quinta-feira, 16 de abril de 2009

Riva propõe criar Fundo dos Municípios

Diario de Cuiabá
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual José Riva (PP), voltou a defender a criação do Fundo dos Municípios para garantir mais recursos às administrações de cidades do interior do Estado.

O progressista também criticou a postura do governo federal em injetar dinheiro no Fundo Monetário Internacional (FMI) ao invés de investir em melhorias nos municípios do País. “O Brasil, no meio de um cenário de crise, quer se dar ao ‘luxo’ de injetar dinheiro no FMI. Enquanto isso, cidades como Aripuanã têm uma receita que ‘mal porcamente’ dá pra pagar o custeio”, protestou o deputado.
As declarações foram dadas na tribuna da Assembleia durante a sessão de ontem. Na avaliação dele, o governo federal demonstra que ignora os problemas dos municípios do interior ao fazer o investimento de montantes de mais de R$ 10 bilhões. “Na maioria das cidades do interior de Mato Grosso faltam estradas, faltam pontes e saneamento”, questionou o parlamentar. A alternativa, segundo o deputado, seria a criação de um fundo de investimentos voltados aos municípios.

Ele, inclusive, sugeriu que os parlamentares abrissem mãos das emendas para contemplar o fundo. Riva argumenta que os recursos do governo federal que são destinados aos estados amenizam a situação. Mas, mesmo assim, ele garante mais uma vez que as cidades acabam sendo vítimas. “Se os estados brasileiros têm situações tão graves, imagine um município do interior de Mato Grosso, isolado”, lamentou.

Os incentivos, na opinião do deputado, não contemplam os municípios assim como a divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos tributos brasileiros, uma das principais lutas do movimento denominado muncipalista.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS