sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PF realizou 17 operações em MT; 6 de combate ao tráfico

Fonte: Rd News
Por Patricia Sanches
18-Dez-2009



A Polícia Federal de Mato Grosso realizou 17 operações neste ano. As ações combateram o tráfico internacional e interestadual de drogas, pornografia infantil, venda irregular de medicamentos e peixes na época da piracema, desmatamento, grilagem de terras, fraudes ao bolsa família, à previdência social e às obras do PAC. Entre as operações que tiveram maior repercussão estão a Pluma, que desarticulou um esquema de grilagem de terras públicas e privadas que contavam com o apoio de policiais militares de alta patente e a Pacenas, que culminou no embargo das obras do PAC em Cuiabé e Várzea Grande. Onze pessoas foram presas sob acusação de participar de fraudes às licitações das obras.

  As investigações da Operação Pluma começaram em 2002. Segundo a PF, os principais integrantes da quadrilha são policiais militares e proprietários de cartórios. Foram presos seis PMS, dois coronéis, dois majores, um capitão, um subtenente, além de um ex-prefeito e uma proprietária de cartório. Já no caso da Operação Pacenas, realizada em agosto, onze pessoas foram presas e vinte e duas chegaram a ser indiciadas, mas o processo acabou sendo arquivado. O Ministério Público Federal tenta reverter a situação.  

  Em comparação com 2008 o número de operações foi o mesmo. Além da Pacenas e Pluma, a PF realizou também as operações Arco de Fogo, que combateu o desmatamento, Bengala e Publicanos, que detectaram a existência de crimes previdenciários. No combate ao tráfico de drogas internacional e interestadual foram feitas sete operações: Fronteira Branca, Maranelo, São Cristóvão, Açaí em Pó, Brabo I Volver e Campos do Norte. (Patrícia Sanches)

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS