quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Justiça deve leiloar carros de luxo do tráfico em MT

Fonte: Midia News
Por Bruno Garcia
09-Dez-2009
Os carros de luxo apreendidos durante Operação Maranello - ação realizada pela Polícia Federal no final de setembro, para combater o tráfico internacional de drogas em Mato Grosso - devem ser colocados à venda, em leilão, após o processo transitado em julgado a sentença condenatória.

Essa possibilidade acontecerá, caso fique configurado que os veículos, realmente, são produtos oriundos do tráfico internacional de drogas, conforme aponta investigação da PF.

Ao todo, nove carros de altíssimo valor e três motos foram apreendidos na ação da Polícia Federal. Os veículos encontram-se sob custódia da Justiça, em um pátio da Capital, sob forte esquema de segurança. Entre os bens apreendidos, um veículo ganhou destaque: a Ferrari F430 Spider, ano de fabricação 2007, de placas MSQ-5266.

De acordo com informações da Fipe (Fundação de Instituto de Pesquisa Econômica), a avaliação dessa Ferrari, em Mato Grosso, é de R$ 1.265.335,00. O veículo pertence à empresa Gold M2 Investimentos e Participações S/A, que tem como administradores responsáveis os sóciosproprietários Michelly Regina de Paula Zangarini e Moacir Francisco de Paula Zangarini.

Os dois são filhos de Alexandre Zangarini, denunciado como principal financiador da compra dos 383 quilos de cocaína apreendidos em junho passado, pela Polícia Civil. A apreensão dessa droga deu início aos trabalhos da PF, que desarticulou um esquema de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro no Estado, com base na Capital.

De acordo com a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), no caso de realização de leilão, o valor arrecadado permanecerá depositado em conta judicial, até o final da ação penal respectiva, quando será transferida ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad).

Maranello

Na ação desenvolvida pela Polícia Federal, foram cumpridos 13 dos 24 mandados de prisões preventivas expedidos pela 2ª Vara Federal de Mato Grosso e 42 mandados de busca e apreensão. O trabalho é seqüência de uma apreensão de 383 kg de cocaína, em uma fazenda no município de Barão de Melgaço (113 km ao Sul de Cuiabá). A droga veio da Bolívia, segundo a PF.

De acordo com as investigações da PF e da Polícia Civil, os carros eram utilizados como forma de pagamento das drogas, que vinham da Bolívia e eram estocadas em fazendas no Pantanal de Mato Grosso e, posteriormente, remetidas para o Estado de São Paulo.

Além da utilização dos carros como moeda do tráfico de drogas, os veículos eram comprados para lavagem de dinheiro.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS