segunda-feira, 13 de abril de 2009

Deputado Federal Eduardo Moura

Por Eduardo Moura
Situada numa região de rara beleza natural, Nova Xavantina, MT, encontra-se numa posição estratégica para o turismo. Cercada pela Serra do Roncador e cortada pelo Rio das Mortes, a menina Nova Xavantina completa 65 anos de fundação e 29 de emancipação.

A marcha para o oeste, organizada em junho de 1.943, pelo então ministro João Alberto Lins de Barros, objetivou-se na famosa expedição Roncador Xingu, comandada pelo coronel Flaviano de Matos Vanique, tendo o objetivo de criar vias de comunicação com o amazonas através do interior do país, atravessando e colonizando uma das regiões mais desconhecida da terra.

Em 28 de fevereiro de 1.944 os expedicionários alcançaram o então misterioso Rio das Mortes. O mês de março e começo de abril, os expedicionários ocuparam-se em construir ranchos de troncos coberto de palha instalando uma pequena vila que no dia 14 de abril de 1.944, com uma singela cerimônia ergueram um marco alusivo a fundação da “Vila Xavantina”.

Com a retornada do desenvolvimento dos distritos de Xavantina e Nova Brasília, na década de 80, pela presença dos gaúchos, catarinenses, paulistas, paranaenses, mineiros, goianos e nordestinos, com o incentivo dos projetos fundiários, Nova Xavantina foi emancipada e com isso, foi criada com a fusão dos distritos de Ministro João Alberto (a Xavantina) e Nova Brasília. Com a criação do município, fizeram um plebiscito que deu o nome de Nova Xavantina à união dos dois distritos.

Hoje Nova Xavantina tem vida própria; a energia elétrica, o telefone, as estações de rádio, TV local e internet, e elege os seus próprios representantes.

Tornou-se jovem e independente daquela que durante muitos anos velou pelos seus passos: Barra do Garças. Hoje, Nova Xavantina luta para fazer do Vale do Araguaia a realização dos sonhos dos antigos pioneiros e desbravadores.
Parabéns Nova Xavantina pelos 65 anos de fundação e 29 de emancipação com muita garra, com altos e baixos, mas sempre, carregando em cada xavantinense a esperança de dias melhores. Que Deus abençoe a todos os xavantinenses.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS