quinta-feira, 4 de junho de 2009

Todos estes estão sendo investigados pelo STF e podem perder o pleito.

Campinapoilis News

RD News
03-Junho-2009


Os deputados Carlos Bezerra (PMDB), Eliene Lima (PP) e Pedro Henry (PP) e o senador Jayme Campos (DEM) estão na lista dos 150 congressistas brasileiros que possuem algum tipo de “pendência” junto ao Supremo Tribunal de Justiça, aponta o site Congresso em Foco nesta quarta (3). Os mais “enrolados” são Jayme e Henry. Ambos figuram na relação de 53 parlamentares que são réus do STF. Já os deputados Carlos Abicalil (PT), Thelma de Oliveira (PSDB), Valtenir Pereira (PSB), Wellington Fagundes e Homero Pereira (os dois do PR) e, os senadores Gilberto Goellner (DEM) e Serys Marly (PT) não são investigados por nenhum crime na mais alta corte do país, presidida pelo mato-grossense Gilmar Mendes.

A situação do cacique do DEM e de Henry é mais complicada porque o Supremo aceitou as denúncias feitas pelo Ministério Público Federal e/ou terceiros, assim deixaram de ser investigados e agora são réus. O STF entendeu que há elementos suficientes que indicam a participação do deputado e do senador em práticas criminosas. As ações penais são desdobramentos dos inquéritos e podem levá-los à condenação.

Ex-governador e prefeito de Várzea Grande por três mandatos, Jayme têm três pendências no STF, mas é réu apenas na ação penal 460. Ele é acusado de uso de documentação falsa. Responde ainda a outros dois inquéritos. No 2799, o parlamentar é acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e/ou ocultação de bens, direitos ou valores, além de crime contra a Lei das Licitações. Já no processo 2804, pesa contra ele os crimes de responsabilidade durante o período em que foi prefeito. Em ambos casos, o senador ainda é investigado.

Pedro Henry, por sua vez, é réu na ação penal 470, mais conhecido como processo do mensalão, que "estourou" em 2005 e quase derrubou o governo do presidente Lula. O Ministério Público Federal denunciou o progressista pelos delitos de formação de quadrilha, crimes praticados contra a administração, lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores. O STF acatou a representação que tramita junto com outras 40. O Supremo está interrogando as testemunhas do caso e ainda não há data para o julgamento.

Carlos bezerra é investigado em dois inquéritos. O de número 2500 é por peculato (apropriação ou desvio de dinheiro ou bens públicos enquanto servidor público). O 2755 referem-se aos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa. Eliene tem sobre os ombros três processos no STF. Em todos os casos, o parlamentar do PP é acusado de práticas de crimes eleitorais. Em dois deles é investigado por uso de documentação falsa. O inquérito 2667 corre sob segredo de Justiça. Já no caso do processo 2678, o progressista é investigado por captação ilícita de votos e/ou corrupção eleitoral.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS