sexta-feira, 10 de julho de 2009

Federal caça advogados, comerciantes e militares

Campinapolis News
Da Redação
10-julho-2009
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (10), a "Operação Volver". O objetivo é reprimir o tráfico de entorpecentes nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Acre e Espírito Santo.

Estão sendo cumpridos 37 mandados de prisão temporária, dois mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão. nas cidades de Cáceres (14), Cuiabá (06), Rondonópolis (1), Uruaçu/GO (2), Jatai/GO (2), Vila Velha/ES (4) e Viana/ES (3), Rio Branco/AC (1). Além de três pessoas que não foram localizadas. Desta realação 11 pessoas estão presas em unidades prisionais.

São alvos dos mandados de prisão: comerciantes, advogados, um servidor público, um militar das Forças Armadas e presidiários, que cumpriam penas em estabelecimentos penais nos Estados de Mato Grosso e Espírito Santo. Os detentos são apontados como comandantes do tráfico de drogas do interior dos presídios.

A operação nasceu a partir de investigações vinculadas à "Operação Teimoso", deflagrada em 2008. Durante o processo de investigação, já foram instaurados seis inquéritos, presas onze pessoas, apreendidos 43 quilos de cocaína, uma submetralhadora e R$ 56.870,00.

Nesta operação, a PF conseguiu juntar provas contra membros da quadrilha que na época da Operação Teimoso não puderam ser comprovados. Os membros da quadrilha continuaram com os crimes, o que justifica o nome da operação.O nome "Volver" é o equivalente em espanhol à palavra "voltar", pois simboliza a reincidência dos investigados na prática de crimes e na manipulação de sua liberdade para voltar ao tráfico.

Dos principais alvos investigados na operação, segundo a PF, 60% tem passagem pelo mesmo crime de que estão sendo acusados agora, e 30% estão presos. Mas, mesmo assim, continuam comandando o tráfico de drogas.

Crimes

Além do crime de tráfico de entorpecente, os indiciados podem responder pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, exploração de prestígio, posse ilegal de arma de fogo, dentre outros que podem surgir no processo.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS