quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Maggi lidera para Senado; no PT, Abicalil "sufoca" Serys

Fonte: Rd News
Por Romilson Dourado
10-Dez-2009


   Blairo Maggi é o líder na corrida ao Senado. Pesquisa da Mark feita entre 4 e 8 de dezembro em 45 municípios mato-grossenses aponta que a preferência pelo nome do governador por uma das duas cadeiras que serão abertas no Congresso Nacional varia de 17%, na espontânea, a 29% na estimulada.

   Na amostragem espontânea, os nomes são lembrados pelos eleitores sem auxílio de uma listagem. Nesse caso, 17,5% disseram que hoje votariam em Maggi para senador. Vão estar em jogo no pleito de 2010 as cadeiras hoje ocupadas pela petista Serys Marli e pelo democrata Gilberto Goellner, que virou titular com a morte de Jonas Pinheiro no ano passado. Já Jayme Campos fica senador até 2014.

   Maggi impõe uma frente ampla na espontânea. O segundo colocado é o ex-senador Antero de Barros, com 13,9 pontos percentuais atrás. O tucano figura com 3,6%. Está empatado tecnicamente com o deputado federal Carlos Abicalil (PT), com 2,4% das intenções de voto. Também pontua dentro da margem de empate técnico em segundo lugar o senador Osvaldo Sobrinho (PTB), que substitui Jayme por um período de quatro meses. Sobrinho detém 1,2%.

  O procurador da República Pedro Taques é lembrado espontaneamente por apenas 0,5% do eleitorado mato-grossense, assim como o procurador de Justiça Paulo Prado, ex-chefe do Ministério Público Estadual e hoje coordenador do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). Prado detém 0,4%. Assim, ele segura a lanterna junto com Taques. Na espontâea, os indecisos somam 68,8%.

    Estimuladas

   Os pesquisadores da Mark apresentaram duas listagens de possíveis candidatos ao Senado. Numa delas, figuram os nomes de Maggi, Antero, Abicalil, Osvaldo Sobrinho, Pedro Taques e Paulo Prado. Nesse cenário, o governador aparece com 29,6%, 17 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o ex-senador e adversário histórico Antero e também o deputado Carlos Abicalil (PT). Curiosamente, Maggi e Antero já se enfrentaram nas urnas duas vezes. Tanto em 2002 quanto em 2006, Maggi derrotou o tucano no primeiro turno na disputa para governador. Os demais nomes figuram com percentuais abaixo de 5%.

   No segundo cenário, a simulação inclui a petista Serys Marli no lugar de Abicalil. A dianteira continua com Maggi, com 25,9%, seguido de Antero com 13,9%. Osvaldo Sobrinho que, apesar do ensaio do PTB sobre sua pré-candidatura ao Senado, deve concorrer a deputado federal, aparece com 5,1%, seguido de Serys (4,6%), Taques (3,8%) e Prado (1,7%). Os indecisos chegaram a 40,3%. (Romilson Dourado)

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS