quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Alguns dos PIONEIROS DA CIDADE DE CAMPINÁPOLIS.

Campinapolis News
Confederação Nacional dos Municípios
19-Agosto-2009

A primeira denominação da localidade foi Vila Jatobá. O município foi inicalmente povoado por José de Souza Brito, Pedro Alves Pereira, Satil Gonçalves, Zico Alves Pereira, Alvarino, Firmino dos Santos Lima, Arnálio Modesto e outros grandes representantes que posteriormente ocasionarão a fundação.

Neste período as ruas foram medidas na corda e braço e os lotes distribuidos. No ano de 1974, já existia a estrada que vai de Nova Xavantina até a entrada da Fazenda Cristalina, a aproximadamente 15 km da cidade. Dali para a frente descortinava-se apenas a mata, o cerrado pesado e ao fundo a subida íngreme da Serra do Roncador.

Os colonos produtores eram posseiros vindos de duas grandes áreas de terra escrituradas, sendo uma da viúva Estephânia Brawn e a outra do Sr. Keller, ambas de 25 mil ha. cada. Assim surgiu a Vila Jatobá. A primeira missa foi rezada em 13 de Maio de 1975 pelo pe. Arante.

No dia 13 de Maio de 1980, Vila Jatobá foi elevada à categoria de distrito de Nova Xavantina, sua denominação alterada para Campinápolis.

O município foi criado em 13 de Maio de 1986, pela Lei nº 4.994.

Segundo relato oficial da prefeitura municipal, a denominação Campinápolis provém da união dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas dessas duas localidades no Estado de Goiás. Anápolis é município antigo, ao passo que Campinas de Goiânia é um bairro da cidade de Goiânia, ponto inicial da ocupação da capital Goiana.

"Lembramos que estas informações estão no site da Prefeitura Municipal www.pmcampinapolis.com.br".

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS