Campinapolis News
Por Apolo Junior com Informações de Ciro Freitas e adaptção de Beneir Marcos
06-Out-2009
Durante toda a semana, entre o período de 24/09 a 02/10/2009, as escolas e a comunidade de Campinápolis - MT, foram agraciadas com ações sócio-ecológicas de educação ambiental, envolvendo todos os educadores, profissionais de educação, bem como alunos e comunitários daquele município. Foram debatidos temas como desmatamentos e queimadas, bioma Cerrado e Floresta Tropical/biodiversidade e pirataria, caça, pesca predatória, consumismo e produção de lixo, águas e recursos hídricos, aquecimento global, transversalidade da educação ambiental, dentre outros.
Todas as atividades foram coordenadas pelo técnico em educação ambiental da SEMA/SEDUC Prof. Ciro Gomes de Freitas que proferiu palestras em todas as unidades escolares municipais nos turnos matutino e vespertino. Já na Escola Estadual Couto Magalhães as atividades aconteceram nos três turnos. O ambientalista Geovan Ribeiro dos Anjos da Sociedade Guardiões da Terra comenta que “é preciso incentivar ações continuadas de educação ambiental em todos os níveis de ensino, fundamentalmente, nas pequenas cidades do interior do Estado.” – E complementa parabenizando todos os promotores desta iniciativa.
Fábio Costa, secretario municipal de Meio Ambiente e Turismo, agradeceu todos os parceiros da ação eco-sócio-educativa afirmando que “buscará fortalecer este elo entre o município e o Estado, ampliando ações e formação continuada em educação ambiental no âmbito formal e não formal.”
O coordenador das atividades o ambientalista Ciro Gomes de Freitas disse que “foi muito proveitosa todas as atividades desenvolvidas nas escolas. Continuando destacou , o envolvido das escolas e comunidade na realização das atividades, sobretudo, as palestras debatidas ocorridas em todas as unidades escolares.” E finalizou dizendo que “Estamos promovendo a integração SEMA, SEDUC, Governos municipais e sociedade civil organizada, as ONG´s, no fortalecimento dos Temas Transversais Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Ética no âmbito Escola e comunidade.”
O diretor da unidade regional da SEMA em Barra do Garças, Dr. Cleber Fabiano, lembrou que “a integração governo em todos os níveis e a sociedade civil organizada na sensibilização da população para a defesa e a preservação do meio ambiente é, sem sobra de dúvidas, o melhor caminho para equilibrar as relações homem com natureza.” E finalizou afirmando que “não medirá esforços no sentido de expandir essas ações pelo Araguaia.”
Estas atividades foram promovidas pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente/SEMA e da Educação/SEDUC, apoiadas pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo e de Educação de Campinápolis, bem como pela Sociedade Eco-Sócio-Cultural Guardiões da Terra e a Associação Ecológica Serra Dourada de Campinápolis e pelo gabinete do deputado estadual João Cuiabano Malheiros, que apresentou projeto de Lei nº 297/09 de 02 de 06/2009, que institui o Dia Estadual da Preservação do Cerrado (28/AGO) e a Comenda Lobo Guará, promovendo ampla defesa legal do bioma Cerrado em Mato Grosso.
0 comentários:
Postar um comentário