quinta-feira, 23 de abril de 2009

Orientações curriculares acontece em Campinápolis.

PC Júnior e
Assessoria/Seduc-MT

Aconteceu em Campinápolis, durante todo o dia 20 de abril o “DIA D” das Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. O encontro faz parte da mobilização em todo o Estado e objetiva ressaltar a construção curricular, as capacidades que o estudante precisa adquirir em cada fase de desenvolvimento humano, como será a metodologia de ensino e quais conteúdos devem ser abordados. Participaram desse encontro, o secretário de educação de Campinápolis, Sr. Emival Pereira da Costa, diretores e professores da rede estadual e municipal de ensino.

Nesse encontro foi analisado o material enviado pela SEDUC que contém a primeira parte do texto preliminar com as orientações curriculares para a Educação Básica em todo Mato Grosso pretendendo levar às escolas a concepção de educação que deve nortear as políticas educacionais pretendidas para o Estado. Submetido à intensa discussão pelo coletivo de cada unidade escolar, o documento será aperfeiçoado a partir das sugestões feitas.

Após discussões, o documento deverá reenviado pelas escolas à SEDUC para considerações dos técnicos e consultores da Secretaria que trabalharam no desenvolvimento da proposta.

Na segunda fase será enviada às escolas a segunda parte do texto, dando ênfase às áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas). A proposta é que a comunidade escolar faça procedimento semelhante à primeira etapa, com discussão e sugestões de reformulação.

A proposta da Secretaria Estadual de Educação é que as discussões sobre as Orientações Curriculares cumpram seu papel e deem condições ao Estado de assegurar as necessidades das escolas, sejam elas físicas (computadores, bibliotecas, laboratórios) ou pedagógicas, sempre respeitando as especificidades de cada região e das modalidades de ensino.

As escolas em todo Mato Grosso estão organizando no calendário escolar dias determinados para a discussão. Na oportunidade, todas as propostas de mudança devem ser apresentadas. A discussão completa está prevista para ser concluída até julho de 2009.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS