quarta-feira, 13 de maio de 2009

Maggi sai em dezembro e assume Transporte ou Minas e Energia

R News
13/05/2009
Campinapolis News

O governador Blairo Maggi (PR) decidiu que renunciará mesmo ao mandato em dezembro deste ano. Ele fez esse comunicado a alguns secretários com os quais tem maior proximidade. Sua previsão é descansar por quatro meses, já que entre março e abril do próximo ano vai assumir ou o Ministério dos Transportes, com a saída do seu colega de partido Alfredo Nascimento, ou Minas e Energia, com a desincompatibilização de Edison Lobão (PMDB-MA). Alfredo será candidato a governador no Amazonas, enquanto Lobão buscará a reeleição de senador.
O presidente Lula disse a Maggi que já está contando com sua presença num destes dois ministérios. Ambos fecharam entendimento para a posse ocorrer assim que os ministros-candidatos deixram o staff. Maggi será ministro por 9 meses, até dezembro de 2010.

Junto com Maggi, devem sair alguns secretários, entre eles um de seus principais assessores, o militar Eumar Novacki, que comanda as pastas da Casa Civil e Comunicação Social. O governador decidiu por antecipar a saída do Paiaguás por quatro razões. Primeira, devido ao problema de saúde enfrentado pela esposa, a primeira-dama e secretária Terezinha Maggi, que ainda não se recuperou totalmente de uma cirurgia de redução do estômago. Ela contraiu infecção no pós-operatório e isso deixou Maggi preocupado e com a disposição de estar mais próximo da família. Ele perdeu o pai André Maggi, em abril de 2001.

Segundo, quer deixar livre o vice Silval Barbosa para planejar e executar o orçamento de 2010 da maneira que bem entender e, assim, se livrar de responsabilidades perante os órgãos fiscalizadores. Terceiro, entende que precisa de um tempo para descanso e para cuidar dos negócios empresariais. Quarto, vai ocupar cargo de ministro do governo Lula.

Enquanto isso, o comando do Estado ficará sob o peemedebista Silval Barbosa, que ganhará cacique político, estrutura e poder de barganha para concorrer, no exercício do mandato, ao Palácio Paiaguás. Se de um lado a renúncia antecipada de Maggi beneficia a pré-candidatura de Silval a governador, de outro, complica a situação dos líderes do PR, que continuam batendo-cabeça quanto ao lançamento de candidaturas majoritárias, tanto para o Paiaguás quanto para o Senado.

Nos últimos 30 anos, somente dois governadores mato-grossenses concluíram o mandato integralmente, sendo eles Frederico Campos (79/83) e Jayme Campos (91/94). Já Garcia Neto (75/78), Júlio Campos (83/86), Carlos Bezerra (87/89) e Dante de Oliveira (1995/2002) saíram seis meses antes para concorrer ao Senado.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS