terça-feira, 21 de abril de 2009

Presidente da Funai diz que visão sobre índio ainda é estereotipada

Por. O Documento
21 Abril 2009.

A população brasileira ainda tem uma visão desinformada e preconceituosa sobre os indígenas do país. A opinião é do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira.
"A sociedade como um todo tende a ver o índio ou de uma forma negativista, como se ele fosse um problema, ou romântica, como a de que índio autêntico é o que vive isolado na floresta com os mesmos costumes do século 16. Precisamos romper com nossos preconceitos, aceitar que eles são diferentes e reconhecer seu valor", disse Meira ontem, durante as celebrações do Dia Nacional do Índio, no Museu da República, no Rio.
Segundo ele, esse dia é uma oportunidade de reflexão crítica sobre a história do Brasil que é muito pouco conhecida, principalmente entre as crianças e jovens. "Cada um de nós brasileiros herdou um pouco dos hábitos, costumes das tradições indígenas. É uma contribuição muito rica para nossa cultura."
Meira lembrou que os índios têm uma contribuição muito grande também para a preservação das florestas, do meio ambiente. "As terras indígenas demarcadas pelo governo nos últimos 20 anos são as áreas mais protegidas, até mais que as unidades de conservações, os parques nacionais e reservas florestais."
O diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho, acredita que nos últimos anos, com as novas tecnologias, a comunicação e a informação sobre as culturas indígenas têm melhorado, mas lamentou que o preconceito ainda exista.
"Hoje, você vê índios criando suas próprias páginas na internet, seus filmes, com programas de rádio. O acesso à informação hoje é um ponto positivo a favor da causa indígena. Mas, ainda assim, muita gente acha que o índio ainda deve viver no mato. Assim como nós, eles também mudam."
Para Levinho, o grande desafio do governo e das autoridades competentes é ajudar os índios a preservar o que consideram importante de suas culturas e dar subsídios para que tenham um futuro melhor.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS