domingo, 13 de dezembro de 2009

Jayme diz contar com apoio do PP e PPS

Fonte: Agora MT
Por Redação com DC
13-Dez-2009
O senador Jayme Campos (DEM) revelou que conta com o apoio de 14 prefeitos do PR, partido do governador Blairo Maggi, para as Eleições 2010. Afirmou ainda que terá o reforço do PP e do PPS. O parlamentar fez a declarações, ontem, antes de acompanhar o prefeito Wilson Santos (PSDB) em visita às obras da Avenida das Torres. A ação demonstra a consolidação da aliança entre democratas e tucanos.

Curiosamente, os partidos citados por Jayme como novos aliados da oposição ainda não se posicionaram concretamente. O líder do PPS, deputado Percival Muniz – que há alguns meses declarou total apoio à candidatura de Jayme, inclusive se colocando como possibilidade para vice-governador – vem se articulando com outros oito partidos para efetivar a candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) ao governo. Já o PP não se definiu. Porém, o seu maior líder no Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, demonstra simpatia pela candidatura do democrata ao governo do Estado. Apesar de citar a quantidade de prefeitos do PR que apoia o seu nome, o senador não revelou quais são.

O senador reafirmou o entendimento de uma aliança com os tucanos. “Sou homem de palavra. Particularmente, já descartei a turma da botina. Só falta consolidar isso no partido. A aliança está muito forte e a tendência é aumentarmos este quadro”, disse Jayme, enfatizando o distanciamento do governo Maggi, de quem é aliado desde as eleições de 2002.

O anúncio de quem será o candidato ao Palácio Paiaguás, na composição PSDB e DEM, deve ser feito somente em fevereiro de 2010, após o resultado de uma pesquisa sobre as intenções de voto. Independente disso, Jayme adiantou que a aliança ganhou reforço do PP e PPS.

O prefeito Wilson Santos, por sua vez, mantém a cautela quando o assunto é candidatura. Ele repetiu que só irá discutir sobre o assunto após a decisão da chapa, que irá optar pelo candidato mais bem colocado na pesquisa qualitativa e quantitativa. Além disso, Wilson afasta qualquer clima de rivalidade com a aliança do governador Blairo Maggi (PR). “Ter Silval Barbosa como adversário vai ser muito tranquilo. Temos um bom relacionamento e posso comprovar isso com o fato de que nunca ataquei o vice-governador, publicamente”, pondera o tucano.

Entre PR e DEM, a rivalidade se acentuou em agosto deste ano com o pedido de licença de Jayme Campos do Senado Federal. O afastamento do democrata acabou obrigando Luiz Antônio Pagot (PR) a abrir mão da suplência de Jayme para continuar na direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Na época, o governador Blairo Maggi chegou a criticar publicamente a atitude de Jayme, alegando que o democrata teria, propositalmente, colocado Pagot contra a parede.

Apesar do imbróglio, os partidos mantiveram o compromisso de governabilidade até abril de 2010, data de saída de Blairo Maggi da chefia do Executivo.

Com a desistência de Luiz Antônio Pagot, quem acabou assumindo a vaga foi Osvaldo Sobrinho (PTB), que deixou a cadeira o secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá. Jayme volta ao Senado Federal no próximo dia 26, após uma extensa agenda no interior de Mato Grosso.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS