sábado, 25 de abril de 2009

Polícia de Barra do Garças está sem bafômetros para fiscalizar "Lei Seca"

Por: 24 Horas News
24-Abr-2009

A Polícia Militar de Barra das Garças está há mais de 15 dias sem o bafômetro, principal instrumento na fiscalização da Lei Seca. Os dois únicos bafômetros que a PM dispõe apresentaram defeitos técnicos e foram encaminhados para manutenção. A informação foi confirmada pelo coronel do Comando Regional de Barra do Garças da Policia Militar, Paulo Costa.
“O bafômetro estava apresentando problemas de inconsistências e nós levamos para o apoio logístico da PM em Cuiabá, para que a empresa responsável pudesse fazer a manutenção, mas até o presente momento não nos devolveram o aparelho”, afirmou. A cidade de Barra Garças no ano passado registrou 780 acidentes, com 15 mortes.

O comandante, no entanto, argumenta que o uso do bafômetro não é fundamental. Segundo ele, policiais podem encaminhar suspeitos com sinais de embriaguez, fazendo outros tipos de testes. “O bafômetro não é a única forma de aferir a embriaguez alcoólica, temos também o teste clínico e auto de constatação. E quando há necessidade de utilizar o bafômetro vamos a Policia Rodoviária Federal e realizamos o teste”, afirmou.

O uso obrigatório do bafômetro entrou em vigor em junho do ano passado, alterando o Código de Transito. De acordo com a nova lei, o consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos está proibido. Se a quantia ingerida for maior ou igual a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou 0,3 miligrama por litro de ar expelido no bafômetro (o equivalente a dois chopes), o motorista também é enquadrado criminalmente e pode ficar preso de 6 meses a 3 anos.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS