terça-feira, 27 de outubro de 2009

Deputado do Araguaia busca conhecimento nos EUA para implantar Hidrovia em MT

Campinapolis News

Por Thiara Raquel
27-Out-2009


Com objetivo de atrair novos investimentos para a região Araguaia, o parlamentar Adalto de Freitas Filho, Daltinho (PMDB) integrou uma comitiva chefiada pelo diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho onde visitou o complexo hidroviário do Mississipi, nos Estados americanos do Mississipi, Missouri e Louisiana. A missão foi composta por autoridades de quatro ministérios, quatro órgãos do governo federal, parlamentares atuantes no setor de transportes e empresários.

A missão incluiu visitas técnicas ao Porto de South Lousiana, aos laboratórios da Coastal Hydraulics, em Vicksburg, ao Distrito de Saint Louis, à eclusa e barragem de Mel Price, ao rio Mississipi e à sede do grupo Edison Chouest Offshore.

De acordo com Adalto o objetivo da missão foi adquirir novos conhecimentos para nortear os processos decisórios para o avanço da navegação interior no Brasil que atualmente, é pouco explorado se comparado aos demais modais de transportes. "O Mississipi movimenta milhões de toneladas ao longo de seus 86 quilômetros. É um modelo logístico que convém como exemplo para o Brasil e principalmente para a região do Araguaia, uma vez que o Mississipi tem características parecidas com o Araguaia", observa o deputado.

Freitas lembrou ainda que os rios Araguaia e Tocantins possuem grande potencial hidroviário, a exemplo do projeto da hidrovia Araguaia-Tocantins. “A região Centro-Oeste e Norte é parte importante neste projeto que irá facilitar o escoamento da produção de soja e outros produtos, além de tornar-se um dos principais pólos logísticos do país”, explica.

A hidrovia Araguaia-Tocantins tem 4.098 km de extensão e inclui os rios das Mortes em Mato Grosso e possui 567 km navegável. Já a bacia do Tocantins que é a maior bacia localizada inteiramente no Brasil tem 1.731 km. E o Araguaia, por sua vez, cruza o estado de Tocantins e é navegável num trecho de 1.100 km. Essa hidrovia faz parte do chamado Corredor Multimodal Centro-Norte com capacidade de transporte projetada em 6 milhões de toneladas por ano.

Para o Daltinho é importante agregar esse conhecimento de forma que vai incrementar a utilização das hidrovias no Brasil. “Essa é uma alternativa eficiente de transporte para o desenvolvimento do nosso país em especial da região Centro Oeste com a implantação dessa hidrovia o Araguaia vai dar um salto de desenvolvimento”, destaca.

Atualmente, o maior empecilho á implantação definitiva da hidrovia Araguaia-Tocantins que possibilitaria o investimento na navegabilidade tem sido o licenciamento ambiental.

De acordo com informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários- ANTAQ o Brasil tem 44.000 km de vias navegáveis, mas apenas 8.500 km encontram-se em uso regular e a maior parte na Amazônia.  O modal hidroviário é considerado o transporte mais barato e eficiente quando se trata de grandes cargas e longas distâncias. Além de suas vantagens econômicas, as hidrovias também se destacam pelo seu grande potencial como vetor de integração regional e desenvolvimento.

Ao proporcionar transporte eficiente, elas se tornam fatores de atração e viabilização de indústrias e outras atividades ligadas a grandes volumes de matérias-prima.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS