Escrito por Janio Gomes | |||
Qua, 25 de Novembro de 2009 14:42 | |||
Na sessão da Câmara de Vereadores da Noite de Ontem em Barra do Garças, a lei de autoria do Ver.Sávio Carvalho (PDT) e de Antonia Jacob (PR) Presidente da casa, foi derrubada por inconstitucionalidade, de acordo com a assessoria jurídica da própria câmara.
O fato que mais estranho foi a desistência de Sávio Carvalho no empenho à lei, pois o mesmo afirmou, em alto e bom tom, que estava desgastado e que "queria salvar a própria pele", pois ele foi um dos propositores do projeto de lei e vem sido alvo de ataques por ser empresário do ramo. Assim sendo, a JBS Friboi deverá, sem nenhum problema, iniciar a venda de carnes nas ruas da Grande Barra. A audiência pública para discutir o assunto ainda não foi marcada, e com o recesso parlamentar, muito provavelmente passará para 2010.
Trabalhadores temem desemprego
No começo do mês, donos de supermercados possuidores de açougue, funcionários e açougueiros, marcaram presença na câmara de Barra do Garças. A sessão recebeu um quórum de visitantes muito maior do que o habitual. Os açougueiros e funcionários de açougues, todos muito preocupados com a iniciativa da JBS Friboi, em querer vender carnes em vans, se reivindicaram pedindo providência aquela casa de lei, e o debate principal foi da audiência pública sobre o assunto que vai discutir os benefícios e malefícios da arrojada iniciativa da empresa, que quer vender cinco toneladas de carnes nas ruas. A principal preocupação é o desemprego de mais de trezentas pessoas, pois vislumbra-se que a venda das carnes em vans, pode imediatamente quebrar os açougues. FRIBOI
Atualmente, o consumo de carne na região denominada Grande Barra do Garças, é de seis toneladas por dia. Desta forma, a JBS Friboi pretende comandar mais de noventa por cento do comércio de carne realizado em toda a cidade e cidades vizinhas. Com a entrada das vans no mercado, aproximadamente trezentas pessoas vão ficar desempregadas.
Traçando um comparativo com os valores praticados em todo o Brasil, na compra do gado, enquanto em São Paulo a arroba do boi é pagam-se 77,00 a arroba, em Barra do Garças a JBS Friboi paga 65,00 a arroba, uma diferença considerável de mais de dez por cento.E este cenário tem sido agravado com o fechamento dos demais frigoríficos no Estado de Mato Grosso, deixando os pecuaristas à mercê da compra do gado pela JBS Friboi.
Em tempo, a última fiscalização da SEMA deu em pizza. A de 2007, do valor de três milhões, foi pago apenas dez mil reais.
|
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Projeto de lei apresentado foi considerado inconstitucional sobre venda de carnes da Friboi no varejo em Barra do Garças
Postado por campinapolisnews às 11:46
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário