segunda-feira, 8 de junho de 2009

Confronto na Amazônia Peruana: pelo menos 33 mortos

Campinapolis News
Por Mercio Gomes
08-Junho-2009
Um grave conflito de proporções ainda desconhecidas se deu ontem na região amazônica do Peru. Segundo informações da Reuters e outros jornais, pelo menos 24 índios e 9 policiais teriam morrido por ferimento de balas. Outros 50 estariam em hospitais regionais.O confronto vinha se desenhando há alguns semanas.

Os índios amazõnidas, em uníssono, vinham protestando contra alguns decretos do presidente Alan Garcia que abriam a exploração de petróleo com amplas vantagens para as empresas.

Os índios, liderados pela organização Aidesep, tinham já fechado algumas estradas e invadido alguns canteiros de obras e instalações petrolíferas.A negociação, levada pelo primeiro-ministro, andava morna, sem resultados.O presidente Garcia resolveu abrir as estradas e enviou tropas para isso.

Na manhã de ontem um destacamento policial foi atacado de surpresa por um grupo de 1.000 índios, resultando na morte de 5 policiais e 4 indígenas. Em seguida vieram reforços e as escaramuças penderam favoravelmente para o lado dos policiais.Mais notícias virão nos próximos dias.

O que sobra é um impasse muito grave. Os índios não abrem mão de sua participação no desenvolvimento econômico de suas regiões. São contra as empresas petrolíferas e não admitem a imposição. Já o governo do Peru está acostumado à repressão de índios sem tréguas.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS