quarta-feira, 6 de maio de 2009

Governo inicia o Programa Minha Casa, Minha Vida em Mato Grosso

Por: Secom
06-Mai-2009
"Desde que o governador Blairo Maggi assumiu o governo de Mato Grosso sempre teve um único propósito e muito bem definido, que é o desafio de mudar a vida das pessoas que moram aqui pra melhor. Dar condições ao cidadão de possuir sua casa própria é uma maneira de diminuir as desigualdades regionais e por conseqüência melhorar as condições sociais das pessoas", foi desta maneira que.....
o secretário Chefe da Casa Civil e interino de Comunicação Social, Eumar Novacki, definiu a importância que o Governo do Estado dá à questão de diminuição do déficit habitacional no Estado, durante o evento de assinatura dos contratos para a construção das primeiras 998 unidades habitacionais do Programa Federal Minha Casa Minha em Cuiabá e Várzea Grande, na manhã desta terça-feira (05), na Casa Civil.

De imediato as obras para a construção das 499 casas em Cuiabá e 499 em Várzea Grande, devem ser iniciadas. De acordo com secretário de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, nesses dois residenciais o Governo do Estado entrará com uma contrapartida em dinheiro de 3% do valor total dos empreendimentos, ou seja, algo em torno de R$ 1, 1 milhão. "Com essa contrapartida que o estado está oferecendo, a prestação da casa para o beneficiado não será diminuída, mas esperamos com isso pelo menos dobrar o número de casas do Programa Minha Casa Minha, destinadas para Mato Grosso que a priori são apenas 13.900 unidades", disse.

O superintendente Regional da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Ivo Carlos Zecchin, explicou que essas primeiras unidades que já começarão ser construídas serão destinadas a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. "Acredito que somos um dos primeiros estados a dar início às obras de construção das moradias do Minha Casa, Minha Vida. Nós da Caixa só temos a agradecer mais uma vez ao governo do Estado que sempre tem sido parceiro nesta luta contra o déficit habitacional e tenho a certeza de que enquanto mantivermos essa parceria continuaremos entre os primeiros no ranking dos Estados que mais constroem casas no País", observou.

Novacki lembrou também da mudança de conceito em relação aos projetos de habitação popular que já começa a ser implantado em Mato Grosso, onde além de casa, as pessoas de baixa renda poderão ter acesso a lazer, práticas de atividades físicas, segurança e educação no local onde moram. "Todos os empreendimentos populares construídos em Mato Grosso a partir de agora devem ter esse propósito, conter área verde, pista de caminhada, base comunitária de segurança, escola nas proximidades e toda a infraestrutura que uma família precisa para ter conforto mesmo com muita simplicidade. Queremos levar isso a todos os municípios de Mato Grosso", relatou.

Segundo o proprietário da empresa Lúmen Consultoria, Clodoaldo Pavinato, responsável pela construção dessas casas, as obras devem começar imediatamente. "Serão construídas 499 habitações no Residencial Nova Canaã (1ª Etapa), que será localizado na estrada da Ponte de Ferro, no bairro Jardim Paraná, em Cuiabá, e mais 499 na primeira etapa do residencial Celestino Henriques, que será localizado na rua América do Sul, no bairro Guarita, em Várzea Grande", disse.

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, que também participou do ato, disse que a contrapartida do município será por meio isenção de tributos e diminuição de taxas. " Quero parabenizar o Governo Federal e o Governo do Estado pela iniciativa e lembrar que quando todos os poderes se unem e 'puxam a corda' para um mesmo lado, quem ganha é a população. O que está sendo feito hoje aqui é isso", disse.

O valor total dos dois empreendimentos é de R$ 39 milhões, as casas têm 32 metros quadrados e toda a infraestrutura básica. As inscrições para este programa serão amplamente divulgadas e trarão uma novidade, a de que o cidadão poderá se inscrever pela internet num site que está sendo desenvolvido especificamente para isso. Segundo Novacki, em alguns casos a contrapartida do Governo do Estado poderá chegar a 8% do valor total do empreendimento. "Se somarmos os 3% em dinheiro, mais a infraestrutura básica que forneceremos em alguns casos, essa contrapartida poderá chegar a 8% e a meta do Estado que era de até final do mandato construir 61 mil casas, poderá subir para 75 a 80 mil habitações populares", finalizou.

Participaram da assinatura o secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, o de Administração, Geraldo de Vitto, o de Fazenda Eder Moraes, o de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Ivo Carlos Zecchin, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, e o representante da empresa Lumen Consultoria, Clodoaldo Pavinato.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS