Campinapolis News
Por Da Redação - Midia News
08-Out-2009
No próximo dia 18, começa o horário de verão em Mato Grosso. Nesta edição 2009/2010, a 39ª do horário de verão, as datas foram definidas pelo Decreto 6.558, assinado pelo presidente Lula no ano passado. O horário terá que ser adiantado em uma hora.
O decreto trouxe como novidade a instituição de datas fixas de início e encerramento do período. Ficou determinado que o horário de verão vai começar sempre no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Apenas quando o término coincidir com o domingo de Carnaval, o horário de verão será prorrogado até o fim de semana seguinte. As mudanças no relógio ocorrem sempre de sábado para domingo, à meia-noite.
Neste ano, o horário de verão gerou ao Estado uma economia de 0,97% (19.654,28 MWh) no consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). No Sistema Isolado (atendido por usinas termoelétricas a diesel), a economia foi menor que o esperado: em vez de uma redução de 237,49 MWh (71.248 litros de óleo diesel) tivemos uma redução de 222,15 MWh (66.646 litros de óleo diesel).
Os municípios de Mato Grosso que são abastecidos por energia proveniente SIN economizaram o suficiente para atender uma cidade como Chapada dos Guimarães por um ano. Já a economia no sistema isolado foi o suficiente para abastecer um município como Rondolândia por dois meses.
0 comentários:
Postar um comentário