segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

5 federais e mais Júlio estão empatados na corrida à Câmara

Fonte: Rd News
Por Romilson Dourado
14-Dez-2009


  Cinco dos oito deputados federais e mais o ex-governador Júlio Campos figuram empatados tecnicamente na corrida à Câmara, revela pesquisa estimulada do instituto Mark, a primeira feita em âmbito estadual acerca das eleições gerais de 2010. O trabalho de campo foi realizado durante cinco dias (4 a 8) deste mês em 45 municipios mato-grossenses. Foram ouvidos 1.334 eleitores. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Sobre a corrida às cadeiras de governador e de senador, o RDNews já divulgou na última quinta o resultado das amostragens - confira aqui e aqui.
  Na estimulada, os pesquisadores apresentaram uma listagem com 18 possíveis candidatos à Câmara dos Deputados, incluindo os oito que já exercem mandato e que vão buscar a reeleição. O petista Carlos Abicalil aparece em primeiro lugar, com 8,8% das intenções de voto, assim como Júlio Campos (DEM), que já ocupou vários mandatos, como de prefeito de Várzea Grande, de deputado federal, de senador e de governador. Em seguida, surgem Carlos Bezerra (PMDB), com 7,1%, Valtenir Pereira (PSB), com 6,3%, Wellington Fagundes (PR), com 5,5%; e Thelma de Oliveira (PSDB), com 5,3%. Também são lembrados os federais Homero Pereira (PR), com 3,2%, Pedro Henry (PP), com 2,6%, e Eliene Lima (PP), com 1,6%.

   Outros nomes figuram com percentuais entre 0,3% a 3%, como o deputado estadual Mauro Savi (PR), do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro (PP), dos suplentes de federal Neri Geller (PP) e Eduardo Moura (PPS) e dos ex-prefeitos tucanos Nilson Leitão (Sinop) e Rogério Salles (Rondonópolis).

    A pesquisa espontânea desenha um cenário ainda mais "embolado" na corrida pelas oito cadeiras destinadas à representação mato-grossense na Câmara Federal. Fagundes é o mais lembrado pelos entrevistados, com 3%. Após ver naufragar o projeto de concorrer ao Senado, o presidente estadual do PR vai tentar conquistar o quinto mandato. Bezerra vem na "cola", com 2,8%, assim como Thelma (2,4%), Abicalil (2,1%), Valtenir (1,5%), Júlio (1,3%), Homero (1,2%) e Salles (1,1%). Os demais nomes são lembrados na espontânea com percentuais inferiores a 1%.

    Quociente

   A briga para federal será mais difícil no pleito de 2010. O quociente eleitoral deve chegar a 193,2 mil votos, considerando entre as variáveis, a projeção de aumento de 3,9% do eleitorado. Essa é a votação que partidos e coligações precisam alcançar para garantir uma cadeira. Em 2006, o quociente foi de 179,4 mil. Naquele pleito, o federal mais votado foi Abicalil, com 128.851 votos. Todos candidatos de sua coligação (PT, PT do B, PC do B e Prona) chegaram a 186.849 votos, o suficiente para assegurar somente uma vaga.

   Já o menos votado foi Valtenir: 52.401. Foi "puxado" por outros nomes que tiveram boa votação, como do primeiro-suplente Eduardo Moura, que teve 51.965 votos, Rodrigues Palma (38.555) e por Homero, que foi o primeiro mais votado da aliança de 8 pequenos partidos e alcançou a 100.114 votos. Essa coligação teve 356.427 votos, o bastante para garantir as duas vagas. (Romilson Dourado)

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS