domingo, 25 de outubro de 2009

o petebista Ciro José Sahairo xavante de campinápolis vence prêmio de educação

Escrito por Gazeta Digital
Dom, 25 de Outubro de 2009 19:56


O índio xavante Ciro José Sahairo de Campinápolis (658 km ao leste de Cuiabá) venceu o Prêmio Vivaleitura, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura. O nativo mato-grossense foi o primeiro colocado da categoria bibliotecas públicas e privadas com o projeto Caminho da Leitura.


O Vivaleitura destaca projetos de incentivo à leitura. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Participaram do evento 15 finalistas.

Caminho da Leitura foi elaborado por professores e caciques da Aldeia Xavante Semente Viva para combater o analfabetismo indígena. O projeto, segundo o xavante Ciro José Sahairo, teve início com a Expedição Vagalume, que fez a formação de mediadores de leitura na aldeia e doou 200 livros. No início, as obras eram lidas por cerca de 250 crianças e 80 adultos.

Hoje, a iniciativa está em mais 6 aldeias do noroeste de Mato Grosso. Com os R$ 30 mil recebidos como premiação Sahairo diz que vai construir um galpão para abrigar o acervo e adquirir mais livros.

Também foram premiados no certame o trabalho do professor Josessandro Batista de Andrade, de Pernambuco, que foi contemplado na categoria escolas, e o projeto da artista plástica Andréia Aparecida Donadon Leal, de Minas Gerais, na categoria instituições e pessoas físicas.

Esta não é a primeira vez que índios mato-grossenses são premiados nacionalmente. O Centro de Pesquisa e Valorização à Cultura Bororo de Meruri, localizado em General Carneiro (a 428 km de Cuiabá), em 2006, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Cultura Viva na categoria Tecnologia Sociocultural.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS