quinta-feira, 14 de maio de 2009

Indígenas destroem caminhonete em protesto a morte de índio em MT

Por: Janio Gomes - Fonte: ABNews
15-Mai-2009
Um grupo de índígenas tomou uma caminhonete da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nesta quarta-feira em uma aldeia do município de Campinápolis (distante a 60 quilômetros de Nova Xavantina). O fato ocorreu porque um índio de 23 anos morreu por complicações de uma cirurgia para tratamento de apendicite em um Pronto Socorro do município de Barra do Garças (distante a 150 quilômetros de Nova Xavantina)....
A Fundação chegou a providenciar uma caminhonete para levar o corpo à aldeia localizada em Campinápolis. Porém, ao chegar ao local, o motorista foi obrigado a sair veículo e o carro ficou retido na aldeia.

Ainda de acordo com a Fundação, os índios atiraram nos pneus da caminhonete. O motorista que é índio nada sofreu. A Funasa informou que este já é o terceiro veículo retido pelos índios este ano. O órgão vai registrar ocorrência na Polícia Federal e requisitar apoio para resgatar a caminhonete. Segundo informações da assessoria de imprensa da Funasa, os indígenas não fizeram nenhuma exigência ou reivindicação.

Só este ano já morreram 24 indígenas nas aldeias Xavantes de Campinápolis. Em abril, os índios chegaram a responsabilizar a Funasa pelas mortes. Eles denunciaram a falta de medicamentos, veículos e funcionários para prestar atendimento nas aldeias. Após as denúncias, a Funasa reforçou o estoque de medicamentos e deslocou cinco caminhões para atender as aldeias Xavantes em Campinápolis.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS