sábado, 18 de abril de 2009

Restando apenas um dia para finalizar a enquete de maior ibop em campinápolis.

Na sua opinião, qual é o Secretário mais atuante da atual administração?

Mais de 1700 pessoas já votaram nesta enquete.

Já esta chegando o final, não perca participe!

Silval reduz ICMS na compra de bois só para o Araguaia

Por: Patrícia Sanches
18-Abr-2009


Num esforço para agradar pecuaristas da região do Araguaia, o vice-governador Silval Barbosa, virtual candidato ao Palácio Paiaguás pelo PMDB, anunciou a redução da alíquota de ICMS para compra e saída de bois em pé no chamado Vale dos Esquecidos. Hoje a tributação é de 7,5% e esse percentual vai cair para 3,5% nos próximos 30 dias. Silval fez o anúncio na abertura do megaleilão da Estância Bahia, neste sábado, em Água Boa.
O promotor do evento Maurício Tonhá, o Maurição, reforçou o discurso político de Silval para agradar a plateia, formada por pecuaristas e lideranças políticas. O governo alega que é preciso socorrer o setor na região, que está em crise e registra fechamento de frigoríficos....

Temos dinheiro, mas faltam projetos, diz diretor do Dnit

Por: Patrícia Sanches
18-Abr-2009

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antonio Pagot, criticou neste sábado (18), em Água Boa (a 150 km de Nova Xavantina), o que chama de falta de projetos que contemplem melhorias nas rodovias do Estado, além das problemáticas na área ambiental. "Enfrentamos problemas com a liberação de licenças para o início das obras, mas a maior dificuldade é a inexistência dos projetos propriamente ditos. Temos o dinheiro e não temos os projetos. Isso tudo atrasa a execução das obras”, diz Pagot, durante o megaleilão da Estância Bahia. Ele é um dos vários agentes públicos que prestigiam o evento. Em tom de brincadeira, Pagot disse que naquele momento só queria saber de gado, inclusive, para comprar algumas cabeças. Logo sentou-se no tattersal e começou a falar dos projetos que desenvolve à frente de uma das autarquias mais cobiçadas da estrutura do governo federal....

Por.FABIANE REWEL
Assessoria/PJC-MT
Uma operação integrada das polícias Civil e Militar de Ribeirão Cascalheira e Canarana (900 e 823 km a Leste) prendeu uma quadrilha especializada em roubo de gado. A quadrilha foi presa ao roubar gados de uma fazenda localizada no Posto da Mata, distrito de São Félix do Araguaia, na sexta-feira (10.04) passada.
A quadrilha rendeu e obrigou o caseiro da fazenda ingerir pinga e em seguida o amarrou. Enquanto isso, três integrantes do grupo que estavam armados, apartavam o gado que seria roubado. Logo após, quatro caminhões Mercedes Benz, grandes e modelo gaiola, carregados de vacas, bois e novilhas, saíram da fazenda no Posto da Mata em direção ao município de Ribeirão Cascalheira.
Os investigadores e militares de Ribeirão Cascalheira prenderam dois caminhões no centro da cidade. Segundo o delegado de Ribeirão Cascalheira, Rodrigo Ricardo Sant´Anna, através das investigações e com os dois motoristas presos em flagrante, os policiais obtiveram informação de que o ponto de encontro dos caminhões era no trevo da cidade de Canarana.
Sendo assim, de imediato o delegado acionou a Polícia Civil e Militar de Canarana, Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho, e em uma ação relâmpago, os policiais conseguiram localizar os outros dois caminhões com o gado roubado, os motoristas foram presos no trevo de Canarana e toda a carga roubada, cerca de 80 reses, foi recuperada.
Os outros integrantes da quadrilha que estavam em carros pequenos perceberam a ação da polícia e conseguiram fugir, mas foram perseguidos pela Polícia Civil na estrada de Canarana para Ribeirão Cascalheira, onde foi montada uma barreira policial, porém os fugitivos se esconderam no mato.
Os gados seriam levados para o município de Água Boa. Os fugitivos já foram identificados e as diligências do caso ficarão a cargo da delegacia municipal de São Félix do Araguaia, onde foi lavrado o flagrante.
O delegado de polícia Rodrigo Sant´Anna, destacou a importância da união entre as instituições a serviço da segurança pública

Não espere "Estou livre"

Padre é condenado a mais de 18 anos de prisão

Arca Universal

Acusado de ser o mandante de um duplo homicídio, o padre Adelino Gonçalves foi condenado a 18 anos e nove meses de prisão, nesta quinta-feira (16), no Paraná. O crime ocorreu na cidade de Mariluz e a leitura da sentença foi feita às 22h30 pela juíza de direito Josiane Pavelski Borges Fonseca, no fórum da comarca de Cruzeiro do Oeste.
O advogado de devesa do réu, Miguel Nicolau Junior, disse que irá recorrer da decisão e que ainda nesta sexta-feira (17) entra com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Paraná.
O padre foi considerado culpado de ser o mandante do duplo homicídio ocorrido na noite de 28 de fevereiro de 2001, crime que teria motivação política. As vítimas foram o vice-prefeito de Mariluz, Ayres Domingues, e o presidente do PPS local, Carlos Alberto de Carvalho. Na época, Adelino era prefeito da cidade.
Ao todo, quatro pessoas eram réus no processo. Elcio Farias foi condenado a 10 anos, Alexandro Nascimento foi absolvido e José Lucas Gomes, que teria atirado nas vítimas, morreu na cadeia antes do júri.

Governo faz acordo para manter empregos em usina

Midia News
Sensível a um problema social e econômico ocorrido no município de Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá), no Vale do São Lourenço, após a paralisação das usinas Pantanal e Jaciara, do Grupo Naoum, em processo de recuperação judicial e com atraso de salários, o secretário de Fazenda, Eder Moraes, por determinação do governador Blairo Maggi, e com o apoio do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), intermediou, na sexta-feira (17), acordo entre Estado, empresa e trabalhadores.

As usinas foram novamente enquadradas no regime de estimativa segmentada, excluídas da sistemática depois da recuperação judicial, e terão os débitos com o Estado parcelados. A iniciativa, segundo Moraes, vai ajudar o Grupo Naoum neste momento de dificuldade financeira, agravada pela crise econômica mundial, por conta da escassez de crédito no mercado.
O grupo gera 3,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos em Mato Grosso, o que contribui para o desenvolvimento da economia em Jaciara e nos municípios circunvizinhos, como Juscimeira, São Pedro da Cipa, Dom Aquino e Santa Elvira.
"Esta decisão ajudará o grupo a pagar os salários atrasados dos funcionários, a desafogar o estoque de cerca de 15 milhões de litros de álcool e 200 toneladas de açúcar e a comercializar a nova safra. Não há perdas de receita para o Estado, pois o que fizemos foi o reescalonamento do passivo da empresa de acordo com a legislação vigente. Com isso, a expectativa é que o comércio da região volte a se aquecer", argumentou Eder Moraes.
Segundo o prefeito de Jaciara, Max Russi, mais de 1.500 pessoas, além do comércio local, aplaudiram em pé o governador Blairo Maggi e o secretário de Fazenda, Eder Moraes, pela iniciativa de cunho social, já que tem trabalhador da usina que já não tem dinheiro para a comida da família. "A situação está realmente crítica e agradecemos a sensibilidade do governo de Mato Grosso em negociar com a empresa", disse. Inclusive, os trabalhadores chegaram a interditar a BR-364, reivindicando o pagamento dos salários em atraso desde o início deste ano.
Também foram à visita em Jaciara o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, e o chefe de gabinete do governador Blairo Maggi, José Márcio Guedes.

Campinápolis realiza o mutirão “Juntos contra a Dengue”

Por: p.c.junior
18 Abril 2009.

Começou na última sexta-feira dia 17, o mutirão de limpeza organizado pela Prefeitura e Câmara Municipal em parceria com a Maçonaria que tem como objetivo a conscientização da população para uma cidade mais limpa e livre do mosquito da Dengue.

O mutirão que durou o dia todo, contou com a participação de funcionários públicos municipais e da população em geral. Participaram também, o prefeito Altino Vieira de Rezende, vice-prefeito Vandeir Luiz Ribeiro, vereador Lucas Mayron, os secretários municipais João Ailton, Abraão, Alberto Oliveira, Fábio Costa, Wilson, Crispim, Lourival Tobias (Nego) e o representante das entidades religiosas pastor Divino Oliveira.

Essa parceria do poder público, entidades e população continuará recolhendo lixo e entulhos até às 17h de sábado dia 18.

Nunca é demais ressaltar, que todos devem promover a conscientização de manter a cidade limpa e combater a doença evitando a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. Além dos cuidados com o lixo, boas práticas de higiene doméstica como limpeza de calhas e de bebedouros de animais, podem acabar com os criadouros do Aedes aegypti,





sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vereador recebe visita de diretor da escola São José do Couto.

Por: P.C.Junior
18 Abril 2009.

O vereador Lucas Mayron recebeu na última quarta-feira, a visita do diretor da Escola Municipal São José do Couto que fica localizada no distrito de São José do Couto. Na oportunidade o diretor Rubensmar, Rubinho como é conhecido, falou sobre a participação ativa do vereador Lucas Mayron com suas indicações na Câmara Municipal de Campinápolis para beneficiar o distrito, uma delas é a iluminação de toda aquela comunidade. O diretor falou também do sucesso que é o site Campinápolis News em São José do Couto..

TRE nega pedido de cassação do prefeito de Campinápolis.

Por.P.C.Junior
18 Abril 2009.

Em decisões tomada no ultimo dia ( 16 ), o Tribunal Regional Eleitoral negou o pedido de cassação do prefeito de Campinápolis, Altino Vieira de Rezende Filho.
Nas quatro ações movidas contra o prefeito de Campinápolis, o magistrado de primeiro grau julgou improcedente a
ação por ausência de provas consistentes que comprovassem a compra de voto alegada por Vantuil.
Nos autos constavam apenas como prova uma gravação de áudio e não havia prova testemunhal.
A decisão unânime do Pleno acompanhou o voto do juiz relator José Zuquim Nogueira e parecer do Ministério Público Eleitoral

Governo do Estado decreta ponto facultativo na segunda-feira

NX Noticia
Os órgãos governamentais irão funcionar até nesta sexta-feira (17.04) e retornarão ao expediente normal na quarta-feira (22.04), em decorrência do ponto facultativo decretado na segunda-feira (20.04) e do feriado de Tiradentes (21). A decisão governamental consta do decreto nº. 1.743 de 19 de dezembro de 2008, publicado no Diário Oficial Eletrônico. Somente a parte administrativa dos órgãos estaduais irá deixar de funcionar durante o feriado.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que todas as delegacias e unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) irão funcionar normalmente. O horário de atendimento das quatro unidades do Cisc (Coxipó, Verdão, Planalto e Parque do Lago), do Ciosp e das delegacias, tanto da Capital como do interior de Mato Grosso não sofrerão nenhuma alteração.

Promessa de campanha em 2002, Maggi reduz ICMS da energia elétrica ''Eu cumpro pode confiar"

NX Noticia

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, anunciou nesta quinta-feira (16.04) a redução da alíquota do ICMS de 30% para 26,8%. A mudança beneficia os consumidores comerciais, sendo estendida para residências com consumo superior a 500 quilowatts (KW) mensais.
O decreto deverá ser assinado na próxima semana, sendo uma resposta do Governo ao reajuste praticado este mês pela concessionária de energia. Com a redução, o Executivo deixará de arrecadar aproximadamente R$ 17,5 milhões ao ano....

Resgate do dono da Todimo foi de R$ 250 mil e pago no Pará

Só Noticia
A Polícia Civil acaba de confirmar que a família do empresário Antônio Pascoal Bertolotto, 64 anos, o Toninho da Todimo, pagou R$ 250 mil para os sequestradores libertá-lo. O dinheiro foi deixado por um funcionário da empresa num trevo de uma rodovia de acesso a Belém (PA). Havia rumores que a quadrilha estava exigindo, inicialmente, R$ 5 milhões, mas o delegado Luciano Inacio, da gerência de repressão anti-sequestro no Estado, que ouviu o empresário, hoje de manhã, informou que foram exigidos, inicialmente, R$ 10 milhões.
A polícia ainda não sabe onde foram os cativeiros porque Toninho passou o tempo todo amarrado e com olhos vendados. Ele foi deixado pelos bandidos em no bairro Capão Grande, em Várzea Grande, chegou até uma borracharia e pediu ajuda. Por volta das 5h, telefonou para a família buscá-lo. O empresário estava descalso e com a mesma roupa que saiu de casa.
O delegado disse, há instantes, em entrevista coletiva, que é uma quadrilha especializada em sequestros, formada por bandidos em Mato Grosso e no Pará. Inicialmente, a polícia acredita que o bando tenha 6 integrante .
Toninho, conforme Só Notícias informou em primeira mão, foi libertado de madrugada, após ter sido sequestrado no último dia 1º de março. O empresário passa bem e está em casa, com familiares. Uma fonte confirmou há instantes que o médico da família foi a mansão de Toninho, verificou sua pressão, prescreveu medicamentos e recomendou que descanse nos próximos dias.

TSE nega recursos e confirma cassação do governador do Maranhão

Agua Boa News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira (16), por unanimidade, a cassação dos mandatos do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS). Cassados no começo de março por abuso de poder político nas eleições de 2006, ambos terão de que deixar o cargo imediatamente. Ainda cabe recurso contra a decisão desta noite, mas agora apenas no Supremo Tribunal Federal (STF).
A Corte também decidiu dar posse imediata à senadora Roseana Sarney (PMDB) no cargo de governadora e ao ex-senador João Alberto (PMDB) no de vice. Eles foram derrotados por Jackson Lago no segundo turno das eleições de 2006.
Em plenário, nesta noite, a maior parte dos ministros seguiu o entendimento do relator do processo, Eros Grau, que negou todos os recursos que contestavam a decisão tomada pelo TSE no dia 4 de março, quando, além de cassar governador e vice, a Corte decidiu que Roseana e João Alberto tomariam posse.
Jackson Lago havia recorrido ao TSE no último dia 30 contestando a competência da Corte para apreciar recurso contra a expedição do diploma de governador. Os advogados do pedetista também destacaram que as denúncias pelas quais ele foi condenado não seriam suficientes para influir no resultado da eleição.
No julgamento de março, o advogado da coligação de Roseana, Heli Lopes Dourado, acusou o grupo liderado pelo então governador do Maranhão José Reinaldo de ter desviado R$ 806 milhões de convênios para a “compra de eleitores”, com o objetivo de eleger Jackson Lago. “Não se tem na Justiça Eleitoral algo parecido. Tudo começa quando o governador José Reinaldo rompe a parceria de 30 anos com seus aliados [o grupo de Sarney]”, destacou.
As defesas de Lago e Porto, por sua vez, negaram as acusações. O advogado do governador, Eduardo Alckmin credita as suspeitas contra seu cliente “à oligarquia do Maranhão, que não se conforma com os resultados das urnas”, se referindo ao grupo Sarney. “Eles ficaram no campo da cogitação, mas demonstração efetiva [de irregularidades] não se fez. Como aceitar uma mera presunção?”, questionou Alckmin.

Galisteu quer entrevistar deputado ao vivo

Agua Boa News

Adriane Galisteu decidiu enfrentar de frente o escândalo das passagens aéreas da Câmara dos Deputados: a produção de seu novo programa na Band, o "Toda Sexta", está tentando marcar uma entrevista ao vivo da apresentadora com o deputado Fábio Faria (PMN-RN), ex-namorado que deu tickets pagos com verba oficial à apresentadora, nesta sexta-feira.
A informação é que o deputado ainda não confirmou presença no programa.
Novo programa
Galisteu vem demonstrando expectativa com sua nova atração na Band
"Sou apresentadora há 14 anos, nunca me senti assim, [com] tanta ansiedade e tão nervosa para começar o programa". Disse que, nele, estará mais próxima do público, inclusive respondendo as perguntas feitas para ela. "Só não vale sacanear", afirmou
No programa de variedades, a apresentadora irá dedicar quadros a "pessoas comuns": um deles, trabalhadores como bombeiros, mecânicos e pedreiros irão tirar a roupa no palco. Também mostrará as viagens de Galisteu pela Europa.

O clone.

Troféu Talento 2009: o melhor da música gospel

Arca Universal

O grande público finalmente conheceu os vencedores da 14° edição do Prêmio Talento. A festa aconteceu na noite desta quinta-feira (16), no Credicard Hall, em São Paulo. Foram quase dois meses de votação, na qual os fãs puderam escolher seus cantores e grupos favoritos.
Em sua versão 2009, o evento contou com a participação de cerca de 50 gravadoras e artistas independentes concorrendo em 26 categorias. A noite de festa encerrou com brilhantismo o Prêmio Talento 2009, que é, atualmente, referência no que diz respeito a premiações na música gospel.
Saiba quem foram os vencedores:
Categoria – Álbum Instrumental
→ Álbum: Tributo a Israel - Intérprete: André Paganelli - Produção: Levi Willians
Categoria – Dupla
→ Fernanda Brum & Eyshila
Categoria – Álbum Alternativo
→ Álbum: Testemunho e Louvor - Intérprete: Lázaro -
Produção: Lázaro
Categoria – Álbum Rap
→ Álbum: Música de Guerra 1ª Missão - Intérprete: Pregador Luo - Produção: Pregador Luo
Categoria – Álbum Independente
→ Álbum: Testemunho e Louvor - Intérprete: Lázaro - Produção: Lázaro
Categoria– Banda
→ Oficina G3

Autoridade boliviana manda executar brasileiros

Agua Boa News
Após três dias de buscas, policiais bolivianos localizaram nesta quinta (16) seis cadáveres, supostamente de brasileiros, em estágio avançado de decomposição, em uma fazenda na zona rural de San Matias, na fronteira da Bolívia com o Brasil. Conforme informações da Polícia Federal, cinco corpos são de homens e um de mulher. A identificação só será possível com o exame da arcada dentária e DNA. A PF não confirmou, mas há informações de que os corpos sejam de pessoas que trabalhavam para o narcotráfico. Foi necessário um trator com escavadeira para cavar o local, que foi aterrado, e localizar os corpos.
O crime será investigado pela polícia boliviana, mas as autoridades brasileiras colocaram técnicos à disposição. Segundo informações da PF, a fazenda onde os corpos foram enterrados pertence a um brasileiro, mas ele não teria envolvimento com traficantes e com o crime. Conforme denúncia recebida pela Polícia Militar mato-grossense, em um dos postos do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a chacina teria sido motivada pelo desvio de cerca de 100 quilos de cocaína a mando do irmão de uma autoridade do município de San Matias, apontado como chefe do tráfico na região. A denúncia foi feita por um homem que não teve a identidade revelada. Ele disse que resolveu fugir do país após ser informado da chacina.
Segundo a denúncia, até 11 pessoas estariam enterradas no local. O traficante informou, inclusive, que chegou a descarregar 500 quilos de cocaína para a autoridade municipal. O produto era distribuído em capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro. A proximidade com a Bolívia faz com que os traficantes usem Mato Grosso, via Cáceres, como rota de escoamento da droga. Segundo o denunciante, levado para o Departamento da PF de Cáceres, outras pessoas conseguiram fugir, antes da chacina, para municípios próximos, como Cáceres, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos. Segundo informações da PF, uma vendedora de colchões, conhecida como Cleonice Gaúcha, também foi executada a tiros na região, mas não foi confirmado se o crime tem relação com a chacina dos supostos traficantes. (Andréa Haddad)

Conta mais barata em MT

Diario de Cuiabá

Menos de dez dias após o anúncio do aumento médio de 13% na conta de energia elétrica, o governador Blairo Maggi anunciou ontem que, a partir de 1ª de maio a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) será reduzida para clientes residenciais que consomem acima de 500 quilowatts e comerciais. Maggi participou do lançamento do Circuito Aprosoja, no Cenarium Rural, em Cuiabá
A desoneração, que valerá até 2010, podendo ser prorrogada, praticamente anula para estas classes de consumo a alta que está em vigor desde o último dia 8. A alíquota, que era de 30%, passa a ser de 26,8%,
Como explicou o secretário de Fazenda, Eder Moraes, na prática, o corte de 3,2 pontos percentuais na alíquota que serve de referência para a cobrança do ICMS na distribuição de energia deixará as contas cerca de 11% mais baratas.

Governo propõe salário mínimo de R$ 506,50 a partir de 1º de fevereiro

Midia News

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o governo federal está propondo um salário mínimo de R$ 506,50 no ano que vem. O primeiro pagamento com o novo valor seria depositado em 1º de fevereiro, referente a janeiro. A proposta está incluída no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias enviada nesta quarta-feira (15) ao Congresso
Atualmente, o salário mínimo é de R$ 465. O último reajuste aconteceu em fevereiro deste ano.Segundo Bernardo, a proposta contempla a expectativa de inflação deste ano e a previsão de crescimento do PIB em 2008.
Depois de prever um crescimento econômico de 2% para o Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, o governo federal informou que a expectativa é de uma expansão muito maior em 2010: de 4,5% -mais do que o dobro do estimado para 2009.

CMN aprova linha de crédito de R$ 10 bilhões a frigoríficos

Agua Boa News
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feia (16) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma linha de crédito de R$ 10 bilhões para frigoríficos, suinocultores, pecuaristas e criadores de aves. Os recursos serão viabilizados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Mantega, essa linha de capital de giro terá custo de 11,25% ao ano aos produtores, mais um "spread" de até 4% ao ano dos agentes financeiros. O ministro informou ainda que a linha estará disponível já a partir desta sexta-feira (17) e poderá ser contratada até o fim deste ano. O prazo de pagamento é de 24 meses, sendo 12 meses de carencia (do principal).
O anúncio do ministro contrariou o que o presidente Luiz Inácio Lula havia dito, cerca de meia hora antes a jornalistas, durante cerimômia de promoção de novos generais das Forças Armadas no Palácio do Buriti, em Brasília

Maggi diz a Ciro que quer encerrar a carreira política

Midia News

O governador Blairo Maggi disse, nesta quinta-feira (16), ao deputado federal Ciro Gomes (PSDB), que veio a Cuiabá para proferir uma palestra sobre a crise econômica mundial no 3º Encontro Estadual do PSB, realizado na sede da AMM, que pretende concluir o seu mandato e depois "parar com a política".
A revelação foi feita durante a visita de cortesia que Ciro Gomes fez ao governador, de quem é amigo pessoal, no Palácio Paiaguás. "Estivemos juntos informalmente. Foi um encontro para matar a saudade e conversarmos algumas amenidades. Mas, ele me disse, realmente, que pretende terminar o segundo mandato e parar com a política, retornando às suas atividades empresariais. Eu pedi a ele que desse um tempo apenas para descansar e que, depois, retornasse, porque considero Blairo Maggi uma 'jóia' da política atual, uma grande revelação", disse Ciro ao MidiaNews.
O parlamentar e provável candidato a presidente da República em 2010 não revelou se Blairo Maggi teria lhe confidenciado algum descontentamento ou desapontamento muito grande com a vida pública. "Ele só me disse isso. Porém, eu, que estou há 15 anos viajando pelo Brasil e procurando despertar novos talentos para a política não poderia, jamais, concordar com isso. E, em nome da nossa amizade e do respeito mútuo que nutrimos um pelo outro, tomei a liberdade de pedir que ele repense essa possibilidade e que apenas tire umas férias", afirmou Ciro.
Governo
Perguntado sobre como avalia o Governo Blairo Maggi, Ciro Gomes disse que o considera "exemplar para o Brasil". "É claro que quando digo exemplar, não quero dizer que é um Governo perfeito, que não tenha poblemas, porque eu já governei e sei como é. Digo que qualquer Governo é sempre menor do que aquilo que o povo merece, há sempre falhas, mas eu tenho números, conheço bem a administração Blairo Maggi e posso dizer que, principalmente na questão de estradas, Mato Grosso evoluiu muito. Cada vez mais,Mato Grosso vai tomando para si o status de ser não só um Estado agrícola,mas como um Estado agroindustrial", afirmou.
Ciro Gomes disse, ainda, ainda que é um dos responsáveis pela entrada de Maggi na vida pública. "Ele tinha dúvida sobre sair da vida empresarial e vir para a política, e eu tive a satisfação de poder conversar com ele e ajudar a convencê-lo a aceitar o desafio. E ele, como era de se esperar, não só deu conta do recado como virou uma revelação política nos últimos anos, colocando sua inteligência, seu espírito público e sua solidariedade em favor da população de Mato Grosso", completou o deputado federal.

Vereador Lucas Mayron quer assegurar direito das famílias menos favorecidas.

Por P.C.Junior
17 Abril 2009

Em mais um compromisso agendado para quinta-feira dia 16, o vereador Lucas Mayron visitou moradores do setor Vila do Sossego para continuar dando atenção às famílias menos favorecidas.

Como já fazia antes de se tornar legislador de Campinápolis e acreditando que a solidariedade é sem sombra de dúvidas, a maior forma de alguém expressar o seu amor pelo próximo, o vereador assegurou com suas ações, o direito expressado na nossa Constituição Federal de que todo cidadão tem direito à Educação, é dever da União, dos
Estados e dos Municípios. Baseado nisso, o vereador quer proporcionar condições para que toda criança frequente a e
scola e ainda, encaminhará requerimento ao Poder Executivo pedindo lista dos beneficiários do Programa Bolsa Família para verificar se as famílias visitadas e que se enquadram no programa, recebem esse benefício do Governo Federal que auxilia a saúde e educação das famílias. Caso contrário solicitará da gestão municipal do PBF a visita domiciliar e a inclusão das mesmas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O “Vereador do oficio” solicita telefone público para atender moradores do setor Zé Viola.

Por P.C.Junior
17 Abril 2009

Vereador Lucas Mayron formulou um oficio à Brasil Telecom, solicitando a instalação de um telefone público na rua Goiás, em frente ao Posto de Saúde (PSF unidade 2) no setor Zé Viola, para melhor atender os pacientes e moradores do setor.

Lucas Mayron que é conhecido como o “vereador do oficio” por enviar várias correspondências às autoridades, defende o seu povo e busca as soluções dos problemas vividos pela população. “Eu fui eleito pelo povo para trabalhar para povo, é o meu lema. Enviarei quantos ofícios forem necessários a fim de buscar benefícios para nossa cidade que é carente de melhorias” disse o parlamentar.

Os ofícios enviados pelo vereador são de suma importância para a comunidade e estão sendo prontamente respondidos e em sua maioria, com respostas favoráveis aos benefícios solicitados.

Mais um assalto em Água Boa

Altamiro Klann de Barra do Garças
16 Abril 2009.

Na madrugada desta quinta-feira (16) aconteceu mais um assalto em Água Boa. Nelson Weirich popularmente chamado de Longarina fechou seu bar no centro II aproximadamente 02h30 da madrugada quando caminhava em direção a sua residência foi assaltado e espancado.
Longarina foi atendido no Hospital Regional pelo DR. Humberto Romio e às 10h00 foi encaminhado para Barra do Garças para fazer Tomografia. Neste momento às 16h35 está sendo atendido em uma clínica particular.
Segundo informações dos familiares o paciente foi levado em veículo particular porque no momento o Hospital não dispunha de ambulância. Também não tem dados do valor subtraído pelos meliantes. Sabe-se que a vítima foi alvejada com pauladas.
Atualizado às 17h46Por Altamiro Klann de Barra do Garças Saiu resulatado da Tomografia neste momento.
Fratura frontal no crânioNelson "Lomgarina" vai ficar internado para observação.

Prazo para regularizar títulos eleitorais termina nesta quinta-feira

Midia News
O prazo para regularizar os títulos eleitorais, como por exemplo justificar a falta nas últimas três eleições, termina nesta quinta-feira (16). Os cerca de 582.828 eleitores em todo o País que não regularizarem a situação terão o título cancelado, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para saber se o título não está em situação regular, o eleitor pode consultar o site do TSE, que dispõe de um serviço, em link específico, no qual pode realizar a consulta por meio do número ou do nome do documento.

Para quem o voto é facultativo - entre 16 e 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos - não é obrigatória a regularização do documento. De acordo com o artigo 7º do Código Eleitoral, o eleitor que tiver o título cancelado não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou mesmo tomar posse.

Com o título cancelado, também não é possível obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

O servidor irregular com a Justiça Eleitoral também não poderá receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou para estatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado.

O funcionário público ainda não poderá participar de concorrência pública ou administrativa da União, Estados municípios ou do Distrito Federal. Também não poderá obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Maggi promete concluir MT 325/220

Diario de Cuiabá

O governador Blairo Maggi (PR) confirmou ontem o asfaltamento da MT 325/220, que liga o município de Juara até a MT-370. A obra de 96 quilômetros está sendo construída desde abril do ano passado, sendo que 40% de seu cronograma está concluído, pelo sistema de parceria entre o Estado e os produtores da região.
Em reunião no gabinete do chefe do Executivo, ficou definido que o governo arcará com 76,5% dos R$ 38 milhões necessários para a pavimentação, ficando o restante sob responsabilidade dos produtores. A conclusão da rodovia possibilitará a ligação de Juara a Cuiabá por estradas totalmente asfaltadas. Atualmente, o trecho de 709 quilômetros até a capital é percorrido em doze horas. A expectativa é de uma economia de três horas nesta viagem, com o asfalto.

Riva propõe criar Fundo dos Municípios

Diario de Cuiabá
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual José Riva (PP), voltou a defender a criação do Fundo dos Municípios para garantir mais recursos às administrações de cidades do interior do Estado.

O progressista também criticou a postura do governo federal em injetar dinheiro no Fundo Monetário Internacional (FMI) ao invés de investir em melhorias nos municípios do País. “O Brasil, no meio de um cenário de crise, quer se dar ao ‘luxo’ de injetar dinheiro no FMI. Enquanto isso, cidades como Aripuanã têm uma receita que ‘mal porcamente’ dá pra pagar o custeio”, protestou o deputado.
As declarações foram dadas na tribuna da Assembleia durante a sessão de ontem. Na avaliação dele, o governo federal demonstra que ignora os problemas dos municípios do interior ao fazer o investimento de montantes de mais de R$ 10 bilhões. “Na maioria das cidades do interior de Mato Grosso faltam estradas, faltam pontes e saneamento”, questionou o parlamentar. A alternativa, segundo o deputado, seria a criação de um fundo de investimentos voltados aos municípios.

Ele, inclusive, sugeriu que os parlamentares abrissem mãos das emendas para contemplar o fundo. Riva argumenta que os recursos do governo federal que são destinados aos estados amenizam a situação. Mas, mesmo assim, ele garante mais uma vez que as cidades acabam sendo vítimas. “Se os estados brasileiros têm situações tão graves, imagine um município do interior de Mato Grosso, isolado”, lamentou.

Os incentivos, na opinião do deputado, não contemplam os municípios assim como a divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos tributos brasileiros, uma das principais lutas do movimento denominado muncipalista.

Deputado vai à Justiça para impedir aumento da tarifa de água

Midia News
"Isso é um assalto ao bolso dos trabalhadores de Várzea Grande". Assim o deputado estadual Maksuês Leite (PP) definiu o aumento de 30%, decretado pela prefeitura municipal, na conta de água do contribuinte.Maksuês,juntamente com o diretório do PP, ingressou com uma ação civil pública solicitando a revogação do decreto, na tentativa de barrar o aumento.

A ação popular contra a nova tarifa da água, que deve entrar em vigor no próximo dia 1º de maio (Dia do Trabalhador), foi protocolada no final da tarde de quarta-feira (15), na Vara de Fazenda Pública, no Fórum de Várzea Grande. "A argumentação que propôs o aumento é infundada. Aém disso, achamos esse aumento um absurdo", declarou Maksuês ao MidiaNews.

O parlamentar ressaltou que o decreto assinado pelo prefeito interino da cidade, Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PR), não possui embasamento técnico e muito menos jurídico e gerou grande revolta na população e nas entidades civis organizadas do município. "Vamos ao embate jurídico junto com a sociedade, para provar que esse aumento é ilegal e não tem argumentos fundados", disse Maksuês.

"Queremos derrubar esse decreto, que sequer possui a assinatura de um técnico comprovando a necessidade do aumento e um argumento fraco, ao falar que o valor acrescentado será utilizado em obras de saneamento. O Governo Federal, com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) investirá nessa área mais de R$ 170 milhões", lembrou o parlamentar.Mais açõesOutras entidades e partidos políticos anunciaram que ingressarão na Justiça contra o aumento da tarifa.

Com é o caso do Partido dos Trabalhadores (PT), que, na segunda-feira (13), informou que irá acionar a Prefeitura de Várzea Grande e o DAE contra o reajuste. O PT também encaminhará um pedido de cancelamento do aumento à Justiça, acompanhado de farta documentação apontando que o reajuste da tarifa de água e outros serviços prestados pelo DAE é inoportuno, neste momento.

Vereador desabafa na sessão da Câmara de Nova Xavantina

Por: Janio Gomes
16-Abr-2009

O vereador Ney Weliton usou a tribuna da Câmara da última sessão desta quarta-feira (15) para desabafar e dar uma satisfação aos eleitores de Nova Xavantina, uma vez que o vereador foi para Rondonópolis trabalhar como repórter.
De acordo com Ney, os comentários que tem saído a respeito de sua pessoa nos últimos dias, não estão incomodando-o. “Eu já estou ensaboado com essa situação.
Depois de três mandatos políticos, aprendi que político e homem público é igual massa de pão, quanto mais bate, mais cresce. E se você não quiser levar coro nas costas, não de a cara para bater.
Não entra na política. Tomara que não aconteça nenhuma situação na vida pública dos senhores, pois o futuro a Deus pertence”, desabafa Ney...

A tímida meta de comercializar 1009 animais está superada e 25 mil já estão nos currais


Mais de 25 mil machos e fêmeas de 140 lotes bovinos nos currais da Estância Bahia Leilões, em Água Boa, para o Mega Leilão que se realizará no próximo sábado. Esses números desafiam a crise que também assola a pecuária estadual.
Desde 2001, quando começou a ser realizado anualmente, o Mega Leilão de Água Boa (740 quilômetros a leste de Cuiabá) ganhou a chancela do Guinness Book, como maior evento mundial dessa natureza. Em oito anos, etapa por etapa, superou as marcas anteriores. Sua realização nessa semana é um duplo desafio enfrentado pelo seu dono e idealizador, o empresário e prefeito daquele município, Maurício Tonhá (PR).
O maior desafio enfrentado por Maurício Tonhá para manter o sucesso de seu evento, nesta edição, é a crise internacional. A região de Água Boa seguramente é a mais afetada pelo efeito dominó que fecha frigoríficos de bovinos em Mato Grosso. Plantas frigoríficas de grandes grupos baixaram as portas em Nova Xavantina, Canarana, Confresa e Vila Rica, na vizinhança do Mega Leilão.
“Os frigoríficos fechados requereram recuperação judicial, que nada mais é que o novo rótulo da moratória. Ou seja, empurram para dois, três anos a montanha de dívida que contraíram junto aos pecuaristas fornecedores, funcionários, fornecedores e o sistema tributário”. O pecuarista credor dos frigoríficos é o mesmo que arremata bezerros, bezerras, novilhas e garrotes na pista do Mega Leilão.

Evidentemente que o calote momentâneo dado por frigoríficos ao criador não atinge diretamente toda a cadeia dos pecuaristas. Também não quer dizer que o pecuarista que vendeu e não recebeu por seus bois de abate não tenha recursos e crédito para arrematar os lotes na pista do Mega Leilão que possam lhe interessar.
O outro desafio é o chamado inverno amazônico – época das chuvas na região – que compromete o transporte dos animais para o Mega Leilão e de lá para seus novos donos. “O inverno atrasou no (Vale do) Araguaia, e agora chove muito, mas estamos lutando juntamente com os pecuaristas para superar essa situação”, observa Maurício Tonhá.

Defensoria Pública beneficia centenas de pessoas em Barra do Garças

Por: O Documento
16-Abr-2009


Dentre as atividades extra-gabinete realizadas pela Defensoria Pública de Barra do Garças, durante o mês de março, estão as comemorações do Dia Internacional da Mulher, com palestras sobre a Lei Maria da Penha e Saúde da Mulher e visita dos Defensores à Cadeia Pública que proporcionaram atendimentos jurídico, de saúde e beleza às detentas.
Ainda foi realizada a Corrida do Batom, que teve a participação de mais de 300 mulheres. Em comemoração ao Dia do Consumidor também foram realizadas palestras sobre “Direitos e Deveres do consumidor”.
Todas essas ações beneficiaram em torno de 1000 pessoas da comunidade local...

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Campinápolis vale dos esquecidos...só é lembrado no período eleitoral.

Esta chegando a hora população campinapolense, período eleitoral esta ai!!
É nos que decidimos o futuro do nosso Pais e Estado.

Deixa de lado os politiqueiros, vamos nessa. Sem celular? Sem voto,
Sem Asfalto? Sem voto.....Vamos mostra nossas forças.

Campinápolis Unido Jamais será vencido.

Atenção população campinapolense participem do multirão cidade limpa.

Nova enquete aproveite para votar.

Como você acha que deve ser as seções na câmara municipal, 2 vezes por mês ou voltar como era antes toda segunda-feira?

( ) 2 vezes por mês.
( ) Toda segunda-feira.



Enquete confirma o grande ibope do site campinápolisnews.

Os alunos do Pro jovem pretende fazer uma boa apresentação.

campinapolisnews
15 Abril 2009

Os alunos do Pro Jovem estão se preparando para uma apresentação no aniversario da cidade onde eles irão apresentar o Hino Nacional.
Os alunos esta tendo aulas de musica e garante que não vai fazer feio no aniversário da cidade.

O professor Antônio Gomes falou da inédita participação dos alunos no aniversario da cidade ,o momento é aguardado com ansiedade e euforia por todos, eles estão confiante e sabem da responsabilidade e o privilegio que tem em esta apresentando neste grande evento finalizou.

Usuários do sistema único de Saúde de Campinápolis são amparados com medicamentos de auto custo.

campinapolisnews
15 Abril 2009

Usuários do sistema único de Saúde Campinápolis (SUS) estão sendo amparados por medicamentos de auto custo.

De acordo com a portaria ministerial nº 2577/06/ MS e portaria 225/04 MT, esse serviço esta chegando a mão da população Campinapolense por meio do serviço Social através do assistente Social Mauro Renato Soares.

O mesmo informou que hoje 84 famílias estão sendo beneficiadas com medicamentos, informa ainda paras famílias do município que necessite de medicamentos excepcionais a procurar a Secretaria Municipal de Saúde para verificar se os medicamentos são amparados nas portarias acima citado.

O que o tempo não faz???!!!!

Presidente lança o Terra Legal em Alta Floresta dia 7 de maio

NX Noticia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança no próximo dia 7, em Alta Floresta (a 810 km ao Norte de Cuiabá) o Programa Terra Legal, que propõe regularizar, nos próximos três anos, 296 mil posses rurais na Amazônia Legal em uma área de 67,4 milhões de hectares. O processo será conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrária, em parceria com os 9 Estados da região. No caso de Mato Grosso, a ação vai abranger 106 dos 141 municípios. Será dividida em até 15 módulos rurais, totalizando 25.513 posses...

O deputado estadual Ademir Brunetto, que reside em Alta Floresta, está eufórico com o anúncio da presença no município do presidente da República do seu partido, o PT. O último presidente a visitar Alta Floresta nos últimos 20 anos foi o hoje senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). Foi em duas ocasiões, uma durante a campanha à sucessão presidencial em 1989, a convite do colonizador Aristo da Riva (já falecido) e, a outra, após se eleger, quando lançou um programa de infra-estrutura, que nem saiu do papel. O tucano Fernando Henrique Cardoso (1995/2002) não pisou os pés em Alta Floresta, mas esteve no município vizinho, Sinop, também duas vezes. "A presença do Lula é muito importante numa região de MT foco de grandes problemas de regularização fundiária e que trazem consequências ambientais. A intenção é abranger pequenos produtores da região Amazônica. Sem dúvidas, é o programa mais importante do governo, após o PAC", enfatiza Brunetto.

O Terra Legal foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano, com assinatura de uma medida provisória. Além de terras públicas rurais da União, a MP autoriza a doação a municípios de porções de terras públicas federais devolutas ou não-devolutas, em áreas urbanas consolidadas ou em áreas de expansão urbana. Para agilizar os processos de regularização, que hoje levam cerca de cinco anos, a MP altera a legislação e simplifica o rito de titulação.

O programa vai titular imóveis rurais de até 15 módulos fiscais (com, no máximo, 1.500 hectares) cujas posses sejam anteriores a dezembro de 2004. Em áreas de até um módulo fiscal (um módulo tem, em média, 76 ha), a titulação será gratuita, e o processo deverá ser concluído entre 60 e 120 dias, a partir do cadastramento da posse. Posses entre um e quatro módulos fiscais terão valor diferenciado, abaixo do de mercado, com 20 anos para pagamento e três de carência. O rito é o mesmo das áreas de até um módulo.As áreas entre quatro e 15 módulos fiscais seguem regras semelhantes no prazo de pagamento.
O valor da área, no entanto, será o de mercado, descontadas as benfeitorias. Neste caso, a titulação será precedida de vistoria dos imóveis para avaliação das benfeitorias e da ancianidade da posse. Nas três situações, será exigido o cumprimento da legislação ambiental, com a preservação de 80% da área nativa. As áreas tituladas não poderão ser vendidas dentro de um prazo de dez anos, mas servem como garantia para financiamentos junto a instituições financeiras.

Emissora interrompe missa do Papa com propaganda de filmes eróticos

Fonte: NX Noticia
Uma falha técnica da emissora Comcast, nos Estados Unidos, fez com que uma missa rezada pelo Papa Bento XVI fosse interrompida por uma propaganda de vídeos eróticos.

Segundo o site de notícias "Philly.com", a missa era transmitida às 2h da última sexta-feira (10), quando uma propaganda de 30 segundos foi ao ar, exibindo DVDs pornográficos.

Jeff Alexander, porta-voz da Comcast, disse que o acidente foi causado por uma falha no sistema de informações emergenciais da emissora.

O correto seria que o canal "de emergência" interrompesse a programação com alguma mensagem de testes, mas o conteúdo acabou sendo trocado pela propaganda dos filmes.

Lula determina o reinício imediato das obras da BR-158

Agua Boa News O Presidente Lula determinou que o IBAMA e a FUNAI concedam as licenças necessárias, em caráter emergencial, para terminar a BR-158, no trecho entre Posto da Mata (no município de São Felix do Araguaia) até a divisa com o Pará. A notícia é muito importante para Mato Grosso que, há pelo menos seis anos, vem fazendo fortes reivindicações sobre essa rodovia.

A informação foi dada há pouco para cerca de 15 prefeitos do Vale do Araguaia que estão, nesse momento, no Senado, junto com o os senadores Gilberto Goellner (DEM) e Serys Slhessarenko (PT), e o deputado federal Homero Pereira (PR).O presidente deu um ultimato aos dois órgãos para que concedam as licenças necessárias, em caráter irrevogável.

A FUNAI deverá conceder as anuências específicas até o próximo dia 22 e o IBAMA tema te o próximo dia 30 para providenciar a licença de instalação. Ele ordenou que o plano básico ambiental seja feito o mais rápido possível, dispensando, inclusive, o EIA/RIMA.

Outra determinação é que o trajeto passe o mais próximo possível dos municípios de Serra Nova, Bom Jesus do Araguaia e Alto da Boa Vista. Esses municípios, além de muitos outros, tiveram suas economias estagnadas por falta do término da BR-158.O comunicado foi feito por volta das 17:20 horas (horário de Brasília), na capital federal, no auditório Interleges, um anexo do Senado.

O fato foi bastante comemorado por todos os presentes. O senador Jaime Campos não pôde comparecer pois está presidindo a sessão do Senado. O presidente Lula ficou “irado” ao saber que essa reivindicação sobre a BR vem sendo feita há cerca de seis anos.

Ele ordena que até o dia 30 de junho esteja tudo pronto para o início das obras.A senadora Serys, porta voz das boas notícias, já realizou dois fóruns para discutir o assunto. Além dela, O senador Goellner e o presidente do Dnit, Pagot, também realizaram debates para falar sobre a questão. Da Redação Olhar Direto / Thalita Araújo e Marcos Coutinho (de Brasília)

Pavimentação da BR-158 cria impasse prefeitos e índios

NX Noticia

A pavimentação da BR-158, que liga o Mato Grosso ao Pará, foi discutida nesta terça, dia 14, no Congresso Nacional. Parlamentares e prefeitos do Estado se reuniram com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Roberto Messias. O Impasse na liberação da licença que autoriza o início da pavimentação do trecho norte da rodovia mobilizou congressistas e prefeitos de 16 municípios do Mato Grosso.
Eles pediram ao presidente do Ibama agilidade na concessão da licença ambiental...Um dos principais eixos viários de Mato Grosso, a rodovia liga os corredores de exportação para o sudeste, até o Porto de Santos, e para o norte, por meio do Porto de Parauapebas, no Pará.
A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem 412 quilômetros de extensão, mas não saiu do papel porque uma parte da rodovia – em torno de 110 quilômetros – passa por dentro de uma reserva indígena.– Lá moram mais de 300 mil pessoas que, na época da chuva, não conseguem transitar.
E aqui a gente não está falando só de produção agrícola e bovinos, mas de pessoas que já morreram dentro de ambulâncias, porque as ambulâncias não conseguem transitar na estrada – afirma o Deputado Federal Eduardo Moura (foto).A possibilidade de fazer um desvio em torno da reserva não é bem vista por alguns prefeitos, que temem o desaparecimento da rodovia. A bancada do Mato Grosso no Congresso avaliou como inadmissível o impasse criado pelos indígenas.– Essa era uma área privada, antiga fazenda.
Foi vendida e houve invasão grande lá e também os índios reivindicaram o direito de uma área de 150 mil hectares. Como a área não está demarcada, a Funai não aceita a liberação da licença – argumento o senador Gilberto Goellner.

País tem 34,8 mil novas vagas de empregos formais em março

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, divulgou nesta quarta-feira (15) os dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), que mostram uma recuperação ainda leve do mercado de trabalho. O saldo de empregos em março ficou em 34,818 mil, bem superior ao saldo registrado em fevereiro, de 9,179 mil novas vagas formais criadas no país.

Contudo, no ano ainda há saldo de desemprego. O número de demissões de janeiro ainda não foi vencido pelo saldo positivo de fevereiro e março. No primeiro trimestre, há um saldo de desemprego de 57,7 mil vagas.
"É o mês da virada, como eu disse há três meses atrás. Não é o dado que esperávamos ainda, mas estamos nos recuperando", analisou o ministro. O resultado do trimestre é o pior registrado desde 1999, quando houve um saldo de desemprego de 195,5 mil vagas.

Regiões

Nas regiões Norte e Nordeste, os números do Caged ainda mostram uma redução do mercado de trabalho. Nos estados do Nordeste, foram fechadas mais de 40,2 mil vagas. Segundo o ministério do Trabalho, o saldo negativo tem a ver com fatores sazonais relacionados à agroindústria.

No Norte, o saldo negativo foi de 5,6 mil postos formais de trabalho. O pior resultado na região foi no Pará, onde foram fechadas mais de 5,6 mil vagas. O único estado do Norte que teve saldo positivo foi Rondônia, com criação de 1,2 mil novas vagas.

A região Sudeste registrou um novo saldo positivo de admissões em março. Segundo os dados do Caged, foram criados mais de 50,2 mil postos formais de trabalho no mês passado na região. Os números foram puxados pela economia de São Paulo, onde foram criados mais de 34,2 mil empregos formais.

No Sul, o saldo positivo foi de 15,2 mil admissões. O melhor resultado ocorreu no Paraná, onde o houve a criação de 10,8 mil novos empregos com carteira assinada. Na região Centro-Oeste, o saldo também foi positivo em 15 mil postos. O melhor desempenho do mercado de emprego foi em Goiás, onde foram abertas 7,9 mil novas vagas.
Setores

Dos seis principais setores econômicos da atividade econômica, quatro apresentaram saldo positivo no emprego. De acordo com os dados do Caged, o segmento de serviços foi o que teve o melhor resultado e foram criadas 49,2 mil novos postos de trabalho nessa área em março. No ano, o saldo do setor é positivo em 109,2 mil vagas.

A construção civil voltou a apresentar saldo positivo de admissões em março. Nesse segmento foram criadas 16,1 mil novos postos de trabalho. No ano, o saldo positivo é de 30,2 mil empregos formais.

Na agricultura o saldo também foi positivo em março e foram criadas 7,2 mil novas vagas. Porém, no ano o saldo ainda é negativo em 3,9 mil vagas.

Na administração pública também houve mais admissões do que demissões. O saldo foi de 7,1 mil novos postos de trabalho formais. No ano, o saldo é positivo em 23,8 mil vagas.

A indústria de transformação é um dos segmentos que ainda não conseguiram se recuperar dos abalos da crise econômica financeira mundial. Em março, foram fechadas 35,7 mil vagas. Em 2009, o saldo negativo é de 147,3 mil postos formais de trabalho.

Contudo, o ministro aposta que em abril o saldo de empregos nesse setor vai ficar positivo. "Minha avaliação é que em abril o resultado da indústria de transformação já será positivo", disse.

No comércio o resultado de março também não foi bom. Segundo o Caged, foram fechados 9,6 mil postos de trabalho nessa área. No ano, o saldo está negativo em 70,7 mil.

Osvaldo Sobrinho vai assumir o Senado na vaga de Jaime Campos

Midia News

O secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Osvaldo Sobrinho (PTB), está prestes a assumir uma vaga Senado Federal, a partir de julho, em substituição ao titular, senador Jayme Campos (DEM).

O líder democrata vai se licenciar por 121 dias, atendendo a orientação da cúpula do partido, que entende ser necessária a presença física do virtual candidato ao Governo do Estado, com maior intensidade, nos encontros, reuniões e seminários que o DEM vai realizar em todas as regiões de Mato Grosso. Mesmo negando tratar-se de uma estratégia para obter dividendos políticos mais adiante, como o apoio do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), à sua candidatura, Jayme Campos disse, em entrevista ao MidiaNews, que vai cumprir a agenda programada pelo DEM.

Pela ordem natural, com a licença do titular, quem deveria assumir é o primeiro suplente, Luiz Antonio Pagot, atual diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). Porém, como Pagot, certamente, vai responder ao Senado que está impossibilitado de assumir a vaga por estar ocupando cargo público, a Mesa Diretora fará, então, a convocação do segundo suplente, Osvaldo Roberto Sobrinho, primo do prefeito Wilson Santos."Não há estratégia. O Senado vai fazer aquilo que a lei manda, ou seja, convocar o primeiro suplente para o cargo.

Afinal, quem não quer ser senador por 121 dias? Porém, se ele [Pagot] achar que não deve assumir, aí será chamado o segundo suplente, no caso, o professor Osvaldo Sobrinho. Mas, não existe nada demais. Além disso, vou atender a um pedido do meu partido, que entende ser importante a minha presença nessas atividades", argumentou Jayme Campos.Como a saída de Jayme Campos não é definitiva, Luiz Antonio Pagot, na condição de primeiro suplente, pode abdicar de assumir o cargo e permanecer à frente do DNIT.

A obrigatoriedade de assumir ou renunciar só aconteceria na hipótese do titular deixar o cargo definitivamente.Apoio do WilsonEssa decisão do senador democrata reforçaria ainda mais a tese de um suposto pedido do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para que o prefeito tucano Wilson Santos permaneça à frente da Prefeitura de Cuiabá, administrando as obras do PAC, e que apoie o nome de Jayme Campos para o Governo do Estado em 2010.Nesta terça-feira (14), entretanto, em entrevista ao MidiaNews, Wilson Santos negou a informação e afirmou que Serra apóia, isto sim, sua eventual candidatura à sucessão do governador Blairo Maggi (PR).

Ônibus que saiu de Nova Xavantina é assaltado em MS

Por: Janio Gomes
15-Abr-2009

Dois homens armados com revólveres assaltaram um ônibus interestadual na madrugada de ontem, 13 de abril, na rodovia BR-158 em Aparecida do Taboado (cidade distante 468 quilômetros a nordeste de Campo Grande).
Eles estavam em um Gol prata e interceptaram o ônibusda empresa Lopes Sul placas AKN 9134 (do Rio Grande do Sul), que fazia o itinerário Querência (MT)/Panambi (RS).
A dupla levou das vítimas roupas, aparelhos de telefone celular, notebooks e dinheiro em espécie. O valor total roubado não foi informado.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Selvíria (MS).

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS