sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Presidente Lula vai visitar Barra do Garças em novembro

Campinapolis News
Ronaldo Couto
28-Agosto-2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Barra do Garças, na divisa com Aragarças (GO), em novembro, para inaugurar oficialmente 90 km de pavimentação asfáltica da BR-070. Estão sendo investidos na obra cerca de R$ 60 milhões. O anúncio foi feito pelos deputados federais goianos Sandro Mabel (PR) e Rubens Otoni (PT). Eles participaram de uma vistoria na obra. Restam a conclusão, nesse trecho, de duas pontes e pouco mais de 10 km, entre Aragarças e Jussara, em solo goiano. O asfaltamento vai "encurtar" distância e melhorar a trafegabilidade de quem utiliza a 070 na ligação de Mato Grosso com Brasília ou Goiânia.

“A obra deve terminar em outubro e vamos convidar o presidente para estar aqui em novembro”, destacou Mabel, em entrevista ao RDNews. A visita de Lula é aguardada com expectativa na região. Desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2003, ele nunca esteve no Araguaia. O governo federal assegura que em Barra do Garças está investindo R$ 19 milhões em educação, sendo R$ 14 milhões na construção do campi da UFMT e mais R$ 5 milhões na instalação da escola técnica (IFMT).

Sandro Mabel disse que agora o maior desafio da região da Grande Barra é sensibilizar o governo federal para construir o contorno viário (anel viário), com duas pontes e 14 km de desvios para retirar o tráfego de caminhões e carretas do perímetro urbano das três cidades: Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, na divisa de Mato Grosso com Goiás e que se tornou ponto turístico. “È uma obra cara, mas eu acredito que será licitada a partir do ano que vem”.

O superintendente da Unit-GO, Alfredo Neto, disse que é difícil calcular o custo desta obra porque ainda não existe projeto do lado goiano. Já em solo mato-grossense, a Unit trabalha um anteprojeto e inclusive busca a liberação de licenças ambientais para construção das pontes. O anel viário de Barra do Garças pode custar mais de R$ 70 milhões, segundo engenheiros. A empresa paranaense Sanches Tripolini, que reformou as pontes em 2007, permanece acampada em Barra do Garças, de olho nesse orçamento vultoso. (Ronaldo Couto, de Barra do Garças)

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