terça-feira, 24 de novembro de 2009

Questões do concurso têm viés político e falha ortográfica

Fonte: Rd News
Por Rd News
24-Nov-2009


As provas que começaram a ser aplicadas em Mato Grosso no maior concurso público do país no último domingo e, logo em seguida, suspensas, apresentam algumas perguntas e sugestões de resposta com viéis político e falhas de ortografia. Em meio à confusão, muitos dos 271 mil candidatos inscritos fizeram as provas, enquanto outros nem tiveram acesso ao conteúdo, já que por volta de 10 horas os fiscais e coordenadores anunciaram a nulidade motivado por uma série de problemas, entre eles de "vazamento" de provas e gabaritos e pela falta de estrutura logística.

No caso do concurso para gestor governamental, com 4.253 concorrentes para 50 vagas, pelo menos duas das 80 questões programadas chamaram atenção. A de número 71 traz, justamente na resposta certa, uma palavra escrita de forma equivocada, certamente por erro de digitação. Ao invés de "pregão eletrônico", aparece "cregão eletrônico". A questão 43, só faltou mencionar o nome do governo do presidente Lula. Pergunta o seguinte: "É considerada política pública de combate à pobreza e desigualdade social do atual governo federal". Em seguida, apresenta cinco alternativas. A correta é a letra b com "Bolsa Família", um dos programas sobre o qual o presidente Lula mais faz propaganda.

O governo do Estado assegura que não tem acesso e muito menos influência sobre as perguntas e respostas. Toda a responsabilidade pela elaboração das questões ficou acerca da Unemat, que conta com sua Coordenação de Concursos e Vestibulares (Covest/Unemat). No geral, segundo alguns dos candidatos que responderam as questões do concurso para gestor governamental, o conteúdo foi equiparado ao de ensino médio.

Até esta quarta o governo do Estado anuncia nova data para o concurso. As provas serão elaboradas de novo pela Unemat, mas agora sob uma fiscalização mais rigorosa e cuidados especiais para evitar tantos erros primários.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS