Campinapolis News
Por Benier Marcos com Kassu- ABN
17-Agosto-2009
Neste sábado (15) militantes do PSDB de vários municípios do vale do Araguaia se reuniram no aeroporto municipal de Água Boa para recepcionar integrantes da Executiva Regional de Mato Grosso. Entre os integrantes o ex-prefeito de Sinop Nilson Leitão, Deputada Federal Thelma de Oliveira e o Prefeito de Cuiabá e Presidente Regional da sigla Wilson Santos. As lideranças foram recebidas pelo Vereador por Campinápolis Lucas Mayron e uma comitiva composta pelo Presidente Vantuir, Vice-Presidente Pedro Corcunhada, por filiados e simpatizantes. Após as boas vindas, seguiram em carreata até a Câmara Municipal onde foi realizado o encontro.
As lideranças fizeram suas colocações relacionadas às questões partidárias, bem como as aspirações quanto às eleições de 2010. De uma maneira generalizada vários nomes foram citados para as eleições 2010 como o ex-prefeito de Água Boa Selso Carvalho (PSDB) para Deputado Estadual, Eduardo Moura (PPS) Deputado Federal e Wilson Santos (PSDB) Governador. Também os nomes de Antero de Barros (PSDB) e Osvaldo Sobrinho (PTB) foram lembrados para Senadores da República.
O Vereador por Campinápolis Lucas Mayron em sua palavras enalteceu todos que componha a mesa. O Parlamentar cobrou das autoridades a implantação do telefone móvel em Campinápolis. O legislador aproveitou o ensejo e fez um apelo para os pretensos candidatos a deputados e a governador, que quando eleitos forem não esqueça Campinápolis e nem o Vale do Araguaia. Mayron ainda salientou e disse: a Br 251 (Br do Calcário) precisa com máxima urgência ser pavimentada, pois é dali muitos que munícipes estão tirando o seu sustento. Com esta rodovia sendo pavimentada Campinápolis ganhará em todos os aspectos de forma consideravel. Afirmou o jovem Vereador que é conhecido em todo estado e tem credibilidade com deputados e com governador. Lembramos que o então Vereador juntamente com mais dois parlamentares estão indo para a capital do estado, pois os mesmo têm uma audiência com Deputado e Presidente da Assembléia Legislativa José Riva.
O suplente de deputado federal Eduardo Moura filiado ao PPS foi “estrela” na reunião. Foi muito assediado para pousar no ninho tucano. Na suas palavras fez colocações que eram tudo que o Araguaia queria ouvir. Primeiro reiterou ao acordo entre dois nomes que desponta quanto à candidatura a Deputado Estadual vereador por Água Boa Marco Júnior Mendonça (Marquinhos) - que se destacou em todo Mato Grosso quando candidato a Presidência da UCMMAT (União das Câmaras Municipais de Mato Grosso) - que perdeu pela diferença de apenas 12 votos.
A referência é por que o vereador deverá apoiar Selso em lugar de ser candidato. “Marquinhos é o Araguaia que não colocou você lá. Selso você é o deputado que o Mato Grosso precisa. Você tem tudo que o Araguaia precisa. Sinto-me bem no ninho tucano”. Moura salientou sobre ao esquecimento dos governantes com a região. “Estive com o governador em uma inauguração do Hospital de Gaúcha do Norte há 03 anos e até hoje ele não está funcionando. Tivemos algumas escolas construídas ou reformadas, só que o tijolo não fala. Precisamos é de professores qualificados.” Eduardo Moura também reclamou da carga tributária “A carga tributária é um absurdo”. Com muita desenvoltura e conhecimento – pois ultimamente é o único porta-voz dos problemas do Araguaia- falou o que o povo queria ouvir.
O Ex-prefeito de Sinop e atual membro da regional do partido Nilson Leitão relatou que além do Araguaia outras regiões do Norte do Estado também estão ausentes das ações do atual governo. E reiterou que há alguns meses atrás, fez questão de viajar a região do Araguaia de carro para ver os problemas de perto. “Fizemos uma radiografia de Mato Grosso, para montarmos um plano para recuperar o estado. No caso do Rio das Mortes demoramos 40 minutos para passar. É um desrespeito com os caminhoneiros” Salientou o dirigente tucano.
Já era mais 13h00 apesar do cansaço o recinto ainda estavam lotado, muitos tiveram que ir embora por compromissos e outros chegaram após expediente de trabalho.
“Para que serve o Estado? Qual é a função do Estado para o cidadão? O Estado só serve para cobrar ICMS? IPVA? Quase 30 tributos em todos os níveis Municipais Estaduais e Federais? O Estado precisa ser um monstro que visa lucro que tem que estar bem à custa do sacrifício de quem produz de quem trabalha, desde profissões mais modestas, aqueles que mexem com mais volumes de recursos”.
O prefeito ainda comparou o Brasil como cobrador de impostas a Finlândia, a Noruega, a Suécia, a Suíça são países que cobram impostos na faixa de 40% - no Brasil é 37% - só que nesses países ninguém precisa colocar seus filhos em escolas particulares. “Aqui nós temos que entrar em uma segunda carga tributária. Além dos 37% de impostos, tem que pagar o plano particular de saúde, tem que ter nossa casa vigiada por três ou quatro cães, tem dar um celular para cada filho para quando sair ligar de hora em hora, você não tem segurança de ir à padaria da esquina, estão roubando tudo. Neste país são assassinadas quase 10.000 pessoas por ano. Porque não conseguiu definir um modelo de segurança. Só as classes médias alta conseguem tornar seus filhos competitivos para abocanhar as vagas de promotor de juízes desembargadores, médicos, engenheiros.
Os pobres continuam verdadeiramente excluídos. Não há para um gestor de visão mais sério do que investir no futuro no capital ser humano. Só tem uma coisa que ninguém rouba é o que está aqui na cabeça, na cachola. Foi o que está aqui na cabeça que levou um negro num país discriminatório deste planeta aos 47 anos de vida a chegar a Presidência da maior potência deste mundo. Por que ninguém é mais sabido do que ninguém, o que acontece é que alguns tiveram oportunidade”.
Que Estado nós queremos? Um Estado estrupador de produtores?
“Um Estado que não oferece nem os serviços básicos como saúde, educação e segurança.” E assim vai. Daria um bom livro de história política mundial incluindo América do Sul, Brasil gestão Fernando Henrique e Mato Grosso gestão Dante e as necessidades em geral etc.
Ao término da reunião uma verdadeira multidão aglomerou-se para sessão de fotos que você poderá ver a vontade aqui.
O prefeito fala ao Site Água Boa News
Água Boa News - Prefeito qual a impressão que fica da reunião de Água Boa?
Wilson Santos – Uma excelente impressão uma região que tudo que tem foi construído pela força do empreendedorismo. Uma região importante do Estado e que lamentavelmente encontra-se esquecida. Uma região que precisa só da infra-estrutura o resto os produtores sabem fazer. A impressão do encontro é positiva é fantástica, gente que quer fazer, gente empreendedora, reunião que aproveitei para trabalhar a reorganização do partido aqui no médio Araguaia.
Água Boa News - O Senhor é candidato a Governador?
Wilson Santos - Essa resposta é só no ano que vem. Agora eu quero que um novo grupo político, caras novas possam governar o Estado, gente que governa pra todo mundo, não para uma meia dúzia de ricaços e tubarões. Queremos um governo para os mais pobres para os assentados, os arrendatários os médios produtores, grandes produtores. Que a política de incentivos fiscais seja honesta, transparente, correta, que invista em educação, saúde, nas áreas sociais, porque antes de qualquer coisa o mais importante são as pessoas, são gente, um governo que cuida de gente.
Mais de 200 fotos ver e reproduzir a vontade Clique aqui.
0 comentários:
Postar um comentário