quinta-feira, 20 de agosto de 2009

HISTÓRIA DE CAMPINÁPOLIS

Campinapolis News
Por João Carlos Vicente Ferreira
20-Agosto-2009
As raízes históricas do povo de Campinápolis estão ligadas à Expedição Roncador - Xingu, que foi criada na década de 1940, no período em que governava a nação Getúlio Vargas, idealizador da “Marcha para o Oeste”.

Campinápolis está assentada no topo de duas grandes bacias fluviais: Tocantins e Amazonas. As primeiras movimentações foram por conta de homens destemidos dentre os caudais de soberana beleza, a correr na imensidão alagadiça do inferno verde. O povo que mora no município, tanto na zona rural quanto urbana, divide o espaço territorial com índios da nação xavante. Localiza-se em Campinápolis a Reserva Paraburure, que em 1987 abrigava pelo menos dois mil indivíduos em sua área. Foi sem dúvida alguma a ação desenvolvida pela Expedição Roncador-Xingu que deu condições de progresso à região, até então sertão bruto.

O lugar tornou-se uma extensão do movimento colonizador de Nova Xavantina. Com a abertura da BR-158 e o assentamento de projeto baseado em programas oficiais de incentivo à colonização, as comunidades assentadas passaram a vibrar e consequentemente a crescer. A partir daí surgiram estradas vicinais, incrementando o desenvolvimento das propriedades agrícolas.

A primeira denominação da localidade foi Vila Jatobá, que teve em José de Souza Brito, Pedro Alves Pereira, Satil Gonçalves, Zico Alves Pereira, Alvarino, Firmino dos Santos Lima, Arnálio Modesto e outros, seus grandes representantes por ocasião da fundação do povoado.

Neste período as ruas foram medidas na corda e braço e os lotes distribuídos. No ano de 1974, já existia precariamente a estrada que vai de Nova Xavantina até a entrada da Fazenda Cristalina, a aproximadamente 15 km da cidade. Dali para frente descortinava-se apenas a mata, o cerrado pesado e ao fundo a subida íngreme da Serra do Roncador.

Os colonos produtores eram posseiros vindos de duas grandes áreas de terra escrituradas, sendo uma da viúva Estephânia Brawn e a outra do Sr. Keller, ambas de 25 mil ha. cada. Assim surgiu a Vila Jatobá. A primeira missa foi rezada em 13 de maio de 1975 pelo pe. Arante. O primeiro bar foi do Sr. Léo e a primeira farmácia do Sr. Agnaldo.

A 13 de maio de 1980, Vila Jatobá foi elevada à categoria de distrito de Nova Xavantina com sua denominação alterada para Campinápolis. Segundo relato oficial da prefeitura municipal, a denominação Campinápolis provém da união dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas dessas duas localidades no Estado de Goiás. Anápolis é município antigo, ao passo que Campinas de Goiânia é um bairro da cidade de Goiânia, ponto inicial da ocupação da capital goiana.

A Lei Estadual nº. 4.994, de 13 de maio de 1986, criou o município: Artigo nº. 1 - Fica criado o município de Campinápolis, desmembrado do município de Nova Xavantina. A instalação oficial do município deu-se no dia 1º de janeiro de1987.

"Lembramos que estas informações estão no site da Prefeitura Municipal http://www.pmcampinapolis.com.br/".

0 comentários:

PUBLICIDADES/ EVENTOS

PUBLICIDADES/ EVENTOS