quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Suplicy dá cartão vermelho a Sarney e bate boca com Heráclito Fortes

Campinapolis News
G1
26-Agosto-2009


Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Heráclito Fortes (DEM-PI) protagonizaram um bate-boca de cerca de 20 minutos no Senado nesta terça-feira (25) após o petista pedir a renúncia de José Sarney (PMDB-AP) da presidência da Casa. Da tribuna do Senado, Suplicy deu “cartão vermelho” a Sarney e a Heráclito. O primeiro secretário da Mesa Diretora rebateu, dizendo que ele deveria dar cartão vermelho ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O arquivamento [das ações contra Sarney] no Conselho de Ética não resolveu. Para voltarmos à normalidade, o melhor caminho é que sua excelência renuncie ao cargo do Senado”, disse Suplicy da tribuna, um dia depois de interromper um discurso de Sarney para questioná-lo sobre a crise na Casa.

O petista disse que avisou Sarney que trataria do tema na tribuna do Senado. "Tendo avisado o presidente Sarney que ia discursar, venho a esta tribuna reiterar que não vejo como o senador Sarney continue na presidência enquanto não explicar satisfatoriamente todos os fatos contidos nas representações perante o Conselho de Ética." Sarney não estava no plenário quando Suplicy foi à tribuna.

Suplicy recorreu à figura de um juiz de futebol para dar "cartão vermelho" a Sarney. “O melhor passo para a saúde do Senado e do próprio Sarney é simbolizado neste cartão vermelho. Que ele deixe a presidência do Senado permitindo que o Senado volte aos seus trabalhos normais”, disse.

O senador Almeida Lima (PMDB-SE) saiu em defesa de Sarney. "Estão enxovalhando a imagem do Senado Federal. O presidente Sarney foi julgado. E o julgamento foi pelo arquivamento das acusações", afirmou. “Nem se precisa se afastar da presidência, nem precisa de investigação. Isso é inteligência mediana.”

Logo em seguida, chegou ao plenário

Heráclito Fortes. Ao rebater Suplicy dizendo que ele não estava sendo sincero, a sessão acabou virando um bate-boca entre os dois senadores. “O senador sabe que eu falei a verdade. A mim, ética é muito importante”, declarou, aos gritos, Suplicy. “Vossa excelência quer desviar o assunto. Heráclito Fortes não está sendo justo comigo dizendo que não fui sincero”, afirmou, levantando o cartão vermelho para o senador do DEM.

“Vou mostrar que vossa Excelência não está sendo sincero. Vossa Excelência permite?”, indagou Heráclito. “Nunca lhe vi tão nervoso”, disse o senador do DEM. “Zezinho, um suco de maracujá para o senador, urgente”.

“Vossa excelência se arvora de um direito de juiz que não é para dar cartão vermelho, inclusive a mim”, disse Heráclito. “Claro. Se Vossa Excelência quer distorcer o fato, eu lhe apresento o cartão vermelho” rebateu Suplicy, mostrando o cartão.

A partir daí, Heráclito começou a gritar também. “Vossa Excelência devia guardar esse cartão vermelho para apontar para o presidente Lula, que é o responsável por essa crise toda. E Vossa Excelência não teve coragem de apontar o vermelho. Cartão vermelho para o presidente Lula, que foi quem invadiu o campo, quem invadiu as dependências do Senado. Cartão vermelho para o presidente Lula, que deu cartão amarelo para o líder do seu partido, o [Aloizio] Mercadante.

Heráclito se referia ao anúncio feito pelo líder do PT no Senado, que chegou a anunciar sua saída do cargo, mas recuou após encontro com o presidente Lula.

“Não queira ser juiz de futebol. Levo esse cartão vermelho que me deu como um troféu”, afirmou Heráclito. Segundo ele, Suplicy “só vê para a frente, não vê para os lados”.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS