parte da operação “Feliz Natal”, iniciada nesta terça-feira  e com previsão de fechamento na sexta-feira (27).

Mais de 200 policiais, lotados nas delegacias das doze regionais, foram mobilizados na operação, que conta com apoio de policiais militares em algumas cidades. O diretor do interior, delegado Jales Batista da Silva, disse que o foco da operação é a redução da criminalidade, principalmente na área de comércio dos municípios com a chegada do natal e do ano novo.

“Vamos atuar em todas as modalidades delituosas. Cada região vai tocar na área mais melindrosa, dos casos investigados nas delegacias. Queremos entrar no mês de dezembro com índices menores de ocorrências”, explicou Jales.

O diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa, declarou que ação integrada tem por finalidade o contínuo combate aos crimes de diversas natureza, sobretudo, no que tange ao tráfico de drogas, roubos, homicídios e exploração sexual infanto-juvenil.

Ao todo, 45 pessoas já foram presas por  mandados e em  flagrantes, nas rgionais de Diamantino, Rondonópolis, Juina, Água Boa, e Alto Araguaia. Foram apreendidas duas motocicletas, porções de drogas, dois revólveres, joias e 30 quilos de pescado.

Governo desiste de fazer concurso ainda neste ano

Fonte: Midia News
Por Rafael Costa
24-Nov-2009

O secretário de Administração, Geraldo de Vitto, informou, na manhã de hoje, que o concurso público do Governo do Estado não será mais realizado neste ano. A nova data será anunciada oficialmente amanhã e, provavelmente, será em janeiro ou fevereiro.

De Vitto informou ainda que, antes mesmo de o Ministério Público Estadual (MPE) formular o pedido de dividir a prova em dois dias, a Secretaria de Administração já estava disposta a adotar essa medida, para evitar transtornos no trânsito e nos locais de prova.

A decisão do Governo de realizar o concurso só em 2010 se deu por conta de uma sequência de concursos públicos já programados para o mês de dezembro, o que impediria escolas públicas de fornecerem espaço físico aos candidatos. Por conta disso, a única data viável seria no dia 27 de dezembro e há o temor de altas desistências, por conta da proximidade das festas de fim de ano.

Conforme MidiaNews apurou, as provas deverão ser realizadas na segunda semana de janeiro porque o governador Blairo Maggi (PR) está disposto a cumprir uma das promessas de sua gestão e, assim, evitar desgaste perante a opinião pública. Com as provas feitas no primeiro mês de 2010, o Governo terá tempo hábil para a homologação e a convocação dos aprovados até o mês de abril, data-limite estipulada pela legislação eleitoral.

Enem e Receita Federal

Nos dias 5 e 6 de dezembro, será aplicada a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), adotada pelo Ministério da Educação (MEC) para substituir o Vestibular, o que levará a uma grande movimentação em Mato Grosso, por conta dos mais de 300 mil inscritos.


Nos dias 12 e 13 de dezembro, serão feitas provas para cargos de auditor da Receita Federal. O concurso, em nível nacional, oferece 400 vagas, com salário inicial de R$ 13.067 e promete gerar uma forte movimentação. São 77.894 inscritos no País e Cuiabá será um dos locais onde serão feitas as provas.

No dia 20, a mesma Receita Federal realizará concurso público para preencher vagas de Analista Tributário. São 81.367 candidatos disputando 700 vagas espalhadas pelo Brasil, com salário inicial de R$ 7.624,56.

Assim, a única data viável ao Governo do Estado ficaria para 27 de dezembro. A proximidade com o final do ano acendeu "alerta vermelho" no Palácio Paiaguás, que teme alto índice de desistência, sobretudo, daqueles que vierem de outros Estados. Aproximadamente 13 mil candidatos são oriundos de outras regiões do Brasil, além de estrangeiros. Dos 274 mil inscritos, cerca de 260 mil são de Mato Grosso.

Unemat

Apesar da contrariedade do Ministério Público Estadual (MPE) e críticas de parlamentares da base aliada e setores do Governo, o secretário de Administração Geraldo de Vitto ainda tenta manter a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) na elaboração da prova e preparação dos locais.

No entanto, conforme Midianews antecipou, o procurador Paulo Prado, chefe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) vai solicitar ao governador Blairo Maggi o afastamento da Unemat na elaboração das novas provas. O cancelamento do contrato com a entidade estadual tem o aval do promotor de Cidadania Alexandre Guedes e do procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra.

Provável data

Por conta do interesse de nomear os 10.086 aprovados do concurso público no mês de abril, o governo do Estado tem a pretensão de realizar as novas provas em janeiro e já tem as datas em mente: 17 e 18 de janeiro. Esses são os únicos dias vagos no calendário do primeiro mês do ano para a realização de concursos públicos. No dia 10 de janeiro já está agendado a prova do concurso do Ministério da Saúde e no dia 24 será a vez dos mato-grossenses e outros concorrer a vagas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Fiasco do maior concurso deve tirar votos de Maggi e Silval

Fonte: Rd News
Por Rd News
24-Nov-2009

A repercussão negativa sobre a suspensão na hora das provas do maior concurso público do país, com 271 mil inscritos para 10.086 vagas de servidores estaduais em Mato Grosso, pode trazer consequências graves para os projetos políticos do governador Blairo Maggi, que em abril renuncia ao mandato para disputar uma cadeira ao Senado, e também ao vice Silval Barbosa (PMDB). Ele assume o Palácio Paiaguás disposto a concorrer à sucessão estadual. Há um sentimento de revolta geral por causa da desorganização.
Clique na imagem para ampliação
Reitor da Unemat Taisir Karim e secretário Geraldo de Vitto "queimam" pré-candidaturas de Maggi e Silval

   Por mais que o governo transfira culpa à Unemat pelo fiasco do concurso, marcado por uma sucessão de erros primários e irregularidades, trata-se de uma instituição que faz parte da estrutura da máquina estadual. A Universidade do Estado, com sede em Cáceres, é vinculada à secretaria estadual de Ciência e Tecnologia. Por falha da coordenação do concurso em vários aspectos, até mesmo a imagem da instituição ficou manchada. O mais grave foi as provas que seriam aplicadas no período vespertino terem "vazadas" já pela manhã.

   Se, por causa da frustração, aumentou a ira das pessoas sobre à figura de Maggi e, de respingo, à de Silval, imagine então como não está o índice de rejeição ao reitor Taisir Karim e ao secretário estadual de Administração, Geraldo de Vitto, um dos que assumiram à frente da realização do concurso que deveria ter sido realizado no domingo! Como o tiro saiu pela culatra, Vitto e Taisir acabaram levando para a frigideira política o governador e o vice, num período de pré-campanha eleitoral. Ambos estão queimados e, na luta contra o tempo, tentam se recuperar, mas as cicatrizes vão demorar a desaparecer.

   Nesta quarta, o secretário Vitto anuncia uma nova data para as provas. Todo o governo está mobilizado no sentido de evitar maiores prejuízos administrativos e políticos. O que renderia bom conceito, popularidade e votos para Maggi e Silval nas urnas de 2010, se o concurso tivesse transcorrido dentro das normalidades como se previa, acabou trazendo efeito contrário. Um novo concurso, agora de forma organizado e tranparente, pode amenizar a crise.

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS