quinta-feira, 12 de março de 2009

Jaime Campos erra ao escolher Barra do Garças para instalar Universidade Federal

Por Janio Gomes

AOS OLHOS DE JAIME CAMPOS, A UNIBARRA VAI PROPORCIONAR O ACESSO DE 31 MUNICÍPIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL

Jayme Campos viu aprovado, nesta semana, em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, projeto de sua autoria, criando a Universidade Federal de Barra do Garças (Unibarças), na região Araguaia. “Investir em educação significa reduzir desigualdades sociais, combatendo a miséria, a ignorância e a violência”, pontificou.
Em discurso proferido na última quarta-feira, o senador se disse feliz por ter sido do Parlamento Brasileiro a autorização para o funcionamento desta nova entidade do ensino superior. ‘Uma universidade significa a ampliação do debate, a antecipação tecnológica, e vai inserir a região do Araguaia no conceito mais puro de inclusão de sua sociedade no universo do conhecimento nacional’, destaca.
O senador Jayme Campos lembrou que os 330 mil habitantes do Araguaia mato-grossense, que compreende 31 municípios, se autodenominam de o ‘Vale dos Esquecidos’, pelos investimentos públicos insignificantes no território e também pela precariedade da malha viária daquela área. Jaime Campos esqueceu que Barra do Garças é a cidade mais longe dos outros municípios do Vale do Araguaia. Há outras cidades como Nova Xavantina e Água Boa que fazem um intermediário de Barra do Garças com outros municípios do Vale do Araguaia. Ex. Para alunos que trabalham integralmente em Canarana, não vão poder ir de ônibus de tarde e voltar de madrugada, pois a distância é muito longa.
Alunos de Nova Xavantina vão e vem para Barra do Garças todos os dias e já acham cansativo, imagina se morassem em Ribeirão Cascalheira ou São Felix.
O Senador não pensou no Vale do Araguaia. Pensou em Barra do Garças, uma base eleitoral com um bom numero de eleitor.
Vale do Araguaia não vai se beneficiar com a “Unibarças”, pois para quem vem do Vale do Araguaia para Barra do Garças passa por várias cidades que tem universidades, como Nova Xavantina e Água boa.

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS