sábado, 17 de outubro de 2009

Igreja DEUS conosco aperfeiçoando obreiros para o futuro

Campinapolis News
Por Benier Marcos
17-Out-2009



A igreja DEUS Conosco de Campinápolis – MT, dando seqüência no seu seminário para obreiros realizou neste sábado, dia 17, mais uma palestra ministrada pelo o Pastor Edivan Lopes, de Goiânia.

O encontro reuniu aproximadamente cerca de 50 obreiros, entre eles; Mulheres e homens. Alguns da Igreja sede e outros da congregação Betel, do P.A. Santo Idelfonso ligadas á própria IDEC.

O ministrante do evento, Pastor Edivan Lopes, no decorrer da palestra orientou os respectivos obreiros, que se despojaram de tudo para participar do encontro, que eles têm de agir de forma prudente, que os mesmos têm de manejar bem a palavra da verdade. Com a pregação basicamente em cima da epístola de 2Timoteo 3:1 a 10.

Ao findar da reunião o Pastor Presidente da Igreja DEUS Conosco, Divino Oliveira, agradeceu a presença de todos e posteriormente o ministro do evangélico convidou á todos para participar do ultimo dia do encontro, que será a manhã, domingo, dia 18.





Sobrinho, Fagundes e Riva são os preferidos ao Senado

Campinapolis News
Por Andrea Hadadd - Rd News
17-Out-2009


   O senador Osvaldo Sobrinho (PTB), que substitui o titular Jayme Campos, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) e o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), lideram a corrida ao Senado em Matupá, conforme aponta o instituto Mark que fez pesquisa nos dias 2 e 3 deste mês. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

   Na pesquisa estimulada, os entrevistadores citam os nomes de setes virtuais candidatos, sendo eles Sobrinho, Wellington, Riva o deputado federal Carlos Abicalil (PT), o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), o procurador da República em São Paulo, Pedro Taques, e o senador Gilberto Goellner (DEM). Sobrinho aparece na dianteira, com 16,5%, seguido por Fagundes, que tem 14%, e de Riva. O progressista tem 13,3% da preferência em Matupá. A pesquisa foi realizada antes do governador Blairo Maggi anunciar que deve concorrer ao Senado, o que tiraria do páreo Fagundes, do mesmo PR.
   Abicalil aparece com 9,7%, seguido por Antero, que tem 7,5%. Taques detém 4,5% das intenções de voto, enquanto Goellner figura com 3,2%. O percentual de indecisos é de 29%. Outros 29% não souberam responder.

   Quando a candidata do PT é a senadora Serys Marly, que disputa com Abicalil a indicação do partido para disputar a reeleição, Sobrinho, Fagundes e Riva continuam na dianteira, mas a candidatura petista cai para a última colocação. No topo, aparece novamente Sobrinho, com 16,3%, seguido por Fagundes, que tem 13,7% e de Riva, com 12,7%. Antero aparece com 7,5%; Taques tem 4,5% e, Goellner, 3,9%. A senadora do PT não chega a 1%.

   Espontânea   

   Na pesquisa espontânea, como os entrevistados não citam nomes de virtuais candidatos, a participação dos eleitores é menor. Nada menos que 83,3% disseram que ainda não sabem em quem votar para senador. Outros 3,9% preferem Abicalil, enquanto 3% optam pelo nome de Riva. Sobrinho aparece com 2,6%, seguido por Fagundes, que detém 2,1%, mesmo percentual acumulado por Antero. Taques possui 1,3% da preferência. O governador Blairo Maggi (PR), que voltou atrás e decidiu disputar uma vaga no Senado, possui 0,4%.

   Dos 233 eleitores, 52,4% são homens e, 47,6%, mulheres. Quanto à idade, 7,3% responderam ter entre 16 e 17 anos; 13,3% de 18 a 24 anos; 24,9% entre 25 e 34 anos; 24,5% de 35 a 44 anos; 24,9% entre 45 e 59 anos; 5,2% mais de 60 anos. Os pesquisadores percorreram 10 regiões de Matupá, sendo 12% dos entrevistados da zona rural e 88% da urbana. (Andréa Haddad)

Prefeito Zé do Pátio declara apoio a Wilson Santos para governador de MT

Campinapolis News
Por Romilson Dourado - RD News
17-Out-2009



Os prefeitos Zé do Pátio e Wilson Santos, de Rondonópolis e Cuiabá, respectivamente, unificam discurso; declarações do peemedebista deixam cúpula do partido em saia-justa, já que tem Silval como pré-candidato

  O prefeito de Rondonópolis, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, Zé do Pátio, abriu neste sábado a primeira crise no PMDB, ao comparecer no encontro regional do PSDB e, em discurso, anunciar que fará campanha pela candidatura do tucano Wilson Santos ao Palácio Paiaguás, contrariando o seu partido, que tem como concorrente o vice-governador Silval Barbosa. Empolgado, Pátio declarou que, se preciso, deixa a vida pública mas não abre mão de estar no palanque de Santos. Nesse momento, ele se emocionou e chorou.

   Nos bastidores, o prefeito destacou que foi pressionado para não comparecer ao ato do PSDB. Alguns prefeitos que se mostram simpáticos à candidatura Santos foram à sede da Uramb, onde foi realizado o encontro, mas não entraram. Eles conversaram, em particular, com Santos após o evento. Alegaram que se participassem do ato poderia sofrer represálias do Palácio Paiaguás, que começou a jogar pesado pela candidatura de Silval.
---------------------------------------
Pátio ignora Silval, pré-candidato
do seu partido, e fecha apoio ao
tucano Santos rumo ao Paiaguás
---------------------------------------


   Zé do Pátio argumenta que o prefeito cuiabano foi seu aliado de primeira hora nas eleições de 2008, quando enfrentou o então prefeito Adilton Sachetti e o poderio das máquinas municipal, estadual e federal. Silval, mesmo sendo do seu PMDB, não o apoiou. Se juntou a Sachetti, com argumento de que não poderia se indispor com o governador Blairo Maggi (PR). O posicionamento contundente de Pátio é um sinal claro que não só ele, mas seus secretários e seguidores já estão fazendo pré-campanha para Santos. Diante disso, a direção estadual do PMDB, sob o cacique Carlos Bezerra, se vê numa saia-justa. Justamente no município onde Bezerra foi prefeito por três mandatos não consegue convencer o ex-afilhado político a apoiar candidatura a governador lançada pelo próprio partido.

   O encontro do tucanato reuniu o pré-candidato Santos, a deputada federal Thelma de Oliveira, o estadual Guilherme Maluf e outras forças políticas locais, como o ex-governador Rogério Salles, a sua esposa e vice-prefeita Marília Salles, o ex-senador Antero de Barros e o prefeito de Itiquira Ernani Sander. Se juntaram aos tucanos alguns peemedebistas, como Pátio, que sentou-se ao lado de Santos, os vereadores rondonopolitanos Adonias Fernandes e Mariúva Valentim, a presidente do diretório municipal do PMDB, Terezinha da Silva, que comanda o Sanear, autarquia vinculada à prefeitura, e representantes do PC do B, PTB e PV. São partidos que compõem a base do prefeito Pátio e que já sinalizam, ao menos em Rondonópolis, para composição com o tucanato.

   Wilson Santos afirmou que fez acordo com o PMDB e que se sentiu traído na sua campanha vitoriosa à reeleição em 2008. Lembrou que em Rondonópolis, o PSDB fechou composição com a legenda peemedebista, indicando Marília de vice. Já na Capital, o prefeito lembrou que abriu três secretarias para o PMDB comandado por Bezerra e, de última hora, a legenda se juntou ao adversário Mauro Mendes (PR), sob as ordens do Paiaguás. Santos disputou e ganhou de Mendes no segundo turno.

   Numa referência à turma da botina, grupo ligado ao governador Maggi, Santos afirmou, em discurso, que tentaram dificultar o projeto de eventual candidatura a governador. "Os poderosos já tentaram me cooptar, oferecendo até a presidência da Agecopa, convênios, obras para eu ficar quieto, mas onde eu passo continuam me lançando como candidato. Agora, se eu for mesmo, vai ser pra ganhar". O encontro regional na sede da União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (Uramb), no Jardim Guanabara, reuniu cerca de 500 pessoas de 14 municípios da região Sul. Terminou por volta de 14 horas.

   Denúncia

   Ao avistar sentado no dispositivo de autoridades o médico e ex-prefeito Alberto de Carvalho (ex-PMDB e hoje no PTB) e que renunciou ao mandato em 98 em meio a uma série de denúncias de irregularidades, Wilson Santos fez uma revelação, com teor de denúncia, que surpreendeu a todos. Declarou que havia na época pressão para Alberto renunciar ao mandato de prefeito e, se este resistisse, o Plano B seria eliminá-lo fisicamente. O prefeito cuiabano e pré-candidato a governador não declinou nome de quem supostamente estaria orquestrando a ação criminosa. Alberto, por sua vez, balançou a cabeça em concordância com a fala de Santos.
--------------------------------------
Santos disse que se o ex-prefeito Alberto
não tivesse renunciado ao mandato em
98 o Plano B seria eliminá-lo fisicamente
--------------------------------------

   A plateia se manteve em silêncio por alguns segundos e, depois, em coro, aplaudiou as declarações do prefeito cuiabano. Com a renúncia de Alberto o seu então vice Percival Muniz assumiu a prefeitura. Em 2000 Muniz disputou e ganhou a reeleição e hoje ocupa cadeira de deputado estadual e comanda o PPS em Mato Grosso. (Romilson Dourado)


Efraim Alves, presidente do PSDB, discursa, tendo à sua direita Terezinha Alves, dirigente do PMDB, Antero e o vice-prefeito de Jaciara Leopoldo e, à esquerda, Santos, Pátio, Thelma, Marília, Salles e Maluf

Público acompanha discursos de tucanos e peemedebistas e, logo atrás, faixas com nomes de Salles e Santos

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Maggi antecipa renuncia e tem só mais 4 meses de mandato

Campinapolis News
Por Romilson Dourado - Rd News
16-Out-2009


Blairo Maggi (PR) está tão determinado a concorrer ao Senado que renunciará ao mandato de governador entre janeiro e fevereiro, dois meses antes do prazo-limite para desincompatibilização. Ele já fez o comunicado aos principais assessores e ao seu vice Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato ao Palácio Paiaguás. O peemedebista fica com o privilégio de concluir 10 meses da gestão e, de quebra, com o trunfo de concorrer às eleições gerais com a máquina a seu favor, uma estrutura que representa R$ 7,7 bilhões de orçamento distribuídos em 22 secretarias, órgãos e autarquias vinculados e que, juntos, empregam quase 100 mil servidores.

  Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliação
Blairo Maggi e a 1ª dama e secretária Terezinha entram na contagem regressiva para deixar o Paiaguás

   Com Maggi sai praticamente todos os secretários. Daqui a quatro meses eles vão colocar os cargos à disposição para deixar Silval mais à vontade quanto a redefinição da equipe do primeiro escalão, principalmente a primeira-dama Terezinha Maggi, secretário de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social. Por enquanto, o governador mantém internamente o compromisso de deixar o Paiaguás em fevereiro. Mesmo assim, muitos não acreditam nessa possibilidade, já que Maggi havia feito outros compromissos antes e, posteriormente, resolveu desfazê-los a cada surgimento de fatos novos, como de renunciar em dezembro deste ano para vir a ser ministro do governo Lula ou de concluir integralmente o mandato até dezembro de 2010 por causa da escolha de Cuiabá como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.

    Maggi admite que o desafio é grande para se eleger senador e se torna ainda maior porque o histórico mostra que governadores mato-grossenses que renunciaram ao Paiaguás para concorrer a vaga no Congresso Nacional acabaram derrotados, como foram os casos de Garcia Neto, Carlos Bezerra e Dante de Oliveira. Ele afirma ter serviço prestado e que tudo "é uma questão de voltar a conversar com a população para mostrar os feitos e apresentar novos projetos". "Se eu, de fato, for candidato a senador, vou tentar quebrar mais um paradigma", diz o governador, ao lembrar de sua eleição em 2002 e da reeleição em 2006, todas no primeiro turno.

    O empresário que desde 98, quando se elegeu primeiro-suplente de senador de Jonas Pinheiro (já falecido) tomou gosto pela política, tem comentado que precisa do apoio integral da família para encarar o pleito ao Senado. Seus aliados têm empurrado Maggi para a disputa majoritária. Eles observam que o Congresso Nacional tende a passar por uma boa "oxigenação", com renovação de dois terços das cadeiras e com possibilidade de melhorar o quadro de parlamentares. Maggi tem ouvido de parlamentares, prefeitos e empresários o argumento de que precisa, se eleito senador, atuar em questões macro e na viabilidade de recursos para Mato Grosso, especialmente junto aqueles projetos que obrigatoriamente devem ser concretizados como condicionantes para Cuiabá ser, de fato, uma das sedes do Mundial de 2014. (Romilson Dourado)

Salário de professor em MT é inferior à média nacional

Campinapolis News
Por G1
16-Out-2009

Levantamento realizado pelo G1 a partir de informações do Ministério da Educação (MEC) mostra que os professores da rede básica de educação de 16 estados recebem salário inferior à média nacional, de R$ 1.527 mensais. Mato Grosso está entre os 16, com um valor de R$ 1.422 mensais.

Os professores do Distrito Federal são os mais bem remunerados - R$ 3.360, mais que o dobro da média brasileira. O Brasil tem 1,7 milhão de professores na rede básica de ensino.

Os números se referem a 2008 e estão em um levantamento elaborado pelo MEC sobre a folha de pagamento média de professores das redes públicas municipal e estadual nos 26 estados e no Distrito Federal. Os valores já incluem gratificações e consideram a renda do trabalho padronizado para 40 horas semanais.

Em 2003, a média nacional era de R$ 994, o que revela um crescimento de R$ 53,6% na renda dos professores nos últimos cinco anos. Em relação a 2003, quando 19 estados remuneravam seus professores com valores inferiores à média nacional, houve uma pequena melhora dos salários.

O levantamento do MEC sobre a folha de pagamento dos educadores também mostra que o professor de Pernambuco é o profissional que recebe a pior remuneração: R$ 982. Em comparação com os R$ 3.360 mensais de média recebidos pelos professores do Distrito Federal, a diferença é de 242%.

Para chegar a esses dados, o MEC cruzou dados do próprio ministério com informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Há cinco anos, os professores do Piauí, com R$ 539, tinham a pior remuneração, enquanto os profissionais de Pernambuco recebiam R$ 701. De 2003 até 2008, os educadores do Piauí viram a sua remuneração dobrar - hoje é de R$ 1.105 - enquanto os profissionais pernambucanos tiveram apenas R$ 281 de aumento.


Vale do Araguaia prefere não aderir ao horário de verão

Campinapolis News
Por Ronaldo Couto - RD News
16-Out-2009


   A partir deste domingo (18) Mato Grosso adere ao horário de verão. Os moradores de Barra do Garças e da maioria das cidades do Vale do Araguaia, porém, não terão de adiantar seus relógios. Os municípios, que fazem divisa com Goiás, utilizam o horário de Brasília, ou seja, uma hora a mais que em MT. O novo horário terá duração de 4 meses, se estendendo até 21 de fevereiro.


   A iniciativa começou em 2001 com o prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias(PR), que atendeu ao pedido da população e entidades de classe. A decisão é acompanhada por cidades como Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, São Felix, Querência e até mesmo por municípios goianos como Aragarças e Bom Jardim de Goiás.

   O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), José Alves Piedade, explica que a população já se acostumou a fazer a mudança naturalmente quando começa o horário de verão. Historicamente, a região Leste do Estado, com mais de 32 municípios, acompanha o horário de Brasília fato que sempre causou mal-estar com Cuiabá. Ex-governadores já tentaram "enquadrar" a região do Araguaia para usar o horário de Mato Grosso, mas não conseguiram e até perderam votos na região.

   "A população gostou de não ter que acompanhar o horário de verão, porque não tem que acordar mais cedo e a programação de TV acontece mais cedo" pondera José Alves. Barra do Garças, com 55.120 habitantes, tem hoje 100 estabelecimentos comerciais e 450 associados à CDL. Segundo José Alves, o único impasse é quanto ao funcionamento bancário, já que o setor adota o horário de verão. "Talvez seja esse o único transtorno dessa mudança". O presidente da CDL acredita que, no futuro, a tendência é a unificação do horário no país. Já existe um projeto tramitando em Brasília, em que Mato Grosso passaria a ter o mesmo fuso-horário de Brasilia. (Ronaldo Couto, de Barra do Garças)

Zeno deve assumir representação do governo em Brasília

Campinapolis News
Por Falavia Borges - Rd News
16-Out-2009


Ex-prefeito Zeno Gonçalves
    O ex-prefeito de Rosário Oeste (a 127 km de Cuiabá), Zeno Gonçalves, ex-petista e hoje do PR, mesmo partido de Blairo Maggi, é o mais cotado para assumir a Representação do Escritório do governo do Estado em Brasília, no lugar de Jefferson Ferreira Júnior, que foi escolhido para comandar a diretoria de Orçamento e Finanças da Agecopa. O cargo é vinculado à Casa Cívil, sob Eumar Novacki. Defensores de Zeno reforçam a indicação por considerá-lo um militante do governo Maggi e por ter sido prefeito.

   Essa é uma das quatro mudanças no staff por conta da criação da autarquia. A secretaria extraordinária de Apoio às Políticas Ambientais, que era comandada por Adilton Sachetti, escolhido para presidir a Agência, não será mais extinta. Alexandre Maia, responsável pela Casa Militar, deve acumular os cargos.

   Já no lugar de Yênes Magalhães, que comanda a pasta de Planejamento, assume o adjunto Arnaldo Alves de Souza. No comando do Turismo, que até agora estava sob Yuri Bastos Jorge, a adjunta Vanice Marques, que é irmã do deputado estadual Airton Português (PP) e afilhada política do federal Pedro Henry, passa a ser titular. Assim, o PP continua tendo duas indicações nostaff, já que conta ainda com a pasta de Ciências e Tecnologia, com Chico Daltro. (Flávia Borges)

TJ condena Jayme por improbidade devido à propaganda

Campinapolis News
Por Flavia Borges
16-Out-2009


Senador Jayme Campos (DEM)
   O ex-prefeito de Várzea Grande por trës mandatos e hoje senador licenciado Jayme Campos (DEM) foi condenado por improbidade administrativa sob a acusação de ter utilizado de autopromoção ao utilizar o site da prefeitura como ferramenta de publicidade pessoal. A decisão é da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Ele já havia sido condenado em primeiro grau. Apelou ao TJ e não conseguiu reverter a derrota jurídica.

   Com a condenação, o democrata terá de pagar multa equivalente a 20 vezes o valor do último salário recebido quando comandava o segundo maior município do Estado, acrescido de juros, além de 50% do valor das despesas processuais. Ele recebia cerca de R$ 15 mil quando deixou a Prefeitura de Várzea Grande, em 31 de dezembro de 2005.

   Em sua defesa, Jayme alegou que os documentos que fundamentaram a condenação seriam constituídos por matéria jornalística, o que, em tese, o redimiria da culpa, já que a resposabilidade seria do veículo de comuicação. Quanto à publicidade institucional, o ex-prefeito garante que tiveram apenas a finalidade de informar os serviços prestados à comunidade, pois deram ênfase ao resultado do trabalho desenvolvido durante a sua gestão. O democrata alegou ainda que a vinculação da sua imagem às obras do município seria de inteira responsabilidade da empresa de publicidade contratada para divulgar tais atos.

   No entendimento da relatora do recurso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, Jayme atentou contra os princípios constitucionais, em especial os da impessoalidade, legalidade e moralidade administrativa, bem como cometeu ato de improbidade ao veicular a própria imagem em propaganda institucional. A matéria jornalística veiculada no site da prefeitura mostrou fotos do então prefeito abraçando uma senhora em uma solenidade de entrega de cobertores a famílias carentes, seguido por um texto que destacava a ação individual do democrata.

   Acompanharam o voto o desembargador Márcio Vidal (revisor) e a juíza substituta de Segundo Grau Marilsen Andrade Addario (vogal). (Flávia Borges)

PM se prepara para aplicar multas a partir de novembro

Campinapolis News
Fonte: TV Serra Azul c/ Redação
16-Out-2009


Os policiais militares, assistiram nesta quinta-feira, dia 15, uma palestra sobre transito, o repórter Ronaldo Couto traz mais informações.

Veja o vídeo:

Aniversariante do dia !!!

Campinapolis NewS
Por Benier Marcos
16-Out-2009



As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para corrigir, as críticas, as noites mal dormidas...Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação, que tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz aniversario, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.

A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia-a-dia e quero de forma especial, relembrar á pessoa maravilhosa que você é e a importância do seu ofício.

É por isto que você merece esta homenagem; hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz.

O professor Welismar, trás consigo uma vasta experiência. O mesmo leciona por cerca de 5 anos na escola estadual Couto Magalhães.E é querido por muitos. Tem também pudera, cá pra nós, não é toda escola que possui um educador de tamanha envergadura e dotado de tantos conhecimentos. Sorte nossa!

Felicidades, alegrias e tudo de bom para o Professor Welismar. Esses são os sinceros votos de toda sociedade Campinapolense, em especial de seus alunos, da equipe do CAMPINAPOLIS NEWS e do vereador Lucas Mayron, há você WELISMAR.

Esta é a singela o homenagem ao ilustre professor WELISMAR ALMEIDA.

Sema e Polícia Federal realizam operação em Barra do Garças

Campinapolis News
Fonte: Sema-MT
Por HÉRICA GOMES
16-Out-2009

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso juntamente com a Polícia Federal de Barra do Garças (MT) atuaram em uma operação que resultou na apreensão de quatro veículos que transportavam madeira ilegal. A apreensão foi na BR-070, no município de Barra do Garças (MT). A frota apreendida conta com três bi-trem e uma carreta. A operação foi realizada após denúncia anônima. Foram apreendidos 210 metros cúbicos de madeira serrada.

A operação que resultou na apreensão das madeiras foi na última segunda-feira, 12. “Todos os veículos estavam com excesso de carga, ou seja, quantidade superior do que foi declarado nas guias florestais e toda a madeira vinha dos estado de Rondônia (RO) e Mato Grosso. As madeiras seriam destinadas para São Paulo e Brasilia”, afirma o gerente regional da Sema em Barra do Garças (MT), Cleber Fabiano Ferreira.

Os veículos foram autuados, as madeiras apreendidas e as madeireiras receberam multa. Os motoristas dos veículos foram encaminhados para a delegacia do município e vão responder a por crime ambiental e procedimentos administrativos. Somados os valores das madeiras apreendidas nos quatro veículos resultam em uma quantia de aproximadamente R$ 100.000,00 em multa.

Para Cleber Fabiano, “esta operação alcançou êxito. A partir de uma denúncia, foi feita um trabalho de barreira e o resultado foi satisfatório. Além disso, é muito importante a parceria da Sema com a polícia federal e policia civil", concluiu.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vândalos invadem a sede do DETRAN de Campinápolis, o órgão não possui nem guardas.

Campinápolis News
Escrito por redação do Campinápolis News
15-Out-2009


A sede do DETRAN municipal de Campinápolis foi invadida por vândalos. Os mesmos que por lá estiveram fizeram algazarras, bagunças, ou seja, “deitaram e rolaram” com a fragilidade da segurança do órgão público, pois, a entidade não possui nenhum guarda si quer. Isso nós mostra e traz aos nossos conhecimentos a deficiência da atual administração em precaver a população. O gestor municipal não se preocupou em deslocar nem um vigilante para fazer a proteção desta área.

A policia Militar, intensificou a fiscalização nos veículos. Varias blitz foram realizadas ao decorrer dos últimos meses. Com estas abordagens foram detidas inúmeras motos, carros, caminhões e entre outros veículos automotores. Que estão presos no pátio do DETRAN, de Campinápolis.

Vale ressaltar, que a prefeitura municipal de Campinápolis é fiel depositária da propriedade, ou seja, toda a responsabilidade é da prefeitura municipal. Se qualquer veículo for danificado doravante a sua estadia no pátio do órgão municipal, a prefeitura é obrigada a ressarcir os respectivos proprietários dos veículos apreendidos. Pois, os mesmos, estavam sobe a tutela do órgão municipal. Os proprietários dos veículos além de pagar todos os documentos exigidos por lei, são obrigados a desembolsar cerca de 2,00 por dia pela a permanência do veiculo preso. Mas para que? Nem guarda tem...

O chefe do executivo municipal foi alertado varias vezes por vereadores e pela própria população, do risco em deixar um órgão de tamanha representatibilidade e importância, sem segurança. Pois, será que após o ocorrido o gestor não destinará nem um servidor público para fazer a vigilância do local. Veremos.

Em uma sessão que realizou - se no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Campinápolis, o vereador Lucas Mayron, no uso de suas atribuições legais fez uma indicação no qual constava que o chefe do executivo destinasse pára o DETRAN Municipal um guarda. O servidor público ficaria encarregado de fazer a vigilância do local. E assim evitaria tais transtornos. Mas o prefeito achou por bem que não precisaria. Olha no que deu!!!!

A população de forma carecida solicita do excelentíssimo prefeito de Campinápolis, que o mesmo destine um funcionário público para prestar este tipo de serviços no DETRAN MUNICIPAL.

Campinápolis receberá Núcleo de apoio á saúde da família

Campinapolis News

Escrito por Agência Saúde com adaptação de Benier Marcos
15-Out-2009

O Ministério da Saúde liberou a implantação de 158 novos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em 21 estados brasileiros. No total, 100 municípios do país vão receber R$ 2,9 milhões para implementar a iniciativa, que atua na atenção básica à saúde da população.

Eles atendem a população em diversas especialidades, como assistência social, nutrição, psicologia, pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educadores físicos, além de práticas complementares, como fitoterapia e acupuntura.Em Mato Grosso serão beneficiados os municípios de Alto Garças, Campinápolis, Guiratinga, Nossa Senhora do Livramento, Porto dos Gaúchos, Primavera do Leste e Rondonópolis.

Com a nova liberação, o país passa a contar com 1.126 Núcleos de Apoio à Saúde da Família credenciados. Até o próximo ano, serão mais 113 núcleos autorizados. Os núcleos têm, no mínimo, cinco profissionais que trabalham em parceria com as equipes de saúde da família em cada região. “Com os NASFs, incluímos as áreas de atendimento não contempladas na equipe de saúde da família e ampliamos a abrangência e os resultados da atenção prestada à população”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schilling Mendonça.

Os núcleos são divididos em duas modalidades, de acordo com o número de equipes de saúde da família atuantes em cada estado. O Nasf 1 é voltado para os municípios com equipes de até cinco profissionais de nível superior. Eles recebem R$ 20 mil por mês para manutenção a partir do início de suas atividades.

O Nasf 2 funciona em cidades com equipes de até três profissionais e recebem R$ 6 mil mensais para custeio. Todos os Nasf autorizados no Ceará são do tipo I.De acordo com o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, as cidades têm até dezembro deste ano para implementar os núcleos.

Cada cidade beneficiada é responsável por escolher os profissionais que irão compor o núcleo, de acordo com a realidade de suas comunidades. No entanto, a recomendação é para que os municípios do Nordeste e da Amazônia Legal, cujo objetivo é priorizar ações dos núcleos para a redução da mortalidade infantil, como parte do Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil nos municípios prioritários.

Estado faz levantamento sobre influenza A e Campinápolis permanece com 3 casos confirmados

Campinapolis News
Escrito por CAROLINA MIRANDA com adaptaçao de Benier Marcos
15-Out-2009

Com base nas informações registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado de Mato Grosso tem até a presente data (15.10), a notificação de 674 casos de Influenza A (H1N1), dos quais 96 foram confirmados, 134 descartados, 70 aguardam resultado e 347 pessoas que apresentaram sintomas leves e não tiveram material coletado, seguindo as normas do protocolo do Ministério da Saúde em só fazer coleta de material de pacientes com sintomas graves ou grupos de riscos, além de 27 pessoas que tiveram a confirmação para Influenza Sazonal (Gripe comum).

Dos casos confirmados no Estado de Mato Grosso totalizando 96, 25 são do município de Cuiabá, 01 de Alta Floresta, 09 de Barra do Garças sendo 03 notificações em Goiânia, 04 de Cáceres, 03 Campinápolis, 04 de Campo Novo dos Parecis, 02 de Campo Verde, 05 de Lucas do Rio Verde, 10 de Primavera do Leste, 11 de Rondonópolis com 01 notificação no Estado do Paraná, 01 de São Pedro da Cipa, 07 de Sinop, 08 de Sorriso, 05 de Tangará da Serra.

O Estado tem a notificação de 25 óbitos de pacientes suspeitos pelo vírus A (H1N1) em Mato Grosso, sendo 17 óbitos confirmados, 01 óbito aguarda resultado, 01 óbito foi confirmado por Influenza Sazonal e 06 óbitos tiveram resultado negativos para a Influenza A (H1N1).

Os municípios que registraram óbitos são: Barra do Garças (02 positivos), Cáceres (02 casos negativos), Nobres (01 positivo), Várzea Grande (04 casos, sendo 02 positivos, 01 negativo e 01 por Influenza Sazonal), Diamantino (01 positivo), Rondonópolis (07 casos positivos), Primavera do Leste (03 casos, sendo 01 positivo e 02 negativos), Sorriso (01 caso positivo), Campo Novo dos Parecis (01 caso positivo), Cuiabá (01 negativo), Paranatinga (01 positivo) e Santa Carmen (01 que aguarda resultado).

Os óbitos que estavam aguardando resultando no município de Cuiabá, 01 proveniente de São Paulo e o outro do próprio município, os exames laboratoriais descartaram como sendo de Influenza A (H1N1).

A Secretaria de Estado de Saúde mantém os trabalhos de monitoramento e notificação e informa que o Estado tem a disposição pelo site www.saude.mt.gov.br notas técnicas de recomendações de prevenção da Influenza A (H1N1), que servem de subsídios na orientação de gestores nas tomadas de decisões sem causar alarde para a população, além do que as equipes técnicas da Superintendência de Vigilância do Estado, estão a disposição para interagir e esclarecer dúvidas.

As notas técnicas disponíveis orientam sobre as medidas a serem adotadas nas escolas, sistema prisional, ambientes fechados e circulação pública, realização de eventos, proteção a gestantes e notas específicas aos Profissionais de saúde sobre assistência médica e hospitalar.

Igreja DEUS conosco se prepara para realizar seminário de Obreiros

Campinapolis News
Escrito por assessoria de imprensa
15-Out-2009

A Igreja DEUS Conosco de Campinápolis-MT, através do seu pastor presidente Divino José de Oliveira, estará recebendo o pastor, seminarista e conferencista Edivan Lopes de Goiânia - GO, o qual ministrará nós dias 16/17 e 18 de outubro, o seminário de obreiros. O curso se estenderá por volta de 40 hs. O tema é “Aperfeiçoamento e atualização de obreiros”.

Estão previstas ás participações dos obreiros da Igreja sede e das demais congregações ligadas há está denominação.

O pastor Divino Oliveira, no uso legal de suas atribuições agradece a presença de todos!

Nota da Redação

O Campinápolis News trará os principais acontecimentos deste evento. A manhã, dia 16, o dia da abertura do seminário vincularemos com exclusividade mais informações do abençoado evento evangélico para os nossos respectivos e estimados leitores. Aguardem !!!


Por: Benier Marcos editor chefe do Blog CAMPINAPOLIS NEWS.

Palavra do dia!!!!

Campinapolis News
Por Pastor Divino Oliveira - IDEC
15-out-2009
A Paz do SENHOR a todos, o livro de Hebreus 10:26 relata (porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados) podemos então observar o texto no qual fala de uma pessoa que recebeu o conhecimento da verdade, ou seja, a luz da palavra, mas que após algum tempo está volta as suas velhas praticas errôneas, esta pessoa sabe que esta pecando, mas que mesmo assim continua na pratica do pecado.

O texto acima citado relata que ser pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade já não resta mais sacrifício, então mediante esta verdade de DEUS, o que devemos fazer? Nós devemos mantermos irrepreensíveis em santidade e aguardando o aparecimento daquele que é o SENHOR e SALVADOR das nossas vidas, o SENHOR JESUS CRISTO.

Por: Pastor Divino Oliveira.

Nova enquête está no Ar!

Campinapolis News
Escrito por redação do Campinapolis News
15-Out-2009


Nós do Campinápolis News, com objetivo de saber qual é a sua opinião mediante o trabalho exercido pela PM de Campinápolis, lançamos a seguinte enquête “ Como você avalia o trabalho da PM de Campinápolis”.

Os internautas terão cerca de 31 (trinta e um) dias para dar seu parecer mediante á esta pergunta.

Aguardamos o seu voto!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Igreja assembléia de DEUS realizará congresso de jovens e das senhoras

Campinapolis News
Por Benier Marcos com informações de Frederico Arthur - Terceiro - Presidente do grupo de jovens.
02-Out-2009

A Igreja Assembléia de DEUS Ministério de Madureira realizará nós dias 24 e 25 de outubro, o IV congresso da CIBE, com o tema: “Daí – nos filhos espirituais”, e também realizará – se nós mesmos dias IV congresso da UMADEC, com o respectivo tema: Eis – me aqui, envia – me a mim”.

O Congresso mobilizará jovens e pessoas de todas as idades para momentos de louvor, adoração e busca da palavra de DEUS. O local do congresso será na Igreja sede do campo de Campinápolis, localizada na Avenida Nego Carrim.

O evento contará com as presenças; do preletor e conferencista Fernando Xavier (vindo de Goiânia - GO) e com a participação da dupla Lazaro e Eduardo (vindos de Goiânia-GO). Caravanas de toda a região do Estado também marcarão presença no evento Góspel. Consta ainda, palestra com Pr. Silas Rodrigues, pastor presidente da Igreja. (Na foto)

O intuito do evento é incentivar a juventude a buscar as coisas de DEUS. “Os jovens são o jardim da Igreja. É muito importante à gente saber direcionar a força que os jovens têm para as coisas de DEUS”, enfatizou o pastor Divino Aguiar, lembrando que o mundo atualmente oferece muita coisa à juventude.

De acordo o pastor Divino, o tema do congresso deste ano é baseado no livro do profeta Isaias (6:8), que enaltece a geração de hoje, cujos jovens se colocaram a disposição do SENHOR JESUS, para fazer toda boa obra. Neste sentido, a Igreja busca no dia-a-dia trabalhar o ensino da palavra de DEUS, com grupo de louvor, coreografias, retiros espirituais, atividades diversas e, acima de tudo, entrosando os jovens no seio da família cristã.

O Pastor Divino Aguiar, observa que os jovens da atualidade são mais inteligentes e contam com muito mais informação do que a juventude de outros tempos. Contudo, ressalta que há a necessidade de trabalhar muito o caráter desses jovens. “É preciso fazer com que os jovens saibam a força que eles têm para as coisas de DEUS”, disse. “O que falta é entendê-los e ensiná-los da forma correta”, acrescenta.

O evento está sendo organizado pelo grupo de jovens da Igreja juntamente com CIBE. E todas as pessoas, independente da idade e da religião, são convidadas a participar. “Entendo que o jovem não é só aquele que tem pouca idade”, afirmou, enfatizando que o congresso será um momento de bênçãos e alegria. “DEUS é alegria e louvor. Não se celebra com velas e choro, mas com júbilo e gozo”, arremata.

A Assembléia de DEUS Ministério de Madureira está por mais de trinta anos em Campinápolis, tendo quatorze congregações no município.

Calote em pensão alimentícia leva vereador Messias à cadeia

Fonte: RD News
Por Andréa Haddad
14-Out-2009

Apresentador de televisão e vereador, Messias di Caprio (PP) terá que pagar pensão para ser liberado

O polêmico vereador por Primavera do Leste, Messias di Caprio (PP), foi detido nesta quarta (14) e levado para a Cadeia Pública do município. Ele estava na Câmara Municipal quando foi avisado de que quatro policiais civis e um oficial de Justiça estavam à procura dele para cumprir um mandado de prisão por falta de pagamento de pensão alimentícia. Ele foi o mais votado entre os nove vereadores. Teve nas urnas do ano passado 1.550 votos.

Ao ser informado da chegada dos policiais na Câmara, Messias se trancou no gabinete e chamou o assessor jurídico Luiz Carlos Rezende. Para evitar alarde, o vereador resolveu despistar os policiais e foi no carro do chefe de gabinete para a delegacia, onde foi ouvido pelo titular Rafael Sipel Sossari. Após prestar depoimento, Messias foi levado para a Cadeia Pública, onde deve permanecer detido até que a pensão seja paga.

Procurado pelo RDNews, o delegado tentou negar a prisão do vereador. Apesar disso, fontes asseguram que Messias conversa neste instante com o diretor da Cadeia Pública na tentativa de deixar o local. Messias foi apresentador de TV em Rondonópolis e Primavera do Leste. Mesmo no cargo de vereador, ele atua hoje como apresentador do programa Terra Viva, em Goiânia (GO), na divulgação e venda de produtos agropecuários. (Andréa Haddad)


Daltinho nega acusações e diz ser vítima de conspiração

Fonte: RD News
Por Patrícia Sanches
14-Out-2009

Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), negou qualquer tipo de agressão física a sua ex-esposa Lilian Karla Azevedo. “Isso não passa de uma grande calúnia”, rechaçou o deputado, em entrevista ao RDNews. Ele se diz vítima de um complô de jornalistas maldosos de Nova Xavantiva que estão usando a sua ex-esposa para denegrir a sua imagem. “Eles tentaram me extorquir várias vezes e como não conseguiram estão usando Liliam para me prejudicar”, afirma o deputado. Uma das pessoas a quem acusa de chantagem é a jornalista e radialista Beatriz Barbosa, a Bia, dona de um site na região do Araguaia. Ela foi assessora parlamentar de Daltinho.

----------------------------------
Deputado diz que jornalistas de Nova
Xavantina tentam extorquí-lo e vê
como infundada denúncia de que
teria agredido a ex-mulher Lilian
----------------------------------

Preocupado com a situação e com repercussão negativa, o parlamentar revela que já convocou os seus advogados para tomar todas as medidas jurídicas cabíveis. “Vamos utilizar todos os mecanismos possíveis para me defender. Agora eles vão ter que provar que eu realmente a agredi”, reage Daltinho, após participar da sessão ordinária desta quarta.

A briga entre o casal teria sido a última gota antes da separação. Agora, após a ex-esposa registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia da Mulher de Cuiabá, Daltinho se limitou a dizer que o seu único erro foi trabalhar demais. “Aconteceram coisas estranhas. Talvez eu não tenha dado a atenção necessária. Fui omisso porque trabalhei muito”, analisa o deputado, numa referência a sua relação conjugal. Ainda segundo a ótica do parlamentar, a ex-esposa resolveu denunciá-lo porque não aceita a separação. “Ainda não sei os impactos que isso terá na minha imagem, mas posso garantir que essas denúncias são injustas e infundadas”, reafirma. (Patrícia Sanches)



terça-feira, 13 de outubro de 2009

Os policiais Federais, Civis e Militares juntamente com a Funai e o conselho tutelar realizaram operação em bares e comércios de Campinápolis.

Campinapolis News
Por Benier Marcos com informações
13-Out-2009

Policiais Federais na cidade.

A policia Judiciária Civil de Campinápolis juntamente com conselho tutelar, representantes da FUNAI e com policiais federais realizou uma operação em alguns comercio e bares da cidade.

O motivo da operação foi mediante a venda de bebidas alcoólicas para os povos indígenas. A população tem reclamado de forma intensa sobre esta situação. Os moradores alegam que os índios compram cervejas, pingas, carotinhos de cachaça e vão se embriagar nas portas de suas casas, e por lá fazem algazarra, bagunça e assim deixam assustados os moradores.

Tem moradores que ainda contestam a ousadia de certos comerciantes. “Eles vendem bebidas alcoólicas para os índios e ordenam que os mesmo não tomem as bebidas nas portas dos seus comércios, no que faz que os índios venham-se embriagar nas portas das nossas casas”. Afirma o morador, que não quis se identificar com medo de sofrer retaliações.

Os policias, conselheiros, representantes da FUNAI conscientizaram os receptivos comerciantes para que os mesmo não venda mais estes produtos aos índios, seja eles menores ou maiores de 18 anos. Causo contrario se a lei for desobedecida os infratores serão severamente penalizados, com multas e até prisões.

Alem de existir uma lei Federal, que proíbe a venda deste produto aos índios existe uma lei municipal que veta o consumo de álcool aos indígenas.

Casamento de Luizinho do Taú supera as expectativas e entra para a história

Campinapolis News
Por Benier Marcos
13-Out-2009

Aconteceu neste sábado, dia 10, o casamento de Luiz Roberto e Marcelia. O casório realizou – se na Igreja Assembléia de DEUS Mis. Madureira, de Campinápolis.

A cerimônia foi acompanhada por cerca de 1000 pessoas. O público presente lotou as dependências da Igreja.

O Pastor Joaquim Luiz de Farias, foi quem coordenou a cerimônia religiosa. Após o enlace matrimonial os noivos juntamente com os convidados seguiram para o LIONS CLUBE, para comemorar o matrimonio realizado.

Nós do Blog Campinápolis News desejamos muitas felicidades aos recém casados.

Veja algumas fotos que marcaram este momento:


Reflexão do dia!!!

Campinapolis News
Por Pr. Divino Aguiar com adaptação de Benier Marcos
13-Out-2009

Prezado leitor, você tem assistido nós noticiários e tem visto como está o mundo em aflição, guerras, fomes, pestes, catástrofes, furacões, tornados, a violência dominando o mundo, o terrorismo, os homens se esquecendo de DEUS e praticando toda espécie de pecados como se tudo fosse normal.

Veja o que está escrito no evangelho de Mateus “24.1 a 14”, o que a Bíblia nós disse está se cumprindo dia após dia. O SENHOR JESUS, fez uma promessa de voltar e como sinal de que estava chegando perto esse dia, ele nós relatou esta passagem citada acima.

O SENHOR JESUS, te ama muito e quer mudar a sua vida, dê ao SENHOR JESUS uma chance e você verá o que ele é capaz de fazer por você e sua família. Que você tenha uma semana de muitas vitórias e bênçãos.


Vem ai nós dias 24 e 25 de outubro 2009, a festa da Igreja Assembléia de DEUS Misterio Madureira você e sua família são nossos convidados. Venha e participe do Congresso de Jovens e Senhoras.

QUE DEUS TE ABENCOE EM CRISTO.

Dois são presos em Campinápolis

Campinapolis News
Escrito por Ascom PJC
13-Out-2009

A Polícia Civil de Campinápolis (658 Km a Leste), em um trabalho conjunto com a polícia militar prendeu em flagrante um homem com base na Lei Maria da Penha. Alexsandro do Carmo Costa, 37 anos, foi detido por agredir e ameaçar várias vezes sua mulher.

Conforme o chefe de operações da delegacia municipal de Campinápolis, José Bosco Aniceto Pereira, a mulher fez a denúncia por não agüentar mais as agressões sofridas pelo marido. O suspeito foi encaminhado à Cadeia Pública de Nova Xavantina.

PRISÃO 2

A delegacia municipal de Campinápolis prendeu Jorge Marco Leal, 23 anos, por porte ilegal de arma. O flagrante foi feito na quinta-feira (08.10), quando o acusado estava em um bar, em posse de um revólver calibre 22 com 4 munições intactas.

CHUVA DE VENTO FORTE CAUSA ESTRAGO E PREJUÍZO EM NOVA XAVANTINA

Noticias NX
Por Ezio Gomes

13-Out-2009

Um temporal acompanhado de ventos fortes que desabou sobre o perímetro urbano de Nova Xavantina na tarde desta segunda feira de feriado, causaram estragos e prejuízos materiais por toda a cidade.

A chuva caiu por volta das 17 horas e durou pouco mais de uma hora, deixando um rastro de árvores caídas, arrancadas do solo com raiz e tudo e tombadas meio de ruas e avenidas.

Somente nas principais ruas do centro, na rua Dr. Wahia de Abreu, setor Xavantina, duas árvores tombaram, atrapalhando o tráfego; na Av. Brasil Central, em frente a Mercearia do Raimundinho, um enorme pé de Ficus tombou, com raiz e tudo, assustando os moradores, o mesmo acontecendo na Rua Bahia, setor Xavantina.

Dentro dos quintais das casas, inúmeros pés manguba, mangueiras e outras árvores literalmente caíram, arrancadas do solo, deixando apavorados os moradores que assistiam sem poder fazer nada.

A cidade ficou sem energia durante mais de três horas, voltando o sistema parcialmente no setor Nova Brasília durante a noite da segunda, e já na madrugada de hoje, 13, a energia voltou no setor Xavantina. Os celulares ficaram sem serviço durante todo este período.

A antena da Rádio Nova Xavantina - AM, de 113 metros de altura e que há 21 anos mantinha a emissora no ar, tombou toda retorcida, tendo sobrado só as ferragens, num prejuízo calculado em torno de R$ 50 mil.

Na manhã desta terça feira, 13, a Prefeitura Municipal, Fórum da Comarca e a Câmara Municipal continuavam sem energia, devido a queima de transformador que abastece o setor. Os funcionários da prefeitura não puderam trabalhar no período da manhã. Nos demais bairros da cidade no entanto a energia está normal, e os caminhões do DMER trabalham a todo vapor para retirar os galhos e árvores expostos nas vias do trafego.

Policia Militar de Àgua Boa recebe novas viaturas, armas e bafômetro

Campinapolis News
Por Kassu - ABN

13-Out-2009
A Polícia Militar de Água Boa recebe novos equipamentos de trabalho. Em dias anteriores já havia recebido uma moderna viatura Blazer completa. Nesse domingo foram entregues ao Cte. do 14º Batalhão Ten. Cel. Jorge Luiz Fez uma viatura Parati, sete Pistolas ponto 40, quatro Algemas e um Bafômetro.

Fez parte da cerimônia de entrega o deputado estadual Adalto de Freitas o Daltinho (PMDB) Cel. Barbosa e autoridades do município entre elas os secretários de Desenvolvimento Luiz Pichetti e de Finanças Fábio Weiler.

O Ten. Cel. Jorge Luiz de Magalhães disse ao site Água Boa News a importância dos novos equipamentos que melhora as condições de trabalho da Polícia Militar. “As condições de trabalho de hoje são muito melhores que outrora. São de nossa responsável por 10 municípios núcleos e companhias. A Polícia Militar tem condições de melhorar a prestação de serviços”. O Comandante ainda reiterou a satisfação com o trabalho de todo efetivo policial, também convidou para conhecer o Hotel de Trânsito que é o local antes usado como Pelotão que agora serve como ponto de apoio. O local hoje abriga o refeitório com cozinha moderna e funcional, além do dormitório para os policiais que trabalham aqui mais não residem em outra localidade, além daqueles que estão em trânsito.

Fórum em Cuiabá na 5ª traz ministro e outras autoridades

Campinapolis News
Por Patrícia Sanches
13-Out-2009


Orlando Silva, do Esporte

Com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, Mato Grosso sedia, na quinta (15), a quarta edição do Fórum Legislativo da Copa do Mundo de 2014. A abertura está programada para a partir das 10h, na Assembleia Legislativa. Faz parte de uma série de encontros nas 12 cidades-sedes do Mundial de futebol de daqui a cinco anos. A iniciativa é das comissões de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados e também da de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

O fórum acontece uma semana após os deputados estaduais aprovarem a criação da Agecopa, que ficará responsável pela execução de todas as obras que vão preparar Cuiabá e Várzea Grande para receber a Copa de 2014. Os comitês local, Interministerial e o da CBF-FIFA vão explanar as suas estratégias, metas, o planejamento e a visão sobre os principais obstáculos a serem vencidos na Capital mato-grossense e nas outras sedes.

Os deputados estaduais também vão expor que providências e que matérias tramitam em suas respectivas Casas. Entram em discussão prioridades para regulamentação e normatização por meio de projetos em âmbitos estadual e nacional para cumprimento dos compromissos do Brasil para com a FIFA. Serão apresentadas também propostas da Câmara dos Deputados e do Senado.

Segundo presidente da CTD, senador Neuto de Conto, está prevista uma visita técnica ao estádio Verdão, que será reconstruído ao custo de R$ 430 milhões. Vão estar presentes o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador Blairo Maggi, o prefeito cuiabano Wilson Santos, os presidentes da CTD e da CDR e da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, além de membros da CBF e do secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luis Carlos Bueno de Lima. (Patrícia Sanches)

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS