sábado, 13 de junho de 2009

PREFEITO DE ÁGUA BOA NOS ESTADOS UNIDOS

Campinapolis News
Por Assesoria/Prefeitura
13-Junho-2009

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich e o Prefeito Municipal de Água Boa MT Maurício Cardoso Tonhá embarcam neste sábado dia 06 de junho para Dallas, no Texas (EUA) onde participarão do Intercâmbio Produtores Rurais Brasil – Estados Unidos. O evento é patrocinado pela Organização Não-Governamental (ONG) Aliança da Terra, Texas e instituições americanas.


Durante uma semana, (07 a 14.06 ) eles e a comitiva que os acompanham participarão de palestras no Texas, onde alunos e produtores vão fazer o intercâmbio e troca de experiências sobre a produção brasileira com a americana.

Na ótica do Prefeito Maurício Tonhá esta será uma oportunidade para que os produtores rurais de Mato Grosso mostrem aos norte-americanos a qualidade da carne in natura produzida em nosso estado e possibilidade futura de exportações para os Estados Unidos. O programa MT Floresta também será apresentado, além da integração lavoura - pecuária - silvicultura. “Vamos buscar parcerias, investidores em reflorestamento e apontar as oportunidades em relação ao crédito de Carbono disse o Secretário Neldo.

Esse intercâmbio será importante para conhecer tecnologias na produção americana, mas, sobretudo, firmar parcerias em benefício de Mato Grosso”, reforçou o titular da Seder.A comitiva de MT viaja a convite de John Carter, diretor geral da ONG Aliança da Terra.

A ONG ambientalista de produtores rurais do país, criada em 2004, integram 167 produtores rurais filiados que adotaram um modelo produtivo que respeita os recursos naturais ao mesmo tempo em que é economicamente viável, atua em Mato Grosso, no lado leste do Parque Nacional do Xingu. A Aliança da Terra é formada por pecuaristas interessados em produzir sem agredir o meio ambiente.

A ONG atua nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Pará. O principal projeto da Aliança da Terra (AT) é o Cadastro de Compromisso Socioambiental (CCS), que tem como principal ferramenta o Diagnóstico Socioambiental.

“Esse diagnóstico tem como finalidade analisar a propriedade da porteira para dentro de uma forma integrada, sendo possível identificar e principalmente quantificar os ativos e os passivos ambientais de cada propriedade”, afirma Carter que fez questão de ressaltar a importância dessa viagem de intercâmbio dos produtores rurais ao Texas.

Dentro da programação, produtores americanos vão apresentar as perspectivas de mercado das commodities e bovinos, sistema de crédito para a pecuária nos Estados Unidos, gestão de águas residuais, confinamento, questões ambientais, melhoramento genético, cenário e tendências do mercado internacional da carne, boas práticas agrícolas e manejo de recursos naturais, programas de extensão do governo, dentre outros assuntos referentes à produção.

Certamente os representantes do MT adquirirão muito conhecimento e de acordo com o contexto local implementarão melhorias às praticas agropecuárias locais, com ênfase para o desenvolvimento sustentado.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS