sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vacina da gripe em idosos começa amanhã (25)

Por.MDS
24-Abril-2009

O Ministério da Saúde inicia, amanhã (25), a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que neste ano tem o objetivo de vacinar quase 20 milhões de cidadãos a partir de 60 anos.
A campanha vai até o dia 08 de maio, em todo o País. No passado, 80% dos idosos foram vacinados em todo o Brasil, evitando as complicações decorrentes da gripe, como pneumonia e bronquites, e diminuindo consideravelmente as internações causadas pela doença nos idosos. Entre elas, infecções respiratórias agudas, que exigem internação hospitalar.
Ainda há muitos idosos que resistem à vacina, com medo de que ao tomar a dose única, fiquem gripados. Os médicos esclarecem que a vacina contra a gripe é o vírus enfraquecido e só em casos extremos é contraindicada a imunização. Os Estados, Municípios e o Distrito Federal já estão preparados para a campanha. A meta é conseguir uma cobertura vacinal maior que a de 2008.
Para tomar a dose única contra o vírus da gripe, o influenza, basta que, a partir do dia 25 de abril o idoso se encaminhe ao posto de saúde mais próximo de sua residência, das 8h às 17h. A vacinação protege contra os incômodos causados pela doença, como febre, indisposição, dor no corpo, falta de apetite e prostração, além de possíveis complicações.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde informa que não haverá falta da vacina e lembra que entre 25 de abril e 08 de maio, todos os brasileiros que tenham 60 anos ou mais devem se vacinar.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS