terça-feira, 1 de setembro de 2009

Empresário investe R$ 2,8 bi no crescimento do Araguaia

Campinapolis News
Por Ronaldo Couto
01-Set-2009


Empresário João Carlos Meirelles

O empresário João Carlos Meirelles, primo do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e um dos acionistas do conglomerado Cluester de Bioenergia, visitou nesta terça (1º) pela manhã, as fazendas de plantação de cana-de-açúcar em Barra do Garças, no leste do Estado, onde vai funcionar a primeira de três indústrias instaladas pelo conglomerado no Araguaia. “Nós pretendemos colocar essa primeira indústria em funcionamento em 2012” prevê o empresário em entrevista ao RDNews.

O empreendimento orçado em R$ 2,8 bilhões é um dos maiores de Mato Grosso e foi disputado por vários municípios de todo o país, explica Meirelles. A opção por Barra do Garças foi devido às condições climáticas, possibilidades ambientais e proprietários rurais parceiros, foram vantajosos para vinda do grupo.

Nesta visita, Meirelles esteve com o prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias (PR), vereadores e empresários, e depois seguiu acompanhado do empresário italiano Mário Buri, para fazenda São Carlos, onde já existe produção de biodiesel e fica a plantação de cana-de-açucar. As outras fazendas convidadas são a Paulistinha e a Eldorado/Marco, do suplente de deputado federal Eduardo Moura. Meirelles disse que o empreendimento vai gerar 14 mil empregos em 8 anos quando deverão estar funcionando as três indústrias: Barra (2012), Nova Xavantina (2014) e Água boa (2016).

A Cluester vai transformar a cana-de-açúcar em energia elétrica com 270 mW (megawats) e 1 bilhão de litros de etanol para exportação. “Vamos aproveitar o bagaço hidrolisado para confinamentos de gado” completa. Meirelles disse que ficou contente em manter o empreendimento em Mato Grosso porque admira o Estado e destacou que ajudou a construir três cidades em Mato Grosso: Cotriguaçu, Juruena e Matupá. “O Araguaia será transformado com esse empreendimento” finalizou. Entre as regiões que pleiteavam essa usina, estava Rondonópolis, que mesmo com o apoio do governador, perdeu a disputa para o Vale do Araguaia, que aposta todas fichas nesse complexo para voltar a crescer. (Ronaldo Couto, de Barra do Garças)

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS