quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vereador Lucas Mayron quer emplatar no Legislativo uma nova idéia que está acontecendo na Câmara Municipal de Pontal do Araguaia.

Campinapolis News
Por Ronaldo Couto / RDNews
15-Julho-2009

Vereador Lucas Mayron


Preocupado com o descrédito da classe política junto à população e com a ausência de público nas sessões ordinária, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pontal do Araguaia (a 510 km de Cuiabá) tomou uma decisão inusitada: sortear brindes entre os que permanecerem até o final dos trabalhos. Assim, conseguiu ampliar o número de plateia de uma média de 5 por sessão para até 70 pessoas. A maioria se faz presente motivada pela expectativa de, ao final, receber brinde. Cada um pega uma senha, senta-se e fica até o final da sessão, ouvindo os 9 vereadores. Entre os prêmios geralmente sorteados estão batedeira de bolo, ventilador, garrafa térmica e panela de pressão.

---------------------------------------------
Presidente Miguel Arcanjo, que coloca até carro
de som para anunciar quais os brindes a serem
sorteados no dia, sugere que Assembleia faça o
mesmo para motivar maior presença do público

---------------------------------------------


Na sessão noturna de segunda (13), compareceram 20 pessoas. O sorteio foi uma panela de pressão, que acabou sendo levada por Deusuita Lucília Bonfim, 46. Ela mora na vila Luzia Morais. Ela teve direito até a posar para fotografia ao lado de 6 dos 9 vereadores pontalenses. O presidente da Câmara, vereador Miguel Arcanjo (PMDB), disse que não se arrepende de criar os sorteios e chegou a sugerir a idéia para outras cidades ou até mesmo à Assembleia Legislativa. “Infelizmente o povo comparece pouco. Eu já vi sessões vazias até mesmo na Assembleia. E desde que implantamos esse sistema, a situação tem mudado”. destacou.

Além dos sorteios, os vereadores utilizam um carro de som para convidar as pessoas às sessões e anunciam os brindes que serão sorteados em cada reunião. Segundo Arcanjo, no final do ano, ele pretende sortear uma televisão de 29 polegadas. “É importante ressaltar que os brindes nós ganhamos no comércio e não são adquiridos pela Câmara”. O vereador Waldemar Nogueira(PV), que compõe a Mesa Diretora, acredita que não há motivo para os colegas se envergonharem do sorteio dos brindes. Segundo ele, "o povo vai se acostumando com a ideia de assistir as sessões e saber quais são os assuntos de interesse da cidade".

Cada vereador ganha R$ 1,1 mil para participar de uma sessão semanal. A desta segunda marcou o encerramento do semestre, com pedidos que vão desde instalação de redutores de velocidade, passando por caixas d´agua e até construção de um aterro sanitário. Os vereadores Miguel, Waldemar e Davi disseram que são contra a qualquer iniciativa do prefeito Gerson Rosa (DEM) de tentar privatizar o sistema de água. Ele estaria disposto a entregar o sistema à companhia Emasa, de Barra do Garças. O líder do prefeito, Getúlio Batista dos Reis (PPS), o Tubarana, contesta. Garante que nunca houve essa intenção e atribui o comentário à falácia da oposição.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS