sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PF prende 2 comerciantes por fraudes no Bolsa Família

Fonte: Rd News
Por Andrea Haddad
18-Dez-2009
Dois comerciantes foram presos em flagrante nesta quinta (17), durante o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão da Operação Aldeia Livre II, deflagrada pela Polícia Federal no Vale do Araguaia para combater supostas fraudes no pagamento de benefícios do Bolsa Família e aposentadorias a indígenas. As vítimas moram em aldeias da etnia Xavante em Água Boa e Canarana. 

   Os mandados foram expedidos pelo juiz da 1ª Vara Federal, Julier Sebastião da Silva. Segundo informações da PF, os comerciantes se aproveitavam da boa fé dos indígenas para sacar valores indevidos do Bolsa Família e INSS. Segundo o superintendente da PF em Mato Grosso, Oslain Campos Santana, dois comerciantes foram presos porque estavam com os cartões de indígenas no momento em que foram abordados pelos policiais. Eles serão autuados com base nas penalidades previstas pelo Estatuto do Idoso.  “Frisa-se que uma prisão ocorreu na cidade de Água Boa e outra em Canarana”, informou. 

   Segundo informações da PF, os comerciantes exigiam que os índios entregassem os cartões magnéticos como garantia para o pagamento de supostas dívidas, contraídas, inclusive, na compra de bebidas alcoólicas vendidas ilicitamente. Os donos dos estabelecimentos ficavam com os cartões, bem como com as respectivas senhas, para sacar os benefícios previdenciários e do Programa Bolsa Família.

   Esta prática é comum na região do Vale do Araguaia, conforme apontou a Operação Aldeia Livre I, deflagrada no início de 2008. Na ocasião, foram presos em flagrante seis comerciantes em Campinápolis e apreendidos centenas de cartões magnéticos de indígenas, além de documentos pessoais e senhas.

   Trinta policiais federais das unidades de Cuiabá, Barra do Garças e Rondonópolis atuaram na operação desencadeada nesta quinta. Além dos documentos pessoais e cartões, foram apreendidos comprovantes de saques irregulares realizados nas contas dos indígenas. Os materiais serão encaminhados à Fundação Nacional do Índio. (Andréa Haddad)

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS