quinta-feira, 4 de junho de 2009

Após cassar prefeito Faria, TRE determina nova eleição

Escrito por Andréa Haddad/RDNews
04-Jun-2009


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou o prefeito reeleito de Canarana, Walter Lopes Farias (PR), na sessão desta terça (2). A votação foi unânime. Os membros do TRE entenderam que Walter Farias cometeu abuso de poder político nas eleições de outubro de 2008. Além da cassação, foi mantida a multa de R$ 21,2 mil. O relator do processo, José Zuquim Nogueira, determinou a posse do presidente da Câmara de Canarana, Mauro de Souza Vieira (PR), já que o prefeito foi reeleito com 52,14% dos votos válidos. O republicano deverá permanecer no cargo até que o Tribunal determine a realização de novas eleições. O segundo colocado nas eleições, Evaldo Osvaldo Diehl (PP), teve 47,86% dos votos válidos....
De acordo com o procurador regional eleitoral Thiago Lemos de Andrade, o Juízo de primeiro grau reconheceu a irregularidade praticada pelo prefeito, que divulgou propaganda institucional no site da prefeitura no período em que era proibido pela legislação.
Para o procurador, ao negar o pedido de cassação, o magistrado de primeiro grau não reconheceu que o dano causou desequilíbrio entre os candidatos. Segundo o procurador, o site no período da veiculação da propaganda teve 1.222 acessos, e a diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi de 422 votos.
O prefeito Walter Farias ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS