por OlharDireto
O presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luis Antônio Pagot, prometeu hoje 3,3 bilhões de reais de investimentos em rodovias federais em Mato Grosso para os anos de 2009 e 2010. A declaração foi feita durante audiência com lideranças no norte do Estado, no Parque Florestal de Sinop.
Pagot afirma que 2,4 bilhões já estão assegurados para este ano e que nove milhões estão previstos para o orçamento do ano que vem. Uma das obras mais solicitadas que essa verba irá atender é a da BR-163, no trecho que liga Lucas do Rio Verde a Santa Helena. A pavimentação deste trecho já está licitada e assegurada, e irá custar 160 milhões de reais.
A previsão de Pagot é que até o fim de 2010 em torno 70% das obras sejam implantadas nas rodovias federais em Mato Grosso. Até o momento, cinco obras já foram licitadas. Em uma previsão mais além, o presidente do Dnit diz que até 2011 a pavimentação da BR-163 deverá estar completa até a cidade de Santarém, no Pará.
Além desse projeto de pavimentação, Pagot anuncia que existe também um outro projeto, só de recuperação da BR-163 e duplicação do trecho entre a Serra de São Vicente e Rondonópolis. Mas, para isso, é necessária a aprovação do licenciamento ambiental.
Pagot justifica a demora para iniciar algumas obras dizendo que os processos burocráticos são lentos. “Quando eu assumi o Dnit, em outubro de 2007, não tinha nenhum projeto da (BR)163”, diz. A partir daí, os projetos foram criados, e passam por etapas burocráticas até que as obras possam ser iniciadas. “Não se faz estrada com conversa fiada. Se faz estrada com recurso e projeto”, alfineta Pagot.
0 comentários:
Postar um comentário