terça-feira, 5 de maio de 2009

Plantonistas do Hospital Municipal de Nova Xavantina voltam à escala de trabalho de 12 Horas

Por: Ezio Garcia
05-Mai-2009

Aconteceu na noite desta segunda feira, 4, na Câmara Municipal, no gabinete do vereador Zé da Trevo, durante a sessão ordinária realizada pelo legislativo local; uma reunião entre a categoria de técnicos de enfermagem do Hospital Municipal de Nova Xavantina e a Poder Executivo Municipal, através da Secretária Municipal de Saúde, Profª Maria Eloiza Pereira Leite Ramos e do prefeito municipal, Gercino Caetano Rosa, com a presença também do presidente do SISPUMNOX- Sindicato dos Servidores Público Municipais, Adão Carvalho....

A reunião durou mais de duas horas, e foi solicitado pelos profissionais da saúde pública municipal, que se reuniram primeiro com os vereadores, e depois, a sós, com a administração municipal, onde muitos foram os pontos colocados de ambas as partes, tanto da parte da Secretária como dos servidores, tendo o prefeito Gercino participado ouvindo as colocações dos servidores.

A principal reivindicação era quanto o turno de seis horas recentemente implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme matéria publica neste espaço. Segundo as servidoras, tal medida faz com que muitas delas tenham que se deslocar de suas casas no meio da madrugada, muitas vezes localizadas em bairros distantes do hospital, como o Toneto e Montes Claros. Presentes na reunião, também estavam o Diretor Clínico do Hospital Municipal, Dr. Adelmo Barros e Dr. Vitor Hugo Azevedo Braga, médico da rede pública de saúde de Nova Xavantina.

Após duas horas de reunião, , ficou decidido que a principal reivindicação da categoria será atendida, com a volta do turno para doze horas, enquanto que a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos –que era o objetivo da Secretaria ao implantar da redução da jornada- será discutida por uma Comissão formada por três enfermeiras extraídas da reunião, que terá dez dias para relacionar as sugestões para melhora no atendimento médico do hospital, e apresentar estas sugestões à Profª Eloíza.

Concluída a negociação, a técnica de enfermagem Adilma Alves Lima disse que a reunião atingiu seu objetivo, chegando-se ao consenso, completando que tais reuniões deveriam acontecer mais vezes, para resolver os problemas e melhorar os serviços desenvolvidos no hospital. O prefeito Gercino parabenizou a Profª Eloíza por chegar a um bom senso com a categoria, já que a harmonia é fundamental para o bom andamento da Saúde Pública, “se não houver harmonia” disse o prefeito à imprensa local, “quem perde não é administração, não é o prefeito, é a população que necessita dos serviços médicos”.

E a Secretária Municipal de Saúde, Profª Maria Eloíza, disse que “parte do problema está solucionado, que é a volta da jornada de doze horas em atendimento à reivindicação do segmento, quanto a outra parte, da melhora na qualidade dos serviços oferecidos, será discutido em dez dias com a Comissão extraída da reunião” finalizou a Secretária.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS