sábado, 11 de julho de 2009

AUMENTA O BURACO NA CABECEIRA DA PONTE SOBRE O RIO DAS MORTES

Campinapolis News
Por Ezio Garcia
11-Julho-2009

Cabeceira da ponte do Rio das Mortes.

Está cada vez maior o buraco na cabeceira da ponte sobre o Rio da Mortes, em Nova Xavantina, ameaçando a segurança dos usuários que trafegam pela BR-158, principalmente os motociclistas. Durante o último mês de abril, a cabeceira foi reparada pelos técnicos do DNIT- Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes, numa ação definida pelo responsável do órgão no Vale Araguaia, Engº Otto Zitlau, como uma “intervenção de emergência”, para garantir a segurança dos usuários, enquanto a empresa preparava uma intervenção estrutural e abrangente em toda a extensão da ponte, visando recuperá-la totalmente.

Como até agora esta ação não se concretizou, e com a intensificação do tráfego de caminhões e carretas durante o escoamento da safra de todo o Vale do Araguaia, o reparo então realizado cedeu, abrindo um buraco no centro da pista, que volta a preocupar as autoridades de Nova Xavantina e os usuários da ponte, que são todos os condutores de veículos do leste do Estado.

No ofício nº 156/GAB/09, protocolado pelo prefeito de Nova Xavantina, Gercino Caetano Rosa junto ao DNIT em 25 de junho último, com várias fotos em anexo mostrando o buraco que se formou entre as duas pistas, o prefeito solicitou a “imediata recuperação da cabeceira da ponte”, bem como que seja feitos reparos necessários em sua estrutura de sustentação, haja visto, diz o ofício, “que alguns pilares se encontram danificados, conforme se pode ver pelas fotografias em anexo”.

O ofício do prefeito municipal explica, entre outras coisas, que os reparos realizados durante o mês de abril último, “deixaram um grande desnível entre as duas pistas”, o que ocasionou a abertura do buraco que ora se verifica.

Segundo a legislação vigente, a prefeitura não pode intervir em estradas ou pontes federais, como é o caso do BR-158, ficando este encargo exclusivamente sob a responsabilidade do governo federal.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS