terça-feira, 12 de maio de 2009

Funasa entrega postos de saúde e sistema de água a índios do Xingu

Da Assessoria
Campinapolis News
12/05/2009
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ampliou significativamente a sua presença no Parque Nacional do Xingu, no noroeste de Mato Grosso, onde vivem cerca de 5.600 índios de 14 etnias. A Fundação inaugurou Unidades Básicas de Saúde (UBS ou postos de saúde) em seis aldeias, um sistema de abastecimento de água na aldeia Morená e iniciou a construção da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), localizada em Canarana, a 838 quilômetros de Cuiabá. É neste município que fica a sede do Distrito Sanitário Especial Indigena (Dsei), responsável direto pelas ações da Funasa nas 71 aldeias do Xingu.

As seis UBSs foram construídas com recursos da saúde indígena repassados pelo Ministério da Saúde aos municípios. Uma das unidades fica na aldeia Morená, a 35 minutos de barco do Polo-Base Pavuru, pelo rio Xingu. Ali, como nos outros postos, os índios são atendidos por Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes de Saúde Bucal que prestam serviços de prevenção à saúde.

Em caso de necessidade, os profissionais dos postos de saúde encaminham os pacientes para o Polo-Base mais próximo, onde trabalham médicos e enfermeiros e outros técnicos de saúde, incluindo os AIS. As novas UBSs funcionam nas aldeias Monená, Guarujá, Ilha Grande, Capivara, Tuba-Tuba e Tuiararé.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS