terça-feira, 28 de julho de 2009

Prefeito Gercino confirma no Programa Espaço Livre que pretende se afastar da prefeitura

Campinapolis News
Por: Luciene Magno
28-Julho-2009

No último sábado, o prefeito de Nova Xavantina Gercino Caetano Rosa, confirmou em entrevista ao apresentador do Programa Espaço Livre, P.C.Junior, que pretende se afastar da direção do Poder Executivo durante o mês de agosto, deixando a gestão do município nas mãos de sua vice, Maria Aparecida.

Conforme disse o prefeito na entrevista, não há nenhuma combinação anteriormente estabelecida com sua vice para essa licença, mas que faz parte de um projeto pessoal e que deverá voltar ao comando do município no mês de setembro. Perguntado se algum problema o levou a essa decisão, respondeu que apenas quer descansar erepensar sobre sua administração, e que apesar das coisas não estarem saindo como ele planejava, não houve nenhum problema mais grave que resultasse nessa decisão.

PC Junior perguntou ao prefeito, se sua vice teria autonomia para tomar as decisões que achar necessárias ou se havia alguma determinação já estabelecida por parte dele e sua resposta foi que Maria Aparecida terá total autonomia e liberdade em suas funções políticas, executivas e administrativas, o que significa; planejar, coordenar, manter contatos externos, demitir, exonerar, contratar ou nomear servidores de sua confiança.Gercino ainda respondeu pergunta de uma ouvinte do programa sobre o teste seletivo que foi realizado e que segundo informações extra-oficiais não haveria a contratação dos aprovados.

Espaço Livre foi o primeiro programa a falar sobre o pedido de licença do prefeito, bem como, entrevistá-lo para esclarecer à população que ainda está apreensiva e insegura sobre essa decisão de Gercino e nas conseqüências desse possível afastamento.

Sem licença da Câmara dos Vereadores, sob pena de perda do mandato, o prefeito não pode ausentar-se do município por prazo superior ao permitido em lei, nem afastar-se da função, portanto, para oficializar a sua pretensão, Gercino deverá encaminhar o pedido de sua licença para Câmara Municipal que poderá conceder ou não, a licença sem remuneração ao prefeito e empossar sua vice-prefeita.

Como é um acontecimento novo em Nova Xavantina, um chefe do Executivo pedir licença mesmo não estando com problemas de saúde, o presidente da Câmara, Branquinho, deverá consultar seu departamento jurídico para saber se é legal o afastamento e posteriormente, convocar os vereadores para uma sessão extraordinária devido ao recesso parlamentar. Cabe agora aos vereadores a decisão.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS