terça-feira, 1 de setembro de 2009

Daltinho comemora retorno de trabalhadores à Bordolândia

Campinapolis News
Assessoria
01-Setembro-2009
Acontece amanhã (01.09) a reintegração de posse dos trabalhadores rurais da Bordolândia. Há mais de quatro anos, os trabalhadores rurais lutavam para se manter no imóvel. O assentamento foi criado em 2007, em uma área de 55 mil hectáres na região nordeste do estado, e possui capacidade para assentar cerca de 1,2 familias.

De acordo com Daltinho, a conquista da posse do imóvel encerra uma luta de oito anos. “Temos que comemorar esse momento, pois, é a vitória de um esforço conjunto da nossa atuação no legislativo, do Incra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e dos trabalhadores rurais”, explica.

Em março, os trabalhadores foram despejados da Fazenda, por decisão da Justiça Federal de Mato Grosso, em razão a medida cautelar proposta pelos Ministerios Publico Federal e Estadual que alegaram danos causados ao meio ambiente. Na fazenda, os trabalhadores já haviam plantado roças e aguardavam suas colheitas.

Como forma de protesto as familias despejadas acamparam ás margens da BR-158, em péssimas condições.

O parlamentar visitou as familias que estavam ás magens da BR e conferiu “in loco” a verdadeira situação. Daltinho alertou inumeras vezes um possivel conflito entre os trabalhadores e caminhoneiros que ali trafegavam. No dia 17 de junho, dois sem-terras foram assassinados durante um conflito com caminhoneiros que se revoltaram com as perdas das cargas.

Na mesma semana que ocorreram os assassinatos, Daltinho teve a oportunidade de levar o “caso da Bordolândia” ao conhecimento do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), em Alta Floresta. A partir daí o presidente Lula cobrou providências urgentes do presidente do INCRA nacional, Rolf Hackbart.

Segundo Daltinho, este é mais um conflito que termina. “Os trabalhadores rurais já sofreram demais, eles são pessoas de bem. Agora temos que comemorar essa conquista e devolver a dignidade do povo da Bordolândia”, concluiu o deputado.

Legenda 01: Deputado Daltinho durante visita aos assentados na BR-158.

Legenda 02: Trabalhadores bloquearam a BR-158 como forma de protesto.

Legenda 03: Deputado Adalto de Freitas Filho (PMDB).

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS