Midia News
25-Abril-2009
O Ministério da Saúde do Brasil enviou uma nota na noite de sexta-feira (24), em que afirma que todas as secretarias estaduais de saúde estão em alerta para possíveis casos de doenças respiratórias agudas, em virtude do surto de casos humanos de influenza suína do México e nos Estados Unidos.
O ministério também explica que o Brasil possui um plano para enfrentar possíveis pandemias do vírus, mas esclarece que, por enquanto, não há evidências de casos da enfermidade no país.
A nota também explica que as vacinas contra gripe oferecidas no Brasil não oferecem proteção contra esse novo vírus. "Portanto, até o momento, não há indicação de uso da vacina contra influenza como medida de prevenção e controle para este evento", diz o ministério.
"O país conta com uma rede de vigilância para monitorar a circulação das cepas de vírus respiratórios composta por 19 Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS)", afirma a nota.
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse neste sábado (25) que o surto de gripe suína detectado no México e nos Estados Unidos "é muito grave", de evolução imprevisível e deve ser "vigiado de perto".
Em entrevista coletiva, Chan disse que "um novo vírus é o responsável por estes casos" e que "a situação está evoluindo muito rapidamente".
0 comentários:
Postar um comentário